-->

28 outubro 2013

Pokemon: The Origin


Olá a todos. Sou eu, Jeguy Hope, e estou aqui hoje para falar dessa curta série de 4 OVAs, lançados recentemente, mas que na minha opinião, vale mais do que o anime do Pokemon inteiro.

Primeiramente, explicações:

-Post de Gunpla? Eu sei, eu sei, dessa vez foi negligência minha mesmo: Aconteceu Civilization V Gold Edition no PC e GTA V no PS3. Assim foi meu fim de semana. Eu juro que tento largar eles um pouco no próximo fim de semana que for a minha vez de postar.

-Jeguy Hope Joga? Esse está complicado... Primeiro porque passar vergonha alheia não seria legal no primeiro jogo dessa série, segundo que os jogos que eu jogo melhor são em maioria japoneses, e eu acho que não seria legal que as pessoas não entendessem o que está acontecendo.ao olhar as imagens.Último, que um post desses demora de 3-4 dias pra ficar pronto. Então eu preferi deixar mais pras férias pra fazer isso.

-Post de Segunda? Pelas razões citadas na parte "Post de Gunpla?", eu acabei me esquecendo completamente que tinha que preparar um post, e eu acho que vocês devem estar cansados de posts do tipo "Radio do Jeguy Hope", então só pude preparar hoje o meu post.

Agora, vamos ao assunto que interessa ao post, o anime "Pokemon: The Origin":


Na vibe de Pokemon X/Y, onde tivemos uma atenção maior aos pokemons da primeira série de Pokemon, Red/Blue, foram lançados 4 OVAs, que prometiam retratar da melhor maneira possível a jornada (diga-se de passagem, MUITO diferente do que acontece no anime do Pokemon) que ocorre nas versões Red/Blue/Yellow, que foram nomeados de "Pokemon: The Origin".


Abro um parêntesis rápido aqui para falar um pouco de um fato que justifica uma estranheza que talvez vocês tenham ao ver a série. No Japão, foram lançadas as versões Green e Red, enquanto que no Ocidente, foram lançadas as versões Red e Blue. Agora, por que dessa diferença? O fato é, que na versão Green, era possível encontrar/trocar com treinadores do jogo e capturar todos os 150 pokemons, havendo a necessidade apenas de trocar com a versão Red para obter os pokemons que somente evoluem através de trocas. A versão Blue foi feita um ano depois, lançada como uma edição especial. Já no Ocidente, para promover uma maior interação entre os jogadores, eles resolveram colocar pokemons exclusivos para a versão Red e exclusivos para a Blue e para o Ocidente, e a versão Yellow, que foi lançada como uma edição especial.

É por essa razão que muitos de vocês devem estar acostumados com o nome genérico do seu Rival no jogo ser Blue, e não Green, como acontece no anime. Nos jogos em japonês, o nome genérico do seu Rival é Green. O nome genérico do protagonista ser Red é igual a ambos os jogos.

Região de Kalos.

Como a geração atual de crianças muito provavelmente nem se deu ao trabalho de descobrir as raízes do Pokemon, e acham que a região Unova (Onde se passa o Black/White 1 e 2) ou Kalos (Onde se passa o X e o Y) é a primeira e melhor, e os pokemons das versões mais velhas são patéticos, vamos contar a história básica do jogo original (e por consequência, do Origin):

Red, na esquerda, e Green, na direita.

Red é um garoto que mora na cidade de Pallet, e desde sempre teve como seu rival, Green. Um certo dia, o Professor Oak (Para vocês acostumados com a tenebrosa dublagem em português, professor Carvalho) chama ambos para o laboratório dele. Lá, o professor dá a eles a escolha entre 3 pokemons para serem os parceiros deles, e além disso, confia a cada um deles uma Pokedex, máquina usada para catalogar e obter informações sobre os pokemons. Oak pede a Red e Green que realizem o sonho dele: Completar a Pokedex, capturando todos os Pokemons. E então começa a trajetória de Red, indo de cidade em cidade, capturando os pokemons que vê pela frente, e não só isso, também competindo contra os Gym Leaders para obter as Badges, afinal, sem pokemons treinados, não é possível batalhar e capturar os pokemons mais fortes. Chegando até a Pokemon League. Tudo isso sempre com a forte rivalidade entre Red e Green.

Quem não lembra de comprar esse Magikarp sem nem saber o que era?

Agora, analisando o Origin, somente ele, sem o jogo, a série deixa a desejar. Exatamente por tentar contar toda essa história, que o anime de Pokemon levou cento e poucos episódios, tiveram várias partes no meio da história em que tivemos apenas um sumário rápido do que aconteceu. Tivemos destaque para algumas das situações mais importantes do jogo, como a Pokemon Tower e a invasão da Slyph Corp., mas sem saber previamente a história completa, seria difícil de apreciar e entender completamente o que estava acontecendo.

2 Gym Leaders viajarem com o protagonista é muita negligência.

Mas, em desenvolvimento de personagem [Não temos aquela enrolação toda do Takeshi (Brock, na versão do ocidente) e Kasumi (Misty, na versão do ocidente) viajando com o Satoshi (Ash, na versão do ocidente) e negligenciando os Gyms deles], dá de 10 a 0 no anime de Pokemon. Tem muito mais aprofundamento, (Apesar de não ser lá muito fundo) muito mais drama, e resumindo: na minha opinião, é muito melhor em todos os aspectos do que o anime.

Red, Green, Takeshi, a mãe do Red e o Professor Oak, da esquerda para a direita.

O character design muda bastante, comparado ao anime de Pokemon. Ele foi redesenhado para ser o mais próximo do jogo possível. É esse tipo de mudança que agradou bastante os fans das séries mais antigas, esse cuidado para fugir das maiores críticas ao anime do Pokemon, que eram por falta de semelhança com o jogo.

Finalmente colocaram os TMs, que era uma das principais críticas ao anime de Pokemon. Ainda fizeram no mesmo formato que apareceu no Fire Red/Leaf Green, um cuidado importante para conquistar os fans mais velhos. 

A parte musical basicamente são as músicas presentes no jogo (Versão dos remakes Fire Red e Leaf Green), algumas das músicas que eram presentes no jogo, remixadas e uma ou outra nova. Para quem conhece o jogo original, vocês irão sentir uma nostalgia ao ouvir algumas delas.

Finalmente a evidência clara que ele usou só 2 pokemons porque esse era o nível para lutar contra alguém sem nenhuma Badge, e que ele tem sim pokemons mais fortes.

Em uma análise, dessa vez, sobre o anime e suas relações com o jogo, temos muitas cenas que certamente quem jogou os jogos originais sentiram que tais cenas foram direcionadas a eles, já que temos várias partes em que temos acontecimentos que só ocorrem no jogo, e não no anime de Pokemon. E também, finalmente, depois de tantos anos, tivemos a resposta de por que, sendo os Gym Leaders, os melhores treinadores de cada tipo de pokemon, tão "fracos", digamos, Brock com apenas 1 Geodude e 1 Onix. O fato é que todos os líderes tem times diferentes de níveis diferentes para batalhar, escolhidos de acordo com o número de insígnias do treinador desafiante. Também foi interessante terem tocado no assunto "Morte de Pokemons".

Sinceramente. Como um Ember faz isso?

Também foi muito bom que no Origin não se seguiu a tendência do anime do Pokemon, que tem efeitos exagerados e espalhafatosos dos ataques, e se manteve mais nas animações dos ataques no jogo. Além disso, não há ataques que no jogo tem um efeito e no anime tem outro completamente diferente, procuraram manter os mesmos efeitos na medida do possível. Também tivemos efeitos mais reais nos ataques, como por exemplo, quando o Zenigame (Squirtle, no ocidente) usa o ataque Bite no Hitokage (Charmander, no ocidente), o Zenigame realmente dá uma forte mordida no Hitokage, que grita de dor, deixando a luta bem mais real.


Para não dar muitos spoilers, eu vou dizer assim: Logicamente que aproveitaram que os jogos Pokemon X/Y seriam lançados pouco tempo depois do anime, e colocaram uma pequena propaganda dos jogos através de um certo pokemon. O resto é a cena acima que falará.

Até mesmo a tela de save apareceu no Origin. Isso algo bastante nostálgico para os fans mais antigos.

Em suma, o anime Pokemon: The Origin, é claramente uma homenagem feita para os fans que jogaram as primeiras versões, que ou acompanham até hoje, ou se decepcionaram com o anime e só acompanham os jogos, ou até que se decepcionaram com alguma geração e só jogaram mais a primeira mesmo. Para aqueles que já jogaram todas as versões e estão ficando cansados do mesmo setting, o anime mesmo assim consegue conquistá-los, em suas doses de nostalgia. Para os fans mais novos, talvez não seja uma experiência tão memorável se eles não conhecem as versões mais antigas.

As gerações mais novas provavelmente não sabem quanta dor de cabeça esse pokemon deu nas versões mais antigas, quando você tinha que descobrir pela primeira vez o que fazer.

E aqui acaba o meu post. Eu, que jogo Pokemon desde a época do Red/Blue/Yellow, gostei muito do Origin. Senti aquela nostalgia ao ver o anime, e até voltei a jogar o Pokemon Leaf Green do GBA para relembrar os bons tempos. Sugiro a todos as pessoas que jogaram Pokemon Red/Blue/Yellow e gostaram, para assistir esse anime. Vale a pena.

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

Um comentário:

  1. <) Jeguy Hope!


    APROVEITANDO TODA SUA nostalgia,http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=vRaLF6__KFA&fmt=18&amp=&hd=1,a versão completa e em Português-Br que é pra muitos,a origem de pokémon em vossos imaginários pessoais e coletivos.E que segundo isso,http://pt.wikipedia.org/wiki/Para_Ser_um_Mestre,é cantada por Janaína Bianchi com a simples denominação de "Tema de Pokémon".

    ATUALMENTE,de pokémons somente ouço rumores;faz tempo que não paro pra ver uma batalha ou uma viagem aleatória.Conexões randômicas que a série tomou etc,acho.Portanto estou por fora dos detalhes nas versões: Red/Blue/Yellow,um marketing baseado nas cores que se equivoca.Pois reflita comigo,os exclusivos da segunda versão especial,Yellow,seria VIOLETA(PÚRPURA) -> formação de AZUL + VERMELHO.Enquanto a cor amarela(YELLOW) é originária do VERDE + AZUL,logo no sentido de cores do sistema RGB não possui consistência.
    De resto,nomes nipônicos e nomes ocidentais que se diferem sempre dão confusão;Street Fighter que (bem) o diga. OO
    **APENAS UMA BREVE AUSÊNCIA DE "SUSPENSÃO DE DESCRENÇA"**
    Já percebeu que o Professor Oak(ou Carvalho que em português não tem nada ver mesmo;de forma semelhante a "Oak" que não se parece com nada com muitas línguas) alicia crianças em trabalho infantil -que por sinal é bem insalubre e perigoso- para ele obter material de pesquisa?Onde aparenta que o único pagamento é a fama das crianças possuírem pokémons à disposição quando ele,o professor,não precisa naquela hora.
    **
    **CONSIDERAÇÕES**
    GYM LEADERS FORA DO ginásio era tipo a plaquinha de "Closed" ou "Voltaremos a funcionar em breve "na porta das lojas etc. =P
    O NOVO(VELHO) character designer enxergo ainda como uma padronização do senso estético vigente.
    AS TMs(Technical Machine(s)) no anime eram substituídas pelo pokémon se autoconhecer &/ou confiar mais e seu treinador pokémon,cujo faria a série não queimar um tema por um bom tempo,presumo.
    SOBRE O BALANCEAMENTO/HIERARQUIA tenho a cisma de que mesmo com esse novo dado apresentado,algum dos dois pode mentir sobre o número de insígnias(badges).
    Um treinador e pokémon podem ter ficado fortes sem terem ganhado insígnias ou podem dissimular suas forças para virarem o jogo.Mas sim,andarem por um tempo o mesmo treinador e pokémon era importante pra subirem de level.Entretanto e de forma parecida,desviar do caminho original para irem a um ginásio ou batalhar aleatoriamente,não seria prudente com pokémons de menor nível,envolvendo inclusive o assunto "Morte de Pokémons".
    SOBRE OS EFEITOS,não era pra também deixar mais leve às crianças,evitar de censurar(O que não funcionou com Porygon,mas esquece. OO)?E ainda filmes tem mais din din pra detalhar efeitos,embora permanecesse semelhante nos Movies. o.O
    **
    EM RELAÇÃO AO POST=
    DEVO TEER SIDO apresentado a uma singela segregação: Red X Green. ¬¬ E não acho que só fidelizar o character designer ao game,sana todas/principais críticas,contudo ajuda.Ademais,tocar nos assuntos de Gym Leaders carregando pokémons de level inferior ou morte de pokémons;fidelizar mais aos efeitos compatíveis,e incluir "material bônus(Cenas do jogo)" foram temas que respondem,entretanto ainda ficaria com incertezas(Ver os ovas ajudaria também,né? o_O).
    Gostei do gif praticamente contínuo do Ember(Charmander) e de possibilitar que as pessoas ao lerem o texto não se percebam boiando ou se percebam sem necessidade de acompanhar os 4 OVAs por já terem sabido de tudo.Instigou,portanto: "BOM" eu marquei pra postagem.
    ** P.S.:
    01} "As gerações mais novas provavelmente não sabem quanta dor de cabeça esse pokémon deu nas versões mais antigas, quando você tinha que descobrir pela primeira vez o que fazer." R= Conhecendo os Snorlax;dar comida talvez ou o fazer dormir,quem sabe. ¬¬
    02} Concernente às explicações,nas tuas férias tirará férias do blog,DUDE.É o que acredito,No Problem.


    See you at next time!

    ResponderExcluir