-->

17 janeiro 2023

Clannad - Reresenha





Sinopse: Tomoya Okazaki é um delinquente que acha a vida entediante e acredita que nunca irá melhorar. Junto com seu melhor amigo Youhei Sunohara, ele não se dedica a escola ou nada em especial. Um dia no caminho para a escola, ele encontra uma garota relutante em ir para a aula. Ironicamente ele a encoraja a ir e os dois eventualmente ficam amigos. Posteriormente ele descobre que ela por ter saúde fraca repetiu um ano do ensino médio e que seu sonho é reviver o clube de teatro. "Não tendo nada melhor para fazer", Tomoya decide ajuda-la e eles acabam fazendo amizade com outras quatro garotas. A medida em que ele passa mais tempo com todas elas e as ajuda com seus obstáculos, Tomoya percebe que a vida não é ruim como imaginava. (Fonte: adaptado de MyAnimeList)


 

Clannad é considerado um dos melhores animes de romance. Na data presente 16/01/2023 ele conta do Anime-Planet nota 4/5, estando em 484 no ranking geral; enquanto no MyAnimeList possui nota 8, estando em 108 do ranking geral.

Sua continuação, Clannad After Story, possui no Anime-Planet nota 4,5/5 e está em 39 no ranking geral; enquanto no MyAnimeList possui nota 8,94, estando em 16 no ranking geral. 

Mesmo com algumas discrepâncias dependendo de qual fonte tirarmos a nota dada ao anime Clannad (After Story), não dá para negar que muita gente gosta dele. 


Falar de Clannad é meio difícil talvez pela importância que o anime tem em mim. Afinal de contas foi por anos (e ainda talvez seja) meu anime favorito de sempre. Mas, como diriam meus famíliares: "Eu amo ele (Clannad) mas não sou cego!". Por muito tempo eu escolhi ignorar alguns de seus defeitos para manter protegida a emoção calorosa que foi assisti-lo pela primeira vez. Não vou mentir que entrei num vício por ele, reassistindo-o em loop tantas vezes que já perdi a conta e quase todas as vezes mantive essa emoção intacta. 

Pois bem, já se passaram mais de 10 anos desde que eu o assisti e recentemente resolvi rever o anime inteiro com minha esposa. E o que aconteceu foi algo fantástico: o anime ainda é MUITO BOM. Nos emocionamos juntos e gostamos muito de quase todos os momentos. Mas claro que 10 anos fazem muito com uma pessoa (no caso eu). Eu criei gostos diferentes, perdi um pouco da paixão por animes, talvez me amargurei um pouco com o passar dos anos. Mas enfim, o anime ainda continua bom. Talvez não seja mais perfeito como um dia eu o julguei e defendi com unhas e dentes nos antigos fóruns de animes. Com certeza ainda digo que se você, raro leitor, ainda não viu o anime, ache onde assistir e assista, não vai se arrepender.

Dito isso vamos discutir o que torna essa obra tão boa:

Muitos o chamam de o último da "trilogia Key". O que significa isso? Jun Maeda roteirizou 3 grandes jogos, Visual Novels: Air, Kanon e Clannad respectivamente, todos muito bem adaptados para anime pelo fantástico estúdio Kyoto Animation. Quem tem um pouco de familiaridade com as histórias contadas por Jun Maeda sabe que existe um padrão no que ele gosta de narrar, FAMILIA, sempre com um sútil toque de magia e melodrama. Clannad não só segue essa fórmula, como mergulha de cabeça e torna "Família" seu tema central. O próprio termo "Clannad" vem de "clã" onde seu significado no idioma gaelico é: "...significa "família". O clã não precisa ser de parentes de sangue, especificamente. O valor principal é haver laços simbólicos entre seus membros.". E ai que está todo o foco do jogo e anime, o que define "família"? São os laços de sangue? São os bons sentimentos entre companheiros? Por que ela é tão importante no humano?

Estou ciente que Clannad pode não ser para todos os gostos dado a sua natureza melodramática, romântica e slice of life. Mas no que Clannad propõe que é uma história de amor dramática sobre família, ele cumpre com maestria. A jornada do delinquente sem rumo encontrando amizades, o amor, formando uma família e entendendo o significado de família é muito gratificante e com muitas emoções e lições. Começando com o casal que ele forma com Nagisa, há quem não simpatize muito com o jeito infantil e ingênuo da mocinha, mas os dois juntos são a coisa mais preciosa já vista em anime. 

Nagisa pode ser tímida e passiva demais na maior parte da história, mas ambos juntos conseguem tirar o que há de melhor um no outro. Enquanto Tomoya está sempre disposto a encorajar ela a se esforçar mais, Nagisa tira dele o lado gentil que ele não sabia existir. E ele não permanece sendo um bad boy se fazendo de difícil como muitos animes ou kdramas por ai, ele é gentil e dedicado a ela desde muito antes deles perceberem que são um casal. E pode até ser estranho pensar nisso, mas Clannad:After Story é um dos primeiros animes de romance a focar na vida adulta de um casal. Então sim, o anime vem a focar no seu casal principal emancipando de seus pais, começando a trabalhar, lidando com as finanças e as preocupações de uma recém formada família, e mesmo eu estando mais velho, reassistir a tudo isso recentemente me tocou como se fosse a primeira vez. 

Agora temos muitos k-dramas e animes que abordam a vida adulta e a formação de família: Spy x family do ano passado praticamente gira em torno desta temática. Mas em 2007-2010 eu sofri horrores para achar algo similar. O máximo que encontrei na época foi Itazura na Kiss em que os mocinhos se casam para a relação não mudar NADA, eles continuam morando na casa dos pais dele e praticamente NADA muda (com todo respeito ao anime, eu gosto dele, mas é verdade). E também Ef- a tale of melodies por um episódio dá um gostinho disso para depois destruir como uma tragédia grega (novamente, eu gosto de ef, mas sim, trágico DEMAIS). 

 E sendo sincero, é difícil encontrar uma história que mostre o casal iniciando carreira, se mudando parar morar juntos, lidando com as dificuldades e dilemas da vida adulta. E acima de tudo, vemos o casal enfrentando e curando os demônios um do outro. O Tomoya desde a primeira temporada demonstra um forte rancor, mágoa e tristeza da relação quebrada que possui com seu pai alcoólatra, isso não só o persegue emocionalmente durante toda a trajetória, como se torna um dos pilares para o eventual amadurecimento de Tomoya. Nagisa por sua vez carrega uma grande culpa de seus pais terem aberto mão de seus sonhos por ela. E todos estes pontos vão e voltam como tudo que vivemos e sofremos na vida também.

Sei que a relação de Tomoya e Nagisa acaba sendo bastante romantizada. Afinal de contas eles pouco brigam e em geral são até compreensivos demais um com o outro. Isso realmente é pouco realista, afinal de contas ninguém é perfeito. Mas um ponto interessante deles é que eles se entendem muito bem, no sentido em que sabem quando o outro precisa de algo ou quer algo. Ver eles planejando as coisas para a própria casa, pensando em expandir a família eventualmente também é sem dúvidas muito caloroso e bonito. 

Mas o arco mais poderoso de todo o anime fica para o final e é protagonizado apenas por Tomoya e em parte por seu pai. Por mais que eu, por muito tempo, tenha focado muito em gostar da história pelo casal, o ponto mais bem desenvolvido é a relação de Tomoya com seu pai. Existe um ponto na história em que Tomoya passa por um grande trauma em sua vida e acaba se fechando para todos que o amam. Nós que acompanhamos todas os altos e baixos de sua vida, criamos empatia e até o entendemos em geral. No entanto, eventualmente as coisas começam a ficar claras, que ele na realidade seguiu bem fidedignamente os passos de seu pai. E como um vídeo que eu vi no youtube a respeito: "Ele se tornou aquilo que mais odiava". 


            
Naoyuki, o pai de Tomoya, que um dia já foi um pai gentil, mas se afogou no luto e seus vícios.


Esse arco do "heroi" que ele passa, é muito delicado. Pois mostra algo que nós expectadores odiamos também em boa parte da história e ao mesmo tempo nos faz acompanhar a jornada dele para poder eventualmente encontrar o perdão naqueles pelo qual ele falhou e ao mesmo tempo aprender a perdoar quem ele sempre desprezou. E o "perdão" não é algo tão simples. Não é só uma questão de "a pessoa fez muitas coisas para mim, logo tenho que esquecer tudo que me fez de ruim". Se fosse fácil assim, o mundo seria um arco-íris de pura felicidade. E se fosse fácil não demoraria tanto para que algumas pessoas como o Tomoya conseguissem finalmente entender e perdoar. E o anime com toda sua fotografia, trilha sonora e excelente atuação dos dubladores tira com maestria e delicadeza o quão difícil e poético pode ser perdoar alguém.

Concluindo o que o anime tem de bom. Ele conta uma das melhores histórias de amor, começando quando eles se conheceram na escola, até casarem e formar família, mantendo o sentimento caloroso entre ambos. E ao final tem um arco de redenção muito forte sobre o luto e vícios. 

E vamos aos "pontos negativos" do anime:

 Clannad é dividido em duas temporadas: Clannad e Clannad: After Story. De uma maneira geral a "pior parte" das duas temporadas é a "primeira metade" de episódios de cada. E o motivo é bem simples: ele foca demais nos personagens secundários e deixa o casal principal de lado quase esquecido no churrasco. Em Clannad, temos os dois primeiros arcos focados em duas personagens (Fuuko e Kotomi)que de uma maneira geral não agregam tanto na história como um todo, apesar de serem histórias fechadas bem interessantes. Não me entendam mal, eu gosto muito de ambas as personagens e, como já disse, suas histórias são bem interessantes, no entanto, tirando um pequeno detalhe no finalzão de Clannad After Story, se fingir que os seus arcos não existiram, não mudaria praticamente nada no todo. 

Mas para falar do anime, também é importante falar do jogo, pois alguns dos "elogios" e "críticas" ao anime vem da "fidelidade" a obra original. Em 2009, muito antes do lançamento da versão da steam, eu consegui um daqueles "english patch" para o jogo clannad e gastei aproximadamente 100 horas para conseguir concluir todas as rotas e chegar no Final Verdadeiro. Foi um tempo muito bem investido, pois mesmo já tendo assistido o anime (umas 50 vezes no mínimo) eu me emocionei horrores com o jogo também.  E quando eu falo em fidelidade a obra original, o Kyoto Animation foi MUITO fiel ao original mesmo sendo uma tarefa quase "impossível" dada a natureza do jogo. Agora entramos em outro dilema, ser fiel a obra original é bom?


Todo mundo tem aquele amigo que vai em todo filme da Marvel no cinema e a sua principal crítica é: "Ah, mas nos quadrinhos é bem diferente, logo o filme é ruim!". Pois é, não estou entrando no mérito se os filmes do Marvel são bons ou ruins. Mas fidelidade a obra original nem sempre é benéfico para a adaptação e em partes Clannad sofre muito com isso. 

Exemplo de escolhas de diálogos em visual novel

Para entender melhor isso precisamos desmembrar o que é uma Visual Novel (gênero do jogo) e como, no caso de Clannad pelo menos, ele funciona. Visual Novel como o próprio nome diz é um "livro visual". Então o jogo é como ler um livro com imagens dos personagens, alguns cenários, podendo ou não a obra ter dubladores para os diálogos. A única interação do jogador é basicamente escolher alguns diálogos chave que poderão ou não entrar em uma história (chamado pelos "experts" de "rota"). A rota basicamente é a entrada do capítulo de algum personagem em específico. Então supondo que as escolhas de diálogo levem você a rota do Sunohara (melhor amigo do Tomoya), a história focará nos dois, chegará em algum ponto de conflito e sua resolução. Feita a resolução a história acaba, o jogo "acaba" e o jogador pode começar tudo novamente. Sim, você termina uma rota e o jogo recomeça depois. Começou a fazer sentido a razão de ser difícil adaptar algumas Visual Novels?

Mas falando da fidelidade, Clannad é muito fiel e adaptaram quase toda as histórias para que virassem uma história só (1 delas ficou de fora). Ficou muito bom o serviço, mas infelizmente eu tenho que concordar com os críticos da época do seu lançamento. Quem vai assistir Clannad, muito provavelmente vai querer saber do casal e não dos outros 10 personagens. Eu sinto muito a todos os outros membros do grupo, mas as partes que todo mundo lembra ao falar do anime não é da Tomoyo salvando as pétalas de cerejeira, é do Tomoya e Nagisa fazendo a peça de teatro. Ninguém lembra da segunda temporada do Tomoya brigando com os delinquentes no rio estilo Hajime no Ippo.... digo, talvez eu lembre, mas o que mais importa na segunda temporada é a relação dele com a Nagisa. 

Enfim, Clannad é muito bem adaptado e eu entendo por que os criadores fizeram isso. Afinal de contas o Toei Animation fez uma adaptação de Clannad para filme e houveram duras críticas as liberdades criativas. E parando para pensar, foram algumas escolhas bem inteligentes que fizeram lá, apesar de eu ainda preferir o anime de TV.  Mas, ao contrário de outras Visual Novels (como Sharin no Kuni por exemplo) Clannad é um jogo que não foi feito para a história se linear, o anime deu um jeito de se virar e adaptar, mas isso acaba pesando negativamente em alguns pontos. Mas só para enfatizar, isso não faz do anime ruim, mas eu já o indiquei para no mínimo 5 pessoas e para todas eu tive que falar "Aguenta até o episódio 14 que vai ficar MUITO BOM". Ou "Aguenta até o After Story que ai fica bom demais!". 


Agora ao segundo ponto negativo, obviamente isso é apenas minha opinião. O FINAL.
Sim, sim, existem mil e um artigos na internet, vídeos no youtube e o próprio anime e jogo explicam na medida do possível aquele final. Sendo honesto, eu até gosto de como a história termina. Mas nós temos toda uma jornada de redenção e aprendizado que infelizmente vieram da dor que o Tomoya sofreu, sucumbiu e eventualmente aprendeu a superar. Toda uma história sobre perdão e aprender a fazer melhor do que as gerações anteriores e independente de como interpretaremos o final, fica muito conveniente. 



Eu sei, não precisa ninguém vir me explicar sobre as ORBs coletadas, sobre a grande família se salvando, etc. Eu já li inúmeras vezes sobre o assunto e já considerei o anime perfeito. Mas uma história que acerta tanto no realismo, resolver tudo com um foreshadow de luzes mágicas ao longo do anime levando a uma resolução conveniente que literalmente finge que o arco mais poderoso de toda a história não aconteceu, me parece que tira a sua força ao invés de agregar. 

Daqui a pouco virá a tropa me dizer "aconteceu sim, o fato é que a história resetou". Sim, porque na vida é assim as coisas, certo? Eu erro, aprendo, melhoro, para depois voltar no tempo e fazer tudo certo, isso? Que nem no filme "De repente 30".  A mocinha vive a vida que sempre sonhou, para descobrir qu então gostava tanto disso e no final convenientemente voltar no tempo para fazer então tudo certo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário