-->

12 maio 2021

K Dramas








Olá poucos leitores.

Hoje vou fazer uma abordagem geral do conceito de K-Drama e alguns dos motivos pelo qual eu vim a gostar tanto desse tipo de série.

K-Drama é o termo dado aos dramas/doramas (vulgo novelas) da Coreia do Sul. Sua primeira transmissão foi em 1960 com a série histórica Gukto manri. O formato dos K-dramas (nº de episódios e duração) que conhecemos hoje foi difundido na decada de 1990 junto com a evolução da tecnologia local.  

Apesar de a origem dos Doramas (literalmente a pronuncia em japones da palavra "Drama") ser dos japoneses, já faz uns anos que os K-Dramas tem ganho uma atenção maior internacionalmente. Podemos observar este fenômeno com o aparecimento de diversos desses títulos em redes de streaming, na netflix por exemplo houve só nesses últimos meses a estreia de dois K-Dramas exclusivos da Netflix: Life (recomendo muito), It's okay not to be okay, Holo my Love, Itaewon Class, Stranger, Start up,  e Something in the Rain por exemplo.

Apesar de sempre haver excessões a regra, os K-Dramas em geral são em formato de mini-série de 12 a 24 episódio, com duração de aproximadamente 50-80 minutos por episódio. A transmissão é de dois episódios por semana em dias seguidos (Segunda e terça; quarta e quinta; finais de semana).

Subjetivamente falando, os K-Dramas possuem uma estrutura narrativa diferente dos animes e J-Dramas. Apesar das histórias possuírem a estrutura clássica de "começo, meio e fim", os K-dramas não focam tanto na "jornada do herói". Não há aquela grande missão ou grande lição que os protagonistas devem aprender. Os K-dramas, pelo contrário, focam no cotidiano e situações pontuais que vão pouco a pouco desenrolando a trama, desenterrando passados sombrios e mistérios apresentados ao longo da história.

É muito comum inclusive os primeiros 3 ou 4 episódiso focarem só em apresentar o elenco em si. Usemos como exemplo "My Shy Boss" (Ou Introverted Boss), que eu reassisti esses dias no Netflix. Enquanto sua premissa é o protagonista Introvertido aprender a se adaptar ao mundo corporativo mesmo com suas limitações pessoais, isso só começa realmente a ser desenvolvido após o quinto epiosódio. Até lá o roteiro gira em torno de criar TODO um contexto para que isso seja trabalhado. 



Poster do K-drama Introverted Boss (2017, disponível atualmente no Netflix)

Sendo bem honesto, esse hábito que as novelas coreanas tem de precisar gastar horas e horas só para contextualizar as coisas até torna difícil a vida de nós fans. Quantas vezes eu já não me peguei sofrendo para explicar para amigos e minha namorada o bendito motivo de um k-drama ser muito bom? Toda vez que eu tento explicar, surgem dois problemas:

1) Vou precisar de tempo para explicar 5 horas do enredo, a vida de quinhentos personagens que me foram apresentados, as empresas, a temática, etc;
2) Não vai ter como explicar sem contar muito sobre os detalhes (vulgo, dar spoilers)

Com isso, já fica bem claro que é difícil divulga-los no famoso "boca à boca". E nós que gostamos muito de assistir k-dramas acabamos sempre dizendo "Assiste, que é legal" e ponto.

Qual a melhor defesa que eu tenho para eles em relação a outras mídias: Vulgo séries e animes?
Em geral (REPITO: EM GERAL), eles possuem começo, meio e fim!!!

Antes que atirem a primeira pedra em minha testa por eu dizer o óbvio, me escutem.
Animes e séries geralmente são produzidos por temporada e podem ou não continuar dependendo de como a audiência, crítica e vendas reagir. Caso não tenha um bom retorno, eles simplesmente não renovam a temporada. Pois é, quantas vezes já não sofri com animes que a temporada acabava em aberto e eu ficava lá com cara de paisagem esperando sua devida conclusão?

Pois é, k-dramas nos últimos anos tem sido pré-produzidos para ser de apenas uma temporada. Alguns inclusive foram adaptados de webtoons ainda em andamento e ainda assim optaram por dar uma conclusão "original" para sua história (como foi o caso do recente True Beauty). E mesmo quando há mais de uma temporada, cada uma encerra a história por si só, sem deixar muitas pontas soltas, como nos adorados Laugher in Waikiki e Hello my Twenties/Age of Youth


Em breve retornarei com algumas indicações.


Grato a todos



Nenhum comentário:

Postar um comentário