-->

01 julho 2013

Fim de temporada - Yahari ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru (TV) - OREGAIRU




- Título: Yahari ore no Seishun LOve COme Wa MAchigatteiru

- nº ep: 13

- Estúdio: Brains Base
- Direção: Yoshimura AI

Obs: Sinto muito a todos pela ficha técnica equivocada. Agradeço ao leitor Pedro VInicius por me alertar.

OP:

- YukiToki por Yanagi Nagi

ED:
Hello Alone (grato, Anonimo)

Temporada de primavera acabou, só alegria para todos, não? Espero que todos os otakus de plantão tenham apreciado as ótimas séries que saíram. Infelizmente eu estou em decadência na "carreira" (huh?) de otaku, então assisti só 3 séries nessa temporada, levando em conta que uma delas é da temporada anterior (Chihayafuru 2), as séries que assisti foram: Chihayafuru 2 (como dito há 5 palavras e alguns parenteses), Oreimo 2 (outra continuação) e Yahari ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru (ou oregairu para quem não quer pronunciar esse trava línguas que é o título do anime em questão).



Visto que esta foi a série que "sublinhei" e coloquei sob "negrito", é a que estará em questão. Não me entendam mal, todas as 3 séries que eu vi me agradaram muito, e na minha opinião foram MUITO BOAS.

Edit: Resenha de Oreimo feita. Leia Aqui

 Estava pensando em falar de todas ao mesmo tempo, mas após um curto debate com meu amigo Jeguy_Hope, decidi fazer uma resenha de cada vez, mesmo sabendo que só meu querido e fiel leitor anônimo, e alguns leitores provenientes do "Google imagens", as lerão. (caro Anônimo, saiba que o senhor foi uma ótima motivação para escrevermos nos últimos MUITOS meses)

Bem, vamos ao que importa. Escreverei à moda antiga agora (como fazia antigamente), por motivos não fortes o bastante para colocar no papel.


Enredo:



Baseado em uma Light Novel homônima, o anime gira em torno do Clube dos Voluntários e do protagonista (membro do clube), Hachiman Hikigaya.  O clube é liderado por Yukinoshita Yukino, que tem como objetivo ajudar pessoas perdidas e necessitadas (da escola, é claro). A história na verdade se inicia quando Hachiman entra no clube por ordens de sua professora, que acha que a convivência dele no clube pode faze-lo ser uma pessoa "normal", visto o jeito "diferente" de Hachiman ver o mundo.

A premissa do anime se baseia em duas palavras, "romance" e "juventude". Duas palavras lindas, grande parte dos jovens tem curiosidade e sonham com tudo sobre isso (Jovens e juventude... redundante), não parece maravilhoso viver um romance juvenil com aquela pessoa especial e magica? (Crepúsculo???) Pois bem, as duas palavras estão no título deste anime, o que esperar disso? NADA, afinal, o próprio título já diz que o Romance Juvenil em questão (Seishun Love Comedy) é errado, podre, falho, etc. Por que?


Personagens:

Hikigaya Hachiman
Comecemos pelo protagonista, pensem em todos os problemas juvenis relacionados a romance e mesmo amizades. Pois bem, ele já passou por tudo isso. Ele já teve (quase) aventuras amorosas que acabaram desastrosamente antes mesmo de começarem. Ele sabe o que é sofrer bullying em todos os sentidos (ser ignorado, mal tratado, motivo de piada da turma, etc). Qual o resultado disso? Nosso protagonista e herói, Hachiman Hikigaya.

Hachiman é fisicamente descrito como alguém sem muita presença (facilmente ignorável) e com olhos "podres" como descrito pela professora dele, é realmente notável a semelhança de seus olhos de animais(peixes) mortos. Qual seria a graça em ter um protagonista assim? Toda, Hachiman é um personagem quase único (não dou certeza, pois não sou um otaku com repertório suficiente ainda), seus monólogos secos e nada idealizados, somado com sua maneira nada altruísta e nada gentil de resolver as coisas o tornam um personagem diferente de qualquer mocinho "bonzinho" de comédias românticas convencionais.

No início, o anime sofreu fortes comparações com Haganai (da temporada anterior, para quem não lembra, leiam), devido à APARENTE "semelhança" entre Hachiman e Kodaka. Para quem não lembra, Kodaka era chamado de "delinquente", por isso não tinha amigos na escola, por isso se juntou ao clube da vizinhança. Mas, não demorou muito para notar que Hachiman  e Kodaka são pessoas totalmente diferentes. Os dois tem alguns fatores em comum, tal como a aparência que afasta pessoas e a falta de amigos, no entanto, Hachiman não quer amigos de "fachada", alias, ele não só sabe de sua condição solitária, como tem consciência que prefere isso a viver relações falsas.

Yukinoshita Yukino
E como toda boa "comédia romântica", uma heroína é necessária. Mas no caso não é uma, são duas. Primeiro a principal, Yukinoshita Yukino, uma garota semelhante (em muitos aspectos) a Hachiman, tirando o fato dela ser uma estudante exemplar. Como isso a torna parecida com ele? Pessoas exemplares e bonitas tendem a trazer olho gordo e pessoas falando por suas costas, e isso é exatamente o estilo de vida que Yukino se acostumou a levar. Ela é presidente do clube (onde só ela é membro) dos voluntários (Volunteers Club), onde ela oferece ajuda de todas as naturezas para colegas. Seus motivos não são dos mais nobres (assistam para descobrir), mas o que vale, no caso, é a atitude. Yukino possui uma personalidade direta e não tem medo em ser sincera quando reprova a atitude ou personalidade de certa pessoa.




A segunda heroína é Yuigahama Yui, descrita como Hachiman (sem intenção de elogiar) como uma "garota gentil", talvez ela seja, dos protagonistas, a que mais se assemelha a uma mocinha convencional. Ela é esforçada, feminina, gentil, etc. Yui é a primeira pessoa (vista no anime) a pedir ajuda ao clube dos voluntários, e depois disso, volta a visitá-los sempre, tanto que acaba virando membro do clube também. Por motivos desconhecidos ela tem o hábito de dar apelidos estranhos para as pessoas, por exemplo, ela chama Hachiman de "Hiki" (de HIKIgaya).

Hayama Hayato
O mais incrível de tudo, é que há um "mocinho" "bonzinho" em oregairu, é uma "pena" que ele não é o protagonista, e sim, um secundário, mas um secundário que eu não poderia deixar de citar. O nome dele é Hayama Hayato. Ele lembra muito aqueles mocinhos de Shoujos, é gentil, inteligente, popular, ajuda a todos, sempre quer o melhor para o grupo, etc. Por vezes seu caminho cruza com o de Hachiman, e vemos o contraste entre os dois, em todos os aspectos, desde na aparência, até personalidade e ideais.

Há outros personagens memoráveis, como a irmãzinha de Hachiman, Komachi, que age seguindo os padrões ideais de irmãzinhas impostos pelos otakus ("Onii-chan"); Um jovem em Chuunibyou, Zaimokuza; Totsuka Saika, o famoso "garoto que parece garota", fonte de grandes piadas por ser o personagem mais "femininO" do elenco todo, causando fortes emoções em Hachiman. (Comentário parcial: Não citei a professora, pois não gosto muito da atitude "se não me ouvir, te bato" dela. Onizuka de GTO fazia isso, mas ela não chega nem aos pés dele)


Clichés sendo destruídos:




Oregairu (apelido do anime, para quem não lembra a essa altura do campeonato), cria um cenário ligeiramente romântico entre o trio principal, mas há algo que se destaca mais nele, a maneira como os clichés de comédias românticas são abordadas. Evitarei fazer citações para evitar spoilers, mas digo que é incrível. Todo episódio tem uma situação de comédia romântica (ou até de outros gêneros) apresentada, onde a solução "ideal" ("Vamos ajudar todos", "pelo bem da amizade", etc) é citada por alguém, mas retrucada por Hachiman como "inútil". Não que ele no fim não ajude as pessoas, mas ele sempre faz uso de métodos não convencionais e considerados por muitos "insensíveis" ou "horríveis", mas que no fim funcionam.

Para todo cliché, ele tem alguma crítica construtiva a fazer em seus monólogos. Até mesmo o cliché da irmãzinha ele cria uma crítica. Ou seja, aquilo que sua professora chamou de "personalidade podre" não passaria de alguém com experiência de vida o suficiente para compreender que o "ideal" nem sempre é "real" e /ou "prático". (O monólogo de encerramento do episódio 5 francamente foi genial)


Comentários soltos de minha pessoa:



Só uma curiosidade. O anime adaptou 6 volumes em 12 (o 13º é filler) episódios, algo incrível, levando em conta que animes em geral adaptam no máximo 4 Volumes de light novel (sendo que Nisemonogatari adaptou apenas DOIS volume em uma temporada).

Para quem gosta de Touyama Nao (dubladora de Yui), ela canta a ED do episódio 5, o mesmo episódio que tem o meu monólogo favorito. Encerrando com chave de ouro tal episódio.

Sua nota no MyAnimeList pelos fans foi de 8,11 (não que isso signifique algo).


Considerações:

Pode ser meio chocante esperar uma comédia romântica de Oregairu e se deparar com a maneira não muito "convencional" que o anime aborda as coisas "clichés" dos romances convencionais, mas isso é o que dá charme ao anime em questão e o torna único e ideal para diversos públicos. Recomendo-o para quem deseja um humor ligeiramente ácido e até mesmo um certo romance sútil.

36 comentários:

  1. Para mim, foi um dos animes top dessa temporada e do ano, nunca fui adepto a assistir animes com estilo piece of life, mas este conseguiu me agradar muito, principalmente os diálogos complexos entre Yukinon e Hiki, e o modo como este atua para solucionar os problemas é o que me atraiu, sendo 'curto e grosso' (eu diria: mode House on).
    Uma coisa que vi em seu post e que não sabia é que adaptaram 6 volumes, já que grande parte dos animes que agora acompanho a LN foram 2 capítulos, um dado curioso, pois condensaram muito, entretanto, sem deixar o espectador sem entender o que aconteceu, tal como date a live em que fiquei mais perdido que cego em tiroteio.
    Ah, estava quase me esquecendo eu achei seu blog hoje por meio do google imagens e.e.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HIki é um gênio, eu, em meu espírito fanboy digo isso com todas as forças, experiências de vida resultaram nos planos sem falhas dele (salvo o fato que ele se machuca nesses planos)

      Sim, eu fiquei sabendo da informação pelo MArtec do FOrum Mina Suki, Fiquei muito surpreso com a maneira como adaptaram tantos volumes.



      Grato pelo COmentário, e grato pelo google imagens que trouxe pela primeira vez um leitor real, hehe.

      Excluir
  2. cara tem 25 episodios? acho que nao todo lugar so tem 13 , mesmo assim eu gostaria de saber se vai ter outra temporada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JEsus amado, perdo-me, geralmente eu copio o padrão da ficha técnica de um outro post meu, só que dessa vez eu fiz as pressas e então acabei nem colocando direito, sim, foram 13 episódio, erro horrível de minha parte, sinto muio!

      Excluir
  3. yahari ore no seishun love come wa machigatteiru eh sem duvidas um dos melhores animes que ja vi ou vou ver, esse anime eh simplesmente PERFEITO, e TEM que ter segunda temporada, pois o ep final eh inconclusivo, e tanto Yui quanto Yukino aparentaram gostar do Hikigaya, por isso acho que deveria haver duas rotas no anime, uma para Yui e outra para Yukinoshita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compartilho de sua opinião, mas acho improvável que, tão cedo, haverá uma segunda tempoporada, visto que o anime é baseado em uma light novel de 7 volumes (até então lançados) e o anime conseguiu nesses 12 episódios adaptar 6 deles (recorde). Então teriamos que aguardar muitos volumes lançarem (e torcer para que as vendas do anime sejam altas).

      Grato pelo comentário

      Excluir
  4. EU nao acho que terá uma segunda! Pois eles nao deram nenhuma expectativa grande, acho que os japoneses nao gostaram.(eu gostei e queria uma segunda, pois tava esperando a aposta deles acabar ne, pra ver quem ganharia oque quiser do outro :/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como foram as vendas senhor Savioli, não sou tão aplicado quanto o Martec do Minna Suki. Mas acho que a segunda temporada é principalmente improvável pela falta de conteúdo para adaptar, afinal, só há um volume faltando para ser adaptado, e Visual Novels não são publicadas tão rapidamente.

      Grato pelo comentário

      Excluir
  5. xp Kico7!


    Aff!Temporada foi e nem fiquei a par de ...Mu Mu Hakusho,Cardcaptor Sakura Specials,por exs.E o título longo nipo-inglês é um trava língua msm. =].E após,parto também "à moda antiga(rs)":

    #Enredo
    O começo lembra a fera a domesticar de "Tonari no Kaibutsu-kun",um clube que ajuda a enturmar quem quer,de Boku wa Tomodachi ga Sukunai e o negativista da escola de Sayonara,Zetsubou sensei.Sendo que tudo junto,menospreza os romance sob a ótica feminina.Não é isso?E deve ser por isso que a fantasia funcionou tão bem(Crepúsculo e + fenômenos solares),mas pela cara cética/de aversão de Hiki,ele concorda com fervor(uaaaaaah!)
    #Personagens
    _ De Hikigaya Hachiman não se pode dizer que é inexperiente,um ex de apologia ao sofrimento(E você foi lá e o expôs. rs).
    "Olhos de peixe morto","caídos",não é (tão)raro de ver.As pessoas costumam resolver isso com maquiagem e atos exagerados,como arregalar os olhos.Diferente das descrições suas: Penso na indiferença,frieza e falta de tato que o me desenhou.
    _ Yukinoshita Yukino disfarce de CDF,porém sua popularidade e inveja que provoca,deduz outro status(acho).
    E no clube só dela,devem explicar porque não o fecham: sua utilidade,destrutividade,"imponência" etc,não?Sendo uma sincericida: ato altamente (im- ?)popular.
    _ Yuigahama Yui,"garota gentil",& Hiki: troca de gentilezas.
    Solícita,uma fofa,mocinha romântica.O bom é representar a convencional e eles podem,a princípio,formarem o casal brigão de comédia romântica.
    _ Hayama Hayato me lembra o designer de Yasunobu Hattori(i39.tinypic.com/2d0bfxy.jpg),considerando a época e personalidade.Porém: "é uma "pena" que ele não é o protagonista",queria outro tipo de anime?
    _ Komachi("irmã serviçal"),Totsuka Saika("tão bonito que parece uma garota[?]"),professora("conserto na marra").
    #Clichés sendo destruídos
    Oregairu pelo falado,é um transgressor sádico que recusa "finais forçados" ou situações difíceis que se resolvem se balancearem,e tomarem aquela decisão do amor ser o + importante,é por aí né?E ele reforça sua visão/lição de vida com uma poesia no monólogo,não?
    #Comentários soltos...
    Quer dizer que não tem 'encheção de linguiça',exceto pelo 13(filler).
    #Considerações
    Tem um filme de 2011,Namorados para sempre,cujo também é do tipo anti-comédia romântica.Com flash(-backs,-forwards) ele mostra a ascensão e queda do castelo de areia denominado amor.E para te deixar mais curioso(se o desconhece) do que tentar dar spoilers: youtube.com/watch?v=nqwkqd-2Zj8
    #Trilha...
    __ OP
    Tem tantas pessoas genéricas e unicoloridas,expressões padrões.A vida deles é um tédio até se encontrarem,contudo ninguém transpareceu fica meloso com o encontro ou a feliz e calmante canção.
    _ Sugestões:
    youtube.com/ (watch?v=Hw7iOMNfo-M OP legendado apenas em PT ; watch?v=iJka8HXNnA8 Com bordas e legendado em espanhol ; watch?v=Po5FV7IA54YHD-720p e legendado em língua estranha). E vimeo.com/63571099 Sem legendas.
    __ ED
    Parece que a colega de blogosfera,Roberta,categorizou essa como "Lixo" da temporada pelo ritmo das mudanças de imagens.Só que eu não vejo tanto assim,certas tonicidades fazem a figura mudar no que parece um dueto Pop,mas parece 'só' ser uma ex-vocalista do Supercell.
    # Lembrete:
    myanimelist.net/anime/18753/Yahari_Ore_no_Seishun_Love_Comedy_wa_Machigatteiru._OVA => 1 OVA ainda no ar,previsto para Sep 19,2013.

    #Ao post:
    Quantos alertas,lembretes e reedições se fizeram necessárias!Bom que lembrou de fazer e 'creditar'. ;] Vi ainda que arriscou mais em cores,sublinhados,mensagens contidas em imagens e o ceticismo de "Hiki" te levou em convenientes múltiplas direções e conexões.Nas "obs" tem que melhorar um pouco em como as colocar,penso.

    #P.S.
    "...saiba que o senhor foi uma ótima motivação para escrevermos nos últimos MUITOS meses" ?? <= fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/942197_508384855877267_1141507677_n.jpg


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De quais obs fala, caro Tabibito-san?

      Pois é ex-anonimo, nem vi a opinião da Roberta sobre o anime.

      Quis sintetizar o máximo o enredo sem colocar cliches, na verdade recebi ajuda do Jeguy para lembrar algo (como nas considerações finais)

      Acho legal que o anime apresenta o "convencional" das comédias românticas (Vulgo Yui e Hayato) e algo como o "funcional"/"prático" (Hiki).


      Grato pelo comentário

      Excluir
  6. Yahari ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru, foi um dos melhores animes dessa temporada não curto muitos animes no estilo
    slice of life, vi poucos desse gênero mais ele me prendeu em cada episodio ,só perde para Sakurasou No Pet Na Kanojo foi o melhor que eu vi na minha opinião.
    Queria uma 2 temporada dele, mais é impossível atualmente já que o anime, de 13 episódios adaptou 6 volumes da Light Novel ela só tem 7 atualmente, quem sabe daqui uns 2 anos por volta de 2015 ou no final de 2014, eles fazem uma 2 temporada acredito que já teria, mais 3 volumes ou mais(A esperança é a ultima que morre).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oregairu é legal pois os episódios retratavam sempre um tema relacionado com a juventude (romances em geral), apresentava a solução ideal, que era contestada pelo Hiki. No fim, ele sempre propunha algo que o tornava muito longe de um "herói", mas que tinha resultados. Isso tudo eu achei genial e virou algo original no cliché. Um slice of life diferente de qualquer outro que já vi.

      Sim, se fosse para ter segunda temporada, teria que adaptar poucos volumes, ou inventar um final próprio. Descarto a opção de esperarem alguns anos, pois o mercado capitalista é cruel e até lá o produto (anime) seria esquecido.

      Grato pelo comentário

      Excluir
  7. Pf Kico7 é provavel ter 2º temporada neh ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho meio improvável na realidade, visitante anônimo.

      Ao menos que criem uma temporada com arco filler, pois boa parte das novels (livros) já foram adaptadas.

      O mais próximo de uma continuação que eu posso lhe contar é o OVA que lançou recentemente.

      Grato pelo comentário e pela visita!

      Excluir
    2. Vlw eu ja tinha visto a OVA mais vlw ai :/ anime era muito show

      Excluir
    3. Muito show mesmo, achei um dos mais divertidos, diferentes e imprevisíveis que vi no ano.

      Vou coloca-lo no título de a FALSA comédia romântica do ano, XD

      Excluir
  8. Kico7 o Hikigaya em nenhum episodio vi ele trabalhando ou a nãe dele de onde ele tira dinheiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.

      Pelo que eu entendi no episódio 5, onde ele tenta conseguir bolsa de estudos, os pais dele trabalham sim. Tanto que ele fala que quer a bolsa mais para guardar para si o dinheiro que os pais investiriam nos estudos dele.

      Os pais dele são personagens ocultos, assim como os pais de muitos animes (como Bakemonogatari até a temporada em questão por exemplo).

      Grato pelo comentário

      Excluir
  9. Kico7 em um certo episodio, a Yukinoshita Yukinomeu ela tava falando com um gato mais o anime acabou e nao explicou como e oq. Se vc tiver visto em algum lugar como isso me fala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz no episódio 5 quando ela dialogou com o gato do Hikigaiya?
      Não vi explicação cientifica do assunto em lugar nenhum vou dar apenas um palpite.

      O anime mostrou que a Yukinoshita possui algumas semelhanças com gatos (independente e indiferente), enquanto a Yuigahama com cães (animada e amigável). No episódio 6, a Yukinoshita mostra ter forte medo de cães também quando o cachorro da Yuigama pulou nela (para brincar), tanto que ela até chegou a recorrer ao Hikigaiya para isso.

      Espero ter sito útil, grato pelo comentário

      Excluir
    2. Complementando: Visto a "semelhança" dela com gatos, o autor possivelmente mostrou possível a comunicação entre ela e o gato... agora, o assunto da conversa jamais saberemos!

      Grato pelo comentário

      Excluir
  10. Bom todos os dias vou olhar esse site entao se tiver algum tipo de noticia sobre 2º temporada me fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloco um edit ou posto algo novo se for o caso. Mas não tenha grandes esperanças, é como eu disse, se vier segunda temporada vai ser puramente de filler.
      grato pelo comentario

      Excluir
  11. Parabéns pelo site/blog................gostei muito e adquiri informações importantes.........Vou aguardar ansiosamente a próxima temporada ...............................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alex, fico feliz que tenha gostado e que tenha lido o texto.

      Excluir
  12. Parece que o anime não vai ter segunda temporada ate agora, que animes parecidos com esse recomenda assistir, gostei desse ``protagonista unico´´ filosofia e sem Clichés de sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sei como estão as tendências para o anime visto que estou meio parado do mundo dos animes por hora, Tiezi.
      O engraçado é que o anime mostra alguns clichés bonitos que o protagonista consegue provar que são pura mentira do egoismo humano, o que torna tudo mais triste e engrçaado ao mesmo tempo.

      Grato pelo comentário

      Excluir
  13. Não sei se o Blog ainda é ativo mas gostei do seu trabalho e atenção com os comentarios Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do trabalho. Obrigado por ler também Jhonny.

      O Blog continua ativo, eu estou, por tempo indeterminado, inativo. Mas se a inspiração (e tempo para ter transpiração) voltar, eu pretendo retornar.

      Grato por ler e comentar, até

      Excluir
  14. Há algum site em que se possa ler o manga de oregairu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola gustavo. SInto dizer que não conheço nenhum site que mantenha atualizações constantes do mangá nem da novel de Oregairu.

      Creio que vc já deve ter pesquisado isso e só deve ter encontrado o mesmo que eu, que foi o seguinte:

      http://www.mangahere.co/manga/yahari_ore_no_seishun_love_come_wa_machigatteiru/

      (só tem até o capítulo 6, uma pena)

      Grato pelo comentário

      Excluir
  15. sera que terá 3 temporada pois o final da segunda ficou faltando algo e nem um beijo entre o hiki e uma delas isso ai fico faltando e qual delas é a que o hiki mais gosta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora.

      Por hora acredito que não, pois o anime já alcançou os livros (light novels) originais. Na minha opinião não deveriam ter adaptado o último volume pois ele me pareceu o começo de uma história completamente nova (como você pode ver nos últimos episódios)

      Excluir
  16. Yahari Ore no Seishun Love Come wa Machigatteiru como posso dizer "OreGairu" e o melhor anime(na minha opinião e claro)
    (Alerta de Spoiler)
    em 2020 foi anunciado a 3º temporada do anime, e teve o ultimo volume lançado da Light Novel que fala que a Yukino e Hikki começam a namorar.
    Isso mesmo os personagens principais do anime começam a namorar, na minha opinião eles formam um belo casal serio mesmo, os dois são bem iguais belo simples fato, do jeito que eles comunicam com os outros sem nenhum problema de expressar oque sente pela pessoa.
    Amo muito esse anime.
    Agradeço quem leu até aqui.
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Perdeu TEMPO....

    ResponderExcluir