-->

01 julho 2012

Top 10 de Unidades Mecha (Super Robot-type)


Olá, estou aqui para falar, mais uma vez, sobre mais um top 10. Dessa vez, a pedido de um leitor, falarei especificamente das unidades classificadas como "Super Robot". Assim como todos os meus outros posts, esse ranking é fruto exclusivamente da minha opinião, não necessariamente corresponde à verdade.

Já aviso que entrarão nesse ranking apenas os mechas das séries:
-Kidou Senshi Gundam 0080 A War in the Pocket
-Kidou Senshi Gundam 0083 Stardust Memory
-Kidou Senshi Gundam MS IGLOO
-Kidou Senshi Gundam: The 08th MS Team
-New Mobile Report Gundam Wing (+ Endless Waltz Movie/OVA)
-After War Gundam X
-Kidou Senshi Gundam SEED (+Destiny)
-Kidou Senshi Gundam OO (+Second Season e + Filme)
-Kidou Senshi Gundam Unicorn (Até o OVA 5)
-Kidou Senshi Gundam AGE (Até o episódio 38)
-Aquarion EVOL
-Blue Gender (+Movie)
-Break Blade (6 Movies)
-Code Geass: Hangyaku no Lelouch (+R2)
-Dragonaut: The Ressonance
-Dual! Paralel Trouble Adventures
-Eureka Seven (+ Movie)
-Full Metal Panic (+ Second Raid, +Fumoffu)
-Gravion (+Zwei)
-Gunparade March
-Heroic Age
-Infinite Stratos
-Isekai no Seikishi Monogatari
-Kidou Keisaku Patlabor (+Movies, menos o WXIII Movie)
-Kishin Houkou Demonbane
-Kenran Butoh Sai: The Mars Daybreak
-Kurogane no Linebarrels
-Macross Frontier (+ Movies)
-Neon Genesis Evangelion (Movies 1 e 2)
-RahXephon (Até episódio 15)
-Soukyuu no Fafner (Até episódio 3)
-Sousei no Aquarion
-Star Driver: Kagayaki no Takuto
-Super Robot Taisen OG: The Divine Wars (+The Inspector)
-Tengen Toppa Gurren Lagann (+Gurren-hen e +Lagann-hen)
-Vandread (+The Second Stage)
-Zegapain

Categoria Especial:
-Mechas Originais do jogo Super Robot Taisen Z 2 Hakai-Hen e Super Robot Taisen Z 2.2 Saisei-Hen
-Mechas Originais do jogo A.C.E. 3 The Final, A.C.E. Portable e A.C.E. R

Todos os mechas não incluídos aqui são aqueles que eu ainda não pude ver.

Novamente, esse post contém várias imagens desenhadas por artistas, então direi mais uma vez: Eu não possuo nenhum direito sobre as imagens a seguir. Todos os créditos devem ser dados aos respectivos artistas.

Dessa vez, uma explicação do termo "Super Robot" se faz necessária. Comumente, "Super Robot" são aquelas unidades de armas superpoderosas (que algumas vezes ignoram várias leis da física); extremamente resistentes à danos, a menos que se faça necessário que pelo enredo elas sejam danificadas; e algumas vezes transformáveis ou são combinações de 3 ou mais unidades/veículos. Também são comumente pilotadas por pilotos jovens e destemidos e além disso, suas origens são comumente místicas ou lendárias. Outro fato curioso é que nesses tipos de animes, muitas vezes, não há a tentativa de explicar nada com base científica. A maioria da tecnologia simplesmente tem origem mística, misteriosa, ou ela simplesmente não tem sua origem explicada.

Esse termo tão conhecido foi estabelecido pelo anime Mazinger Z, que foi ao ar em 1972, dando início à grande jornada dos Super Robots, jornada que continua até os dias de hoje, com remakes/ histórias baseadas nas originais, como Mazinkaiser SKL, que foi ao ar em 2010.

Eu, particularmente, não fui capaz de ver muitos dos grandes clássicos dos Super Robots, porém, farei meu melhor para atender da melhor maneira possível ao pedido do leitor dessa vez, baseado-me no que vi nos jogos como Super Robot Taisen Z 2.2 Saisei-Hen, onde podemos ver vários dos grandes heróis dos "Super Robot" lutando ao lado de protagonistas de animes mais recentes e de animes que tem os "Real Robots".

Mais uma vez irei contar com um fundo musical para um melhor aproveitamento do post, (Dessa vez, por falta de vídeos decentes com a versão Full da música, será um vídeo que não possui animação, e apenas as lyrics da música) (Tenho que admitir que durante a preparação desse post, assisti o vídeo umas 2 vezes, lendo as lyrics e cantando junto com a música) que será a música 感じてKnight ou Kanjite Knight, da banda Ultimate Lazy:



Enfim, chega de papo e vamos para o assunto principal. Começarei em ordem inversa, do 10º colocado ao 1º colocado, com o critério: "Super Robot":

10º Colocado: Tetsujin 28-Gou (Tetsujin 28-Gou (2004))

9º Colocado: Sol Gravion (Gravion Zwei)

8º Colocado: Dai-Guard (Chikyuu Bouei Kigyou Dai-Guard)

7º Colocado: Big O (The Big O)

6º Colocado: GF13-017NJII God Gundam (Kidou Butouden G Gundam)
5º Colocado: Li Brasta (Red) (Original Unit de Super Robot Taisen Z 2.2 Saisei-Hen, vide o post sobre o jogo aqui)

4º Colocado: Gurren-Lagann (Tengen Toppa Gurren Lagann)

3º Colocado: Godmars (Uchuu no Ouja Godmars)

(A esquerda, Getter Robo 2, no meio, Getter Robo 1 e a direita, Getter Robo 3)
2º Colocado: Getter Robo 1 (Getter Robo)

Enfim, chegamos ao tão almejado primeiro colocado:

1º Colocado: Mazinger Z (Mazinger Z)

Comentarei apenas sobre as unidades que eu realmente conheço bem e assisti o anime em que aparecem. As outras unidades foram escolhidas baseadas em critério de preferência, tendo em vista seus ataques, a pouca história que apareceu nos jogos e o carisma de seus pilotos:

-O God Gundam aparece no ranking, porque apesar de encostar de leve nos "Real Robots", ainda sim tem uma forte influência "Super Robot". Seu ataque "God Finger" é lembrado até por fans que não gostaram do anime, e tem fortes influências até hoje. Vários animes de paródia, como "Hayate no Gotoku" já fizeram paródia sobre esse ataque e com a aparição do ZGMF-X42S Destiny Gundam, com sua "Palma Fiocina" Beam Cannon, teve seu ataque com ela apelidado de "Destiny Finger".

-O Li Brasta (Red) figura nos rankings, apesar de ter uma forte influência "Real Robot", por no jogo, ser o sucessor do Brasta que é identificado como o "Brasta, estilo Super Robot", e tal nome não trai as expectativas. Seu ataque "Reap Magknuckle", de acordo com fans, seria como um "Rocket Punch", ataque da unidade Mazinger Z; e seu ataque "SPIGOT VXM", que em seu começo tem a fala do seu piloto "Spiker! Go!" (Ou, como está no vídeo, a fala "SPIGOT, Full Burst!" também pode ocorrer), que é um poderoso chute, que também é característico de várias unidades "Super Robot"-type.
Se vocês não acreditam em mim, vejam um vídeo com todos os ataques dessa unidade:


-O Gurren-Lagann figura nos rankings, porque apesar de ser um anime bastante recente, seus ataques, e principalmente um de seus principais pilotos, (Afinal, já foi pilotado por várias pessoas diferentes durante o anime) Kamina, ser bastante parecido com os pilotos que figuram nos animes "Super Robot" clássicos, como Getter Robo e Mazinger.

-O Mazinger Z figura em primeiro lugar no ranking, não só por ser um dos primeiros "Super Robot"-type (Tanto é que o primeiro mesmo foi o Tetsujin 28-Gou (1956)), mas porque foi a partir do sucesso dele que outros apareceram. O sucesso foi tamanho que até hoje, aparecem novos animes baseados nesse primeiro.

E assim acaba meu post sobre as unidades "Super Robot"-type. Peço minhas sinceras desculpas aos fans mais conhecidos no assunto, porque devo admitir, sou um completo novato nos grandes clássicos. Fiz esse ranking baseado na minha impressão que tive das unidades que apareceram em jogos do tipo "Super Robot Taisen".

E deixo um pequeno bônus para meus leitores: O mesmo leitor que pediu para que esse ranking fosse feito, pediu para que fossem feitos dois Top 10, um sobre "Super Robot"-type e um sobre "Real Robot"-Type. Farei esse outro quando a hora for oportuna, apesar de achar que meu próximo post será sobre montagem de Gunpla.

Aqui me despeço, ao ar de pilotos de Gundam ao sair com suas unidades:

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

10 comentários:

  1. Ei Jeguy Hope!


    ¬ (Primeira Parte <-> Referências,Relações e 'Curisosidades/Reflexões',Número de comentários)
    Assim como você,indicarei uma música para iniciar a mensagem.E a canção é..." 'Horizon'(by Katsuhisa Hattori)",encerramento de Argento Soma,do qual lhe indiquei outrora.Lá
    no YouTube ela está intitulada como " 'Argento Soma OST - Horizon (Full version)' e o link é 'http://www.youtube.com/watch?v=skBj_dANNWI"http://www.youtube.com/watch?v=skBj_dANNWI' ".
    Ela não chega a possuir uma animação nesse vídeo -falando em indicações com animações-,apenas uma figura de olhos cerrados de um importante personagem do anime.E fiquei entre a escolha da Opening e do Ending,entretanto quis deixar [inicialmente]no clima para cima da que escolheu,daí foi essa mesmo. xD Aproveite todo o conjunto de vozes masculinas e femininas,o clima orquestrado-pop e
    o prolongamento das últimas sílabas num dos famosos trabalhos do respeitado(segundo eu li) Katsuhisa Hattori.


    Falando da data desse comentário,ainda não estou conseguindo acompanhar as regularidades dos posts dominicais,no entanto se leu ou viu o movimento percebeu que andava aqui pelo site,
    sejam nos edits ou em comentários multiplicados noutros posts,mas chega disso e vamos ao assunto dessa ocasião(rs).

    Pelo senso comum,a lembrança dos robôs gigantes dos esquadrões de Super Sentai se encaixando e formando um robô maior e "mais tudo" é bem presente.Também no sentido de união de heróis e seus poderes,remete-se a um recurso batido dos roteiros para que robôs -nesse caso- formados por cartas tiradas da manga se tornem ainda mais apelativos que os overpowereds adversários de habilidades inalcançáveis(??? O.o)

    Há também outra coisa que veio a mente nessa mesclagem de tecnologia avançada e magia,foi o uso que aparece no mundo da Marvel em Asgard,(em nórdico antigo: Ásgarðr) é o
    reino dos deuses;algo que Thor,o trovejante,gosta muito de dizer -especialmente- sobre a "aplicação limpa",termo que cunhei nessa situação para descrever o uso pacífico e
    benefíco da ciência,tecnologia,entre outras coisas.Não sei se já assistiu,mas no desenho exibido na jogada pra escanteio TV Globinho ele dizia praticamente o que pus nessa
    referência.Falando um pouco do desenho para quem viu ou não,ele contem vários episódios com desfechos & cliffhanger bem interessantes,como curiosidade um destaque é o 2º,'O poderoso Thor',o episódio em dura 23 minutos + 5 segundos e a parte destacada vai a partir dos 14 minutos+15 segundos.
    Nota:
    (1) O Spoiler que o trecho teria não tem -até onde sei- uma linearidade com o restante da série e atiçaria ainda mais a curiosidade aos trechos anteriores do episódio,e claro dos seguintes episódios.{Vide 'Os Vingadores 02 - O Poderoso Thor,vídeo dublado em High Definition[HD] -> http://www.youtube.com/watch?v=CrtjTlPum1olist=UUgAXtGeaCFMZGfLVYRcr_pA&index=4&feature=plcp}
    (2)Que nenhum dos Super Robot-type associados com magia encontrem pela frente algum oponente com armamento contendo o metal enésimo da maça da Mulher Gavião(Shayera Hall),uma das personagens membro-fundadoras da televisionada Liga da Justiça e Liga da Justiça-Sem limites.Ou então qualquer outro Thanagariano de posse duma arma com mesmo metal que 'corrompa a magia',segundo termos do próprio desenho.


    Hasta..!(Na Segunda Parte)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ending indicada tem realmente um clima que frequentemente é visto em animes Super Robot, falando de lutas, sonhos, acreditar no futuro e amigos (Sim, eu tenho um conhecimento um tanto avançado de japonês). A música possui um belo arranjo musical, e as vozes que cantam a música são bem suaves, tornando a música em um todo bastante agradável aos ouvidos.

      Sobre os robos gigantes dos Super Sentais, sim, é possível ver uma semelhança, tanto é que muitos animes mais antigos de Super Robots seguem os moldes de "Monstro do dia", colocando sempre um novo inimigo, que na maioria das vezes é derrotado até o final do episódio.

      Sobre a relação de tecnologia avançada e magia, não assisti tal desenho, porém entendo a ideia. Agora sobre as Notas, é difícil um anime encontrar com um desenho americano, mas já digo que já ocorreu essa situação em alguns dos animes. Os protagonista simplesmente foram forçados a aprender a lutar na marra, só com socos e chutes, e por fim, conseguem ganhar do monstro que possui o poder Anti-magia. E por ter treinado e ficado fortes sem magia, quando tem a possibilidade de usá-la novamente, ficam muito mais fortes que antes contra os monstros.

      Pois bem, então até a segunda parte.

      Excluir
  2. Ei Jeguy Hope!


    ¬ (Segunda Parte <-> Trilha sonora:Kanjite Knight)
    Sobre a escolha da trilha sonora do post,Kanjite Knight with lyrics,vasculhei outras dessa mesma e gostria de repartir a visão seguinte sobre elas =
    01 Uma observação a se discutir é que de certa forma há um POUQUINHO de recurso animado no vídeo,exs: "Rock Me!","Burning...".Não que se pudesse dizer "Puxa,olha quanta animação!Mas é um tipo de 'Splash',um recurso da Publicidade e Propaganda".Nessa que colocou,há algumas
    estranhezas com a tela negra em instrumentais,sílabas continuadas no fim da oração ou naquelas partes em que a voz de fundo é menos audível.
    02 Kanjite Night - Lazy Live!,http://www.youtube.com/watch?v=6gIda5m6iAE,com duração de 6:37min,o anunciamento dessa Op dura até 2:14 min e conta com um discurso pausado,reticente(Cheio de 'AHs...' e 'EHs...' :D),apresentação dos integrantes da banda e aplausos ocasionais.
    É uma apresentação ao vivo em que os instrumentos são as grandes estrelas,destacando a guitarra,a bateria e o baixo.E em relação ao guitarrista desta ocasião,a câmera e os holofotes o procuram e são atraídos por ele na maior parte dessa canção.Pelo menor volume do microfone do vocalista;é uma boa opção para testar o lado cantor deixando o vocalista original como segunda voz.[Assim como diz ter feito duas vezes com as lyrics. ;P].
    Nota: Atente para a palavra 'sexy ou sexy night nas lyrics in the descriptions' do cadastrado 0.o,que mesmo com boa vontade é um ponto a se notar.
    03 LAZY...KNIGHT(2002),http://www.youtube.com/watch?v=W7RR2U61z9U&feature=related,é a versão em que a presença de palco do cantor e da banda se sobressaem com força,usando ângulos diferentes e envolvendo as extremidades do show no espetáculo gravado.
    04 LAZY...,http://www.youtube.com/watch?v=rh34nPju5Zg&feature=related,segundo o vídeo a data e o evento seriam de '1998/8/30[HAPPY TIME TOUR '98]'.Nessa hora,nem o visual{extravagante,digamos}da banda,o suar de cansaço do cara dos vocais e a dominante inicial luz amarela interrompem a intensidade do show àquela platéia sedenta.
    _Como um todo,Kanjite Knight evoca a canções no estilo hino devido ao coro e os momentos de intensidade das orações do refrão.Por motivos como esse devem vir todo o apelo dela para se cantar junto. ;)


    Hasta..!(Na Terceira Parte)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mais uma vez, Anônimo-san.

      Primeiramente, sobre 01, é, realmente havia um mínimo de efeitos especiais. Apenas escolhi esse video por falta de opções com a música que não fosse Lives, e nem a música em "TV Size" e nem a música com qualidade ruim.

      Sobre 02, eu já havia visto esse vídeo. Essa foi uma homenagem feita por Hironobu Kageyama, conhecido cantor de várias músicas, incluindo a famosa Cha La Head Cha La. Atente ao fato que essa é a música Kanjite NIGHT, não Knight. Apesar de similares, elas não são iguais, assim como a banda da Kanjite Night é a Lazy, enquanto a de Kanjite Knight é Ultimate Lazy. Por isso mesmo que no japonês, para diferenciar as duas, Kanjite Night é 感じてナイト, enquanto Kanjite Knight é 感じてKnight, como pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=6yHB_KLVTek&feature=related .

      Sobre 03, assim como o caso superior é uma música diferente, porém, nesse caso, foi erro na nomeação desse vídeo. Fora isso, realmente foi uma boa exploração dos elementos visuais.

      Sobre 04, mesma coisa das duas acima, essa música não é a mesma usada em Shin Mazinger Z. Realmente, pode-se sentir a intensidade tanto da banda quanto dos fans. Isso mostra quanta influência os animes, e principalmente os cantores de suas Openings e Endings possuem entre os fans.

      Provavelmente pelas razões acima descritas por você, a música 感じてKnight é praticamente irresistível para não se cantar.

      Excluir
  3. Ei Jeguy Hope!


    (Terceira Parte <-> Algumas ideias sobre os 10 colocados do post e conclusões para Super Robots)
    Algumas ideias sobre os 10 colocados do post =
    *01 God Finger,Bakunetsu God Finger! (Erupting Burning Finger - Japanese) em http://www.youtube.com/watch?v=RCha2lbWYhM,está explicado o motivo da paródia:a 'invocação' desse poder,a preparação alheia às pensadas reações dos oponentes e a vibração final dos que assistem faz deste contexto risível(risos).
    *02 Sobre o vídeo "Super Robot Taisen Z2 ~Saisei-hen~ Li Brasta R all attacks",com toda essa fúria do piloto e destruindo as naves menores uma a uma com teus "Critical Hits de pontuações diversas" não dá para o tomar como mocinho,se é que o caso dele ao avançar nesses territórios e botar pra arrebentar com suas demonstrações de 'poderio' sobre as estáticas naves.E a seguir,descrições simplificadas dos attacks de Li Brasta (Red) =
    -01 (0 a 18s) Fuzilamento com pelotão de um robô sozinho usando canhões nos ombros.
    -02 (19 a 49s) Bola de energia transdimensional.
    -03 (50s a 1:14min) Dupla rajada de laser laranja (as-,des-)cendente.
    -04 (1:15min a 1:53min) Propulsão traseira que impulsiona para os 3 hits de um ataque de grandes sabres verdes com denominação de Excalibur+ qualquer coisa que ele disse.Nota: Efeito menos instantâneo dos demais.
    -05 (1:54min a 2:41min) Super propulsão para um Hyper Combo(voadora,chute,laser da mão,gancho e tiro de canhão por aqueles semi-aros unidos que denotavam ser só um enfeite).
    -06 (2:42min a 3:42min) Sincronização mental com a unidade e concentração de todo o poder fluindo por todo o mecha para de longe romper a barreira do som ao passar dentro do círculo,e num ataque de projeção explosivo que lembra um atropelo daqueles detonar o adversário.
    * 03 Em 'Mazinger Z Intro',http://www.youtube.com/watch?v=SyRoF689VRE,dá para aquela sensação de 'velha guarda' e também entender bem o motivo de ter sido tão copiado e inspirador aos seguintes,devido a ser :o protetor da cidade contra os monstros gigantes usando movimentos destruidores e precisos e ser tão graficamente incompleto se baseado nas animações atuais.Vale ressaltar como o piloto fica sorrindo em meio a tudo aquilo,para ele foi tudo uma brincadeira.

    _Conclusões para Super Robots =
    01 Os Super Robots devem ser um prato cheio para os Spin-Offs;inserção de mais integrantes na história & prolongamento das temporadas e episódios;remakes;aventuras paralelas de alguma animação.Enfim,vários tipos de combinações na trama.Mas quando as explicações para a existência dos mesmos são insuficientes aí "fica forçado..." :D ,mesmo que somente as aparições e as perspectivas visuais vindo de baixo para cima imponham respeito similar ao gigante tamanho que a junção de duas ou mais unidades provocaria.


    Hasta..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ainda mais uma vez, Anônimo-san. (Tanto tempo e esforço dedicado em escrever o suficiente para 3 comentários, estou me sentindo lisonjeado.)

      Sobre 01, um pequeno erro no título do vídeo, é BakuRetsu God Finger. Fora isso, realmente God Finger é uma técnica bastante conhecida, e também produziu vários dos que, como ditos atualmente, "memes" da época, que persistem até hoje. A frase dita para utilizar o golpe, "Ore no kono Te ga Makka ni Moeru! Shouri o Tsukame to Todoroki Sakebu! Ba~kuretsu! God! Finger!", cuja tradução mais próxima seria: "A minha mão queima num vermelho intenso! Ela grita ferozmente para que eu agarre a vitória! Ba~kuretsu! God! Finger! (Eu me recuso a traduzir a última parte, já que é o nome do golpe, e porque sua tradução quebraria o tom Cool da frase), tem várias paródias sobre ela. Outra frase que também ficou foi "(...) with the help of Kyoji!", frase dita por Domon Kasshu durante o anime, que também é muito parodiada pelos fans, colocando qualquer coisa antes dela, como "Making lamen with the help of Kyoji!", "Studing with the help of Kyoji!", "Defending the peace with the help of Kyoji" e outras variações possíveis. Para não me alongar mais do que isso, deixarei 2 vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=XjTCmzVNYdM&feature=related , cena presente no anime "Kimi ga Aruji de Shitsuji ga Ore de", em que o protagonista, que possui o mesmo seiyuu que o Domon Kasshu, e o outro personagem, lutam e proferem várias frases famosas de G Gundam, incluindo a anteriormente mencionada e traduzida por mim. O outro vídeo é o http://www.youtube.com/watch?v=mtWpMaWaSeE , do jogo "SD Gundam G Generation Wars (PS2)", que podemos ver o God Gundam sendo pilotado pelo Graham Aker, de Gundam OO, realizando o God Finger exclusivo do Graham Aker, o que é uma prova concreta da influência que tal ataque tem até hoje. Uma pequena curiosidade: Desde aquele jogo, todos os jogos do tipo "SD Gundam" que também são de estratégia, como o "SD Gundam G Generation World (PSP/Wii)", também possuem esse ataque.

      Continuo a resposta na Parte 2, porque também estourei o limite de caracteres.

      Excluir
    2. Já sobre 02, julgando pela minha experiência de jogador, a pessoa que estava jogando no vídeo muito provavelmente maximizou os stats de ataque e critical do piloto do Li Brasta, Crowe Broust, fazendo o poder de ataque do Li Brasta chegar a níveis bem altos. Quanto ao excesso de poder contra unidades menores... Está bem de acordo com os padrões dos Super Robot-type. Agora, sobre os ataques: O primeiro ataque (0:00-0:19) é o EA Mortar Cannon, que são canhões posicionados nos ombros do Li Brasta. O segundo ataque (0:20-0:29) é o VX Breaker, um ataque de área, que utiliza os "Semi-Aros" do Li Brasta, que eu imagino que devem ser os VX Units. O terceiro ataque (0:30-0:49) é o Reap Magknuckle, (que foi apelidado de "Rocket Punch" por alguns fans (Vide o Rocket Punch do Mazinger Z)) um ataque que distorce o espaço e atira o próprio punho do Li Brasta no inimigo. O quarto ataque (0:50-1:14) é o High Pressure Shooter, que utiliza os Beam Generators nas mãos do Li Brasta para atirar poderosos tiros Beam. O quinto ataque (1:15-1:53) é o VX Calibur, que utiliza os Beam Generators nas mãos do Li Brasta para materializar algo como as Beam Swords, versão mais larga e usá-las contra o oponente. O sexto ataque (1:54-2:41) é o SPIGOT VXM, que é um Combo, utilizando-se da maioria das armas do Li Brasta Red em uma sequência furiosa de ataques, finalizando com um "VX Maximum Blaze!", que é um tiro do Beam Cannon localizado no tórax do Li Brasta Red. Já o sétimo e último ataque (2:42-3:42) é o Unbreakable Fullcrum, também conhecido como "VX Shine Spark!", que é um ataque no qual, de acordo com o próprio personagem, a consciência dele, do Li Brasta Red (que o piloto gosta de chamar de "Parceiro") e a Sphere "Sphere of the Swaying Balance", ou Libra, que é a fonte de poder da unidade e que pode fazer o Crowe perder o controle e destruir tudo e todos, o ataque em si consiste em utilizar as VX Units e após passar por elas, alcançar uma velocidade extremamente elevada, atropelando veloz e ferozmente o inimigo várias vezes. Se quiser saber um pouco sobre a unidade irmã do Li Brasta Red, o Li Brasta Blue, sobre o qual eu falarei em um futuro post sobre Real Robot-type, veja esse video: http://www.youtube.com/watch?v=TthiRlOx5ew&feature=related , que mostra todos os ataques do Li Brasta Blue (Que ao contrário do Red, é mais focado em combate a distância).

      Já sobre o 03, coloquei propositalmente aquele vídeo para que os leitores pudessem sentir puramente como é a "velha guarda" dos Super Robot-Type. O fato do piloto sorrir também é algo que me deixa intrigado, mas eu imagino que ele esteja sorrindo por acreditar ter feito a coisa certa para (Pegando aqui uma frase muito comum nesse tipo de anime) "Proteger a humanidade dos terríveis inimigos que a ameaçam."

      Infelizmente estourei de novo o limite de caracteres. Nos vemos na parte 3.

      Excluir
    3. Já sobre o 03, coloquei propositalmente aquele vídeo para que os leitores pudessem sentir puramente como é a "velha guarda" dos Super Robot-Type. O fato do piloto sorrir também é algo que me deixa intrigado, mas eu imagino que ele esteja sorrindo por acreditar ter feito a coisa certa para (Pegando aqui uma frase muito comum nesse tipo de anime) "Proteger a humanidade dos terríveis inimigos que a ameaçam."

      Sobre a Conclusão, certamente os Spin-offs, Remakes e a exploração de universos paralelos acontecem frequentemente, porém o prolongamento das temporadas normalmente acontecem quando ou a série não fez tanto sucesso, ou quando se tem certeza que será um sucesso. Principalmente porque os fans mais conservadores, que são aqueles que dão mais audiência ao anime e que mais consomem produtos como DVDs e Model Kits, nem sempre são tão abertos a tentativas de continuações "adaptadas ao contexto atual". Veja isso em Victory Gundam e Gundam F91, duas séries Gundams que ousaram cutucar a chamada Timeline sagrada, Universal Century, e foram muito mal em sua tentativa, e Gundam Unicorn, que apesar de ser uma cutucada na Timeline sagrada, por englobar elementos mais tradicionais de Gundam 0079, e não ousando mexer na fórmula de sucesso do Gundam 0079, mas incluindo uma belíssima Soundtrack e qualidade gráfica excelente, obteve um estrondoso sucesso, capaz de fazer a Sunrise, estúdio que produz tradicionalmente todos os animes e filmes de Gundam, conseguir compensar e muito o fiasco que tem sido Gundam AGE (Que falhou em atingir seu público-alvo, crianças e jovens, e sua pouca audiência consiste em adultos).

      Bem Anônimo-san, nos vemos no próximo post, que eu imagino que seja de Montagem de Gunpla. Me despeço aqui, mais uma vez com minha frase (Que já tinha em mente, mas só recentemente tomei coragem e resolvi utilizar): Jeguy Hope, Gundam, Deru!

      Excluir
  4. Ei Jeguy Hope!


    (Quarta Parte <-> Música para a leitura,Fechamento de comentários anteriores e 'Do post')
    E como não foi concluído o que tinha a dizer - Se quiser pode soltar alguma interjeição,pois mais tempo e estamina foram dedicados em escrever o suficiente para não 3 comentários,e sim "4" como não tão explicitamente quis dizer...Faltou 'analisar' a postagem ;)-.E para embalar essa leitura venho com a sugestão de 'Argento Soma OP full - Silent Wind,http://www.youtube.com/watch?v=p89DBxKvkk&feature=related'.Opening que remete a sentimentos com alta densidade relacionados a crescência de tristeza causada pelo distanciamento/rompimento,e a um desorientamento trágico que no fundo no fundo se tem esperanças de que se pare e se reverta naquele destino idealizado.Apenas pelo ritmo oscilante da altura e velocidade da pronúncia dos versos cantados;e juntamente com isso o violino,o piano,as inserções das castanholas e da percussão,dos agudos de instrumentos tocados mais lugubremente se tem a noção da poesia cantada que a letra possui{Se não ficou com curiosidade e foi ver a Abertura está aí uma descrição à ela.}.
    Dados técnicos quanto à ela retirados do YouTube = Enviada por Arcananine77 em 26/11/2008;Song: Silent Wind;Artist: Eri Sugai;Anime: Argento Soma.E dessa vez,o vídeo conta com algumas mudanças de boas imagens para ilustrar os 3:43 minutos da canção.

    Sobre Shining God Finger VS. Hikari ni Nare[http://www.youtube.com/watch?v=XjTCmzVNYdM&feature=related] de 'Kimi ga Aruji de Shitsuji ga Ore de(ou They Are My Noble Mastersou ainda Kimiaru)' e 'SD Gundam G Generation Wars - Graham Aker, God Gundam Vs. Char Aznable[http://www.youtube.com/watch?v=mtWpMaWaSeE]'que foram falados da resposta da Terceira Parte: Vejam só como ficaram humoristicamente caricatos com toda essa verborragia em que expressavam tudo o que sentiam hiperbolicamente desde sempre e até todo o semmmpre!Que vontade dá de rir desses gritalhões com vozes já ouvidas umas vezes nos animes,e o quão diabólicos é o visual desse 'juiz{Master Asia}'... =]

    Quanto a "Ore no kono Te ga Makka ni Moeru!Shouri o Tsukame to Todoroki Sakebu!Ba~kuretsu! God!Finger!" com àquela correspondência aproximada vinda do Japonês & Inglês para o Português de [...]"A minha mão queima num vermelho intenso!Ela grita ferozmente para que eu agarre a vitória!Ba~kuretsu!God!Finger!.[...],quer dizer que traduzir "Deus!Dedo!E os mais 'blá-blá-blás'",é um tanto desmistificador?{Risos}

    Do post,achei que :
    1* Em vários períodos o pausar necessitaria ser subtraído IMO.
    2* Esqueceu de colocar as informações de origem : nome da música e quem canta.
    3* Seria bom que ligasse a parte de "Li Brasta(Red)" com o post do "27 Maio 2012
    Sugestões de Jogos - Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Saisei-Hen(PSP)."
    - - -
    4* Foi um post que promoveu a história dessa vertente dos 'colossais mecânicos',em especial do bastante longíquo Mazinger Z até as diversas ramificações à título de
    curiosidade que viriam a acontecer até os dias de hoje.Sendo por termos,"didático e 'histórico'",contudo ainda que a diversidade de informações do texto rendesse
    bastante assunto e possível interesse - Indicativo= Extensão dos comentários :D - um arremate,assim como reconheceu,ficou a dever .

    P.S.:
    1 Hummm!Fui induzido e me deixei conduzir ao equívoco de achar que seriam todas a mesma música.O bom foi que mirei no que vi e acertei no que não vi... =D
    2 "(Sim, eu tenho um conhecimento um tanto avançado de japonês)",essa citação de 'tradutor simultâneo',hein..?Escondendo o jogo Jeguy Hope..? kkk -Se bem que não disse antes talvez porque niguém tinha perguntado outrora ou por falta de oportunidades-.


    Hasta..!(Quem sabe mais cedo que na Montagem de um Gunpla...)

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo-san. Comentário dividido em 4 partes? Fico ainda mais lisonjeado com tamanha vontade e esforço para comentar sobre o meu post.

    Sobre o seu video, por alguma razão o Youtube não consegue abrir o link e diz que falhou a "Validação", e portanto, não pude apreciar a música.

    Sobre os dois vídeos que eu sugeri, sim, é gritante a ironia, principalmente porque os seiyuus dos dois personagens já participaram de vários animes de mecha dos Super Robot-Type ou de luta, e suas vozes normalmente soam familiares a pessoas que também assistem esse tipo de anime.

    Sobre a tradução da frase falada por Domon Kasshu, eu preferi não traduzir a última parte porque ela soa um tanto quanto idiota, comparada ao feeling cool que as frases anteriores dão, o que daria um tom ridículo e desmistificante ao ataque. E é por isso que eu evitei de traduzir a última parte.

    Sobre as considerações sobre o post em geral:

    1ª: Bem, eu fui colocando as pausas conforme os parágrafos se tornavam cansativos de ler aos olhos de uma pessoa comum (Usei um amigo meu como cobaia para isso). Eu também concordo que poderia diminuir as pausas, mas de acordo com esse amigo que usei como cobaia, menos pausas que as colocadas tornariam o parágrafo cansativo de ler para pessoas nem tão interessadas no assunto, o que poderia desmotivar outras pessoas a ler o post.

    2ª: Realmente, acabei me esquecendo disso, já que ao contrário dos outros vídeos, esse não possui tais informações na descrição do vídeo. Arrumarei agora.

    3ª: É uma bela sugestão, me esqueci completamente que tal ligação era possível.

    4ª: Eu tenho que admitir que me sinto um tanto quanto desconfortável para falar em detalhes do assunto, já que eu só conheço mais os animes mecha dos Super Robot-Type mais recentes. Para evitar gerar conflitos dando informações equivocadas e assim, ferir o orgulho dos fans mais sabidos do assunto, optei por não falar sobre isso no texto principal, e sim, nos comentários.

    Sobre os P.S.:
    1. Não se preocupe, eu também me equivoquei primeiramente. Só percebi que eram músicas diferentes quando ouvi o vocal, achei estranho e li atentamente ao título do vídeo, e comparei com o título da música, percebendo a pequena, porém vital diferença entre eles.

    2. Eu senti necessidade de fazer esse comentário para que possíveis outras pessoas que no futuro estivessem lendo o meu comentário e vissem a tradução que é normalmente copiada de site em site (vulgo jogar no Google Translator), que a minha versão é diferente da usual, porque, pelo menos de acordo com meu limitado conhecimento de japonês, essa seria a tradução mais adequada.

    Possivelmente antes dela, nos vemos na próxima então, Anônimo-san. Jeguy Hope, Gundam, Deru!

    ResponderExcluir