-->

29 janeiro 2014

Balanço do Ano - 2013


Olá a todos. Sou eu, Jeguy Hope, e estou aqui para fazer o balanço desse ano passado no âmbito dos animes.

Antes de começar a falar sobre o assunto do post, quero me desculpar com meus leitores. Fiz um planejamento, mas esse post levou 3 dias a mais do que o esperado para ficar pronto. Eu até tinha feito um rascunho, que preferi melhorar e aumentar as informações e comentários, só não esperava que essa alteração somaria mais 3 dias na confecção do post. Bem, desculpas dadas, vamos ao assunto do post.

Nesse ranking, mudarei um pouco as regras comparado ao do ano passado. Animes que começaram em 2012 e acabaram em 2013, ou animes que começaram em 2013 e ainda não acabaram, não podem entrar nas premiações principais, apenas, se for o caso, na categoria "Menção Honrosa". O mesmo ocorre para animes ainda em exibição. Filmes e OVAs entram no ranking. O mesmo anime não pode ganhar em duas categorias.

Colocando as estatísticas necessárias para qualquer balanço:

-Animes/OVAs/Filmes assistidos: 60 (6 desses ainda em exibição)
-Animes/OVAs/Filmes apreciados: 47
-Animes/OVAs/Filmes dropados: 0
-Animes/OVAs/Filmes reassistidos: 8

Esse ano, darei os prêmios seguindo as seguintes categorias: "Melhores Animes do Ano", "Melhor Mecha do Ano", "A Surpresa do Ano", "A Decepção do Ano" e "Menção Honrosa".

Já digo de passagem que nesse ano, os animes originais de Mecha além de muito poucos, foram em sua maioria medianos. De Mecha esse ano foi bem desapontador, mas tivemos melhores chances nos animes de outros gêneros. Por isso mesmo, apesar de termos um top para os melhores animes do ano, os mechas desse ano ficaram apenas com o prêmio para o melhor. Também devo avisar que em geral, minhas opiniões foram parecidas com as do Dan-sama, quanto a melhores animes do ano.

Bem, vamos ao que interessa, os prêmios:

Melhores Animes do Ano - esse prêmio será dado na forma de Top 6. Serão 6 por razões parecidas com as de Dan-sama. Mas no meu caso, além de ficar em dúvida do quinto lugar entre 2 animes, senti que o anime que ficou em sexto merecia ser mencionado entre os melhores.

Em sexto lugar, temos a série de OVAs de "Pokemon: The Origin"!


Se vocês leram o post no qual falei sobre essa série de OVAs (Caso precisem se lembrar, ou quiserem ler um pouco da história dele, aqui), provavelmente dava para adivinhar que ele apareceria em algum lugar deste post. Pessoalmente, gostei bastante desse anime, por razões já explicadas no post, mas direi novamente: as principais foram a nostalgia dos primeiros jogos de Pokemon e o excelente produto final que foi a série de OVAs por realmente terem o cuidado com detalhes e homenagens aos fans que conhecem os jogos.

Em quinto lugar, temos o anime "Shingeki no Kyojin"!


Este anime tem um setting no qual criaturas gigantes em forma humanoide apareceram e começaram a atacar e comer humanos, e a eles foi dado o nome de "Titan". A humanidade então, para se proteger dos Titans, construiu 3 muros extremamente altos (O mais baixo deles tem 50 metros) e vive em cidades dentro do espaço protegido por tais muros. Após 100 anos da construção das paredes, a humanidade conseguiu viver em paz atrás dos muros. É ai que Eren Jaeger, morador de uma das cidades mais externas de um dos muros, vê um Titan de mais de 50 metros aparecer e destruir o muro. Eren escapa com vida por muito pouco, e jura vingança. Vários anos depois, ele se junta ao exército, para poder lutar contra os Titans.

Os 3 muros que protegem a humanidade dos Titans.

Esse anime apareceu no meu Top 6 porque além do setting ser interessante, a execução foi muito boa. O anime é repleto de ação e drama, além da parte musical também ser excelente. Se me perguntarem por que esse anime não chegou a posições mais altas do ranking, só posso dizer que não basta o anime ser legal, cheio de ação, ele tem que ser, acima de tudo, um anime que além de eu achar interessante, eu tenho que apreciar vê-lo. No caso do "Shingeki no Kyojin", preciso estar na pegada para ver esse tipo de anime, senão eu não serei capaz de apreciá-lo completamente.

Em quarto lugar, figura o anime "Gin no Saji"!


Esse anime conta a história sobre Hachiken Yuugo, um estudante do ensino médio que, apesar de não ter nenhuma experiência e não conhecer muito sobre o assunto, entra numa escola agrícola (O nome da escola é Hokkaido Ooezo Agricultural High School, em inglês, mas os alunos costumam se referir a ela como Ezonoo). Exatamente por ser esse tipo de escola, juntamente com as aulas teóricas, os alunos precisam aprender na prática, cuidando dos animais e realizando diversas tarefas relacionadas todo dia. Tais práticas são normais para a grande maioria dos alunos, por serem provenientes de famílias que trabalham com fazendas, mas para Hachiken, o dia-a-dia é repleto de surpresas, novas experiências e dificuldades em Ezonoo, exatamente pela falta de prática e conhecimento sobre o assunto.

Pessoalmente, esse anime figurou no Melhores Animes do Ano porque assisti-lo semanalmente, acompanhando os episódios saindo, foi uma experiência muito boa. Principalmente porque o anime é bem agradável, relaxante e interessante. Vale lembrar a todos que o anime fez sucesso suficiente para conseguir ganhar uma segunda temporada, que está sendo exibida na Season atual.

Agora, em terceiro lugar, temos o anime "Suisei no Gargantia"!


O anime tem um setting futurístico, no qual a humanidade foi forçada a sair da Terra, ir para o espaço profundo e viver em uma enorme colônia espacial. Depois de vários anos lutando contra um inimigo chamado Hideauze, a humanidade tem uma necessidade crescente de descobrir um planeta habitável. Durante uma operação para destruir uma grande frota de Hideauzes, um piloto de Machine Caliber, Ledo, falha em embarcar na nave, e acaba sendo jogado para longe durante uma (Imagino que) dobra quântica. Isso faz com que ele acabe sendo transportado para a Terra. Depois de algumas situações desconfortáveis, Ledo acaba tendo que viver na Terra, sendo necessário que ele se adapte a cultura e língua diferentes, e tecnologia muito inferior.

Considerei esse anime digno de entrar no Melhores Animes do Ano porque além da premissa ser interessante, a execução foi muito boa, e convenhamos, também porque é um anime Mecha. Como Gin no Saji, foi um anime agradável e interessante. Tanto é que lembro que toda semana eu sentia uma ansiedade para ver o próximo episódio.

Temos, em segundo lugar, o anime "Kakumeiki Valvrave"!


Eu sei que tem muita gente que se decepcionou, não gostou direto, ou não gostou de um certo evento, que deu um segundo nome para esse anime. Mas, como esse ranking é baseado na minha opinião, isso não importa. Eu gostei desse anime, e é por isso que ele está aqui.

Agora, sobre o anime, temos um setting no qual a Terra acabou dividida entre 3 forças, Dorssia, ARUS e a nação neutra de JIOR. Temos também colônias espaciais, e numa dessas de JIOR, Module 77, é localizada uma escola. Tokishima Haruto é um estudante desta escola, e mal sabe ele que no subterrâneo, cientistas de JIOR estão projetando e construindo em segredo unidades bastante poderosas, chamadas de "Valvrave". Dorssia, tendo ouvido falar de rumores, manda um esquadrão se infiltrar na escola, a fins de confirmar a existência de tais unidades. Após Dorssia começar a atacar Module 77, a fins de conseguir capturar todas as unidades que estavam escondidas, Haruto acaba ficando frente a frente com uma delas, e resolve pilotá-la. Após isso, ele precisa pilotar seu Valvrave, protegendo seus colegas dos ataques de Dorssia e tentando impedir que roubem sua unidade, enquanto tentam chegar em algum local seguro.

O anime chegou nos Melhores Animes de 2013 parte porque como disse acima, houveram poucos anime de Mecha em 2013, ainda menos se considerar os Mechas com mais ação e lutas ("Suisei no Gargantia" teve poucas lutas disputadas). Parte também porque apesar do setting ser um tanto pouco original, e termos episódios que pareceram um tanto quanto enrolação, as batalhas foram muito boas, a parte musical também foi excelente, e temos reviravoltas interessantes. Há aqueles que acham esse anime um tanto semelhante ao anime "Guilty Crown". Sinceramente, sim, há algumas semelhanças, mas "Kakumeiki Valvrave" é um anime, e "Guilty Crown" é outro.

Finalmente, em primeiro lugar no ranking de Melhores Animes do Ano, temos o anime "Maoyuu Maou Yuusha"!


Sim, eu sei que meu anime na primeira colocação dos Melhores Animes do Ano é o mesmo de Dan-sama. Mas fui eu que lia o manga mesmo antes do anime começar, e recomendei fortemente para que ele assistisse. Então se vocês forem acusar alguém de copiar o outro, acusem Dan-sama, não eu.

Esse anime tem um setting num mundo onde temos humanos e Demons, e eles vivem em guerras. Um herói (Yuusha) foi escolhido para invadir o Demon World e derrotar o Maou/Demon King (Uma tradução para o Português perde a intensidade do termo, me absterei de fazê-la). Quando ele consegue finalmente chegar na sala do trono no castelo do Maou, ele se depara com uma Maou mulher (Ou Demon Queen nesse caso), que pede a ele que se torne possessão dela.

O detalhe desse anime é que os personagens não possuem nomes próprios. Eles atendem pelos títulos naturalmente atribuídos a eles, tais como Yuusha/Hero, Maou/Demon Queen, Onna Kishi/Female Knight, Onna Mahoutsukai/Female Mage, e assim vai. Esse é um ponto bastante interessante.

Agora, a razão desse anime ter chegado no topo dos Melhores Animes do Ano reside parte por eu já ter lido o manga, que por sinal, é excelente. A adaptação foi muito boa, assim como a execução. A história é muito interessante, e até certo ponto original. Pessoalmente posso dizer que foi um dos melhores animes não-Mecha que eu já vi em muitos anos.


Melhor Mecha do Ano

Esse prêmio especial vai para um certo OVA, que valeu mais do que qualquer outro anime de Mecha do ano de 2013, o OVA 6 do anime "Kidou Senshi Gundam Unicorn"!


Para os fans que estavam esperando, esse OVA não decepcionou. Apesar de termos menos ação de luta em Mobile Suits, tivemos disputas ideológicas e lutas com armas de fogo, e finalmente é revelada a localização da Caixa de Laplace. Temos também cenas emocionantes e discussões importantes para a trama. Além do sempre excelente trabalho na parte musical e na animação.

Prefiro não comentar muito mais da parte da história, porque seria um grande spoiler para quem não viu os 5 OVAs anteriores.

Pode-se até perceber que o ritmo diminuiu nesse OVA, mas é porque originalmente seriam 6 deles. Como a série fez muito sucesso, a Sunrise decidiu fazer então um sétimo OVA, dando mais tempo para desenvolver melhor os personagens e a parte ideológica. Apesar de ter um ritmo mais lento para avançar a história, ainda sim foi muito bom. Estou muito ansioso pelo 7º OVA, que deverá finalizar a história, provavelmente de modo excelente.

A Surpresa do Ano

Este prêmio será dado para o anime que mais me surpreendeu nesse ano por sua qualidade, comparada ao que eu estava esperando dele. O anime escolhido é o "Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru"!


Se vocês andam acompanhando os posts do blog, saberão que ele não é só um dos meus animes favoritos de 2013, também foi um dos favoritos de Dan-sama e de Kico7. Pessoalmente eu não tinha nenhuma expectativa para esse anime. Achava que provavelmente seria algo nas linhas das comédias escolares com uma dose de romance. E como me enganei.

Eu tenho certeza que se vocês leram os posts de Melhores do Ano dos dois autores citados acima, vocês já devem ter uma ideia da história do anime, mas darei uma ideia do meu jeito. Hikigaya Hachiman é um estudante de Ensino Médio, e ele seria classificado como anti-social na sociedade de hoje. Hikigaya acaba sendo forçado por sua professora a se juntar a um clube, digamos, diferente. Esse clube pode aceitar ou não pedidos de ajuda de estudantes.

Como já foi dito por Dan-sama e Kico7, um dos pontos principais desse anime é o protagonista, Hikigaya. Ele possui uma compreensão fora do comum da natureza humana e de relações humanas, o que fez ele chegar à conclusão que relações humanas são frágeis e cheias de hipocrisia e mentiras. E portanto, ele evita ficar muito próximo das pessoas. A cada episódio há uma reflexão de Hikigaya sobre algum assunto, e se você parar para pensar, a lógica dele realmente funciona.

Esse anime foi a Supresa do Ano porque num anime que aparentava ser uma comédia escolar normal, tivemos reflexões sobre a natureza humana e relações humanas muito interessantes, que me levaram a repensar sobre esses assuntos. Pessoalmente, digo que depois desse anime, sinto ter ficado menos inocente em relação aos assuntos abordados. Sinceramente é bem raro que um anime seja capaz de fazer com que eu reveja meus valores, então o prêmio é mais que merecido para esse anime.

A Decepção do Ano

Esse prêmio será atribuído ao anime que prometeu muito ou criou muitas expectativas, mas foi bem desapontante. O OVA escolhido é o 3º OVA de "Aoi Sekai no Chuushin De".


A premissa era interessante, um anime baseado na guerra entre consoles entre Sega e Nintendo da época dos jogos 16-bits, havendo personagens ligeiramente parecidos com os personagens das franquias principais. Porém, haver só 3 OVAs foi desapontante. A história andou um pouco, para parar subitamente, e muitas perguntas foram levantadas, mas poucas foram respondidas. Esses problemas me lembraram dos 6 filmes de "Break Blade". A diferença é que os Movies foram muito mais longos e melhores que essa série de 3 OVAs. Provavelmente também tinham o propósito de fazer propaganda do manga com o mesmo nome.

Não foi uma grande decepção, porque eu sabia que a execução seria importante, então criei poucas expectativas dessa série de OVAs. Esse anime foi colocado aqui porque entre os animes que vi, não tive nenhuma grande decepção, porque eu escolho muito bem antes de começar a ver um anime, e eu precisava de algum anime para ganhar esse prêmio. Então eu escolhi o que foi a maior decepção pra mim em 2013, mesmo que essa decepção não tivesse sido tão grande.

Menção Honrosa

Esse prêmio será dado aos animes que não conseguiram chegar nos Melhores Animes do Ano, mas considerei suficientemente bons para comentar alguma coisa sobre eles, aos animes que começaram em 2012 e acabaram em 2013 e foram muito bons, ou animes que começaram em 2013, e continuam em 2014.


Como fan dos 3 animes, não poderia faltar essa grande colaboração feita entre Toriko, One Piece e Dragon Ball Z. Foi uma experiência muito interessante esse crossover entre as 3 séries, apesar de já saber que em força, provavelmente o Goku ganha dos outros 2 quando entra em Super Saiyajin 2 ou até o 3. Como One Piece e Dragon Ball Z já fazem bastante sucesso, esse especial serviu mais para promover o anime de Toriko. Mesmo se você só for fan de 1 ou 2 desses animes, é interessante ver os protagonistas interagindo entre eles.


Para os fans de crossovers, provavelmente 2013 foi um dos melhores anos, porque além da grande colaboração mencionada acima, também tivemos a colaboração entre Fairy Tail e Rave Master. Um fato que nem todos conhecem é que o autor da versão manga de ambos os animes é o mesmo. Eu mesmo já vi Fairy Tail, e não acabei de ver Rave Master, mas mesmo assim foi interessante ver os dois protagonistas e os outros personagens interagindo entre eles. Também tivemos a colaboração acontecendo no manga, onde os personagens de Rave Master apareceram no manga de Fairy Tail.


Remake do grande clássico "Uchuu Senkan Yamato" (Ficou conhecido como "Star Blazers" no Ocidente, e "Patrulha Estrelar" no Brasil). Fez jus ao clássico, e foi um anime excelente. Eu não tinha visto "Uchuu Senkan Yamato" original, sabia apenas sua história, mas vi o 2199 e me senti estimulado a ver o original. Gostei bastante desse anime, e espero que os criadores de outros grandes clássicos de Mecha se inspirem na ideia, e resolvam fazer remakes de suas primeiras séries. Teria sido capaz de competir cabeça a cabeça com "Kisou Senshi Gundam Unicorn" pelo prêmio de Melhor Mecha do Ano, mas infelizmente esse anime começou em 2012 e acabou em 2013, não podendo ganhar nenhum dos prêmios principais.


Terceira temporada dessa grande adaptação do manga de mesmo nome, "Bakuman". Lembro que eu não conhecia o manga, e me interessei depois de ver o primeiro episódio da primeira temporada. Ai comecei a ler o manga, paralelamente a ver o anime, o que não estragou o anime, muito pelo contrário. Eu ficava estimulado a ver o anime e ver quão bem adaptariam a cena do manga. E não falharam nessa tarefa. As temporadas seguiram completamente o manga (Cortou um dos arcos, eu sei, mas era inevitável para conseguir adaptar quase tudo), e tivemos direito até a novas cenas lá pro fim do anime, o que foi muito legal. "Bakuman" também tinha grandes chances de aparecer no Melhores Animes do Ano, se não fosse pelo fato que começou em 2012 e acabou em 2013.


Alguns de vocês podem estar surpresos de ver esse anime aqui. Afinal de contas, não é muito nas linhas dos animes que eu costumo ver. "Ixion Saga: Dimension Transfer" foi um anime que eu achei bom. Pode não ter sido excelente, mas eu achava as piadas e situações engraçadas, e garantia um pouco de risada durante a semana. Como não é qualquer anime de Comédia que me faça rir quase toda semana, principalmente se ele tem 24 episódios, achei que ele merecia ser mencionado aqui nesse quadro. Se vocês forem ver esse anime, não esperem um anime de Ação, ou vocês irão se decepcionar.


"Mondaijitachi ga Isekai Kara Kuru Sou Desu Yo" foi um anime curto, de 10 episódios. Pelo timing e pelo horário no qual ele saiu, as pessoas estavam achando que ele foi colocado lá mais para segurar o slot do horário para outro anime, cuja continuação aconteceria na temporada seguinte. Se é verdade ou não, não sei, mas que esse anime surpreendeu, disso eu não tenho dúvidas. Eu não sabia nada sobre a Light Novel, ou manga dele, então não tinha criado muita expectativa dele. Mas foi um anime muito bom, que seria digno de receber, eventualmente, uma segunda temporada, de preferência mais longa que os 10 episódios da primeira. Esse anime lutou contra "Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru" até o fim pelo posto de "A Supresa do Ano". Eu tive muita dificuldade de escolher qual deles ganharia o prêmio, e provavelmente o fator decisivo para a vitória do segundo anime foi o protagonista, que diga-se de passagem, é o meu personagem favorito desse ano. Ele não conseguiu chegar nos Melhores Animes do Ano por não se classificar entre os 6 primeiros, mas garanto que ele está entre os 10 primeiros.


Ainda nessa onda de animes que quase chegaram a ganhar o prêmio de Melhores Animes do Ano, temos o anime "Outbreak Company". Esse anime causou muita dúvida em mim, e quase conseguiu levar o 6º lugar no prêmio de Melhores Animes do Ano. Quem diria que a história sobre um otaku que vai parar em outro mundo, cheio de magia, elfos e dragões seria tão boa? Foi uma pena que esse anime acabou com apenas 12 episódios. Eu até gostaria de ler o manga, mas a tradução dele está bem lenta e muito atrasada, então o jeito é torcer ou por uma segunda temporada, ou que algum grupo dedicado de manga subbers pegue o manga de "Outbreak Company: Moeru Shinryakusha" para traduzir.


Era previsível que deveriam aparecer vários animes de Mecha aqui, não é mesmo leitores? Bem, esse anime, "Ginga Kikoutai: Majestic Prince", pra mim não foi excelente. Agora vocês irão se perguntar: "Se você não achou esse anime muito legal, então por que diabos você colocou ele entre as Menções Honrosas?". A resposta é que apesar de eu não ter achado ele excelente, e sendo honesto, até achei ele mediano como um todo, mas ele tem seus momentos bons. Em um certo episódio, acontece uma cena dramática, na qual o trabalho visual e musical foi muito bom. O começo e o meio do anime são bastante medianos, mas mais pro final o anime vai ficando melhor. Principalmente a cena dramática, que pra mim, fez o anime se tornar memorável, e por isso mesmo, está presente nessa categoria. Sendo sincero, como em geral ele foi bem mediano, ele não chegou nem perto de estar entre os Melhores Animes do Ano, mesmo que ele seja Mecha e tenha sequências de batalha legais.


"Log Horizon" é um dos animes da temporada anterior que está continuando nessa, e exatamente por isso, não pôde ser classificado entre os outros prêmios. Porém, se pudesse, certamente disputaria seu lugar entre os Melhores Animes do Ano e A Surpresa do Ano. Estou acompanhando com grandes expectativas desse anime, tal é a qualidade que ele tem mostrado. Também tem o fator que eu gosto bastante de RPGs, e acho muito legal os elementos presentes deles no anime. Acompanho semanalmente os episódios saindo com muita ansiedade para vê-los, e digo de passagem que se não tivermos animes excepcionais em 2014, "Log Horizon" tem grandes chances de estar no próximo balanço do Ano, que talvez terá suas regras mudadas se isso for necessário para fazer jus à qualidade dos animes, depende muito da qualidade dos animes desse ano.


Ah, esse anime. Para aqueles que vêem meus posts, já devem saber um pouco da minha opinião sobre esse anime (Se não lembram, falei um pouco dele nesse post). Eu achei que foi uma jogada genial da Sunrise. Conseguiu ter as batalhas mais shounens, tendo pessoas competindo e não tentando matar umas às outras porque são Gunplas, e não Mobile Suits lutando. Mas a série não esqueceu da sua fanbase, e através de homenagens e conversas mais técnicas entre personagens (Que pra quem não conhece, deve achar engraçado a paixão com qual os personagens conversam, mas para quem conhece, gosta que é bem condizente com a realidade), consegue agradar também os fans mais tradicionais. Tudo isso somado ao extra de fazer propaganda de seus produtos (Os Gunplas de verdade). "Gundam Build Fighters" teve sucesso aonde "Kidou Senshi Gundam AGE" falhou, que foi trazer os fans mais novos para o universo de Gundam, além de ter o cuidado para não ser ignorado pelos fans mais velhos e os fans mais tradicionais.

Outro anime que se não fosse pelo fato de ter começado em 2013 e estar continuando nos dias de hoje teria grandes chances de estar entre os Melhores Animes do Ano. Assim como "Log Horizon", se não tivermos animes excelentes de Mecha, é possível que esse anime leve o posto de Melhor Mecha do Ano de 2014.


Depois de várias análises sobre os diversos animes de 2013, posso dizer que esse ano de 2013 foi muito bom. Comparado a 2012, eu vi muito mais animes e gostei de muito mais deles. Também não dropei nenhum anime esse ano, o que pode significar duas coisas: ou não tivemos animes que pareciam bons nos primeiros episódios, mas ficaram muito ruins depois, ou eu aprendi a escolher melhor meus animes antes de decidir vê-los. De qualquer maneira, espero que nesse ano de 2014 eu também tenha dificuldade de montar o post de Balanço do Ano, porque quanto maior for a dificuldade, melhor foi a qualidade e a quantidade de animes bons.

Depois desse longo post repleto de reflexões e análises, eu me vou. Agora que Kico7 pediu um tempo, não sei exatamente como ficará a rotina de posts. Tentaremos manter 1 post por semana, comigo postando umas 2 semanas seguidas, depois o Dan-sama e continuando o ciclo. Se eu não estiver aguentando essa rotina, ai teremos algo do tipo: Eu posto, Dan-sama posta, Folga para os dois e na semana seguinte repete o ciclo. Ainda estou pra ver como faremos, mas por hora tentaremos manter 1 post por semana.

Jeguy Hope, Gundam, Ikimasu!

4 comentários:

  1. 5:-] Jeguy Hope!


    Canção: youtube.com/watch?v=Ubh4hEtf1Sg.Pode saber dessa,já que OP2 de Gundam 00 Second Season.Poderá ver simbolicamente e com as devidas adaptações,como se adapta ao novo tempo do Raiburari.Já em ritmo,a sonoridade é harmônica e se sente uma profundidade ali.

    PELA BARRA DE ROLAGEM VERTICAL e data,presumi... Adições que esticam,adiar término,e "fugir ao controle",sei cumé ? :)[Pensa tbm se botasse "2012-2013",hein.]
    § MELHORES:

    Se diziam 'Quem é esse Pokémon!???',essa poderia dizer "É isso que tem em Pokémon(?)".Recordo do entusiasmo daquela vez tua.

    Uns trogloditas mesmos,sem refinamento de titãs gregos.Mas predador é predador,e quando quebram os 3 muros dos "burgos",é vingança...
    Mesmo ter se equivocado(#QuemNunca(?)) com OP FULL não afetou 'estar na pegada'?

    "Pra comer tem que trabalhar!(?)"(risos).Altos choques culturais não são só viajando para uma tribo africana ou a um país da Ásia,não é? ^^

    Uma Terra alternativa,porém não totalmente diferente,num Universo infinito de dimensões ou similar conclusão.2ª Season chegando;acha que é só para $$$ *-*

    Inteirou-se das expectativas neste... Sendo algo que o fez dar pontos foi "O que ele não é?",o balancear do enredo('termo provisório') e a trilha sonora etc

    "Não copiei do Dan-Sama,lia o mangá antes e apontei o anime pra ele.:P"
    (Mundo,Rei,Rainha)-Demônio "perde a intensidade do termo"?Quase tudo quanto é lugar executava a tradução,'aborrecias tu' de algum modo?
    Nomes-cargos são bem... antiquados?Entretanto se pesquisasse na origem dos sobrenomes,concluiria que esse é um hábito muito ancestral.
    Fantasia Medieval é praticamente seu gênero número preferido?Logo atrás de Mecha? XD
    § MELHOR MECHA:
    Conhece o nome da Ending 6 dele?Não descobri =| ,o que é ruim,pois é um fonte forte no fechamento,como pude ouvir nas outras 5 EDs que consegui ouvir.
    Foi de 6 para 7,é..?E esse vem de um mangá?"Kidou Senshi Gundam Unicorn" é uma nomenclatura que inicia muitos subtipos;chegou a ler quantos desses? ;p
    § A SURPRESA:
    Que tipo de sensação seria assistir esse anime em grupo: Olhares em fuga?Entreolhares constrangidos?E era por aí,comédia escolar,todavia olhando para a imagem cada um visa um lado,o que faz tão mais sentido hoje,não?
    § A DECEPÇÃO:
    3 ovas x 23 min para explanar a treta dos 16-bits?Decepcionou porque era sua natureza,contudo não desapontou nisso(?) =p
    § MENÇÃO:
    1} Tenso até de por um 'X',lembrando até a caveira pirata. =P
    2} Raver Master tem 25 episódios,né?E Fasiry Tail,contas perdidas.Faltou assunto? xp
    3} Perdeu por um DETALHE do juiz;xingaram muito no Twitter.
    4} O sonho -no anime- que estaria sendo adiado e tal.
    5} Sem ação,pendeu mais pro Slice of Life(?)
    6} Principal sendo "marrento",eles tem em comum.
    7} Nem no outro mundo o otaku é o dito "normal".
    8} Com protagonistas mais velhos teria ele ido a outra categoria?
    9} Boas referências ao digital pelo que pude ver.
    10} "Vingou Gundam Age",diriam[?]
    §AO POST:
    Tornou-se + tolerante ou melhor seletor? ^^ E esperou muito??Quando vcs adiam daí,o mesmo se faz cá;coisas de planejamento vc sabe.E como o Raiburari está como meu blog de maior comentário regularmente,já viu...
    Muitas escolhas no texto foram coerentes com o ano+pessoa+parcialidades sazonais,mas reservou surpresas,por não ter ainda as citado{Razão dos ajustes de última hora,não?(Menção ao meu 1º parágrafo)E que sortiram ao post,reflexo indireto da NOVA FALTA DO BLOG.]
    Sei como é trabalhoso fazer resumões,dizer muito(mas fazer resumos parciais) e verificar se não faltam detalhes.E como fez um bom apanhado geral e ainda tentou mais um tanto diversificar,"MUITO BOM".

    P.S.:
    . Post semana sim e semana não,porém com avisos pode ser tbm.
    . E como deve ter visto,eu e Kico7 -O cara que me chamava muitas vezes de S(s)enhor nos comments.Era 1/2 engraçado e respeitoso- tivemos um tipo de longa conversa(again eu que falei +) derradeira ao momento.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabibito-san.

      Conhecia sim essa música, e diga-se de passagem, está na minha lista para aparecer em alguma das minhas Rádios.

      Acabar levando mais tempo para fazer os posts do que o esperado é algo que eu sempre incluo nas minhas previsões porque eu acabo lembrando de mais detalhes e tendo ideias novas enquanto faço os posts. Só que dessa vez a previsão foi muito fora porque eu realmente fiquei na dúvida entre as colocações e tivemos muitos animes ganhando o prêmio de "Menção Honrosa".

      Sobre os Melhores Animes do Ano:

      #6. Sim, como já disse no post dele, é um anime que mexe com meu coração por ser nostálgico, me fazendo até me exaltar um pouco enquanto fazia o post.

      #5. Bem, o equívoco foi erro meu, mas concordemos que o título tinha fortes chances de induzir ao erro, tanto é que não fui só eu que cometi tal equívoco. Estar na pegada para ver o anime significa estar querendo ver um anime de mais ação, batalhas e sangue.

      #4. Ah, foi sim um choque de costumes, mas nem tão grande assim a ponto de poder ser considerado tanto um choque de culturas. Mas que Hachiken tem que se esforçar um pouco para se adaptar à nova realidade, sim, ele tem. A segunda temporada tem estado num nível parecido com a primeira, então está bastante agradável de assistir os episódios que saem semanalmente.

      #3. No caso seria algo como possível futuro ligeiramente distante. Então, eu não mencionei nada sobre essa segunda temporada de Suisei no Gargantia porque só sabemos que ele ganhará um sequel, não sabemos nem estúdio, nem formato (Anime, Movie, OVA), nem data prevista e nem ao menos se terá ou não alguma relação direta com a história do primeiro.

      #2. Preferi deixar claro que esse ranking seria julgado pela minha opinião, e não pela opinião da maioria, já que a presença de animes como Shingeki no Kyojin, devido à toda a hype que aconteceu no ano passado, poderia dar a impressão errada ao meus leitores que minhas escolhas foram afetadas pela opinião da maioria. Apesar de não tão pertinente ao assunto do post, falei sobre a comparação que fazem desse anime com "Guilty Crown" porque já tive pessoas vindo conversar comigo sobre semelhanças aparentes.

      #1. Como Dan-sama acabou o post de Melhores Animes do ano passado primeiro, poderia deixar uma impressão que eu decidi os meus animes depois de ver o post dele, então eu quis clarificar que não é assim que aconteceu.

      Estava incomodado porque assim... Indiquei o manga para um amigo meu, e ele gosta de ler em português. Quando estava lendo junto com ele só para explicar algumas partes que ele não teria entendido direito, me deparei com várias traduções completamente erradas, sendo que Yuusha virou Salvador, Maou virou Dama das Trevas, Onna Kishi virou Valquíria e outras atrocidades mais. Também seria legal se outros scanlators também consertassem coisas do tipo: A Maou do anime é mulher, então interprete a situação e não traduza Maou, nesse caso, como Rei dos Demônios, e sim como Rainha dos Demônios. Então sim, estava incomodado enquanto escrevi o post por causa de tamanha atrocidade na tradução.

      Bem, achei algo até relativamente original e interessante. Explicar como é a nomeação no anime sem causar confusão nos leitores foi um desafio. Talvez seja mesmo. Outro gênero que eu gosto bastante é Histórico, com um toque de Fantasia.

      Como acabou o número máximo de caracteres no HTML, continuo no próximo comentário.

      Excluir
    2. Bem, agora que temos novamente 4096 caracteres, continuemos a resposta:

      Agora sobre o Melhor Anime de Mecha, obviamente que um fan dedicado como eu saberia, mas listarei todas as músicas dos OVAs só por desencargo de consciência:

      OVA 1: "Ryuusei no Namida", da cantora "Chiaki Kuriyama".
      OVA 2: "Everlasting", da cantora "Kylee".
      OVA 3: "Merry-Go-Round", da banda "Chemistry".
      OVA 4: "B-Bird", da banda "earthmind".
      OVA 5: "Broken Mirror", da banda "Boom Boom Satellites".
      OVA 6: "RE:I AM", da cantora "Aimer".

      Sobre os mangas de Kidou Senshi Gundam Unicorn, li rapidamente um pouco do "0094 - Across the Sky". Não me deixou muito interessado.

      Sobre a Surpresa do Ano, deve ser sim uma sensação curiosa assistir esse anime em grupo. Realmente, se você repara na imagem agora, dá para ter um feeling diferente das comédias escolares normais.

      Sobre a Decepção, eu achei que foi muito potencial desperdiçado. Está certo que eu não tinha muitas expectativas, mas ainda sim os OVAs conseguiram desapontar as poucas que eu tinha.

      Agora sobre as "Menções Honrosas":

      #1: Eu gostei bastante dessa colaboração, foi muito interessante ver os protagonistas interagindo entre si.

      #2. Ah, é que eu só vi alguns episódios meio perdidos de Rave Master, e nunca cheguei a acabar o anime, então preferi não falar do que eu não sabia direito. Exatamente por esse pouco conhecimento, não fui capaz de apreciar tanto assim a colaboração, mas achei interessante o suficiente ter duas obras de mesmo autor tendo uma colaboração que eu coloquei na "Menção Honrosa".

      #3. Eu admito que eu me senti muito tentado a deixar os animes que começaram em 2012 e acabaram em 2013 participarem, mas senti que seria de certa forma um pouco injusto com os animes puramente de 2013, e como já tínhamos excelentes candidatos, nesse ano acabei por não permitir a participação dos animes que começaram em 2012 participarem das premiações principais. E sim, foi MUITO bom esse anime.

      #4. Não se preocupe que tivemos sim uma conclusão ao sonho de um dos personagens do anime.

      #5. Ah, teve umas lutas sim, mas nada muito sério. Não sei se Slice of Life, mas com certeza ele pertence aos gêneros Comédia e Paródia.

      #6. Os dois protagonistas são meio marrentos sim, mas o Hikigaya é muito mais que o Izayoi (Protagonista de Mondaijitachi). Independentemente disso, eles dão seus próprios jeitos para resolver os problemas impostos a eles, que nem sempre são os jeitos mais óbvios ou "corretos".

      #7. Não tivemos a visão estereotipada dos japoneses sobre otakus, mas uma um pouco mais "amigável", digamos, mas é porque animes são da área, e nunca mostrariam visões iguais às que aparecem em noticiários.

      #8. Não sei. Depende fortemente da execução, mas personagens mais carismáticos e interessantes seriam apreciados. O anime também não teve nenhum diferencial que o destacasse da multidão, que é outra coisa que impossibilitou a saída dele da categoria Anime de Mecha Mediano para mim.

      #9. Como já disse no post, a menos que tenhamos vários animes excepcionais em 2014, há grandes chances que "Log Horizon" apareça no Melhores Animes do Ano no post sobre o ano de 2014.

      #10. Só digo que é um grande alívio que não resolveram bater na mesma tecla, e sim tentar inovar e abordar por outro lado. Porque deu muito certo.

      Como acabou o limite de caracteres de novo, continuo esse final no próximo comentário.

      Excluir
    3. Vish, dessa vez falei bastante na resposta, tanto que só 8192 caracteres não conseguiram ser o suficiente. Agora, continuando o pensamento:

      Sobre as considerações ao post mesmo:

      Acho que um dos fatores foram os excelentes animes que tivemos em 2013. Achei que em comparação, 2012 teve poucas obras que foram muito boas. Confesso que me sinti lisonjeado que você dedique tanto a comentar e dar um feedback para esse blog, chegando a ser o blog no qual você mais comenta. Tem animes dos quais eu ainda não falei simplesmente por não me sentir apto a representar quão bom é o anime em minhas palavras (Tais como os mechas mais famosos).

      Kico7 ter abandonado o navio complicará as coisas, mas tentaremos manter pelo menos os posts saindo semanalmente, se assim meu horário e o de Dan-sama desse semestre permitirem.

      Provavelmente se for necessária a pausa avisaremos no post, mas a ideia original é tentar postar 1 vez a cada semana.

      Até a próxima então, Tabibito-san.

      Excluir