-->

13 janeiro 2014

Restrospectiva 2013: Dan-sama


Olá caros leitores, hoje farei uma restrospectiva dos animes que acompanhei no ano de 2013.

Inicialmente, preciso destacar que dificilmente possuo animes que sejam ruins para colocar em categorias do tipo "pior anime de 201X" ou "decepção do ano". Isso ocorre porque se os 3 primeiros episódios de um anime não me convencem a assití-lo eu simplesmente não o assito; e, pra falar mal de alguma coisa, preciso conhecê-la suficientemente bem. Decepções, no meu caso, geralmente só vão ocorrer então em raros casos como no de "Shakugan no Shana III", no qual uma série que era boa muda a sua história de uma maneira que deixa de ser a série que eu gostava anteriormente. Entretanto, esta série não tem relação com 2013. Apesar disso, há um certo anime que foi um pouco decepcionante e que será propriamente listado nesse post, ainda que eu não tenha achado ele ruim.

Em relação aos animes que constam nas seguintes 3 listas, todos eles se encerraram em 2013, ainda que possam ter se inciado em 2012. A única lista que não segue esse critério foi a de menções honrosas, pois ela trata de animes que começaram em 2013, porém ainda não acabaram.

Maior Surpresa

Gatchaman Crowds


Ano: 2013
Gênero: Ação, Ficção Científica, Superheróis
Número de Episódios: 12

O anime ao estilo super sentai (power rangers) que começou a ser exibido tarde na terceira temporada do ano - tanto que não chegou a figurar no meu usal post de séries que eu acompanho a cada temporada, pois começou a ser exibido após eu ter publicado o post - foi uma refrescante e original surpresa no ano passado. Com uma personagem muito irritante, e ao mesmo tempo incrível em outros aspectos, o anime trouxe uma diferente perspectiva sobre quem é o verdadeiro inimigo que deve ser enfrentado e como os seres humanos podem realizar coisas incríveis (ou desastrosas) quando cooperam (ou não) entre si.


As emocionantes batalhas e o design original e futurista dos personagens em suas formas de Gatchaman apenas adicionam aos pontos fortes desse anime. A cereja em cima do bolo pra mim é que já foi confirmada uma segunda temporada para o anime, embora a data de lançamente da mesma ainda não tenha sido divulgada.

Top 6 de 2013

Originalmente esta lista seria apenas dos 5 melhores animes de 2013, entretanto, devido à uma difícil decisão entre a quinta e sexta posição dessa lista, resolvi incluir ambas as séries, visto que ambas são grande excelência.

6) Shingeki no Kyojin


Ano: 2013
Gênero: Ação, Drama, Fantasia
Estúdio: Wit Studio e Production I.G em cooperação 
Número de Episódios: 25

O anime trata da história de Eren que se junta aos militares na luta da humanidade contra os gigantes comedores de humanos conhecidos como Titans (Kyojin, em japonês). Em meio à batalhas contra esses monstros, Eren descobre que possui a habilidade de se transformar num gigante e a partir daí seus poderes e seu misterioso passado passam a ter um papel fundamental no desenrolar da série.


Além de excelentes cenas de ação e incríveis visuais (vejam o gif acima), Shingeki no Kyojin conta com uma profunda e detalhada história que apenas começou a se desenvolver nos 25 episódios da série que, tenho certeza que será continuada eventualmente, quando o mangá avançar suficientemente para isso. Como acompanho o mangá da série sei que muitas coisas novas e emocionantes estarão por vir para Eren, Mikasa e os outros membros do esquadrão de exploração.

5) Gin no Saji


Ano: 2013
Gênero: Comédia, Escolar, Shounen, Slice of Life
Estúdio: A-1 Pictures
Número de Episódios: 11

Um excelente anime Slice of Life, Gin no Saji conta a história de Yugo Hachiken, um estudante criado na cidade que decide se matricular num colégio agricultural no interior, acreditando que sua vida seria mais fácil dessa maneira. Não sabendo o que lhe esperava, Hachiken agora vive uma vida dura, tendo que acordar cedo para cuidar de animais entre outros trabalhos arduosos que compõe as suas aulas práticas no colégio Ezonoo.

Gin no Saji é um anime tranquilo e divertido, ela é uma série inteligente e recompensadora que anima o telespectador com a evolução de Hachiken como pessoa e com os desafios ele vem a superar em sua estadia em Oeezo.



A segunda temporada já começou a ser exibida no japão na nova temporada que acaba de começar, apenas 3 meses após o término da primeira temporada, o que mostra como a série é estimada pelos seus espectadores.

4) Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru


Ano: 2013
Gênero: Comédia, Escolar, Romance
Estúdio: Brain's Base
Número de Episódios: 13 (+1 OVA)

Uma série com alguns dos personagens mais interessantes do ano, Yahri Ore trata da história de Hachiman Hikigaya, um estudante socialmente recluso, que, decepcionado de maneira geral com a conduta e hipocrisia dos seres humanos, se fecha aos outros para não se machcar emocionalmente. Forçado por uma série de eventos a se juntar ao clube de serviços, Hikigaya, juntamente com Yukino Yukinoshita e Yui Yuigahama devem ajudar outros alunos a resolverem os seus problemas.


Hikigaya e Yui  no clube de serviços
Hachiman é, em minha opinião, um dos personagens mais interessantes do ano, pois ele possui uma excelente compreensão do comportamento humano, de forma que consegue prever e solucionar os problemas de ordem social de seus colegas. Apesar de tudo isso, Hachiman se fecha aos seres humanos a sua volta, pois sabe que as relações humanas raramente são honestas e que as pessoas facilmente traem as outras quando seu próprio bem estar  está em risco. 

3) Zetsuen no Tempest


Ano: 2012 - 2013
Gênero: Ação, Mistério, Drama, Fantasia, Magia, Shounen
Estúdio: Bones
Número de Episódios: 24

Um anime iniciado em 2012, Zetsuen no Tempest é repleto de ação e tem uma brilhante trama repleta de mistérios que se desenrolam ao longo de seus merecidos 24 episódios. Sempre andando para frente e evoluindo, Zetsuen no Tempest rapidamente vai além do escopo pessoal dos personagens principais, para eventos que virão a alterar o mundo. O anime se baseia fortemente em elementos supernaturais na forma de magos, seres sobrenaturais e até viagem no tempo.



Como quase qualquer coisa que eu possa colocar aqui de imagem ou gif seria um spoiler para a série, vou deixar aqui a segunda abertura do anime, "Daisuki na Noni", que foi uma das minhas músicas preferidas do ano.

2) Mondaiji-tachi ga Isekai Kara Kuru Sō Desu yo?


Ano: 2013
Gênero: Fantasia, Sobrenatural
Estúdio: Diomedea
Número de Episódios: 10 ( + 1 OVA)

Assim como o primeiro lugar desse Top 6, Mondaiji-tachi foi um anime da primeira temporada do ano passado, iniciada em janeiro de 2013. Isso significa, que para mim, as duas melhores séries do ano, também foram as primeiras a serem exibidas. 
Mondaiji-tachi conta a história de 3 jovens - cada um com um dom único - que vão parar em um mundo diferente de seu próprio, no qual existem todo tipo de criatura supernatural, de demônios a deuses que participam nos gift games, jogos no qual toda sorte de coisas são apostadas.


Sendo um anime que originalmente foi colocado no seu horário apenas para, digamos, encher linguiça, e do qual boa recepção do público não era esperada, a série surprendeu sua emissora de TV com o sucesso que fez no povo japonês. Espero anciosamente pelo dia que uma segunda temporada deste anime se torne realidade.

                     1) Maoyuu MaouYuusha


Ano: 2013
Gênero: Aventura, Fantasia, Romance
Estúdio: Arms
Número de Episódios: 12

Maoyuu MaouYuusha possui, em minha opinião, o melhor enredo de 2013. Aliado à sua excepcional história, Maoyuu conta com excelente arte visual e sonora. O anime - cujos personagens são nomeados apenas pelo seu cargo - conta a história de Yuusha (herói) que com a tarefa de matar Maou (a rainha demônio) acaba se aliando à ela com o objetivo de acabar com as guerras entre os humanos e os demônios.

Da esquerda para a direita: Cavaleira, Herói, Rainha Demônio
 Maoyuu Maou Yuusha explora extensamente o modo de vida e a política de seu mundo, à medida em que a engenhosa Maou introduz avanços científicos que melhoram a qualidade de vida dos humanos e utiliza o imenso poder de Yuusha para vencer batalhas sem que sangue tenha que ser derramado.

Maou enquanto esperava pela chegada de seu Herói

 




"Decepção" do ano




Inu to Hasami wa Tsukaiyou

Ano: 2013
Gênero: Comédia, Sobrenatural
Estúdio: Gonzo
Número de Episódios: 12

Inu to Hasami wa Tsukaiyou de maneira alguma é um anime ruim, muito pelo contrário, ele é divertido, original e me entreteve enormemente. A razão pelo qual descrevo este anime como uma "decepção" é o fato de seu enredo não ter se desenvolvido em praticamente medida alguma. No mundo do anime, após  Harumi Kazuhito morrer protegendo a famosa escritora Natsuno Kirihime (conhecida apenas pelo pseudônimo de Shinobu Akiyama) durante um assalto, ele acorda como um cachorro e é adotado pela tal escritora, que também é a única pessoa que consegue entendê-lo. Os dois possuem uma relação de amor e ódio, na qual Natsuno "secretamente" gosta de Kazuhito ("secretamente" é o tipo de personagem denso que não reconhece a afeição de outros por ele), porém facilmente se irrita com seu companheiro canino que se interessa apenas em ler livros e o castiga com suas excelentes abilidades com a tesoura (daí o título do anime).

Voltando ao assunto de porque esse anime me decepcionou.~ Spoilers a seguir~ Após Natsuno e Kazuhito capturarem o culpado pela sua morte, o anime avançou pouco em termos de história. O anime se resumiu a episódios cuja história se iniciava e encerrava em um único episódio que ficavam no mesmo ritmo de introduzir um personagem antes apenas mencionado utilizar um personagem já conhecido para colocar Natsuno e Kazuhito em cituações altamente climáticas que nunca chegavam a se encerrar ou por vezes a se iniciar. Me refiro aos vários duelos (ou tentativas de duelos) de Natsuno com as outras 2 jovens escritoras que compõe o trio de escritores mais populares do japão no anime. Em um desses duelos, na qual Natsuno enfrentaria Akizuki Maxi e a empregada de Himehagi Momiji (que acaba representando sua empregadora devido ao fato de ela estar confinada à uma cadeira de rodas) no lendário "Concurso de escritores do genesis". Continuando após as imagens representativas da grandeza do evento no anime:
lendário "Concurso de escritores do genesis", no qual os escritóres escrevem 9 histórias curtas que seriam julgadas por os seguintes juízes:


Após criar tanta expectativa no penúltimo episódio da série, o anime imediatamente quebra esse evento com as desculpas de que Maxi estava atrasada para um sessão de fotos e que a empregada de Himeragi estava atrasada para uma promoção relâmpago no supermercado local (mesma deculpa que foi usada para encerrar outros 2 duelos de Natsuno e da empregataga de forma súbita).

Duelo encerrado súbita e porcamente

Akizuki Maxi: Escritora e Idol








Himehagi Momiji
As 3 escritoras de Best Sellers, da esquerda pra direita: Natsuno Kirihime, Akizuki Maxi e Himehagi Momiji
Após esta infinidade de decepções e clímaxes interrompidos (para as quais anologias de práticas sexuais subitamente interrompidas seriam extremamente precisas) o anime culminou num último episódio que pode ser muito bem descrito como um filler. Inu to Hasami, embora muito divertido ao longo de seus 12 curtos episódios deixou muito a desejar com suas situações climáticas nunca resolvidas à la " Coito interrompido" e seu enredo principal que nunca chegou a ser devidamente desenvolvido.

Espero que um dia este anime receba uma segunda na qual os mistérios envolvidos na transformação de Kasuhito num cachorro da raça Dachshund sejam enfim trabalhados.

PS: Como sempre, quando falo mal de algo, nunca falo pouco...

Menções Honrosas

Estes dois brilhantes animes que muito provavelmente ocupariam posições no Top "5" do ano passado, não se encontram lá pelo fato de que ainda continuam na primeira temporada de 2014.

Log Horizon

Ano: 2013 - 2014
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia, Magia, Shounen
Estúdio: Satelight
Número de Episódios: 25

Log Horizon inicialmente parecia ser apenas uma cópia barata de Sword Art Online, entretanto ele rapidamente se diferencial dele em seus primeiros episódios. Com uma trama mais rica e mais focada no jogo em si do que SAO, Log Horizon promete ser um forte concorrente a melhor anime de 2014.




Golden Time

Ano: 2013 - 2014
Gênero: Comédia, Romance, Drama, Seinen
Estúdio: J.C.Staff
Número de Episódios: 24

Uma joia rara entre os anime, Golden Time é uma das pouquíssimas séries cujos personagens principais estão em uma relação amorosa de verdade. Um ótimo drama com uma excelente e intrigante história, Golden Time também promete muito para os episódios que ainda estão por vir.



O post acaba por aqui. Gostria de pedir desculpa por não ter postado há algumas semanas, acabou ficando sem post algum naquela semana e por isso devo postar novamente mais para o final dessa semana para retificar isso.

Até a próxima!
Dan-sama

2 comentários:

  1. 5;-D Dan-Sama!


    Você tá naquilo de dropar,né?Os 14 da temporada se reduziram,mas nada igual ao anime da garota com nome homônimo a um palavrão(ou 'palavrinha' :p)

    # Maior Surpresa
    .Gatchaman Crowds: Um inimigo escondido,cooperação instável,personagem (MUITO?)irritante é pouco usual na comparação com power rangers etc.Como remake(?) dá pra elaborar o porquê do surgimento nesses tempos.Não leu sobre os anteriores para aí se surpreender tbm?
    # Top 6 de 2013
    6)Shingeki no Kyojin
    Esse voo é descontrolado(O_O).E na época surgida,eu acreditei no potencial do sucesso na época que foi iniciado,porém muitos temeram à censura.E no mais,umas mina tão pirando tbm na vida passada do soldado(plural?).
    5)Gin no Saji: A ignorância de Hachiken começa na ilusão de colégio agricultural no interior ser de mais ócio pra ele.E esse ataque de fofura assusta os suínos,não? ^^
    4)Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru: O blog Raiburari endossa esse personagem(^^) do qual a inteligência emocional ressoou nas relações interpessoais em casos de urgência.
    3)Zetsuen no Tempest: É um anime que desperta curiosidade,como o trailer que tem SPOILERS{http://www.youtube.com/watch?v=ZQMrwx7AHuk&hd=1},segundo disse."Daisuki na Noni",é uma canção legal msm.
    2)Mondaiji-tachi ga Isekai Kara Kuru So Desu yo?: Gift games lembra em parte as disputas entre Gai X Kakashi,a diferença é que eram todos os tipos de apostas no lugar de todo tipo de prêmio.Principal Overpowered & um 'ecchi básico',né?
    1)Maoyuu MaouYuusha
    A reclamação foi de ser repetitivo,já deve[com certeza] ter escutado coisa assim.E assim como o 2,recordo dele no post de mais badass(não nesse termo).
    #"Decepção" do ano
    Inu to Hasami wa Tsukaiyou: Bem vejamos,uma decepção parcial,e não uma decepção total.O começa era interessante,doido e interessante com tuas inspirações de reencarnação e símbolos praticáveis em relações humana-animal de estimação que ultrapassa a execução do trato e comunicação com pets e fãs,em meandros de conceitos menos abstratos também se filosofando em certa medida(ou não).
    # Menções Honrosas
    . Log Horizon: É o preconceito e o paradoxo de esperar por revoluções e não estar preparado para elas,isto é,partir da premissa que Log Horizon era a cópia de qualidade bem mais baixa de Sword Art Online(SAO) e por isso não lhe dar a chance de se explicar,e caso seja diferente demais do esperado para o tipo de ideia,rejeitar com desdém teimoso.O que não relatou semelhante,inferindo por sua história com Log Horizon.
    . Golden Time: E então,Kouko Kaga é tão segura de si e atrai tantos olhares quanto à imagem promocional sugere?(Certo grau de retórica nesta questão).E repetindo as palavras em "http://raiburari.blogspot.com.br/2013/10/os-animes-da-nova-temporada-que-eu.html" = " A garota tá tão segura de si e na moda,veio como uma de Paradise Kiss(Vi no Live Action noutro dia),o que em análise + abrangente lembra o falado,talvez veja um pouco disso se os conhece."... somente para reutilizar o pensamento num tempo mais adiantado que o antecedente da temporada que se iniciara outrora.
    #Ao Post:
    Sem uma recapitulação detalhada por escrito,os intuitos e resultados de sua estrutura organizacional me parecem gradual e melhoradamente refletidas nos posts,como na centralização de destaques desse caso(esquerda -> centro etc.).Tema que veio à tona antes e que soa estar planejado,sem excetuar uma 'liberdade criativa' própria.Entretanto falhou -no meu ponto de vista- porque não uma vez em todos os casos,os animes listados são recorrentes.O subentendimento deixa umas frestas."BOM POST".

    *Nota:
    1} Ninguém percebeu que seria sua vez de postar(mentira;também foi avisado =p).E talvez tenha,se não o fizeram,se entender no próximo a postar;outra informação foi adiantada.
    2} Como comentário aleatório,estou meio que me não lembrado de marcar o "Notifique-me",contudo acho que dessa vez tudo certo para mim. ^-^


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Tabibito-san
      Gatchamen Crowds) sobre a Hajime: SIM, muito irritante; mas divertida em pequenas doses.

      #Top 6
      4) O Kico7 também possui grande apreço pelo Hachiman.
      3) Tem vários spoilers nesse trailer sim, mas alguns são coisas reveladas no segundo ou terceiro episódios, enquanto que outras... bem essas outras requerem um pouco mais de atenção no trailer.
      1 e 2) engraçado que esses dois animes tinahm personagens fodões. Se bem que considerando, quando um anime tem um personagem fodão, enquanto lutas existam, elas geralmente ficam em segundo lugar pra história, já que o fodão sempre vence sem muitos problemas, dessa forma o anime fica mais rico.
      #Decepção do ano
      Inu to Hasami foi uma decepção que se enquadrou bem nno significado da palavra: ele decepcionou pois continuamente aumentou a tensão e as expectativas dos telespectadores pra desapontá-los em seguida de novo, e de novo e de novo...

      # Menções Honrosas
      Golden time) falar que a Kouko é segura de si é uma ótima piada, a insegurança dessa garota deve ser recorde. Ela é uma namorada ao estilo "Overly Attached Girlfriend" (http://static6.businessinsider.com/image/50dc7d68ecad04342000000e/the-overly-attached-girlfriend-explains-what-its-like-being-a-wildly-popular-internet-meme.jpg ).

      #Ao Post:
      Creio ser normal que a maioria dos animes tenham sido chamados anteriormente no Blog, acho que isso apenas aumenta o carater retrospectivo do post : D

      Novamente, obrigado pelo comentário e até a próxima!
      Dan-sama

      Excluir