-->

28 julho 2013

Anime de Kimi no Iru Machi - Primeiras impressões



Comentário solto: A capa da esquerda ficou boa.... muito boa.

Este post contempla somente até o segundo episódio do anime.

OP: Sentimental love por mimimemeMIMI
ED: Kimi no Iru Machi por Kirishima Haruto (o.O)

Kimi no Iru machi (a cidade onde você mora) é um anime de comédia/romance/drama adaptado de um mangá homônimo. Levando em conta que seu criador é o mesmo de Suzuka, um romance adolescente com altos tons dramáticos é de se esperar. Sua adaptação gerou altas expectativa nos fans, juntamente com preocupações. Primeiramente pelo ponto de partida do anime na história e segundo pelo estúdio responsável  (GONZO).

O estúdio responsável pelo anime foi o Gonzo (Chrno Crusade). Aquele mesmo que muitos pensaram alguns anos atrás estar falido. O character design foi feito por Nishii Terumi (Mawaru Penguindrum). A direção foi realizada por Yamauchi Shigeyasu (Yumekui Merry).

Do elenco principal, citarei apenas os quatro de maior relevância. Haruto, o mocinho, é dublado por Hosoya Yoshimasa (Arata de Chihayafuru); Yuzuki, a mocinha, por Nagajima Megumi (Ranka Lee de Macross Frontier); Asuka, "mocinha" (áspas mesmo) por  Sakura Ayane (Merry de Yumekui Merry); e finalmente Kazama por Ono Daisuke (Yukito de Air).

Colocarei dois pontos de vista neste post. Primeiro avaliando como um leigo que não conhece nada da série. Depois como fan do mangá e já tendo visto o OAD de Kimi no Iru Machi.




Sendo leigo:

Mishima Asuka
Eba Yuzuki
Kirishima Haruto

Tudo começa quando o jovem Haruto, vindo do interior do Japão, Hiroshima, se muda para Tokyo no meio do ano, uma época anormal para transferências de escola. Ele passa a morar com sua irmã mais velha. A estadia começa mal, sendo que em seus primeiros minutos na nova casa ele é atacado pela vizinha com um taco de baseball, pois esta pensa que o jovem é um ladrão. Em seguida ele faz amizade com Kazama, um playboy na escola. 

Ambos os seus novos amigos não conseguem averiguar um motivo para que Haruto tenha se mudado para Tokyo, afinal, este não tenta fazer amigos na escola e não demonstra nenhuma grande ambição na cidade grande. Com o passar do primeiro episódio é possível ver na expressão de Haruto um certo ar de solidão e tristeza, algo que causa preocupação em seus novos amigos, Kazama e Asuka.

Após a descoberta do motivo da ida de Haruto para Tokyo, há um flashback, ocupando todo o segundo episódio, e apresentando a legitima protagonista feminina da série, Eba Yuzuki, no tempo em que ela viveu na casa dele em Hiroshima. E vemos como a relação de ambos começou. De fato ela aparece por alguns segundos no primeiro episódio, mas nada se sabia dela até então.

Comentando um pouco da parte técnica (musical). Durante a música de abertura, esta dá bastante ênfase para as duas "Mocinhas", Asuka e Yuzuki. Há uma certa oposição de cores e de expressões de ambas, e na reação de Haruto com elas, parece correr atrás de uma Asuka em lágrimas e depois sorrir de volta para uma alegre Yuzuki. Asuka aparece frequentemente com uma expressão mais triste, enquanto Yuzuki alegre (algo que é antagônico com os acontecimentos do anime). Esclarece quem serão as mocinhas, sendo Asuka a protagonista no primeiro episódio e Yuzuki no segundo (durante o longo flashback).

A música de encerramento, apesar de não possuir nada na animação, já que só há imagens de Tokyo e das capas dos volumes do mangá, possui uma letra curiosa. E além disso, é cantada pelo dublador de Haruto (Hosoya Yoshimasa), interpretando o personagem, com seus sentimentos e motivações para deixar Hiroshima e ir atrás de sua namorada (Yuzuki) em Tokyo. Ele cita uma carta, o que soube na hora em que a leu, e tudo o que o levou a decidir sua mudança. É raro haver um dublador HOMEM cantando uma música tema do anime, no caso é o dublador de Haruto cantando a música "Kimi no Iru Machi". Geralmente são dubladoras mulheres que fazem isso, era esperado que Nagajima Megumi, uma dubladora já com muita experiência em canto fazer isso (grato Jeguy Hope, por me lembrar desse detalhe).


Como fan (possíveis spoilers) :



A famosa cena de Haruto e Yuzuki na bicicleta

Kimi no Iru machi é de autoria do mesmo criador de Suzuka, mangá e anime que gosto muito. Ele conta a história de Kirishima Haruto, um jovem que mora em Hiroshima, interior do Japão. Sua vida se resume a ir para a escola e alimentar um amor platônico pela jovem Kanzaki Nanami, coincidentemente ela possui um traço exatamente igual a da protagonista Suzuka de Suzuka. A pacata rotina interiorana de Haruto muda completamente quando Eba Yuzuki, uma garota de Tokyo e filha de amigos dos pais de Haruto, passa a morar com ele.

Separarei de maneira subjetiva o mangá em 4 partes. Arco de Hiroshima, Arco de Tokyo (Escola), Tokyo (faculdade) e Tokyo (fase pré-profissional... ainda não terminada).

O anime começa a história adaptando o capítulo 80 do mangá, equivalente ao início do arco de Tokyo ainda no ensino médio.

O começo do mangá é interessante, pois a cidade citada no título "Kimi no iru machi" (A cidade onde você mora), dava certeza que tal cidade seria Hiroshima, no entanto, com o passar do mangá fica ambíguo se tal cidade é Hiroshima (onde Yuzuki encontra Haruto) ou Tokyo (onde Haruto vai atrás de Yuzuki).

Há um OAD lançado ano passado. Este  se passa no espaço no fim do arco de Hiroshima, pouco antes de Haruto decidir morar em Tokyo, que é o ponto onde o anime começa. Não diria que é necessário ver o OAD antes do anime, visto que os flashbacks cobrirão todo o arco de Hiroshima também.



Mas foi interessante o ponto escolhido para a história começar, que foi exatamente quando Haruto se mudou e conheceu Asuka. Não é preciso ler o mangá para saber que a participação dela no arco adaptado será de grande importância. Mas pessoalmente não esperava colocarem-na protagonizando um episódio antes de apresentarem apropriadamente Yuzuki. Quem leu o mangá se familiariza com Yuzuki como mocinha no arco de Hiroshima, então mesmo com ela não aparecendo muito no arco em questão, a presença dela continuava lá.

Há algumas diferenças entre ambos, e partes omitidas no anime, é claro que tudo para conseguir contar o foco da história, como por exemplo a chegada de Haruto em Tokyo possui alguns detalhes a mais no mangá

No anime, a aparição de Asuka antes pode causar um efeito diferente, pois ela já preencheu a vaga de mocinha durante o primeiro episódio, e levando em conta que mesmo no mangá, onde ela conseguiu roubar muitos fans da Yuzuki, tal acontecimento fará dela a mocinha na "prática" no anime de Kimi no Iru Machi.


Parte técnica e ritmo:




Já era algo esperado vindo do Gonzo, um estúdio que não se encontra em seus melhores dias, mas algo que chocou negativamente os espectadores foi justamente a arte. O character design de Neshii Terumi, similar ao de Mawaru Penguindrum, ou seja, cabeça oval e olhos coloridos e brilhantes com bom contraste. Não chega a ser ruim, é diferente do mangá, mas tem seu charme e torna os personagens reconhecíveis de sua maneira.

Há problemas na fluidez da arte, por vezes estática e com pouca movimentação, onde eles simplesmente transformam a cena em um quadro parado com falas. Algo que vi pessoas comentando, foi a questão dos ângulos de câmera, quando as coisas ocorrem naturalmente e repentinamente vemos o rosto do personagem de MUITO perto, ou de uma posição no mínimo desconfortável. Isso tudo lembra o filme de Air (mesmo o filme sendo de 2005 e Kimi no Iru Machi de 2013) e até mesmo a parte sonora.

Falando da música e do ritmo que esta, junto com a animação, proporciona ao anime. Ela possui vários arranjos de violino, lembrando aquelas novelas dramáticas da decada de 90, não é ruim, mas  inesperado. Tais arranjos são ligeiramente melancólicos, combinando de certa maneira com o clima do arco, mas eles continuam presentes mesmo quando há piadas em cena, ficando fora de lugar.

Como A cena do taco de baseball, que no mangá passava uma forte de ideia de ser altamente escandalosa e desesperadora por parte de Haruto, chegando a ser exageradamente cômica, ficou consideravelmente devagar. Até parecia que Asuka estava pegando leve com ele, mesmo achando que o mesmo era um ladrão. Não sei se é proposital, mas a animação estática e múscias devagares deixam o anime tão lento a ponto de ficar, por vezes, entediante. Os dubladores até fazem um bom trabalho, salvo alguns desconhecidos, como a da Kanzaki Nanami, no OAD ela tinha sido muito bem interpretada por Hayami Saori, aqui a dubladora tem uma voz totalmente diferente, a sensação ficou no mínimo estranha com a troca.


Expectativas:




Falando como fan, eu pessoalmente gosto muito do arco como um todo e é ótimo que escolheram este ponto para adaptar, visto que a parte de Hiroshima (início original) é muito devagar e parada (e pioraria mais com o ritmo que deram ao anime), no entanto não gosto de seu desfecho. Há quem tenha medo que o estúdio Gonzo altere o rumo da história, mas pessoalmente, como fan eu torço para que um ligeiro detalhe mude. Assistirei até o fim e verei se meus desejos impossíveis de mudança se realizarão em Kimi no Iru Machi.

19 comentários:

  1. Bom post de primeiras impressões, eu acho o mangá bom apesar das coincidencias forçadas, mas pra mim o mangá acabou no capitulo 200, e o anime parei no episódio 01, só verei de novo se a historia tomar outro rumo.
    O que você queria que mudasse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim o mangá acabaria perfeitamente no capítulo 109. A parte da faculdade eu até gostei no começo, mas depois de um certo ocorrido... tudo o que desenvolveram até o capítulo 109 foi jogado fora.... e o Haruto mesmo perdeu muita moral com suas ações repentinas lá.

      Eu queria que mudasse exatamente o que ocorre na parte da faculdade, depois do "reencontro" (falando assim para evitar spoilers), se é que me entende. Ou que pelo menos parassem o anime no capítulo 109, mas isso é só opiniao minha!

      Grato pelo comentário

      Excluir
    2. Seria um ótimo ponto pra parar.O Haruto realmente me irritou com algumas ações dele, assim como o principal de Suzuka.
      O autor força muito a barra para determinado casal ficar junto.
      uma pergunta, depois do capitulo 200 a historia tem alguma mudança drastica ou continua a mesma coisa? estou querendo voltar a ler.

      Excluir
    3. Em Suzuka eu acho que a própria Suzuka que me irritava mais mesmo (do começo ao fim do mangá). E bem Matheus, no começo de Kimi no Iru Machi eu achava irritante o Haruto se fazendo de difícil, mas depois que ele ficou mais sincero eu até simpatizei com o protagonista.... no entanto, o autor fez AQUILO, então, queria que parassem naquele ponto...

      E ah, depois do capítulo 200 aconteceu só enrolação, no entanto, houveram dois capítulos sérios (e bons, na minha opinião) envolvendo a Asakura e o Takashi(apesar de ter sido meio que "copia" e "colar" de Suzuka, mas tudo bem, foi legalzinho).

      Grato pelo comentário

      Excluir
    4. Valew por responder!
      O que me irrita neles são, por exemplo: em Suzuka quando ele vai comprar um presente pra namorada com a Suzuka, e em Kimi no Iru quanda ele vai pra disney.

      Excluir
    5. Verdade, e o Seo kouji (autor) faz questão de descrever o encontro com OUTRA como algo inocente e livre de culpa. Tanto Haruto quanto Yamato são personagens bem tapados com relação a isso. Algo ligeiramente irritante nos dois.

      Mas certas coisas eu ainda achei que dava para voltar atrás no Haruto, pois a namorada era BEM compreensiva.... mas, o que ele fez no fim do arco foi imperdoável, até mesmo para ela.

      Excluir
  2. eu preferia q o haruto ficasse com a asuka eu acho e mais linda do q a eba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SPOILERS (para leigos)

      Eu também, a Asuka valorizava ele bem mais que a Yuzuki... em momento NENHUM da série ela o machucou... ao contrário da LEGITIMA mocinha, que só fez (grandes) besteiras desde o início... e o moço resolveu fazer besteira para compensar e virarem PERFEITOS UM PARA O OUTRO.... acho que estou me exaltando, por isso paro por aqui.

      Grato pelo comentário Daniel

      Excluir
    2. vc concorda kico com isso tipo o haruto seguil emfrente esqueceu da eba e romance de asuka e haruto estava otimo poderia continuar o romance deles 2 tomara q eles voltem denovo eu achei haruto e asuka um casal perfeito eles formam um belo par se eu pudesse mandar mensagens por criador desse anime eu ia xingar ele muito fiquei revoltado nem tem mais graca de ver esse anime partiu meu coracao de ver asuka e haruto separados

      Excluir
    3. Calma daniel, me exaltei mas nem tanto ao ponto de querer falar com o autor, heheh. Então, acho que o ideal seria ele ficar com a "segunda namorada" (vc vai entender), afinal ela o fazia mais feliz... e parecia o respeitar bem mais.... no entanto, nem tudo é como queremos... (ou nenhum dos fans querem, :P)

      grato pelo comentario

      Excluir
  3. Fiquei revoltado depois daquela eu realmente nao vou mas acompanhar esse manga o haruto fez a asuka sofrer muito veio da vontade de matar o autor desse manga asuka deu valor ao haruto e ele fez aquelas promessas para asuka e falava q amava e tudo nunca ia deixar ela tomara q eles voltem ne quem concorda de Haruto e asuka ficarem juntos denovo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade acho que o Haruto já passou do ponto... ele não merece mais ficar com ela, ele tem mais é que ser feliz com a YUzuki, os dois não prestam muito na minha opinião. Acho que estou soltando meu lado fanboy demais, mas é isso mesmo. Deviam fazer um spin off pra Asuka ser feliz com alguém melhor que o Haruto.

      Grato pelo comentário Daniel

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkk vc realmente e icrivel kkk respondeu minhas perguntas mais vlw esse manga kimi no iru machi vai ate q episodios ? eu vi de 1 ate episodios 200

      Excluir
    3. Então, o mangá tá atualmente no capítulo 239, ele já deu várias indiretas que o fim está próximo, mas até agora foram apenas vários alarmes falsos. (Eu parei de ler no 234, preciso tirar o atraso)

      Excluir
  4. :o) Kico7!


    Comentário solto: Fluidez do vento não só à esquerda e cores em tons médios e "saudáveis"?

    -OP/ED:-
    "mimimemeMIMI" lembra um erro entre "mimimi" e "meme".
    E na cidade "de banhos" de moças virginais onde ele mora("he lives") tem topless liberado;no Brasil,só no sambódromo.De qualquer jeito,é notável como soam belos e naturais{sorriso,sensualidade,tristeza}.No mais,o alto contraste{cores/iluminação} e a densidade da MUSIC não são de se desprezar.
    Na ed,figuras cada vez mais sugestivas dividem a tela com imagens "antigas" do Japão.O dublador Yoshimasa Hosoya poderia até "abrir o anime(entende?)";a voz "sussurrante" em tuas camadas e um destaque menor(?) à potência foram altamente compatíveis.

    Com as comparações,myanimelist.net/anime/390/Suzuka,acho que o estúdio de qual mudou Suzuka foi o de FUNimation Entertainment p/ Gonzo.E pode se dizer que tem umas altas notas,ex: Romeo x Juliet,Trinity Blood,Basilisk{E os trabalhos,pt.wikipedia.org/wiki/Gonzo_%28empresa%29,induzem à falência...}
    -Sendo leigos:-
    Mudar de escola em Julho não é preferível,contudo nem tão preterível.Detalhe da união e ousadia(Celty Sturluson de Durarara -> images6.fanpop.com/image/photos/34600000/-Celty-celty-sturluson-34655697-429-498.jpg) na vizinhança,e como o playboy foi com a cara dele(Né Asuka?).E sim,vi as 2 cenas e notei que ele não quer se envolver,só passando tempo...Ou voltando no tempo como em flashback(Sempre explicativos :p).
    *Nota: Olhares profundamente tristes em pessoas ditas bonitas e de rostos triangulares: legado(em parte) de Mawaru,us.cdn003.fansshare.com/photos/mawarupenguindrum/mawaru-penguindrum-ringo-1042454708.jpg#.UgARKG33Or4.
    -Parte técnica e ritmo:-
    Tomando essa cena por base,o Gonzo tornou Asuka mais "senhora de si" porque ficou menos descabelada,boca menos escancarada que denotou mais frieza,roupas menos amarrotadas e enquadramento próximo aos 45 graus.Esteticamente é mais bonito,embora o manga seja mais visceral(tendo que considerar aí o "fator surpresa" e uma proposta menos "dominatrix"...cada uma sugeriria em outras horas,uma tensão também sexual.).Entendi como um agir repentino devido ao mau entendido cujo poderia levar ao pior,foi constrangedor,contudo "'moralmente' mais preservador" à Asuka(como atacante) e Haruka(como frouxo e atacado).

    A estaticidade(quadros parados e no rosto): Mesma reclamação de Suzuka,que é do mesmo autor,mudando apenas o Estúdio(Reeditos).

    Os arranjos melancólicos do violino.Agora o senso parece ser o de que o piano é mais COOL.Mas quanto a esse caso,destoa realmente,vou considerar uma hipótese de que a forma triste de "não saber se divertir" de Haruto tenha relevâncias nesse sentido.Já nas novelas,críticas à política do país e humor que satirizasse a sociedade,e mais um amor muito intenso e "enrolado" com obstáculos não só dos gênios dos "amantes" ou das classes sociais diferentes... pelo menos em alguns dos sucessos Globais.

    Na dublagem,eles se expressam cabivelmente -isto é,bom-.Porém é certo que o anime é lento,por ventura sendo a ótica comparativa Hiroshima-Tóquio e o "fechamento emocional" do protagonista masculino.
    -Expectativas:-
    "Hiroshima em flashbacks?","Ligeiro e impossível detalhe mudando como na cena do taco de baseball?"
    -Ao post-
    O romance com expectativas semelhantes aos personagens(Como sempre).Expectativas e amostras trouxeram outros;e quem lê acima,vê a ânsia dos "noveleiros".Mas cobre ainda os 'leigos' ,não parecendo que tem um segredo,"VIP" etc,todavia esquecer isso: "raiburari.blogspot.com.br/2012/01/um-pouco-sobre-kimi-no-iru-machi-manga.html"
    Concluindo,desenvolveu temas que intrigam os fãs nesse e os introdutórios da técnica.Espero que tenha feito tudo sozinho: Em aproximação,MUITO BOM(pela informação e inclusão).

    -P.S.: YOU ter postado seguidamente,talvez tenha sido melhor assim.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Topless?? Wow, altas fantasias o senhor tem, hein Tabibito?

      falando sobre a arte do anime, tanto a parte "estática" quanto o traço semelhante a Penguindrum. No primeiro caso, em suzuka eu reclamei... mas só descobri o que é um "close" de câmera mal feito aqui em Kimi no Iru Machi, jesus, eles resolveram mostrar a expressão do personagem mostrando a pulga no meio do nariz deste?! Sobre o traço, acho que é um ótimo legado, Haruto não é tão bruto quanto no mangá, nem tão "comum" quanto no OAD (vou colocar agora mesmo o link).

      No mangá a cena do taco foi hilária para mim, eu esperava a moça gritando, se esperneando tentando arrebentar o "ladrão". No anime foi a mesma ideia, só que a garota manteve a "classe" e não se bagunçou nem um pouco mesmo achando que o jovem fosse um ladrão.

      Espera que eu tenha feitos sózinho? lol, nunca faço sózinho anônimo, todos no blog trabalham juntos.

      Grato pelo comentário

      Excluir
    2. Comentário solto: Não fui tao profundo quanto o senhor, talvez pensei no vento... e nas expressões melancólicas e distantes das mocinhas. E também a postura "determinada" de Haruto.

      Excluir
  5. Alguém poderia me informa, aonde o anime parou no mangá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso!!!!

      O anime acompanha até o capítulo 144, MAS eu pessoalmente recomendo que releia a partir do 142, pois há algumas pequenas diferenças na maneira como o último episódio adaptou estes episódios.

      Obs: Obviamente minha maior recomendação é ler o mangá inteiro, pois a melhor parte dele é justamente antes disto acontecer.

      Excluir