-->

13 fevereiro 2012

Onde ler mangás - Parte 2


Esse post continuará, de certa forma, o assunto do post Onde ler mangás. De forma mais específica, ele tratará de dois programas: o primeiro, chamado MobiManga, é um aplicativo gratuito para Smartphones que permite a leitura online de mangás com grande facilidade e rapidez, e o segundo, chamado DomDomSoft, já mencionado no post anterior, é um programa que permite baixar mangás de sites de leitura online.


MobiManga
Chamado de Smanga em seu lançamento e atualmente de Mobimanga, este é um ótimo aplicativo para aqueles que querem ler mangás em seus celulares (da plataforma android, mal aí povo da apple...). Enquanto pode parecer que um celular possui uma tela muito pequena para leitura, acreditem quando digo que isso não é um empecilho, principalmente se seu Smartphone é do tipo cuja tela serve como teclado. 
Tela inicial do aplicativo

O programa possui duas formas de leitura de mangás: realizando o download a medida em que se lê o mangá, e lendo mangás, baixados anteriormente, da biblioteca offline.
O primeiro método requer uma conexão wi-fi ou 3G. O Wi-fi é preferível, pois basicamente faz com que não haja espera na troca de páginas do capítulo, uma vez que o download das páginas é muito mais rápido do que o tempo que se leva para lê-las. Entretanto, é possível usar o 3G, ainda que seja comum haver um pequeno tempo de espera para o carregamento da página seguinte.
O outro método envolve baixar os mangás antes de lê-los; o download é feito pelo próprio aplicativo, e os capítulos baixados são armazenados na memória do celular.
Download de capítulos
O aplicativo também possui uma função de Bookmarks, que é basicamente um menu, onde ficam disponibilizados os mangás que você selecionou como favoritos. Nesse menu, além do título da série, fica exibido o último capítulo e página lidos. Além disso, nesse menu é possível atualizar todos os mangás para ver se algum deles foi atualizado (se saiu um capítulo novo).

Para procurar, selecionar e dar bookmark em mangás, seleciona-se a opção Browse no menu inicial , na qual são apresentados os seguintes sites de leitura online dos quais se pode ler e baixar mangás:
Após se escolher um dos sites acima, existem três opções: Browse, onde você pode procurar mangás por gênero ou por nome; Most Popular, onde se encontram os mangás mais populares e mais visualizados do site em questão; e Last Updates, onde se encontram os capítulos disponibilizados recentemente no site escolhido.
Pressionando-se o manga desejado abre-se um menu com as opções de: adicionar aos favoritos, fazer download de capítulos e de detalhes do manga (ver imagem abaixo).


Concluindo a apresentação deste aplicativo, o Mobimanga é muito útil para se ler mangas quando não se está em casa; ler mangás no celular é uma ótima maneira de se passar o tempo, principalmente como distração em aulas chatas na faculdade : ]

O download do aplicativo pode ser feito pelo Android Market, pesquisando-se "MobiManga".


DomDomSoft

Já mencionado no meu post anterior, esse programa serve para baixar mangás de sites de leitura online, ele inclui além de sites cujas traduções são em inglês, assim como sites com traduções em outras linguas, incluindo português!
Lista dos sites disponíveis

Baixar os capítulos ao invés de lê-los no site pode ser mais vantajoso, pois além de ser um processo mais rápido do que carregar  página por página do mangá (as páginas são baixadas para o computador de uma vez só), pode se guardar os capítulos no computador e lê-los sem propaganda, presente comumente nos sites de leitura online.
O programa é gratuito, porém existe uma versão paga que é livre de anúncios e com algumas ferramentas a mais.
Após selecionar o mangá que se deseja baixar (do site escolhido), pode-se escolher que capítulos baixar e a pasta onde os arquivos serão salvos. Cada capítulo (de 20 páginas, em média) é baixado em menso de 30 segundos (assumindo que você tenha uma conexão de internet decente). Pode-se também programar downloads de capítulos, de forma que eles sejam baixados automaticamente no horário e data escolhidos.

Recomendo bastante esse programa para os que gostam de ter os capítulos salvos em seus computadores e para os que não gostam de ler mangás online. Existem vários programas com funcionalidades similares, de forma que não garanto que esse seja o melhor disponível por aí, mas dentre os que eu conheço ele é prático e simples.

O download do programa pode ser feito aqui.

2 comentários:

  1. Ohayou gozaimasu Dan-sama!

    Graças ao conceito de portabilidade temos programas disponíveis como este MobiManga(MOBIle MANGA) que dão mais versatilidade e mobilidade para o passa-tempo de acompanhar o mangá desejado.Se bem que ainda acho que alguns mangas/páginas tem muita informação,letras pequenas etc na tela para ser tão bem visualizada nas telas dos celulares(alguns pelo menos),porém parece um consenso que está ficando cada vez mais facilitada esta tarefa.
    Quanto as imagens do post,boa : visibilidade nesta resolução,centralização(exceto levemente na 1ª => "Tela inicial do aplicativo") e relevância contextual das mesmas.
    E quanto ao texto,continuou informativo e dando o teor de praticidade certamente complementar ao inicial do tema,"Onde ler mangás" de 28 Novembro 2011.

    Até a vista!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, e que bom que gostou do post!
    Geralmente consigo compensar o fato de os mangás ficarem pequenos no celular dando zoom na página. Entretanto, quando faço isso, por vezes não consigo ver a página inteira (de lado a lado); mas com o tempo a pessoa se acostuma com a tela pequena.
    O problema com aplicativos de celular é que é dificil achar screenshots deles, com o DomDomSoft eu mesmo ia tirando as capturas de tela, mas com o MobiManga tive que procurar na net.
    enfins,
    Flw

    ResponderExcluir