-->

01 setembro 2013

Ore no imouto ga konna ni kawaii wake ga nai 2 - Specials (True END)




- Título: Ore no Imouto ga konna ni kawaii wake ga nai.(2) - Specials
- nº de episódios: 3
- Estúdio: A1-Pictures

OP:
  • "Reunion" por ClariS

ED:
  • "The Last Ceremony" por Kuroneko (Hanazawa Kana)
  • "Will" por Kousaka Kirino (Taketatsu Ayane)
  • "Thank You" por Kousaka Kirino (Taketatsu Ayane)


Depois de quase um mês postando sozinho, por insistência minha mesmo, e mais um mês de "férias" do blog. Aqui estou eu. Sei que ninguém se lembra de mim, mas sou Kico7, dito o menos respeitado daqui pelo Leandro, dito o que menos escreve pelo Jeguy-Hope e nada dito pelo Dan-sama.


Se há alguém que acompanha o blog (admiro a corajosa alma que o faz), eis a ordem abaixo recomendada a se assistir de oreimo antes de chegar no ONA em questão:

- Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii wake ga nai - True End (Especiais)



- Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga nai. - segunda temporada (TV)



Aviso: Estou partindo do pressuposto que os leitores deste post já viram os animes que vieram antes dos especiais que estou a escrever.

Retomando o que todos já sabem. Oreimo é um anime adaptado de uma light novel (série de livros curtos) homônima. Sua história retrata a conflituosa relação entre os irmãos Kirino e Kyousuke, que começa a melhorar após o irmão mais velho, Kyousuke, descobrir que sua irmãzinha Kirino é uma otaku (no caso dela, mais fan de eroges de irmãzinhas e animes loli). Partindo desse ponto, ele passou a ajuda-la a fazer amigos otakus e a esconder do mundo o hobby supostamente vergonhoso.

Não diria que oreimo (apelido carinhoso e curto dado ao anime) é uma série cult, muito menos com conteúdo profundo, vejam pelo título, que é traduzido para "Não tem como minha irmãzinha ser tão fofa!". Logo aviso, não acrescentará nada a sua vida assistir Oreimo, apenas umas boas risadas. Afinal, além dos personagens cômicos, do ritmo agradável dos episódios e piadas otaku exageradas, o anime prendeu muito a atenção por ter um certo "mistério". Primeiro que o gênero não é bem definido, a princípio parecia que seria uma comédia romântica, certos momentos aparentava ser um slice of life otaku, outros uma comédia pastelão e ficou nessa oscilação em todo seu decorrer. Segundo, os sentimentos dos protagonistas, até então, nunca foram bem esclarecidos, deixando uma certa dúvida de qual rumo a história tomaria, o famoso "quem ficará com quem nessa comédia romântica?". Agora relembremos algumas coisas.

(Relembrarei alguns detalhes de Oreimo 2 agora, evitando spoilers ao máximo. Quem não ter paciência para ler, pode pular para o próximo tópico)



Mesmo com um final aberto, achei que a segunda temporada acabou de maneira satisfatória. Desde o início da primeira temporada, ficava a dúvida se a Kirino tinha sentimentos românticos por Kyousuke ou apenas um complexo de irmão. Foram duas hipóteses levantadas após a descoberta que Kirino era uma otaku viciada em jogos com a temática "irmãzinha". Tal dúvida criada no decorrer da primeira temporada foi respondida na segunda no decorrer de seus 13 episódios, majoritariamente no último, onde todos os sentimentos de Kirino foram esclarecidos em um longo flashback narrado pela mesma. 

Em outras palavras, as perguntas foram respondidas, então foi satisfatório, certo? Em parte sim, mas a história parou exatamente quando Kyosuke rejeitou Ayase, ficou aberto demais, faltou sabermos o que aconteceria com a dupla de irmãos. E para isso estão aqui os especiais, para concluir realmente a história dos dois, adaptando os útlimos volumes da light novel. São três episódios que foram lançados na web no dia 18/08/2013,  eles são totalmente focados na relação dos irmãos e de todo o círculo de amizades deles.

Como eu disse na resenha da segunda temporada, Kirino teve suas doses de redenção (mesmo que não tenha sido engolida pelos expectadores, Vulgo Doutor Carlírio). A suposta inexplicável atitude nada madura da parte dela foi ligeiramente esclarecida e o comportamento dela também mudou de maneira consistente. Mas ela ainda não soltou seu lado mais doce (Dere), o que os otakus cansaram de esperar e migraram para venerar outras personagens "meiguinhas" da série tal como Manami, Kuroneko, Kanako e até a Ayase (odiada a longa data por muitos). Nos especiais, o que muitos esperavam tempos atrás ocorre, se isso foi bom ou não, é difícil concluir, afinal o preço disso foi alto, muitos sacrifícios (observem as imagens que usei para a resenha para saberem disso).


E o final foi.... sério???


Para quem queria isso:

 Sorriso que Kirino só aparecia fazendo durante a OP (irony) da primeira temporada

O preço foi este:



Imagens auto explicativas


Pois é, a suposta "recompensa" dada aos que esperavam algo da Kirino saiu caro. Os três episódios são certamente os mais sérios de toda a série. Aqui Kyousuke já não faz loucuras como alívio cômico para os momentos de tensão, o mesmo nunca esteve tão sério, assim como todo o resto do elenco, repleto de figuras a parte que,  neste verdadeiro final, mostraram lágrimas, olhares de fúria e palavras duras. Tudo começou a convergir para algo que os fans já esperavam, é claro que haviam os esperançosos que algo de diferente ocorreria (Kuroneko por exemplo), e finalmente ocorreu. É claro que para evitar um clima melancólico, ocorreram leves momentos de alívio cômico, impedindo assim, que Oreimo se torne um "Koi Kaze" e/ou "Kimi ga nozomu eien" (animes novelão mais melancólicos e depressivos que já vi).

Os 3 episódios em questão podem ser resumidos (sem spoilers) em, respectivamente:

- Os sentimentos de Kyousuke;
- A reação de todas as personagens a isso;
- O acerto de contas com o passado;

A história começa direto do fim do arco da Ayase. Kyousuke seriamente está relembrando o ocorrido e decide resolvera situação com Kurokeko e Kirino. E ele resolve isso declarando tudo o que sente, declarando em detalhes o que ele dissera para Ayase ("Há alguém que eu gosto!") em sua "despedida". Como dito acima, o primeiro episódio responde esta e muitas outras dúvidas do anime. O segundo episódio é uma consequência das escolhas tomadas no primeiro. O terceiro e mais esperado é o que cria a ligação entre o último episódio da segunda temporada, costurando o passado dos irmãos com o suas escolhas finais. Certos elementos voltam, muitas coisas são relembradas e um último acerto de contas com o passado, aquele que criou a distância entre os irmãos, ocorre. O que eu chamo alegremente de "final boss" (chefão final).


Nova pose para declarações importantes


Reviravoltas ocorrem neste final, algumas sem muito sentido e outras totalmente compreensíveis e até assustadoras. É claro que o anime já deixou muita coisa implícita, mas aqui tudo fica certo, causando certa revolta em quem torcia por algo diferente. Muitas personagens secundárias declaram coisas inesperadas, mostram um lado delas que sempre esconderam. Há aquelas em que o choque seria grande, mas que tiveram tanto pouco tempo em cena que não deu para sentir o impacto (Kanako que o diga). Créditos extras para três discursos, feitos respectivamente por Kuroneko, Kyousuke e Manami. A última sendo a que mais se destacou (não quer dizer que foi uma coisa boa), tendo uma escolhas de palavras muito boa, e tendo uma ótima interpretação de sua dubladora (Satomi Sato), dominando muitas entonações extremas simultaneamente, conseguindo assustar e comover (nesta ordem) com maestria.

A trilha sonora também surpreende, todos devem lembrar as músicas cômicas nos momentos de humilhação e histeria de Kyousuke, aqui elas ficaram mais tímidas e deram espaço para outras que pessoalmente não esperava da série. Não chegam no nível das músicas de Maeda Jun (Clannad, Kanon, Air, Angel Beats), mas causam impacto. Conseguem comover e dar aquele vazio no peito, dando uma seriedade nunca esperada aqui. Repito, é um clima sério levando em conta o padrão do anime.

A animação sofre algumas quedas na segunda parte, onde o rosto da Kirino fica demasiadamente redondo, mas isso é ignorável visto que a qualidade volta na última parte.

Como este era um anime com vários fan clubes das personagens femininas, com diversas torcidas e expectativas para o final, é de se esperar um certo desapontamento de muitos. Como todo anime com tendências, um final não aberto causaria isso. E foi um final bem fechado, tirando possibilidades e esperanças que muitos tinham. Oreimo é um anime único da sua própria maneira, conseguiu usar um gênero cliché, mas ser imprevisível em todo seu decorrer, e, apesar de ter gerado muitos fans revoltados, atraiu um grande público.

Comentários pessoais (SPOILERS):

Sim, sou parte da minoria que perdoou Kirino na segunda temporada. Vi no forum Minna Suki (e falando pessoalmente com Doutor Carlírio, "O HOMEM INCAPAZ DE ODIAR") que ela era muito mais odiada do que o esperado por minha pessoa. Admito que a odiava de coração na primeira temporada, mas na segunda temporada ela parou de me dar motivo para isso. O que me irritava pessoalmente era o fato dela nunca demonstrar a menor gratidão pelos sacrifícios que Kyousuke fazia por ela, no entanto, com o tempo a moça mostrou poder ser uma boa irmã (ou algo mais...?!). Ela passou a ser sincera, e explicou seus sentimentos e seus motivos no episódio 13 da segunda temporada. Simplesmente não vi mais motivo para fazer parte dos haters e fiquei neutro. É claro que ainda torcia pela Kuroneko com o Kyousuke. Mas não achei inaceitável o final, mantiveram o "politicamente" e "moralmente" correto.


E com isso, Oreimo acaba. Até a próxima Tabibito e leitores provenientes do google imagens (hihi):

8 comentários:

  1. XB Kico 7!


    SE VIU O MEU COMENTÁRIO em "02 setembro 2013 Corrente de Reviews: X-Men Por Blog Raiburari",explanei a razão do pulo desse post. XP
    UMA SÉRIE ALTERNADA com finais verdadeiros não é das coisas que mais ouço dizerem;e Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai teve duas vezes.Seria uma contra-proposta aos fillers?Já que pelo visto aqui[brazilmanga.com.br/projetos/ativos/ore-no-imouto-ga-konna-ni-kawaii-wakega-nai/] a série continuaria em publicação firme e forte como uma rocha.
    E FOI CERTO O QUE DISSE de os finais verdadeiros serem exibidos por volta de 18 de Agosto,segundo o MAL foi esse dia mesmo[http://myanimelist.net/anime/18857/Ore_no_Imouto_ga_Konnani_Kawaii_Wake_ga_Nai._Specials],tipo não deixaram pra última hora pra após quererem resolver com um "jeitinho".Detalhe que seria 4 dias depois da sua review "14 julho 2013 Ore no imouto ga Konna ni kawaii wake ga nai. (Segunda temporada)[http://raiburari.blogspot.com.br/2013/07/ore-no-imouto-ga-konna-ni-kawaii-wake.html] "-,pertinho da data,nem chegaria a ser lá uma coincidência com o revezamento interno do blog.
    A MORAL ESTÁ ALTA,HEIN!Seu "quase-mês" de monopólio não foi o suficiente para começarem a te respeitar mais um pouco -Suspeito que foi por causa das férias à moda dos apresentadores de programas jornalísticos =p- : 'menos respeitado','o que menos escreve' e indiferença doutro(aspas).Estão te dando ibope,porém estão te subestimando como em mangas de grupinho de personagens. :-P
    E POR ENQUANTO AINDA ESTOU AÍ;sabe como é que é,com coragem("teimosia") para ler e comentar(reticências).
    QUANTO À ABERTURA & ENCERRAMENTOS:
    00] Qual seria esse encerramento de "http://vimeo.com/64399647"?
    01] "Reunion" por ClariS[http://vimeo.com/72911054 => episódios 2 ao 8]: Será que sou apenas eu que não lembro de trilhos "no teto" como em 15-20s,onde os trens japoneses ou de outros países vão seguindo seu itinerário.
    02] "The Last Ceremony" por Kuroneko (Hanazawa Kana): Achei não ou não identifiquei.
    03] "Will" por Kousaka Kirino (Taketatsu Ayane): Achei não ou não identifiquei(2).
    04] "Thank You" por Kousaka Kirino (Taketatsu Ayane)[https://www.youtube.com/watch?v=qnj0IN35vd0]: O que achei foi esse Tema Final nos créditos,um TV SIZE.
    Não acho que se a pessoa for acostumada com esse gênero,ela vai reconhecer esse POP logo de cara,sendo mais pela voz da Kousaka Kirino(Ayana Taketatsu).
    SOBRE AS IMAGENS:
    01] Tirando o bolo,é a hora de revisar posts com supervisão.
    02] "Olha o aviãozinho."
    03] Descobrindo que apanha de meninas.
    04] Guarda-costas.
    05] Um gentil mata-leão.
    06] "Peace!!" em tempos que não voltam mais.
    07] Afável e compreensiva.
    08] http://2.bp.blogspot.com/-FgG-c7-RCFA/TpBwBwKtgyI/AAAAAAAAAXE/LdwU8Dbcz7E/s320/Mascara2.jpg
    09] Acessando tua cosmo energia.
    10] Sensação de Rocky ao subir a escada.
    À POSTAGEM:
    Parece-me numa pesquisa rápida,pela visitação no blog e pelo feeling quanto ao anime,que foi na blogosfera um dos que mais investiu seus recursos no destrinchar de Oreimo,quem sabe não tenha criado um referencial para as adaptações animadas de Oreimo. Oô Uns ajustes em links aqui e acolá tornariam a postagem mais inteira,mas já foi.Um "ÓTIMO" para incentivar até o ponto onde chegou com "Ore no imouto 'Oreimo' ga konna ni kawaii wake ga nai".
    CORREÇÃO: EM 'ORE NO IMOUTO GA Konna Ni Kawaii wake ga nai (TV)' errou o link => 01 maio 2011 Ore no Imouto Ga Konna ni Kawaii Wake Ga Nai (TV)[raiburari.blogspot.com.br/2011/05/ore-no-imouto-ga-konna-ni-kawaii-wake.html] e não o '14 julho 2013 Ore no imouto ga Konna ni kawaii wake ga nai. (Segunda temporada) '[http://raiburari.blogspot.com.br/2013/07/ore-no-imouto-ga-konna-ni-kawaii-wake.html].

    BÔNUS: http://www.youtube.com/watch?v=fYn2TrSr1ho É uma versão legal,ainda que fique em dúvidas se não tem -principalmente em fins de determinados tipos de versos- o uso do Auto-Tune ou programa similar.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabibito

      Curioso a história das datas, realmente batem com as hipóteses levantadas pelo senhor.

      Legal o bonus, incrivelmente ficaram muito bons os versos em ingles, geralmente adaptações do gênero ficam com as sílabas dos versos demasiadamente estranhas.

      Perdão os erros de links, agradeço por me avisar, estou já corrigindo o possível.

      Sobre eu mesmo, o "ibope" nunca foi alto, e nunca foi o objetivo. Sou o que tem menos "marca registrada" por aqui, visto que meus posts são resenhas de animes aleatórios. Só tenho tentado ser menos frio e palpitar um pouco mais. Costumava não concordar com isso, mas só resolvi ser mais sincero e menos "técnico".

      Sobre o post, Oreimo acompanhou todas as minhas fases como blogueiro aqui, foi um anime não dos melhores, mas que me divertiu e que eu me senti na obrigação de escrever sobre, por isso fiquei feliz em concluir a série com meus pontos de vista aqui.

      Grato pelo comentário e pela "nota", até a próxima

      Excluir
    2. Nota: Eu também não achei no youtube as ED, por isso não as coloquei Tabibito

      Até a próxima!

      Excluir
    3. Ah, esqueci de falar, acho que eu devo ter escolhido mal as imagens 3, 4 e 5. Minha ideia era mostrar como eles mudaram da primeira para a segunda temporada, afinal, a 3 é da primeira temporada, a 4 é do ONA "True end" e a 5 é da segunda temporada. Sabe, mostrar como as coisas mudaram.

      Abraço

      Excluir
  2. O final foi moralmente correto,MAS, eu fiquei com um ódio do kyosuke, porque ele destruiu a maior amizade dele (Manabi) e todas aquelas personagens que tiveram a imensa coragem de se declarar, pra namorar com a Kirino em tempo intermediário só até eles se formarem (como se fosse eles que escolhessem por quanto tempo ficariam apaixonados) e depois tudo voltaria ao normal (só que não, pq ele não tem mais amigos, tirando a Saori e a Kirino)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, final moralmente correto mas sem noção....
      Foi uma decisão para manter a história politicamente correta. Mas eu acho que eles não deviam ficar nesse "vai e vem" na parte moral, ou você é ousado e vai até o fim com o "imoral" ou vc mantém "Moral" até o fim.

      Excluir
  3. é foi uma merda de final

    ResponderExcluir
  4. Entendi a proposta do final visto toda discórdia que gerou nos fans de cada personagem.Mas o final foi muito, mas muito frustante, depois de tudo que ele passou, depois da perda das amizades, daquele círculo que tinham montado, da perda de tudo para se amarem.Chega lá nos 19 minutos do episódio, e é anunciado que era temporário, depois de se casarem romperiam e voltariam a ser imãos?!
    ahhhh caaara, isso foi frustante demais, estava triste pela perda das outras personagens, pelo fim do Círculo de amizades que eles haviam criado.Pelo futuro que a ex namorada tinha desenhado de ser os 3 juntos não ocorrer, depois de passarem tudo isso, desmancham, rompem?! ahhh caaara isso foi triste.Eu gostava da amizades de geral, mas sempre torci e gostei da Kirino, entendo que muitos acham o tema romantico entre os irmão um tabu, mas é um Anime, um universo construído onde existem aqueles personagens e a vida deles, não é um mundo real.Eles terminarem junto era o mais sensato depois da perda e sacrifício que fizeram.
    E só eu não curtia a Manami?As demais personagens achava sensacional, principalmente o Círculo de amizades, achava muito divertido.
    Pelo desfecho com o rompimento de cada personagem ser tão triste e dps disso, o casal no final romper para manter a 'moralidade' parece que fez todos os acontecimentos em vão, parece que tudo foi em vão....sério fiquei bem decepicionado, aliás já estava triste com o rompimento das amizades, e das personagens secundárias tristes...E ainda ocorre esse final de rompimento?!.....
    Eu respirei e terminei preferindo acreditar que mesmo que falem que romperam, mais pra frente eles ficariam juntos, pois sério, se todas aquelas garotas, que eram incríveis D+ não foram o bastante para o protagonista, acho bem difícil existir outra pessoa que seja e assim também com a Karino, acredito que mais pra frente acabem juntos, pois depois de tantas perdas, a verdade é que eles só tem um a ao outro, e torço por isso.
    Até porque neh, estou vendo a obra sucessora dessa, o Eromanga-sensei, e achei muito mais divertida e engraçada que essa, mas acho que essa ainda tem mais personagens muito divertidos e interessantes, só que acabaram com eles. E tenho grandes esperanças com Eromanga-sensei, visto já alguns volumes da light novel, espero que não ocorra nenhuma tragédia como o final de Ore no imouto, espero que não lancem o próximo volume destruindo toda diversão que criaram!.
    Fiquei com muita raiva!!!! afs.... hehe
    Mas é incrível como o protagonista de Eromanga-sensei se parece com o de Ore no imouto.
    Ainda bem que o do Eromanga-sensei teve mais atitudes e desde o início demonstra seus verdadeiros sentimentos, evitando que uma comédia fique tão dramática e triste rompendo toda amizade que os personagens contruiram igual a Ore no imouto!.

    ResponderExcluir