-->

19 fevereiro 2012

O Gênero Mecha (Versão 2.0)


Olá, caros Anônimo-san e Luigi do blog parceiro Oriental Point (O destaque maior a eles se deve ao fato que eu tenho certeza que eles leem esse tipo de post) e leitores. Hoje, estou aqui para falar mais uma vez do Gênero Mecha.

Vocês devem estar se perguntando: "Por que esse cara chato está aqui de novo para falar do gênero chato dele?". A resposta é: Como o outro post eu fiz bem no começo do blog, preferi fazer mais um, para atualizar as informações, melhorar o texto, e porque como humanos são criaturas que estão em mudança constante, meu top 10 de animes Mecha favoritos também mudou.

Vamos ao que interessa, mas antes, responderei, mais uma vez, a pergunta mais importante do outro post:

-Por que assistir?

Essa é uma pergunta bastante difícil de responder sem que eu fique muito tendencioso e enalteça meu gênero de anime favorito. Farei o melhor para evitar tais coisas durante o post. O gênero Mecha é um dos gêneros de anime que mais sofre preconceito no Brasil. Muitas pessoas se recusam a assistir sequer um episódio do anime, se ele tiver Mecha nele. É uma pena, pois as histórias que permeiam os bons animes de Mecha são muito bem escritas, havendo não apenas a presença dos famosos robôs gigantes, (Ou nem tanto, como em IS - Infinite Stratos, que eles são do tamanho dos humanos normais) mas também, os gêneros Romance, Drama e Aventura, varia dependendo do anime.

Eu já disse no meu outro post, mas não resisto a repetir. Para aqueles leitores que gostam de acompanhar os tão aclamados "Grandes Clássicos dos Animes", assistam Kidou Senshi Gundam (1979), que é considerado um deles, juntamente com o Neon Genesis Evangelion. O Gundam de 1979 marcou o início da era dos animes como os conhecemos atualmente (Até então, anime era como os desenhos animados, era principalmente voltado ao público infantil). Ele mostrou para todos os japonesas da época que anime não era coisa de criança, e sim, uma obra de arte, digna de respeito, a conquista que só foi possível porque o anime Uchuu Senkan Yamato também abordou os animes de modo diferente. Também foi graças ao Gundam que a venda de Plastic Models e Models, principalmente o de Gunpla, conseguiram dominar o mercado japonês. Caso você seja um leitor que se importa com a história dos animes e a trajetória que eles percorreram para chegar até aqui, Kidou Senshi Gundam (1979) é um anime que vocês DEVEM assistir.

Agora, vocês, leitores que ainda não se deixaram convencer a pelo menos dar uma chance ao Gênero Mecha, apesar do fato que o Gênero Mecha para o mundo dos Animes foi como a Revolução Industrial para a Humanidade, eu digo para que ao menos tentem assistir um anime em que o gênero Mecha está presente, mas não é o gênero principal. Essa "mechafobia" (por falta de um termo melhor, usei um neologismo), está impedindo vocês de verem várias obras-primas dos animes. Se o fato de existirem robôs gigantes em um anime é tão insuportável para vocês, sugiro que parem de assistir animes e vão assistir as séries americanas e desenhos animados. Se recusar a ver um anime porque há Mechas neles, é um insulto aos vários diretores, roteiristas e os vários profissionais que gastaram uma boa parte do tempo deles para proporcionar animes de Mecha excelentes para o público assistir. Tanto é que, para os japoneses, Gundam é considerado parte da cultura deles. (Vide a construção do Gundam 1:1 em 2009, que atualmente está em Odaiba, Tokyo; a existência do Gundam Café (Que foi abordada pelo Mestre Incubator nesse post), para não mencionar mais exemplos, ou o texto ficaria muito longo)

-Afinal de contas, quando diabos um anime é considerado Mecha?

Essa classificação é meio vaga, mas na maioria das vezes, é basicamente quando um anime possui máquinas, muitas vezes usadas para o combate, que desempenham um papel relevante na história do anime.

Agora, as reclamações mais frequentes dos haters:

-"Eu não gosto desse tal gênero Mecha, é só mais um instrumento da maldita indústria capitalista para me vender aqueles malditos e infinitos modelos de plástico!" (Quote de um argumento de um hater do Gênero de Mecha que eu já ouvi)

Criatura, desde quando os animes do gênero Mecha esfregam os Plastic Models na sua cara para que você compre, e desde quando você só pode assistir o anime se for comprar os Plastic Models? Os animes, como qualquer programa de TV, precisam de patrocínio para poderem ser exibidos e não serem cancelados. Muitas vezes, os profissionais envolvidos na criação dos animes de Mecha pedem patrocínio de empresas como a Bandai, que produz os Gunplas e outros Plastic Models, que em troca, produzem os modelos de plástico baseados nas unidades dos animes de Mecha.

Há sim, o interesse da indústria capitalista presente quando se formula um anime de Mecha, eu não vou negar. Mas isso ocorre em qualquer projeto ou anime que não sejam de produção própria e autônoma. Para poder contratar aquele Seiyuu famoso, aquele produtor excelente e aquele diretor habilidoso, é necessário dinheiro. É inevitável que na sociedade atual, muitas vezes, um anime se aproveite da venda de produtos baseados nele, como modelos de plástico, para poder compensar o dinheiro pago na contratação dos vários profissionais. Se você não gosta disso, por que você não começa a dar dinheiro para os estúdios de anime, como a Sunrise? Talvez se você tiver muito dinheiro, eles criem um anime de Mecha que não tenha nenhum produto baseado nele.

-"Eu não vou assistir o anime (Insira o nome do anime de Mecha aqui) porque ele tem robôs gigantes, e animes de robôs gigantes não tem enredo, tem só destaque pro robô gigante e a história é muito fraca!" (Outro quote de um hater do Gênero Mecha)

Criatura, se você estiver falando sobre os animes de Mecha produzidos antes de 1979, eu até posso acreditar em você. Como o fandom ocidental ainda é muito novo, não há muitas pessoas de mais idade que assistam, então eu duvido que você esteja falando sobre animes dessa época. Como eu já disse anteriormente, a partir do Kidou Senshi Gundam de 1979, a formulação dos animes de Mecha mudou, e em vez da história girar em torno do Mecha, ela começou a girar em torno dos humanos que pilotam esses Mechas, e os Mechas passaram a ser apenas as ferramentas usadas pelos protagonistas das histórias. Existem muitos animes excelentes do gênero Mecha que possuem enredos brilhantes, como: Code Geass: Hangyaku no Lelouch, Tengen Toppa Gurren Lagann e as várias séries de Gundam.

Agora, se o anime em si tem enredo fraco, e para não colocar a culpa nas pessoas que o formularam, você decide colocar a culpa nos Mechas, eu farei mais um quote de uma frase famosa. "A arma em si não mata, aquele que a utiliza é quem mata." O problema do seu anime são os "profissionais" que participaram da produção dele. 

Agora irei parar de colocar as reclamações mais comuns dos haters, ou esse post ficará muito longo.

-Eu sou um novato no Gênero Mecha. Quero sugestões por quais animes começar!

Eu os darei com o maior prazer, meu caro. Se você quiser começar no gênero Mecha, um bom anime para começar é: Tengen Toppa Gurren Lagann. Nunca ouvi uma pessoa falar que não gostou do anime. Já ouvi pessoas falarem que não gostaram do personagem X, ou o mecha Y, mas nunca ouvi alguém falar que não gostou do anime. Esse anime é um dos melhores animes que eu já assisti. Outro pelo qual você pode começar é: Isekai no Seikishi Monogatari. O elemento Mecha é meio forte em ambos os animes, mas são, em geral, animes que são bem apreciados, mesmo por pessoas que não costumam gostar de mecha.

Agora, para você, bravo e destemido leitor que decidiu entrar de cabeça no gênero Mecha, mais especificamente em Gundam, eu sugiro começar pelo Kidou Senshi Gundam: The 08th MS Team. Foi aclamado pela crítica e pelo fandom ocidental como o melhor para que um leigo em Gundams comece a assistir Gundam.

Agora, uma sugestão pessoal minha: Eu, particularmente, gostei bastante de Kidou Senshi Gundam SEED. Apesar do fandom ocidental, mais especificamente os americanos, terem ódio desse anime, no Japão, foi um dos Gundams de melhor aceitação, principalmente pelo fato de ter sido uma tentativa de recriar a primeira saga do Gundam, adaptada aos tempos atuais. Porém, se você leitor, quer uma história de Gundam que é mais contextualizada com o mundo atual, eu iria sugerir Kidou Senshi Gundam OO. A história desse Gundam se passa num possível futuro do planeta Terra, em que os combustíveis fósseis acabaram, e a energia solar é a mais utilizada pela humanidade. 

Agora, para você, que tem "mechafobia", mas quer se curar dessa doença, eu já iria sugerir o anime Code Geass: Hangyaku no Lelouch. O elemento Mecha também é meio forte nesse anime, mas os personagens, principalmente o protagonista consegue prender muito mais a atenção do telespectador do que os Mechas, além do enredo, na minha opinião, ser muito bom e ser muito bem desenvolvido.

Agora se você tem "mechafobia" em estágio muito avançado, uma sugestão de anime, que eu particularmente não gostei muito, mas talvez você, que gosta de Romance, aceite melhor do que outros animes de Mecha: IS - Infinite Stratos. Achei o enredo fraco, e por mim, só as batalhas e os designs dos Mechas salvam aquele anime, mas naquele anime, o elemento Mecha é mais fraco e o elemento Romance é forte.

-Meu mais novo Ranking pessoal dos Mechas (Dessa vez, do último ao primeiro colocado):


10º Colocado: Break Blade Movies (Apesar do enredo ser fraco, não posso negar que foi visualmente falando muito bom, que a parte musical também é boa, e que a história começou muito interessante)


9º Colocado: Macross Frontier + Movies


8º Colocado: Aquarion EVOL (Pelo menos do que vi até agora, estou gostando bastante)


7º Colocado: Isekai no Seikishi Monogatari


6º Colocado: Kidou Senshi Gundam OO + Second Season + Movie


5º Colocado: Code Geass: Hangyaku no Lelouch + R2


4º Colocado: Kidou Senshi Gundam Unicorn (Pelo menos até agora, tem sido um anime excelente)


3º Colocado: Tengen Toppa Gurren Lagann + Gurren-Hen + Lagann-Hen


2º Colocado: Kidou Senshi Gundam SEED + SEED Destiny


1º Colocado: Kidou Senshi Gundam (1979) + Movies

Esse ranking foi baseado no meu repertório de animes Mecha, que além desses, possui os seguintes animes:

Gundam 0080 A War in the Pocket, Gundam 0083 Stardust Memory, Gundam MS IGLOO, Gundam 08th MS Team, Gundam Wing (+ Endless Waltz Movie/OVA), Gundam X, Gundam AGE, Aquarion EVOL, Blue Gender (+Movie), Break Blade, Dragonaut: The Ressonance, Dual! Paralel Trouble Adventures, Eureka Seven (+ Movie), Full Metal Panic (+ Second Raid, +Fumoffu), Gravion (+Zwei), Gunparade March, Heroic Age, IS - Infinite Stratos, Kidou Keisaku Patlabor (+Movies, menos o WXIII Movie), Kishin Houkou Demonbane, Kenran Butoh Sai: The Mars Daybreak, Kurogane no Linebarrels, Neon Genesis Evangelion (Movies 1 e 2), RahXephon, Soukyuu no Fafner, Sousei no Aquarion, Star Driver: Kagayaki no Takuto, Super Robot Taisen OG: The Divine Wars (+The Inspector), Vandread (+The Second Stage) e Zegapain.

E assim termina meu novo post sobre o Gênero Mecha. Penso ter falhado em manter a imparcialidade, principalmente na parte onde há a presença de certos argumentos, utilizados por certos tipos de indivíduos, que eu achei melhor dar uma resposta à eles. Espero, sinceramente, que esse post possa ajudar na divulgação do gênero Mecha entre os brasileiros, podendo proporcionar uma boa diversão a aqueles dispostos a dar uma chance a esse gênero de anime tão incompreendido, e que ajude a diminuir o forte preconceito existente contra o Gênero Mecha.

12 comentários:

  1. Yo Jeguy hope!

    Olha só pra mim recebendo dedicatória?! o.O .E por outro lado estou ficando "previsível". ;P
    De qualquer forma modo se chegou ao "2.0" e veremos o que foi que mudou com o upgrade da potência do motor.

    Os vídeos de Gundam foram cada um informativo a sua maneira ,sobre o primeiro gigante e o gigante roxo,achei melhor a cobertura jornalística no da versão inglesa com os ângulos e tudo mais.Mas ententendendo que uma visão de todos ajuda a traçar um panorama mais completo sobre a Pop e pomposa inauguração dos Mechas em tamanho natural,18 metros,hein?Além de poder despertar a curiosidade do porquê Gundam e seus descendentes tem tamanho fascínio mundial e não delimitadamente no país nipônico.

    E quanto as reclamações dos haters desenvolvidas num tipo de FAQ(Frequently Answer Questions),sobre elas se faz necessário mencionar que é cabível e necessário que hajam patrocinadores para a obra artística[caso ainda alguém não saiba que a animação é considerada uma arte moderna]e não é determinante a aparição forçada das habilidades dos robôs como num tipo de 'fanservice Mecha'.E além disto,dificilmente em animações se vê os merchandisings editoriais aparecendo inapropriadamente no meio do episódio como ocorre em novelas brasileiras por exemplo;onde mesmo no sucesso de 2011 com Tiger and Bunny que expunha tudo de forma bem capitalista não há queixas neste sentido.

    Referente as sugestões,tanto aquelas associadas a onde começar quanto a seu ranking pessoal e seu repertório auxiliam a pelo menos ao que procurar na hora de investir no gênero.Funciona como ponto de partida e opções de caminhos transversais.

    Quanto ao post,acho que já discutimos basicamente sobre os outro pontos tais como a sua evolução & importância histórica aos animes.E nesta versão de post(2.0) se nota maior segurança na defesa,aproveitamento de termos e argumentos que acredito terem maturados mais recentemente como a "Mechafobia".Além de notar em alguns trechos que nossas discussões parecem tê-lo influenciado e o relembrando de pontos que melhoraram seu parecer.
    Enfim,houveram progressos na precisão(Claro que tem o que progredir,mas de qualquer forma...) e abragência dos argumentos e até que conseguiu puxar o freio de mão nas exaltações.


    * Nota só para constatação de terceiros sobre as mudanças em seu rol ranking :

    - 3º Colocado: Tengen Toppa Gurren Lagann + Gurren-Hen + Lagann-Hen. => foi de 4º para 3º colocado.
    - 4º Colocado: Kidou Senshi Gundam Unicorn (Pelo menos até agora, tem sido um anime excelente) => não aparecia na lista anterior.
    - 6º Colocado: Kidou Senshi Gundam OO + Second Season + Movie: => caiu de 3º para 6º e retirou Heroic Age da lista.
    - 7º Isekai no Seikishi Monogatari.=> ficou no lugar de Eureka Seven (incluindo o filme.)
    - 8º Colocado: Aquarion EVOL (Pelo menos do que vi até agora, estou gostando bastante) => tomou lugar de After War Gundam X.
    - 9º Colocado: Macross Frontier + Movies => desbancou New Mobile Report Gundam Wing (E o Endless Waltz) que saiu da lista.
    - 10º Colocado: Break Blade Movies (Apesar do enredo ser fraco, não posso negar que foi visualmente falando muito bom, que a parte musical também é boa, e que a história começou muito interessante) => retirou Neon Genesis Evangelion (E os filmes)do ranking e ocupou teu lugar.

    P.S.: 2 animes com toques de Mecha somente para assinalar/citar: Geneshaft,Project Arms.

    See you!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao FAQ sobre as principais reclamações dos haters, admito que ao contrário do primeiro post, no qual eu evitei falar disso para não criar polêmicas, nesse post eu já me arrisquei a criar polêmicas, e falar tudo o que eu sempre quis falar para os haters que usam esse tipo de argumento.

      Quanto ao post, realmente, aproveitei bastante de nossas recentes discussões sobre a "mechafobia", agradeço pela sua ajuda indireta.

      Quanto ao ranking, após ter passado um tempo que eu assisti os animes, (Heroic Age, Eureka Seven, Gundam X e Gundam OO foram vistos em uma data muito próxima da elaboração do post) e devido ao maior repertório (Gundam Unicorn, Aquarion EVOL, Isekai no Seikishi Monogatari, Macross Frontier, Break Blade), pude avaliar melhor os animes, e decidi fazer essas mudanças.

      Quanto aos animes no "P.S.", admito que não costumo ver muito os animes nos quais há um leve toque de Mecha. Irei dar uma olhada em Geneshaft e Project Arms depois. Ah sim, por causa do fechamento do Megaupload, estou tendo bastante dificuldade de achar para baixar os outros 2 animes que você me disse sobre no outro post.

      Excluir
  2. Yo Jeguy hope!

    - Quanto a Argento Soma em mp4 com boa qualidade(88MB em média) achei em ( http://animesdown.com/animes_p.php?nome_menu=Argento%20Soma )com links do mediafire 'protegidos',porém facilmente burláveis.Ou tentar pelo torrent,o anime foi fansubado por :
    (http://saikou.com.br/site/concluidos/argento-soma/)
    ou aqui (https://fansubber.com.br/tracker/index.php?page=torrent-details&id=100843b890ee716cb258bedf7b4365724b939710#expand )só sugestões não comprovadas,pois quando assisti não foram baixados desta maneira.

    - E quanto a Samurai7 o de mais alta qualidade que vi deve ser o fansubado pelo Omda,aí é torcer pelo seed.OU quem sabe aqui: http://soulsocietyanimes.blogspot.com/2009/07/samurai-7-dublado-completo-dvd-rmz-avi.html.
    Boa sorte!

    -E quanto a Geneshaft e Project Arms só menções SEM QUALQUER pressão. xD

    E quanto aos reflexos das discussões,'desabafos' foram válidos porque certamente enriqueceram a argumentação.É de nada pelo auxílio indireto para desmistificar o pré-conceito dos Mechas que só se reduz com informações bem direcionadas. XD
    E em relação as listas,sabemos que variam e não há nada de mal nisto.Só mais conhecimento adquirido,espero. ;-)

    See you!

    ResponderExcluir
  3. Cara é tenso, conheço alguns haters que falam coisa contra mechas pq um cara la disse que não gosta.
    Confesso que sou um novato nos mechas, assisti poucos, o primeiro que vi foi o Medabots (medaforça, medapeças, medabots... ♪♫),mas gostei de muito de quase todos, acho q so não curti Evangelion e IS, Evangelion se tenta levar a serio, mas é mais perdido que fdp em dia dos pais, e IS tinha um potencial de ser bem manero, mas foi jogado fora pra ser um cliche anime harem.
    Um bem legal de mecha é FLCL, bem mais perdido e "non sense" que Evangelion, mas ele não se leva a serio, e tem uma historia banaca.
    Quanto ao ranking, eu acho Gundam SEED melhor que o Gundam de 79, eu não gosto do Amuro, ele é muito egocentrico, se acha o fodão, mas na verdade é uma criança mimada, fora que, se tirarmos o Char, não sobra nenhum personagem foda, na minha opinião o Char leva o Gundam de 79 nas costas.
    Ja o Gundam SEED tem varios personagens fodas, de cara da pra citas o proprio Kira, o Andrew, Flaga e o rau. e o Kira começa meio chatinho, mas ele evolui. O Shin do Gundam SEED Destiny eu realmente não gosto, o cara chato, todo episodio eu torcia pra ele morrer, ele é muito pior que Amuro #MorreShin u.ú

    Vei, to ficando famoso \o\ bj pra minha mãe, pro meu pai, pra vc e pra xuxa -qqq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, já tive várias experiências com haters de Mecha. Todas elas eu ganhei a discussão porque o nego fica sem argumento e começa a apelar pra ignorância.

      Evangelion eu apenas gostei dos Filmes Rebuild, a série foi insuportável, então dropei no 6º episódio. IS eu só assisti pelas batalhas mesmo, que para mim, foi o pouco que salvou o anime.

      Quanto ao FLCL, falaram para mim que é muito nonsense, então havia optado por não assistir.

      Quanto ao Gundam (1979), eu diria que a época é diferente, e portanto, é difícil avaliar o valor do anime com a nossa mentalidade atual. Eu respeito por ser uma obra de grande repercussão na sua época, mas ainda não tive tempo de assistir por completo.

      Quanto ao Gundam SEED, eu também concordo. Gosto muito do anime. O Kira começou como um verdadeiro adolescente, mas no decorrer do SEED ele se tornou mais adulto. Quanto ao Shinn Asuka, você não é o único que torcia para ele morrer. Eu ainda queria acreditar no Shinn e na Minerva, que eles perceberiam o problema nas ações e no plano do Durandal, mas não aconteceu. Quase que eu parei de assistir Gundam SEED Destiny após o episódio do Final Showdown entre Freedom e Impulse. O Shinn era bastante irritante, mas a irritação que ele provocava ficou muito melhor depois do Bright Slap que o Athrun deu no Shinn.

      Excluir
    2. É exatamente isso, nem a minerva nem o Shinn passava credibilidade, mas o Durandal conseguiu passar toda sua ideia, e por um tempo eu acreditei que ele estava certo, e mesmo depois q eu percebi que ele ra um grande fdp, eu vi coerencia nas ações dele, faria igual se estivesse no seu lugar.
      Fiquei muito puto com a derrota do Kira pro Shinn, a unica explicação que eu vejo, e que foi na qual eu me seguro pra que o Destiny não perca sentido, é que o Kira so perde por que estava protegendo a Archangel, e essa mania do Kira de não matar.
      Na minha opinião, a luta final tinha que ser Kira vs Shinn e não o Shinn conta o Athrun, pra mim faria mais sentido, apesar de eu ter gostado do final e tal, e também fez bastante sentido o Kira vs o clone do Creuset.

      Você ta certo de que não se pode comparar Gundam de 79 com o SEED, mas é foda pq não consigo ver qualquer coisa no Amuro que me diga que ele pode evoluir e ser um bom protagonista. Eu continuo lendo o Gundam origens mais por causa do Char.

      Excluir
    3. Eu também estava acreditando nas palavras do Durandal, (O seiyuu do Durandal é o mesmo do Char Aznable, do Gundam de 1979, deve ser por isso) mas após o episódio em que a Lacus foi atacada e o Kira saiu no Freedom, comecei a desconfiar da ZAFT e do Durandal, e para mim, eles não tinham mais credibilidade.

      Quanto ao Kira perder para o Impulse, você tem que considerar que a Archangel não estava atacando de volta, então o Kira teve que se virar sozinho contra os inúmeros BABIs, GAZuOOTs, e contra as fortalezas terrestres, a Minerva e o Impulse. Ainda mais, eu sempre achei aquele maldito Impulse um hack. É impossível ter tantas partes quanto o Shinn ficou trocando durante a luta. O Shinn perdeu várias vezes a cabeça do Impulse ou o Escudo. O Kira, quando perdeu parte do propulsor da asa, não podia trocar a asa, mas o Impulse, sempre que perdia alguma parte, logo trocava. Também acho que faz parte da filosofia do Kira de não matar, então sim, a luta fica mais fácil para o Shinn. Outra coisa, o Kira nunca atirou nos Flyers do Shinn, provavelmente para deixar a luta mais justa. Se o Kira atirasse nos Chest Flyer, Leg Fyler, ou Sillouette Flyer, o Shinn não formaria o Impulse.

      Quanto à luta final, para mim, ela foi muito fraca. Talvez pelo fato do Strike Freedom ser muito poderoso, talvez pelo Rey Za Burrel não ser tão habilidoso quanto era o Rau Le Creuset, mas não foi uma verdadeira batalha final para mim. O que deu um gosto de batalha final de verdade, foi a discussão entre Kira e Durandal.

      Quanto ao Gundam de 1979, veja o filme Char's Counterattack. Eu respeitei muito mais o Amuro depois dele. Também é possível ver tais coisas na pequena aparição do Amuro no Gundam Zeta.

      Excluir
  4. Que emoção ver Zegapain, Gunparade March, Soukyuu no Fafner em um post! T^T
    Uma coisa que é bem interessante de citar é que, o design character de Gundam Seed/Destiny, Soukyuu no Fafner, Linebarrels, o Hisashi Hirai, quase todas as obras em que ele participa, são animês do gênero Mecha. E ele também tem o memso problema do Kurumada, não consegue fazer personagens diferentes. O personagem principal de Soukyuu no Fafner é igualzinho ao Shinn Asuka.
    Ah Jeguy, um bom anime mecha é Argento Soma, que por curiosidade, o personagem principal tem o mesmo dublador do Kira.
    E Luigi, cade seu cosplay do Andrew? <_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque emoção? Todo bom fan de Mecha assiste tudo o que pode do gênero.

      Eu havia percebido tal coisa no Soukyuu no Fafner, mas não me importei muito, já que pra mim, o Shinn é... digamos... um personagem que não convence muito e eu realmente não fiquei prestando muita atenção nele. (mas torcia pro nego morrer logo)

      Como eu já disse para o Anônimo-san em um post passado, pretendo assistir os animes que ele recomendou, (que incluem o Argento Soma) mas estou tendo um pouco de dificuldade para achar links bons para baixar os episódios do anime.

      Excluir
    2. https://fansubber.com.br/tracker/index.php?page=torrent-details&id=100843b890ee716cb258bedf7b4365724b939710

      Argento Soma completo em boa qualidade, via torrent. Só precisa se cadastrar. :3

      Excluir
  5. Infelizmente o gênero mecha é algo dificil de se "fazer valer" por esses lados do Globo. Muitos acreditam que tais animes em histórias fracas por apenas servirem pra vender brinquedos... como se todo produto de entretenimento não tivesse cunho comercial !

    E só pra entrar um pouco na discussão de vocês... eu gosto MUITO mais de 0079 que SEED. O último tem história reciclada do primeiro, então mesmo achando SEED excelente (SEED Destiny eu ignoro), não consigo achar uma série mais completa do que a 0079, que afinal criou tudo isso :)

    Agora convenhamos, Gundam nunca teve em seus pilotos principais o seu maior mérito, tanto Shin quanto Amuro são personagens fracos comparados aos coadjuvantes e antagonistas certo ? Acho que o único protagonista que acho fodão mesmo é o Kamille.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, como já mencionei nesse post, muitas pessoas desconsideram que vivemos numa sociedade capitalista, e que animes e desenhos não se fazem por pura boa vontade. Sempre há o lado do marketing, porque o anime ou o desenho precisa vender seus produtos para ser rentável.

      Quanto ao 0079 e o SEED, eu concordo com você, a história do 0079 sem dúvida nenhuma foi a mais completa, elaborada e original de todas as gerações. Porém, como o primeiro Gundam que eu assisti e gostei foi o Gundam SEED, tenho uma certa preferência pessoal por ele.

      Bem, se você estiver procurando um protagonista que realmente marcou a série, é bem difícil, porque nas várias gerações, o antagonista era tão ou mais carismático que o protagonista. Char Aznable é um bom exemplo. Ele é considerado um dos melhores vilões de todos os tempos nos animes pelos japoneses, tendo se tornado um ícone do antagonista (Tanto é que a figura do homem mascarado aparece até hoje nos Gundams mais recentes). Por causa de todo o sucesso que o Char faz, o Amuro acaba perdendo um pouco o brilho. Se não tivesse o grande personagem que é o Char Aznable, certamente o Gundam 0079 teria Amuro Ray como o personagem mais importante e de grande destaque.

      Quanto ao Shinn, ele para mim, foi mal explorado pelos roteiristas. Até o duelo final entre Impulse e Freedom, eu ainda tinha esperança que o Shinn percebesse o grave erro que estava cometendo, crescesse um pouco e parasse de ser tão influenciado pelo Rey e pelo Durandal. Infelizmente, ele continuou um garoto revoltado com o mundo, irritado e com sede de vingança. Não sei se era o plano de quem escreveu o roteiro original, mas para mim, o verdadeiro protagonista do Seed Destiny foi o Kira, e o verdadeiro antagonista foi o Durandal. Durante um tempo, eu acreditei nas palavras do Durandal e comecei a duvidar se o Kira e a Archangel estavam mesmo fazendo a coisa certa. Para mim, isso é o sinal de um bom antagonista, que consegue enganar a quem assiste, colocando essa pessoa do lado dele, com bons argumentos.

      Quanto ao Kamille, ele foi um dos protagonistas de Gundam que mais sofreu, e teve um final bastante triste. Não dependia inteiramente dos poderes de Newtype e fazia as coisas do jeito dele. Como personagem, entra no meu top 10 de protagonistas de Gundam favoritos.

      Excluir