-->

19 junho 2012

Acchi Kocchi - Anime Review


Mais um review de um anime que está quase acabando, faltando apenas 2 episódios, Acchi Kocchi é uma série leve e divertida que merece ser divulgada.
Edit (em 01/07): Leia sobre o Edit no final do post.
Ficha técnica
Título da série: Acchi Kocchi
Gênero: Comédia, Romance, School Life, Slice of Life
Número de episódios: 12
Estúdio: AIC

Aberturas e Encerramentos
OP: Acchi de Kocchi de (あっちでこっちで) - Acchi⇔Kocchi
(A abertura é cantada pelos dubladores dos personagens principais, mais detalhes a seguir)
ED: Te o Gyuushite ne (手をギュしてね) - Rumi Ookubo

Acchi Kocchi trata da vida diária de seus 5 protagonistas, todos os quais serão detalhados abaixo, dando foco especial para a relação pseudo-amorosa dos personagens Tsumiki Miniwa e Io Otonashi. A série conta com ótimas cenas de humor e um certo grau de fofura (entandam por isso momentos bonitinhos e moe entre esses dois personagens que eu citei).

Como a série não possui uma história linear, e sim uma evolução do relacionamento entre Io e Tsumiki  (que são mais do que amigos, porém menos que namorados)  ao longo de episódios com histórias separadas, explicarei mais sobre os detalhes da série diretamente na descrição dos personagens.

Personagens
O anime conta com 5 personagens principais, que são grandes amigos e frequentam a mesma escola. Com exceção de Hime Haruno, que é a personagem mais normal da série, os outros protagonistas por vezes apresentam  habilidades e poderes sobrehumanos, o que reforça o humor da série com situações exageradas.


Tsumiki Miniwa

Juntamente com Io, ela é a protagonista de maior foco da série. Tsumiki gosta de Io, e aparentemente ele é o único que não sabe disso, motivo pelo qual seus amigos a provocam constantemente, dando indiretas para Io na frente dele de que Tsumiki gosta dele. Tsumiki tem uma personalidade tímida e reservada; por vezes um pouco fria, porém é extremamente possessiva e ciumenta de Io, e se irrita facilmente quando provocada. Apesar de ser pequena (ela é a mais baixa do grupo) ela é extremamente forte exibindo incrível força em certos momentos. Miniwa é constantemente associada com gatos, sendo exibida com orelhas de gato e uma cauda constantemente, principalmente em cenas onde ela se envergonha ou apresenta fortes emoções.
Tsumiki envergonhada.
Io Otonashi
Pessoa de quem Tsumiki gosta, e o único que não sabe desse fato (aparentemente...). Io é uma pessoa caracteristicamente calma, ele é charmoso e é extremamente suave com a mulheres, conseguindo fazer o coração de qualquer garota bater mais rápido (o que nessa série se traduz em sangramentos nasais das garotas, veja imagem abaixo) , fazendo uso das palavras certas . Io é bastante afetuoso com Tsumiki e se importa muito com ela e com seus sentimentos, entretanto não é claro se ele sabe que ela gosta dele; embora muitas de suas ações levem aqueles que assistem a série a pensar que ele sabe. 
Um dos muitos carinhos de Io em Tsumiki
Assim como Tsumiki, Io é extremamente inteligente e habilidoso, tendo a habilidade característica de poder girar uma caneta muito rápido com sua mão (superhumanamente rápido). Io também possui um incrível poder atrativo sobre animais, sejam gatos que o cercam ou até peixinhos dourados que pulam por conta própria para a sua rede de captura em festivais (estou me refereindo ao jogo de pegar peixinhos-dourados, característico de festivais japoneses).
Io e Sakaki numa entrevista da rádio da escola
Mayoi Katase

Personagem com ar de cientista maluca, Mayoi sempre veste um jaleco branco. Ela é capaz de consertar qualquer coisa e de criar invenções dignas de cientista maluco de primeira ordem. Mayoi constantemente dá indiretas para Io (ou tenta dar, vez que na maioria das vezes é interrompida por Miniwa) de que Tsumiki gosta dele, recebendo ataques físicos desta última como resposta (vejam abaixo). Com uma  personalidade travessa e dissimulada, Mayoi gosta de pregar peças e fazer graça dos outros. Além disso, ela possui grande amizade com Sakaki Inui, o qual a ajuda e faz parte de muitos de seus esquemas.

Critical Hit!
Sakaki Inui

Melhor amigo de Io e parceiro de crime de Mayoi, Sakaki possui uma personalidade animada e jocosa, o que talvez explique porque ele se dá tão bem com Mayoi. Possuidor de um espírito competitivo, ele constantemente desafia Io, geralmente os dois estando no mesmo nível de habilidade. Ele é um pouco azarado, tendo uma atração de projéteis de toda sorte para si (veja abaixo). Além disso, sua irmã possui um café no qual ele, Io e Hime trabalham de meio-período.
Critical Hit 2!
Hime Haruno
Última Intregante do grupo, Hime é possivelmente a pessoa mais normal da série, isso porque pode-se caracterizá-la como um ser humano normal. Diferentemente dos outros personagens, ela não possui nenhuma habilidade fora do normal, muito pelo contrário, ela é extremamente desastrada. 
Hime levando um tombo
Hime gosta de ver  como Io e Tsumiki se relacionam, tendo seu nariz sangrando nos momentos moe (vejam abaixo). Grande amiga dos outro 4 personagens acima, acaba sendo alvo de brincadeiras de Mayoi e de Sakaki por ser um pouco medrosa.

Reação de Hime a uma situação Moe
Outros Personagens
Falarei agora brevemente dos outros personagens que aparecenm na série, porém com menor destaque.

Outros colegas de classe do Grupo de io e Tsumiki
Estes três aparecem com certa frequência na série, nos episódios mais centrados no colégio frequentado pelos protagonistas. Eles todos possuem forças e habilidades superhumanas, assimo como Io, Tsumiki Sakaki e Mayoi.
Saki Sakimori
Kana Miyama
Kyouya Saibara
Hime e Kana correndo de Kyouya num jogo que mistura pega-pega com capture a bandeira. Reparem na cara de felicidade de Kana e na de terror absoluto de Hime.
Kikuyu Sakuragawa
A professora da classe de Io e Tsumiki, ela é inocente e desastrada (mais ainda do que Hime).



Miko Inui
Irmã mais velha de Sakaki, ela possui em café chamado Hatch-Potch no qual seu irmão, Io e Hime trabalham de meio-período.
Comentários Finais
Acchi Kocchi é uma ótima série, ela possui momentos ora hilários e ora muito bonitinhos, e as vezes até bem românticos. A série como um todo é bem animada, a abertura da série, que é cantada pelo elenco principal de dubladores, reflete bem o tom leve e divertido do anime. Em relação ao visual do anime, ele possui uma ótima animação, com personagens e cenários bem detalhados e distintos.  
Outro dos muitos agrados que Io faz em Tsumiki

Com dois episódios restantes para o fim da série (espero que hajam mais temporadas no futuro), ficaria muito satisfeito se os roteiristas fizerem um final onde Tsumiki e Io ficam juntos (vulgo, namorem). Entretanto, a triste realidade com esse tipo de gênero (romance misturado com comédia), é que o final das séries geralmente é deixado em aberto, o que seria uma pena se for isso o que acontecer com Acchi Kocchi; neste caso, não ocorreria nenhum real avanço na relação entre Io e Tsumiki, mantendo o Status Quo da série.
Em se tratando de romances, não só para animes, mas também para séries(não filmes) ocidentais, os roteiristas quase sempre ficam receiosos em engajar seus personagens em relacionamentos amorosos; o que é uma pena, porque é possível se extrair muito desses relacionamentos de namoro entre personagens. Ficaria muito feliz se houvesse uma segunda temporada de Acchi Kocchi no qual Io e Tsumiki estivessem namorando, as possibilidades de cenas moe e de comédia seriam infinitas.
Por fim, recomendo este anime para aqueles que gostam de comédias e/ou de romances leves e para qualquer um que ficou interessado pelo review.

Aqui termina o Post,
até a próxima!


Edit em 01/07: *Spoiler Alert*
Bem, após ter visto o episódio 12, último da temporada/série, o meu medo se tornou realidade. Infelizmente, Acchi Kocchi foi mais uma série que terminou com a relação entre os seus personagens principais em aberto, Io e Tsumiki apenas tiveram uma cena final bonitinha onde Io presenteia Miniwa com doces do White Day - equivalente ao dia dos namorados no Japão, só que para os homens. Neste dias são eles que presenteiam as meninas, sendo que elas dão chocolates ao meninos no Dia dos Namorados - seguido de carinhos na cabeça de Tsumiki. Só isso e nada mais; após o grande avanço emocional de Io no penúltimo episódio eu estava esperando mais do que o mesmo status quo de sempre. Não me entendam mal, o episódio em si não foi ruim; mas não chegou a ser um episódio digno de um final de temporada, acabou sendo apenas mais do mesmo. Pobre Tsumiki, espero que um dia o Io faça algum avanço real sobre ela, para que a dinâmica do anime possa evoluir para algo ainda mais divertido.

Overdose de charme de Io em Tsumiki e Hime

6 comentários:

  1. Como estás Dan-sama?!


    §(PT1)
    Devido a "Seu HTML não pode ser aceito: Deve ter no máximo 4.096 caracteres"...Tá ficando complicado acreditar que não é proposital. =]


    Mais outro review em progresso,hein Dan-sama..? ^_^ Por um instante,levando-se em conta o retrospecto nesse blog e se houvesse um revezamento semanal o próximo da fila
    seria Kico7[pois também parece com um dos gostos dele],entretanto não é só para pontuar essa similaridade eventual que tô aqui.Então... vamos a outros "pormenores"... =)

    Começando pelos personagens relatados,"deduz-se" deles que... =
    - Tsumiki Miniwa : É uma tsundere que diferente do habitual,a personalidade dominante é a fofa,ainda que perca as estibeiras com facilidade.Talvez até possa ser dada uma
    definição dum subtipo de "-dere" para este caso,mas acho difícil.O que é certo é que sua atitude reservada lembra a de um gato,assim como a possessividade sobre uma residência - o que no caso está mais para pessoas-.
    De qualquer maneira,'a gatinha de força sobre-humana' é um 'candidata a bulllying' que não é daquelas que atraem sorte como o gato da popular lenda japonesa,porém atrai diversão a todos que pegam no pé dela e a constragem;no entanto se preparem que pode ter consequências 'mais sérias' do que a vergonhinha do gif...

    - Io Otonashi : Com um ocúlos de intelectual feitos sob medida a ele(Encaixe sem lentes mesmo com partes faltando ;P) o protagonista masculino pode ter mais poderes do que girar a caneta em 'supervelocidade',atrair felinos{Entendeu o motivo de sua atração por ele,Tsumiki Miniwa..?} e peixinhos numa ocasião específica.A maioria desses poderes não soa muito útil,contudo o carisma e popularidade escolar com as meninas é/deve ser o mais chamativo.
    * Notas:
    1_ Com toda essa inteligência,e o trato de gentleman com as mocinhas ele já deve ter notado da afeição de Tsumiki Miniwa por ele há tempos.
    2_ Em "Um dos muitos carinhos de Io em Tsumiki", Lo está a um passo de dar a Miniwa uma bola de lã para brincar em troca dessa de voleibol.

    - Mayoi Katase : Nela está bem acentuada a ausência/encobrimento quase total do nariz presente em situações normais.Alem disso,visual e naturalmente ela remete a um gato(a)[mais ou tão quanto Tsumiki Miniwa] com esse formato de boca e esses 'trocinhos' na cabeça lembrando orelhas.No entanto,bem que essa versão mais cômica e feminina do Profº Pardal poderia criar algo que lhe possibilite concluir as "indiretas bem diretas" a Lo...E é claro,uma armadura ou coisa assim para se proteger dos "CRITICALs HITs" de Tsumiki,pois depois daquele
    ataque é só Tsumiki Miniwa finalizá-la com um combo terminado em Special. :P

    - Sakaki Inui : Esse aí deve ficar de vários tipos de competições com Lo,devido à sua perigosa e dolorosa "atração magnética".O cara é tipo um 'TROLL que dá a sorte de também
    ser trollado pelo destino de uma forma bem estranha'.Obs.: Na última imagem dele foi um FATALITY!

    - Hime Haruno : Essa manobra KAMIKAZE involutária e com pausa dramática de Hime Haruno também é tipo sobrehumana[sem ser "tipo NET."].Vide também a reação de incredulidade de
    Mayoi Katase e Io Otonashi vendo o baque dela.
    Quanto ao medo dela,com todo este atrapalhamento de quem ela é dona,quem é que não seria medroso(a) ..? O.o


    Valeu..!E até a segunda parte em seguida.

    ResponderExcluir
  2. Como estás Dan-sama?!(Again)


    §(PT2)
    ¨ Outros:
    - Kyouya Saibara,Kana Miyama e Hime Haruno : Nesta cena do corredor,todo esse medo/humor dá todo aquele clima de terror/comédia das lendas urbanas de assombrações & maldições atribuídas à escolas japonesas.'Pernas pra que te quero!!!'
    - Kikuyu Sakuragawa : Ela deve ter um parentesco capilar com Ika Musume{http://studiomugenjohncel.files.wordpress.com/2010/11/ika_musume_011.jpg},a menina lula.E ela também necessita de um seguro de vida e etc.[Se é que as seguradoras a aceitariam. o.O]
    - Miko Inui : Dona dum café que pode ser concorrente ao restaurante familiar de "Working!!(ou Wagnaria!! num título alernativo em inglês)".E ainda pode ser uma impressão,todavia esse riso de lado dela faz suspeitar que a jocosidade é coisa de família,ainda que ela goste menos de "trollar" do que o sacana do Sakaki Inui.

    # Sobre a trilha sonora(OP/ED) =
    _ OP: Representa a contagem do cotidiano cheio de eventos rotineiros e divertidos -exceto,para Tsumiki Miniwa pela indefinição romântica-.Traça-se ainda um paralelo com a
    interação entre os componentes da história com os do jogo tipo Pinball,interação essa simbolizada pela bolinha rebatida que remete a ideias/sentimentos e que no fim quem sabe não tome outra forma tal como a bolha de sabão que estoura e 'se liberta'.
    E o ritmo se apresenta num acelerado(a maior parte do tempo) dueto infantil de pop romântico
    estilo 'IDOLS.'
    _ Ed : Em suas 'regulares poses',os personagens por meio de figures/'gifs em botons etc' tem suas personalidades/situações passadas demonstradas por meio de poucas expressões e animações.Já a melodia,é cantada suavizadamente pela metade terna e fofa de Tsumiki Miniwa ao som de um pop com intervenções instrumentais bem vindas ao contexto musical.


    # Sobre o anime =
    ´ Possui certos elementos que podem fazer diferença no resultado final:
    1 Um brilho ofuscante,onde tudo é retratado extremamente luminoso.Do jeito que gosta Dan-Sama! XD
    2 Paleta de cores variadas,levando-se em conta ainda os tons dum tipo de cor.Exs: Roxos,azuis,rosas,verdes,amarelos,entre outros.
    3 Habilidades e temática que possibilitam os danos{físico e psicologicamente} ocorridos com eles não serem "permanentes" e deixar ao espectador mais solto para rir deles se dando mal.Enfim,uma liberdade do enredo em não se levar tão a sério,brincando com estereótipos e esta tal polêmica dele,Lo,saber ou não dos sentimento s de seu par.Presumo que a experiência de assistir esse anime passe voando,de acordo com a "leveza" que exaltou.
    ´ De outro lado,a inerência presentes em (sub-)gêneros como o Moe,a comédia romântica e demais,podem ser fatores em arriscar assistí-los pela carga em si que eles carregam.

    # Quanto a postagem,realçou a vivacidade como um todo denotada pela história,como por exemplo: as imagens que mesmo estáticas parecem estar em ação.E também deu uma descrição extensa/publicitária não-KAWAII(tendenciosamente infantilóide etc),apesar da presença forte do Moe na animação.No entanto,recorreu da apresentação geral do post ficar[ao meu ver] mais comprimida do que o suficiente,assim como a legenda em tamanho subtraído que seria um exemplo neste mesmo aspecto.
    _ Avaliação Final: Tange ao "Muito Bom!"

    ??? =>
    ?1 O gênero Aventura e Drama também não se encaixa entre todos esses..?
    ?2 Na conclusão do review poderia desenvolver se entre tantos conflitos é um desafio não torcer(a favor ou contra) de alguns deles,tais como pela introspectiva e zoada{entenda-se bullying} tsundere,ou por uma sorte melhor a Kikuyu Sakuragawa e Hime Haruno "etcetera".


    Valeu..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Anônimo-san! Seu comentário possui uma boa reflexão sobre os elementos da série, alguns comentários sobre o que vc escreveu:
      1) Realmente até se poderia classificar Acchi Kocchi como um anime de Ação e Drama, acabei classificando ele apenas sobre os gêneros mais explícitos para mim.
      2)Depois de assistir o episódio 11, ontem, Acho que o Io não chegou a perceber que Tsumiki gostava dele (mais no sentido de amar), e apenas que ela era afeituosa por ele. Isso porque nesse episódio *spoilers a seguir* ele realmente parece ter uma forte reação ao sentimentos que Miniwa demonstra por ele; acho que ele finalmente percebeu que gosta dela(ou começou a gostar, pelo menos).
      3) Boa Observação no revezamento de Posts, Aqui no Blog tentamos sempre revezar os posts entre eu, o Jeguy-hope e o Kico7, mas isso nem sempre é possível, então um dos trÊs cobre o outro quando este não pode postar (entenda por isso quando esta pessoa está com a agenda de obrigações acadÊmicas muito cheia).
      Flw

      Excluir
  3. Como estás Dan-sama?!


    E lá vai eu lendo rapidamente("devorando" ;]) o que foi escrito no Edit de primeiro de Julho,assim como fiz no anterior em Vinte e oito de Junho.Porém fui mais descuidado e nem me toquei do *Spoiler Alert*,achando que fosse mais uma outra "simples" informação nova como a uma alteração técnica como a mudança da quantidade de episódios,tal como ocorreu com Polar Bear Cafe(ou Shirokuma Cafe,que é a forma conhecida/falada no Japão).Então já percebeu -assim como percebi ao ler o adendo num tapa- que era a principal revelação do final da série.*Aqui estão algumas representações das reações ao me dar conta do ocorrido: OPS! Acabou? =| o.O Mas no fim me conformei com o deslize e estou a pensar que mesmo sabendo o destino final -como muitas vezes ocorrreu- o processo todo é importante e gratificante,en-fim...

    * Parágrafo de Spoilers sobre 'Edit em 01/07: *Spoiler Alert*': *
    A abertura iniciada na relação do 'casal quase formado' continuou com aquela abertura,não é..?Também permaneceu com o mesmo feeling romântico,mas o passo seguinte ainda não foi bem dado.E pelo que li,há várias vertentes nesses simbólicos atos para o Barentain Dee(Valentine's Day) com o chocolate:
    1-Giri-choko => Para os que se tem intimidade e relação amigável/amistosa.Representa afeto, amizade,admiração e agradecimento.Também vale para colegas de classe(Se as coisas não avançarem,#ficaadica Tsumiki XD)
    2-Tomo-choko => Aos amigos MUITO CHEGADOS.[ Esse aqui é o meio termo,e se não foi mais expressa a declaração...já pode estar estragando a amizade. ;| ]
    3-Honmei-choko => Representa declaração 'velada' de amor.Será este o dado de acordo com os últimos capítulos..?

    E no frigir dos ovos,terminou com um recurso do tipo "Cliffhanger -'à beira do precipício' ou então 'à beira do abismo'",nesse sentido "souberam a hora de parar".E quem quiser saber se vão requentar o prato ou preparar com a adição de mais 'pimenta' nessa história vai ter que torcer por outra temporada... ou rever de alguma forma os acontecimentos que os principais gêneros atuantes nesse anime {segundo ti:Comédia,Romance,School Life,Slice of Life} mantiveram a disposição."Suposições e sutilezas num paradoxo com situações NADA NORMAIS."

    * Fim do Parágrafo de Spoilers sobre 'Edit em 01/07: *Spoiler Alert*': *

    Quanto ao 'Edit',a não-indicação de Spoilers no mesmo meio que pode induzir a um relaxamento antes de ler o trecho que fecha o "Review em progresso".No mais,foi um conciso fechamento do post em relação aos fatos e impactos emocionais -bons ou nem tantos- que causariam no espectador.

    P.S.: Nem esperava["desabafar"] escrever tanto,porém se não encheu em demasia "Enjoy!"


    Valeu..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Anônimo-san! Infelizmente, nenhum chocolate naquele episódio foi Honmei, pelo menos não de forma declarada, foram todos Giri(não românticos, de amigo para amigo). O Edit acabou servindo para fechar o review, já que a primeira temporada acabou. Espero que haja mais uma temporada e que nela os dois possam acabar juntos.
      Que os Otakus se revoltem contra os autores para que se inicie a grande era dos namoros nos animes!
      Flw

      Excluir
  4. Sinceramente que eu acho impossível um anime tão legal não ter uma continuação,mas seria bacana se finalmente o Iorque pudesse ver o quanto a Tsumiki e apaixonado por ele,mas para as demais meninas e bem difícil resistir a um dos ataques sentimentais do Io,quem for contra a possibilidade de se fazer uma segunda temporada então não sabe o que está perdendo

    ResponderExcluir