-->

04 março 2014

Rádio do Jeguy Hope (#10)


Olá a todos. Sou eu, Jeguy Hope, e estou aqui para a mais nova edição da "Rádio do Jeguy Hope"!

Primeiramente, explicações:

1. Semana passsada sem post. - Lembram que foi mencionado que possivelmente teríamos semanas sem post? Então. Era para que a minha pessoa tivesse postado semana passada, mas eu tive vários contratempos e prazos iminentes para cumprir, e eu teria postado só na Sexta-feira. Achei melhor deixar sem post mesmo e focar no post dessa semana.

2. Posts sem regularidade no dia de postagem. - Como estamos com uma mão de obra gravemente afetada pela saída do Kico7, falei para o Dan-sama para não se preocupar tanto em fazer o post sair no domingo (E convenhamos, os posts dele nunca saem no domingo, então não é muita diferença do que estava acontecendo até agora). Porém, se possível, tentar postar antes da Quinta seria legal. Eu também devo atrasar para Segunda ou Terça o post caso esteja muito sobrecarregado.

3. Post de Montagem de Gunpla? - Meu planejamento realmente era montar o Gunpla durante esse feriado. Porém, ontem eu fui avisado por e-mail que teria um relatório para entregar pra hoje, e não tinha absolutamente nada preparado. Precisei correr ontem e hoje, e realmente não deu tempo de montar o Gunpla (Usei sábado e domingo para descansar, afinal, blogueiro também é gente). Se der tempo amanhã, talvez eu monto e posto sobre ele em alguma outra semana.

4. E "Jeguy Hope Joga"? - Com a saída de Kico7, o planejamento de posts ficou todo bagunçado, e como esse tipo de post demanda uma atenção e tempo grandes, não tenho conseguido tempo para fazer posts desse tipo. Além de precisar aprender a usar a ferramenta "Spoiler" que nós até temos, mas para usá-la, precisamos abrir o post em forma de código HTML mesmo e programar em HTML para que a tal ferramenta seja implementada. Enfim, preciso refazer todo o planejamento de posts e aprender a usar essa ferramenta. Até lá, não devemos ter posts dessa série.

Bem, dadas as explicações, vamos ao que interessa, o assunto do post. Teremos hoje uma edição dos 8-bits. Meus leitores já devem saber o meu apreço por esse tipo de músicas, devido a esse post. (Diga-se de passagem, eu até queria trocar os links, mas algumas das versões originais e as versões 8-bit não são tão fáceis de achar) Alguns de vocês vão reparar que todos os vídeos com versões em 8-bit de hoje são do mesmo canal. Eu achei esse canal enquanto navegava pelas águas turbulentas do Youtube, repletas de muita coisa estranha, e achei muito legal o trabalho dessa pessoa. Link ao canal desse youtuber: Aqui.

Acho que o modo como eu falei já deixa claro, mas eu não tenho direito a nenhum desses vídeos. Todos os direitos são reservados aos respectivos autores.

Portanto, hoje o post será dividido em duas partes: Versões Originais e as Versões em 8-bit. Excepcionalmente hoje, não teremos nenhuma música de Gundam, e sim de outros animes de Mecha. Tenho certeza que em algumas (Provável que sejam as músicas de 1 a 4) vocês lembrarão desse post. Vamos então ao que interessa:

Versões Originais:

Música "Mazinger Z", a Opening 1 do anime "Mazinger Z". É uma música animada, cujas lyrics estão repletas de termos conhecidos do anime.

Música "Uchuu no Ouja! Godmars", a Opening 1 do anime "Rokushin Gattai Godmars". Uma excelente música, que eu acho excelente, e eu considero ela uma das poucas músicas de animes que independente de terem passado 30 anos ou não desde sua composição, ainda sim consegue animar e agradar quem ouve.

Música "Honoo no Sadame", a Opening 1 do anime "Armored Trooper VOTOMS". Não posso falar muito do anime em si por ainda não ter o visto, mas gosto da música. Para quem não leu o post onde ela já apareceu, sim, essa versão é remasterizada.

Música "Macross", a Opening 1 do anime "Choujikuu Yousai Macross". Pessoalmente eu gostei bastante dela, e acho ela melhor que muita música de animes atuais. Assim como a música acima dessa, essa versão também é remasterizada.

Música "Totsugeki Love Heart", Insert Song do anime "Macross 7". Eu admito que ainda não vi esse anime, e um dos meus primeiros contatos direto com ele foi no jogo "Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Saisei-hen". É uma das muitas músicas que a banda Fire Bomber toca, e também é uma das mais conhecidas.

Música "Triangular", a Opening 1 do anime "Macross Frontier". Essa versão é a "Fight on Stage", ou a que temos as seiyuus da Sheryl Nome e Ranka Lee cantando, em vez da cantora da versão normal, Megumi Nakajima. Escolhi essa versão por causa de preferência pessoal. Caso queiram ver a versão original: Aqui.

Música "Heats", a Opening 1 do anime "Shin (Change!!) Getter Robo: World's Last Day" (Também conhecido como Getter Robo Armageddon). Esse anime foi produzido mais recentemente, então temos umas imagens um pouco melhores, mas o estilo de desenho foi mantido parecido com o do original, para causar uma nostalgia em quem viu os animes mais antigos da série Getter Robo.

Música "Zankoku na Tenshi no Thesis", a Opening 1 do anime "Neon Genesis Evangelion". Para variar um pouco, temos também a versão tocada numa buzina de bicicleta: Aqui. Curiosamente, eu gostei MUITO dessa versão, e se vocês entendem inglês, verão que os melhores comentários também são muito bons.

Música "Sousei no Aquarion", a Opening 1 do anime "Sousei no Aquarion". Quando eu vi esse anime, essa foi uma música que grudou na minha cabeça e não soltou por vários dias. Gosto bastante das músicas desse anime, principalmente as openings.

Música "Sorairo Days", a Opening 1 do anime "Tengen Toppa Gurren Lagann". Essa é a versão original, mas temos também duas outras versões: a versão de Masaaki Endoh, conhecido cantor de algumas músicas dos animes shounens, que é esta aqui, e a versão Tengen Toppa dessa música, feita pela mesma cantora, que na minha opinião é ainda melhor: essa aqui.

Acho que essa parte dispensa comentários, já que as músicas são essencialmente a mesma coisa que as anteriores, a única diferença é que umas são em 8-bit e as outras são em formatos mais atuais. Eu coloquei exatamente na mesma ordem das músicas acima, mas como sei que temos leitores com mais pressa, identifico cada uma individualmente de novo. Agora, as Versões em 8-bit:

Música "Mazinger Z", a Opening 1 do anime "Mazinger Z" em versão 8-bit.

Música "Uchuu no Ouja! Godmars", a Opening 1 do anime "Rokushin Gattai Godmars" em versão 8-bit

Música "Honoo no Sadame", a Opening 1 do anime "Armored Trooper VOTOMS" em versão 8-bit.

Música "Macross", a Opening 1 do anime "Choujikuu Yousai Macross" em versão 8-bit.


Música "Totsugeki Love Heart", Insert Song do anime "Macross 7" em versão 8-bit.


Música "Triangular", a Opening 1 do anime "Macross Frontier" em versão 8-bit.


Música "Heats", a Opening 1 do anime "Shin (Change!!) Getter Robo: World's Last Day" em versão 8-bit.


Música "Zankoku na Tenshi no Thesis", a Opening 1 do anime "Neon Genesis Evangelion" em versão 8-bit.


Música "Sousei no Aquarion", a Opening 1 do anime "Sousei no Aquarion" em versão 8-bit.


Música "Sorairo Days", a Opening 1 do anime "Tengen Toppa Gurren Lagann" em versão 8-bit.


Comparem as duas versões e digam: A adaptação para 8-bits ficou boa ou não? Pessoalmente eu achei que a grande maioria ficou muito boa, mas vamos ver o que vocês acharam delas.

E aqui acaba meu post. Podem esperar que teremos sim que eventualmente farei mais um post da série "Rádio do Jeguy Hope", mas dessa vez, repleto de músicas de Gundam. Hoje resolvi fazer apenas das séries de Mecha que não fossem Gundam porque mandaram um e-mail pra mim pedindo para colocar mais músicas de outras séries que não Gundam. Está feito.

EDIT: Quase esqueço... Como ele foi colocado recentemente ao canal oficial da Namco Bandai Games, coloquei o vídeo do PV2 de "Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen" no post sobre o PV1 desse mesmo jogo. A quem interessar, por favor voltar àquele post para ver o PV2.

Até a próxima então.

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

3 comentários:

  1. 5=-] Jeguy Hope!


    Music: http://www.youtube.com/watch?v=X7IoLX90W-Q&hd=1 O áudio dessa versão em falsete e da mesma pessoa(que ama essa canção) está mais audível.É de um Mecha que aparece no jogo que vem falando,você deve gostar e ter lembranças,presumo eu.

    EM matéria de explicações:
    (1 NÃo se mortifique,também era Carnaval,a data sem data certa. ;p
    (2 REdefinir o dia de postagem ainda pode ser uma boa,contudo entre vocês é mais produtivo que esteja claro ou "pode virar bagunça 'dentro de casa'". ;)
    (3 COmo disse,"era Carnaval",entretanto se continuar a prometer tanto a si mesmo e furar,vai acabar se frustrando. =|
    (4 CAso abra em HTML e fique brincando e explorando possibilidades apenas por diversão,possivelmente uma hora essa ferramenta vá ficando menos onerosa.
    E Então;desconfiei ser sempre vídeos de 8-bit porque "Studio Megaane" quase que muda só a cor+desenho do cartucho e o fundo simples.E sim,lembrei do post "18 agosto 2013 Rádio do Jeguy Hope (#6)",e como não..?Até da miniatura do vídeo. O_O

    VErsões Originais:
    *1-4("SPin-Offs" do que já falei)
    1)CAps Lock já avisa o que é termo do anime.Já viu como nessa época eles falam algumas sílabas como "exclamações"?
    2)O Cara faz uma "cacofonia" de "Go!" com GODU(God)" de God Mars,engraçadinho na letra.
    3)NEssas manobras é como um "snowboard de verão".O vídeo transpira nostalgia do personagem...
    4)A Incorporação exigiu assistir no YT,tava quase esquecendo o lance dos kamikazes,hein MAKUROSU. =(

    *5-10
    5)MUito "80's".Temi que qualquer hora ele dissesse "Makka na Chikai". :p
    6)UMa Insert Song(?),o duo mostra timbres semelhantes,entretanto ambas versões tem back vocal.Escolheste por detalhes...
    7)UM vídeo como este denota como o zoom das câmera dos Mechas antigos funcionam como pêndulo,vai... e volta...
    8)BArraram "Zabkoku...",só que é fácil de reachar.E na "versão buzina",C sabe que a chance de dar merd* é grande,tal como descer a ladeira com uma bike
    tão pequena para ele,isso não vai prestar... lol(Deveria dizer algo do tipo no canal do cara?? XD)
    9)A Letra e o ritmo se adaptariam a tantos gêneros...
    10) A introdução de todas são muito isso "youtube.com/watch?v=yK65RjdV5bk&hd=1",tire suas conclusões.E a versão 2,estudou na Escola Kageyama.Já a 2ª versão da mesma é "de rock menos poluído" etc.

    ** 8 bits:
    [1 PEla data,caberia juntar com a original.Deve ter um software pra isso. =)
    [2 "GO!Go!" mais "agudo" me estimulou a pensar "E se houvesse uma Female Version"??
    [3 SEm voz ou vídeo pode dar pra se focar mais no ritmo retrô dos 2.
    [4 NO caso me soou como versão mais a parte da original,e não é necessariamente ruim isso.
    [5 PAra ser mais fiel,levantaria o volume nas partes VIBRANTES.
    [6 OS vocais eram marcantes na original,maior distanciamento exigido.
    [7 INteressante,uma das mais fáceis de reidentificar.
    [8 MAis rápida(??)."Teses e mais teses/versões sobre a crueldade dos anjos",se me fiz entender
    [9 VIrou RPG ou já era RPG? ;)
    [10 NÃo sei se ia ser tão descolados nessa roupagem,na infância ou rememorando esta,talvez...

    AO post:
    NÃo repetiu/repetimos a descrição das mesmas músicas,pode verificar(Verifiquei após escrever).Isto é;não foi uma xerox simples. O-O "Ponto pra gente!" =)
    Reaproveitar/reassociar assuntos já tratados é uma característica que expande as aplicações dos próprios conhecimentos,é uma das facetas dos blogueiros/blogueiras(as) mais aptos;espero que tenha feito também nesse intento,mas se não,pense nisso,pois as crises de falta de criatividade se ausentam."MUITO BOM!",
    pela iniciativa.
    *NOta: "Choujikuu Yousai Macross",OP1 de e 4ª da "repostagem",está em "Rádio do Jeguy Hope #8",não na "#6".


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabibito-san. Depois de muita demora, finalmente tive tempo e lembrei de responder esse comentário.

      Sobre a música, eu vi sim o filme 3.33, mas como fazia tempo, nem lembrava direto dessa música. Fora isso, foi um fandub bom para os padrões de fandubs brasileiros. Pessoalmente, como já deve ter dado para reparar, eu não sou fan de fandubs, a menos que a pessoa realmente tenha a voz para fazer uma interpretação pelo menos parecida em tom da música original.

      Sobre as músicas originais:

      1. Essas lyrics tem vários erros, mas como elas davam uma ideia geral de como é a música, e é um dos poucos vídeos com essa música sem distorções, peguei esse vídeo mesmo. E sim, nessa época acontecia mesmo em músicas de animes de Super Robot, de algumas sílabas serem faladas como "exclamações".

      2. Como já disse no post, é uma música que apesar de ter sido composta há mais de 30 anos atrás, ainda consegue animar o coração dos fans mais atuais de Mechas. Kico7 que o diga. Sim, tem essa cacofonia entre "Go" e "God" na música. É um fator que deixa a composição um pouco mais interessante aos ouvidos.

      3. O Scopedog tem sim algo parecido com as "rodas" que os Knightmares tem, dando a ele um movimento que faz ele parecer estar deslizando no chão. Esse vídeo tem várias das melhores cenas/situações de batalha do protagonista, Chirico Cuvie.

      4. Por vezes, o vídeo só pode ser assistido mesmo no Youtube. Tivemos sim algumas situações no anime no qual foi necessária sim uma estratégia mais kamikaze, eram batalhas mais brutais dos que os Macross mais atuais.

      5. É uma música certamente mais anos 80. Note que "Makka na Chikai" é a música do anime "Busou Renkin", do ano de 2006, apesar da música remeter um pouco ao estilo de Super Robot, e esse tipo de coisa.

      6. Como já disse, eu gostei bem mais dessa versão, e foi por isso mesmo que essa versão foi escolhida. Pessoalmente, eu acho a versão original um pouco sem graça, e aprecio as pequenas, porém relevantes, alterações nas lyrics para refletir o dueto.

      7. Apesar de ser uma série feita mais recentemente (OVAs de 2004), eles preferiram manter certos detalhes, como o do zoom, parecido com o do original, para valorizar os fans mais antigos.

      8. Vídeos sendo retirados já se tornou algo bem comum no Youtube dos tempos atuais. A versão de buzina é genial, gostei demais dela. Talvez sim, tem várias outras pessoas fazendo piadas de outras coisas, por que não?

      9. A letra eu não sei, tem vários elementos do anime, claramente refletidos nas lyrics (Amor de 12000 anos atrás, é o maior deles (Referência à história do Aquarion)). O ritmo por outro lado, se encaixa com vários gêneros de anime.

      10. Bem, há uma certa semelhança entre a introdução das músicas e a música "Tonight Tonight Tonight" de Bleach. Masaaki Endoh faz várias reinterpretações de outras músicas, não só de animes de Mecha. Se você procurar no Youtube, é capaz de achar. Se ficou bom ou não, cabe a você decidir. A versão Tengen Toppa da música Sorairo Days, como eu já disse, é a minha favorita, talvez por incluir também uma parte legal de outra música da mesma cantora, que também aparece nesse anime, a música "Happily Ever After".

      Como não tenho caracteres suficientes para falar tudo em um só comentário, divido aqui o comentário.

      Excluir
    2. Continuando, agora sobre as músicas de 8-bit:

      1. Software tem, mas sincronizar as duas músicas, garantir mesmo volume e manter/melhorar a qualidade de som são algumas das dores de cabeça de unir duas músicas de modo decente.

      2. Não sei, é uma ideia interessante, mas se não tiver um entusiasmo no nível do cantor original da música, ficará mais como uma ballad do que uma opening de anime.

      3. Realmente, a animação gráfica do vídeo da música original distrai bastante, e você acaba não prestando tanta atenção na música em si, mas mais nas animações.

      4. É um pouco diferente sim dos outros vídeos, talvez porque pela época em que esse anime saiu (1981), os primeiros jogos baseados nesse anime provavelmente deveriam ter as músicas em 8-bit. Talvez isso tenha afetado um pouco a composição.

      5. Inevitavelmente, em sua versão 8-bit, perde-se um pouco da intensidade, já que não temos mais o vocal contagiante do vocalista da Fire Bomber. A sugestão dada foi muito boa, dá pra recuperar um pouco da intensidade com essa alteração do volume em certas partes.

      6. Como provavelmente foi baseado na versão original, e não na versão "diferente" que eu escolhi para deixar mais acima no post, certamente que perdeu bastante na parte de vocal. Normalmente também quando os tons de voz são parecidos num dueto, sons em 8-bit tem dificuldade de fazer aparecer alguma diferença entre eles.

      7. Geralmente as músicas mais modernas tem muitos sons difíceis de serem reproduzidos devido às limitações do 8-bit, então músicas como essa (Estilo mais antigo, nas linhas um pouco das músicas do original) são mais facilmente adaptáveis para 8-bit, e consequentemente, o reconhecimento é mais fácil.

      8. Tem algumas partes que ficaram mais rápidas sim (Apesar de minha pessoa achar que o rítmo um pouco mais rápido ter até melhorado um pouco a música), enquanto outras continuaram na mesma velocidade. Ainda estou na espera por alguém resolver tocar essa música em outros instrumentos exóticos e diferentes.

      9. Eu concordo com uma das pessoas que comentou nesse vídeo, é uma música que realmente poderia ser uma BGM de um jogo, se eu não soubesse que era uma adaptação. Ficou muito bom.

      10. É um dos vídeos com mais reações exacerbadas nos comentários. Concordo com as pessoas que foi também uma adaptação muito boa.

      Sobre o post: Tive o cuidado de tentar falar sobre outros pontos nas músicas que foram postadas novamente. Retratar assuntos já tratados é algo que já fiz quando fiz o post de "Gênero de Mecha 2.0", e pretendo fazer uma versão 3.0 desse post, caso meu Top 10 e/ou pensamentos sobre o assunto tenham mudado o suficiente para necessitar uma reavaliação. Tenho pensado sim em tratar novamente de assuntos previamente tratados para que eu possa renovar minhas impressões, com os conhecimentos mais profundos e mais numerosos que ganhei com o tempo.

      Até a próxima então, Tabibito-san.

      Excluir