-->

30 novembro 2013

RESENHA: The World Only God Knows - Megami-hen



Caros leitores fantasmas e caro Tabibito-san, sei que não sentiram minha falta, mas estou de volta. 

Agradeço profundamente meu caro colega e amigo Jeguy-Hope por tapar meu buraco na semana passada. Não pude postar devido a problemas acadêmicos, sei que Jeguy Hope também os tinha, por isso mesmo me desculpo e o agradeço desde já.

Pois bem, me apresentando novamente, sou Kico7, o fan de animes de romances e dramas do blog. Dito isso, o anime que trago para comentar é The World only God knows (Kami Nomi Zo Shiru Sekai) Megami-hen, a terceira temporada do anime. Para quem não conhece o anime/mangá, deixo a resenha da primeira e segunda temporada, que fiz ainda em meu início de “carreira” como blogueiro, AQUI.

Como o ano está acabando, logo virão os posts de "favoritos do ano", mas antes disso queria falar em detalhes sobre este anime.


E para quem desejar uma boa música para acompanhar a leitura, deixo a versão de piano de Hajime Koi Wo Shita Kioku, da personagem Chihiro do anime (A faixa toca no episódio 7 do anime). Aproveitem:



Lembrando que a ordem na qual o anime deve ser assistido é:

- The World Only God knows (Kami nomi Zo Shiru Sekai)



- The World Only God Knows II (Kami nomi Zo Shiru Sekai II)






- The World Only God Knows OVA - Tenri-hen



- The world Only God Knows – Megami-hen (o mais importante)




Como não escrevi uma resenha sobre Tenri-hen, comentarei brevemente nos próximos parágrafos sobre este OVA que é essencial para a compreensão da terceira temporada.


Tenri: A amiga de infância





Tenri-hen é uma continuação do OVA 4-nin to Idol (Resenha dele pode ser lida AQUI), contando o arco de Tenri, uma antiga conhecida de nosso protagonista Keima. Keima continua o mesmo, viciado em Visual Novels, dominando-as em todos os consoles, com ênfase em seu PFP. Como já foi visto em temporadas anteriores, o anime sempre apresenta uma garota que Keima precisa cortejar visando salvá-la dos “espíritos fugitivos” (Kaketama), e no caso, esta garota é a Tenri. E como de costume, ela é baseada em algum cliché de protagonista feminina, no caso “amiga de infância”. Vale também lembrar que ela é a típica mocinha tímida, tanto que ela sempre esconde seus olhos em sua franja, evitando contato visual com as pessoas, principalmente com Keima.




O mistério do arco é o fato de Elsie, parceira de Keima, detectar de tempos em tempos um “espírito fugitivo” (Kaketama) em Tenri, mas ter seu sinal totalmente perdido repentinamente, deixando na dúvida se a mocinha está ou não possuída. Depois há uma reviravolta ao descobrirmos o que realmente se passa com ela e termos a introdução de uma nova entidade na série, as Deusas, justamente aquelas que são o foco da terceira temporada e foco deste post. Foi um arco consideravelmente bom, com ótimas piadas e momentos nerds do Keima, somados com sua frieza e planos quase infalíveis, sem contar a relação deste com a mocinha, conseguindo tirar alguns sorrisos dos amantes de amigas de infância. 

Ir para a terceira temporada pulando este OVA é perder muito conteúdo essencial para a história, e além disso, boas risadas e momentos emocionais no arco fazem ele ganhar mais e mais pontos, portanto, recomendo que o assistam antes de Megami-hen.


Agora, vamos ao que interessa, Megami-hen:

- Título: Kami Nomi Zo Shiru Sekai Megami-hen
- Ano: 2013
- Estúdio: Manglobe
- Número de episódios: 12

OP:




ED:

 


Devo avisar que os autores do anime pularam muitos arcos do mangá que existiam entre Tenri-hen e Megami-hen, o que me faz sugerir que leiam os capítulos nas entrelinhas presentes no mangá, mas se a preguiça e paciência não estiverem nos melhores dias, não se preocupe, o primeiro episódio do anime faz um sumário explicativo das heroínas relevantes para o arco em questão.

Para quem andou pesquisando por fóruns ou mesmo em sites de lista de animes (MyAnimeList e Anime-planet), ficou bem claro que esta temporada (terceira) foi a favorita dos fans, inovando com a mudança da temática do anime, sem perder a essência e ainda trazendo de volta as melhores partes das primeiras temporadas. Como isso foi feito?


Resumindo:




O arco em questão se trata de Keima indo em busca das Deusas. Incrível que Keima  dessa vez decide o fazer por iniciativa própria, ao contrário da caça aos espíritos fugitivos, onde o fracasso significava colocar sua vida em risco. Keima tomou tal iniciativa por se sentir responsabilizado devido a um acontecimento trágico que ocorreu no primeiro episódio. Fica visível o quanto ele mudou em relação a primeira temporada do anime, onde ele só decidia fazer algo pelo "mundo real" se sua vida estivesse em risco.

Uma outra novidade são os “vilões” da temporada, uma entidade chamada Vintage, que estão caçando as Deusas, aparentemente visando matá-las. Ironicamente, as Deusas estão possuindo algumas das garotas que Keima salvou dos espíritos fugitivos, e, com isso, as mocinhas de temporadas anteriores acabaram ficando em perigo de vida. Keima descobre mais tarde que as Deusas, que estão possuindo suas antigas mocinhas, estão adormecidas e só despertarão com “amor”, o que o faz ter que reconquistar novamente as antigas mocinhas. E então temos o retorno de: Ayumi, Chihiro, Kanon, Shiori, Tsukiyo (presente no mangá) e Yui (presente no mangá). 

Por motivos técnicos, desta vez quem está de parceira de Keima não é a Elsie, mas sim a Haqua.


Explorando melhor o "Deus da Conquista":




Como todos sabem, Keima é um personagem marcado pela sua inteligência acima da média e por "rejeitar" o mundo real, alegando que o mundo dos jogos é mais interessante. Tanto que ele sempre faz questão de apontar o quanto as garotas de jogos são melhores que as reais. Seu domínio em conquistar garotas de jogos fizeram sua fama na internet subir, o que resultou em seu apelido "Deus da conquista".  O que ele não esperava era ter de conquistar garotas reais.



Ao contrário das temporadas anteriores, aqui Keima se envolve com as "garotas reais" por livre escolha e tem um prazo para salva-las, pois uma delas pode morrer caso ele não desperte todas as Deusas logo. Portanto, se antigamente o Keima não era cafajeste pois cada conquista vinha em sua vez, aqui ele tem que ser um cafajeste e conquistar todas as moças simultaneamente e em tempo recorde. Isso dá abertura a bons momentos cômicos e resulta num ritmo mais rápido no anime, deixando-o mais empolgante.




Por vezes vemos Keima tomando decisões difíceis, tendo que machucar as pessoas e a si mesmo também, algo que muitos acreditavam ser impossível para um personagem frio como ele. E ai está a maestria desta temporada, o lado humano de Keima é fortemente explorado, sem que ele deixe de ser o personagem frio e excêntrico de sempre. Por vezes ele se vê inseguro sobre suas crenças e até mesmo arrependido de suas decisões, dando a ele momentos únicos.


O retorno das antigas mocinhas:




Mocinhas (da esquerda para direita): Shiori, Chihiro, Tsukiyo, Ayumi e Yui


Como já dito anteriormente, algumas das mais famosas protagonistas do anime voltam aqui e o interessante é que boa parte delas possuem lembranças da “conquista” de Keima. Em outras palavras, elas eventualmente mostram ainda sentir algo por ele (como já foi visto no OVA, 4nin to idol). Todas tem seus momentos marcantes, em especial Kanon que, apesar de aparecer pouco, surpreendeu a todos com sua sinceridade e cenas com o Keima.


Todas as moças mantiveram suas personalidades, Ayumi é a garota esportiva e tomboy; Kanon é a idol; Shiori é a amante de livros (Bungaku Shoujo); Tsukiyo é a amante de astrologia; Yui é a que se veste como garoto (tomboy e crossdresser); e Chihiro, antes a garota "comum", agora é a líder de uma banda musical.

 






Keima se reaproxima de todas elas nesta temporada e, em certo ponto, se vê cortejado por elas. Pois as moças, agora apaixonadas por ele, fazem um certo esforço pelo seu amor. Por vezes há momentos cômicos sobre estas situações, mas também ocorreram duras consequências sobre isso. Keima se depara com momentos em que não pode fazer todas felizes, e, ao contrário de muitos mocinhos de animes, ele faz o que é necessário, mesmo que isso signifique machuca-las.

Todas as mocinhas tem seus momentos engraçados e tocantes. Mas o destaque mesmo vai para Chihiro, assim como em seu arco na segunda temporada, ela foi a que mais cresceu e mais emocionou nesta temporada. Se antes ela era insegura por não se destacar, aqui ela mostrou gradualmente poder brilhar mais que todas as outras. E vale ressaltar que ela se torna uma das personagens mais importantes no decorrer do arco, sendo importante para o desfecho deste e protagonizando seu final, encerrando a temporada com chave de ouro.


Considerações:




Trazendo de volta o que a série tinha de melhor, somado com um ritmo mais rápido nos episódios, aprofundamento de todos os personagens e colocando novos fatores, como vilões e Deusas, a terceira temporada de The World Only God Knows acabou se destacando como a melhor de todas até então. Considero obrigatória na lista de animes de todos os que gostaram das temporadas anteriores, garanto que não se arrependerão.


BÔNUS:

Como dito no post, eu gostei muito do final do anime, cena onde Chihiro se destacou, deixarei aqui o vídeo da cena em questão, minha favorita do anime. Espero que gostem (Aviso que é um grande spoiler): 
 




(FIM DO SPOILER)


A todos os que  leram o post, muito obrigado e até a próxima.



8 comentários:

  1. 5:) Kico7!


    Bônus: youtube.com/watch?v=6ZXmord8uAw&hd=1.A correlação com seu bônus está explícita e lá no fim.Já pensou se fosse assim?Alguém pensou.Enjoy. :)

    EM 2 DIAS MAIS POSSÍVEIS pra dar às caras houveram contratempos,mas tô aqui hj.Seu início desculposo,indica semelhanças tbm. :| *Se apresentando novamente é? =) Efeito colateral de outro texto desse anime...
    HAJIME KOI WO SHITA(Piano): Lembra uma aula(1ºs 30s),timidez/hesitações em solo(2ºs 30s),cadenciamento transitório (3ºs 30s),sons com entonação ficando mais grave(4ºs 30s),voz mirim cantarola com piano(5ºs 30s),despedida em voz/piano(6 ºs 30s).
    "TENRI: A AMIGA DE INFÂNCIA"[Pôs o link mais em cima,contudo o anunciou nessa parte e esqueceu] = Ao menos o clichê de franja é mais crível(digamos),pois a franja é um pouco mais longa do que outros casos em que ela se avoluma em introspecção + tristeza e o personagem tem de se curvar pra sombrear e se cobrir,onde aparenta que preferem mostrar de frente e então de lado meio angulosamente.Tentando puxar pela memória,esse tipo de situação nos animes sinaliza motivações,embora quem a pratique tente esconder ao invés de se expor.De resto,problemas de visão ou charme fetichista o fizeram o "Meganebu = genkidama.com.br/trocaequivalente/files/2013/09/genki_capa_meganebu_trailer.jpg"

    "AGORA,VAMOS AO QUE INTERESSA,Megami-hen:"
    OP: Revisitando as OP anteriores pra ver se a impressão era tão equivalente,tem uns princípios de enxergar a tecnologia -a nível digital- de dentro pra fora(Circuitos digitais,por ex),botar Keita como 'Senhor de tudo isso,e até onde a vista alcança',muitas e vivazes formas geométricas e mesmo grupo,Oratorio The World God Only Knows(pelo que achei) para cantar um pop 'lírico' + tecno em inglês nas 3 OPs.
    ED: Continuaram com o sistema de cada dubladora-personagem cantar sua versão;é por aí?
    Essa ED,retrata o porquê do background que sofre constantes mutações dos ambientes,atraem a ver e rever os temas de OP/ED também pelo visual e não apenas pela terna música da seiyuu bem quista por esse ou aquele fã.
    De resto,tem gente que reclama que o que foi condensado no anime era cansativo no mangá,só que reclamou do conteúdo corrido.Desejava-se uma reescrita por parte do anime.?Semelhante ao que foi na trilogia(descontando OVAs).?

    "RESUMINDO:"
    Uma correção: 'perigo/risco de vida' é quando a morte é o estado atual e o temor que ela viva de novo está presente.Já o 'perigo/risco de morte' é para os vivos que tem a vida ameaçada.

    "EXPLORANDO MELHOR O "DEUS DA Conquista:""
    O "Deus da Conquista" com toda tua experiência deve ter seguido à risca com comportamentos similares ao da anedota machista[?]:
    "O que se pode fazer com a boneca inflável que não pode fazer com uma mulher real? R = Dobrar e jogar na gaveta. (risos)"
    De resto,vai explicar a um coração partido que "precisa mais de luvas do que as mãos que se tem",ainda que fosse para salvar uma vida que seria ceifada.E explanar a um "Deus" que as leis de conquista envolvem a nível pessoal e tem consequências.Presumo,serem esses uns dos fortes pensamentos.

    "O RETORNO DAS ANTIGAS MOCINHAS:"
    'Mesmas personalidades e algumas memórias',os fãs devem ter suspirado com isso.E pelas imagens,tem-se certeza que as mocinhas suspiram por Keima,'chama pro vamo vê' e tal,o Deus da Conquista/O Deus do "dar fora"(???) O-o

    AO POST:
    Prontificou-se ao postar num sábado(30/11/13),pra fechar The World Only God Knows(se nenhum OVA ou 4ª Temp surgir) e marcar vossa blogagem.Apurou o que consolidou como estilo pessoal ou como pode ter homenageado o post1?
    Penso que reconseguiu apontar as particularidades da franquia,um hárem,gênero que definiu em 2PT,e não prima por originalidade,no entanto segundo você teria se reciclado.
    Ouvi o bônus,foi algo como "Melancholy of The World Only God Knows" com aparições e choros.E por todas emoções passíveis de teres provocado com a postagem: MUITO BOM.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
  2. Tabibito-san, infelizmente não estou no computador de casa, então não verei o vídeo mandado agora.

    Somos dois indivíduos que cometem pequenos equívocos nas datas, no entanto corremos atrás depois e nos desculpamos, hehe.

    O estilo da OP de megami-hen continua o mesmo, assim como a ED. Eu diria que a "ovelha negra" da série é a segunda temporada, onde todas as heroínas sempre cantam a ED em conjunto, enquanto nas outras temporadas elas cantam solo. Na primeira temporada cada uma teve sua vez, no OVA 4nin to Idol foi a música da Chihiro que foi cantada (Memory of my first love) a versão original, no OVA Tenri-hen era a própria Tenri que cantava, e aqui em Megami-hen, cada uma cantava na sua vez assim como na primeira temporada, salvo no penúltimo episódio em que todas cantaram juntas.

    Não achei o anime corrido, pensei que ele foi até mais dinâmico e empolgante que as temporadas anteriores. Claro que com algumas pausas para "respirar", que era quando ele tinha seus momentos "emocionantes".

    Sobre sua observação no "explorando melhor o Deus da conquista!". Diria que na verdade a afirmação colocada não está de todo certo. Keima não menospreza mulheres, alias, ele gosta muito delas, só que ele tem um senso de realidade tão distorcido que durante boa parte do anime só via as personagens femininas 2D como mulheres de verdade. Nessa terceira temporada isso mudou, ele realmente sente algo pelas garotas que conheceu (carinho, respeito, etc)

    até a proxima tabibito

    ResponderExcluir
  3. Não curti muito o anime. Parei praticamente no 4 e estou sem muita vontade de continuar assistindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, pois é logo depois disso que a parte principal do anime começa, que é o triângulo amoroso Ayumi x Keima x Chihiro.

      Espero que mude de ideia! Grato pelo comentário

      Excluir
  4. No manga ele fica com a Chihiro ?
    O que acontece depois do episodio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que seria melhor ler o mangá mesmo, pois o final é meio surpreendente.

      Excluir