-->

21 abril 2013

Boku wa tomodachi ga sukunai (next) - TV



O que o(s) anime(s) oferece(m)?

- Variedade de estereótipos
- Variedade de piadas
- Variedade de acontecimentos aleatórios
- Desenvolvimento inesperadamente bom

Com o final da segunda temporada (next) não tinha como eu não comentar nada sobre uma das séries mais divertidas da temporada, mas contemplarei neste post as duas temporadas (e dois OVAs) para quem não conhece a série em si.

(Primeiras impressões da segunda temporada AQUI)
- Títulos: Boku Wa Tomodachi ga Sukunai (NEXT)
- Autoria: Hirasaka Hiromi
- Diretor: Saitou Hisashi (primeira temporada) e Kitahata Tooru (Segunda temporada)
- Estúdio: AIC Build (Oreimo)
- Ano: 2011 e 2013

OP:

ED:

Ordem para assistir a série:
Adaptado de uma light novel homônima, boku wa tomodachi ga sukunai (ou haganai) é uma das comédias escolares que mais foi comentada nessa última temporada e relativamente foi bem querida pelos otakus (tendo uma média de 8,01 na avaliação dos fans no MyAnimeList). Os personagens podem não ser dos mais originais, no entanto, pode-se dizer que o anime se destaca com as motivações e interações inesperada entre eles, que por vezes surpreendem o público. Agora vamos ao que interessa:


Enredo:

Yozora e Kodaka

O anime conta a criação e a rotina do “clube da vizinhança”, um clube criado para pessoas sem amigos com a finalidade de aprenderem como poderiam vir a ter amigos. Seus membros principais são (leves spoilers):

- Hasegawa Kodaka: um estudante comum que, devido a cor de seu cabelo (parte loira, parte castanha), é frequentemente confundido com um delinquente;

- Mikazuki Yozora: uma garota solitária de longos cabelos escuros. Ela é a fundadora do clube e com o passar do tempo mostra ser extremamente cínica e manipuladora, visto como ela persuade seus colegas de clube;

- Kashiwazaki Sena: Filha do diretor do colégio. Uma das garotas mais desejadas e admiradas da escola. Boa nos estudos e nos esportes. Justamente por tamanha popularidade, ela é ligeiramente excluída em sua turma, não tendo amigos. Após entrar no clube, ela passa a viver uma relação conflituosa com Yozora, sempre sendo vítima da lábia desta;

- Kusunoki Yukimura: Um “garoto” (afeminado) que alega sofrer bullying por não ser tratado como o “homem” que realmente é. Ele entrou no clube com a intenção de aprender o “caminho para ser um verdadeiro homem” com Kodaka (suposto delinquente) e é uma das principais vítimas de Yozora (que faz com que ele se vista de empregada e aja como tal no clube);

- Shiguma Rika: Uma garota gênio, tendo até seu próprio laboratório na escola. Ela entrou no clube pelo mesmo motivo que todo o resto com ênfase em “estudar” Kodaka, que ela alega ser um mamífero interessante. Ela é a mais excêntrica do clube, sempre fazendo piadas de duplo sentido (com piadas sexuais), com um jeito de falar diferente e vendo fantasiando erotismo em mangás/animes Mecha;

Há outros membros no clube, como Kobato, a irmazinha de Kodaka e Maria, a professora de 10 anos que é “responsável pelo clube”. Tudo o que é possível dizer sobre elas é que ambas disputam o carinho fraternal de Kodaka.

Comentando:


O anime conta as atividades do clube, que seriam jogar videogame (eroge e RPGs), visitas a karaokê, piscinas, praia, etc. Aos poucos vamos vendo um pouco do que há por trás da personalidade esquisita de cada membro e como eles se relacionam. A primeira temporada mostra como eles vão se tornando, sem perceber, amigos, mas foca bastante no passado de Yozora e Kodaka, que nem sempre foram “sem amigos”, e dá uma forte aprofundada em Sena também (cuja personalidade com fortes inclinações para otaku cativaram o público).

A segunda temporada aprofunda as personagens “suporte” da primeira temporada, Rika em especial, que chegou a se destacar e brilhar até mais que as duas protagonistas (Sena e Yozora). Sem dúvidas ela mostrou ser a mais imprevisível (no bom e mau sentido) de todo o elenco, as vezes ela quebra o clima e só apronta com seus pensamentos pervertidos, mas por vezes quando parece que vai apenas irritar os outros, ela mostra ser a mais compreensiva e madura do clube.

Claro que os outros personagens não ficam muito para trás, todos tem seus momentos, Yukimura, por exemplo, sem dúvidas tira fortes risos com sua devoção e obediência extrema (e literal) a Kodaka. E outros personagens que aparecem pouco, como o diretor da escola, Pegasus, com suas alternâncias inesperadas de “nobre elegante e contido” para “desesperado histérico”.

Agora falando do trio principal (Yozora, Kodaka e Sena). Foram basicamente eles quem seguraram a primeira temporada, afinal, eram os únicos aprofundados de fato. O resultado (apesar de inferior ao da segunda temporada) foi bem satisfatório. O laço de amizade (e até algo mais) entre o trio vai crescendo aos poucos e de maneira bem perceptível. Kodaka é um garoto que valoriza e defende aqueles ao seu redor, e apesar de sua aparente personalidade do famoso “tapado com seu harém”, ele parece entender a própria situação. Nada surpreendente, mas não cai (totalmente) no nível padrão.


Gênero – Comédia romântica, slice of life, triângulo amoroso e harém



Sim, ele começa como um slice of life, mas à medida que vão entrando mais membros no clube (em geral meninas), mais parecido com um harém este anime fica. É claro que o foco fica, em geral, no triângulo amoroso Yozora x Kodaka x Sena. A primeira temporada dá grande ênfase nisso, com ambas indiretamente disputando a atenção de Kodaka. Sena muitas vezes estando um passo a frente por ser ligeiramente mais sincera e menos orgulhosa para demonstrar seus sentimentos. Yozora consegue certo destaque quando algo sobre seu passado é abordado, ficando menos arrogante.

Paralelamente a isso, vemos a “construção” do “harém” na primeira temporada, onde todas as garotas do clube (salvo as crianças, Kobato e Maria) começam a gostar de Kodaka. Na segunda temporada o cenário está montado e vemos uma a uma tentando chamar a atenção do jovem, cada uma do seu jeito. Como já dito, todos lá no clube são excêntricos, e por isso a “comédia” “romântica” acaba sendo bem divertida.

A parte da comédia geralmente fica por conta de Rika (piadas ambíguas e pensamentos perversos), apesar de ela também ter momentos em que consegue emocionar Kodaka (e o público), sendo ela a maior surpresa da segunda temporada. Há outras coisas que ela faz para tirar risos, como referências e paródias a outros animes (como Mayo Chiki, Gundam, Evangelion, Oreimo, entre outros).

Estúdio - AIC Build


Mesmo estúdio de Oreimo (cuja segunda temporada estreou nesta temporada). Apesar disso, a arte lembra muito a de Denpa Onna To Seishun Otoko (anime que gosto muito também), com um destaque para as cores rosadas nos lábios das meninas e cores claras, brilhantes e bem chamativas (azul claro e roxo) nos olhos das personagens. Também é notável (não tanto quanto em Denpa Onna) um certo capricho na animação do balançar dos cabelos das meninas. Tal semelhança se deve pelo character design de ambas as obras originais, suas light novels, ser o mesmo.

A trilha sonora combina bem com o clima do anime, tendo músicas nostálgicas muito tranquilizantes para momentos de flashback, e músicas bem cômicas nos devidos momentos. Para as músicas tema (OP e ED), destaque para as duas ED. A da primeira temporada (Watashi no Kimouchi) é um estilo J-Rock muito bem cantado por Inoue Marina (dubladora/seiyuu de Yozora), uma música com um clipe ligeiramente "religioso" que formam uma combinação muito estilosa descrevendo os sentimentos das heroínas (solidão). O da segunda temporada (Bokura no Tsubasa) cantado por todas as heroínas da série, tem uma música mais alegre passando o sentimento de carinho delas pelo protagonista, e no clipe temos a famosa referência a ligação das heroínas (Yozora e Sena) pelo destino ("linha vermelha do destino) com o protagonista Kodaka.


Elenco


Aqui temos vozes bem conhecidas como:
- Ito Kanae (Ohana de Hanasaku Iroha e Elsie de The World Only God Knows) fazendo Sena;
- Inoue Marina (Yoko de Tengen Toppa Gurren Lagann) fazendo Yozora;
- Kimura Yohei (Chihiro de Sankarea e Hinata de Angel Beats) como Kodaka;
- Iguchi Yuka (Index de ToAru Majutsu no Index) como Maria;
- Hanazawa Kana (Anjo de Angel Beats e Nadeko de Bakemonogatari) como Kobato;
- Fukuen Misato (Kurono de Rosario + Vampire) como Rika;

Rika pode ser a melhor personagem, mas diria que Inoue Marina e Ito Kanae fazem o melhor trabalho aqui. A primeira por vezes fingiu ser muita coisa, desde cavalo demônio até GAROTO e fez isso muito bem, sem contar seus momentos de arrogância que conseguem dar aquele desconforto em quem a ouve. Ito Kanae consegue dar o ar de garota mimada, porém talentosa para Sena com perfeição. Sem contar que ambas fazem um ótimo serviço cantando as músicas de abertura e encerramento.


Considerações:


Boku wa tomodachi ga sukunai foi um anime muito comentado e assistido, com certa razão, pois é diversão na certa. Com frequentes piadas inesperadas e desenvolvimentos consistentes e surpreendentes dos personagens em suas entrelinhas. Boas doses de romance e personagens carismáticos. Fans de romance, comédia e slice of life em geral certamente simpatizarão com este anime.


OBS: coloco os links para elenco e outros detalhes no texto mais tarde (alguns imprevistos estão acontecendo neste exato momento)

4 comentários:

  1. Oi,como é que tá Kico7!(1)


    Nomes nas Light Novels: superficialmente noutro dia vi 1 artigo que fala de nomes longos delas .Esse nem é tão grande,mesmo com nome alternativo no final.
    E as médias de notas,em termos práticos são curiosas: 8,01.Esse ',01' a cereja da torta.Mas o que importa é que 8 é uma nota boa.Com certeza discutem os méritos,mas boa continua.;P

    .Enredo & Personagens:
    Do jeito que a coisa tá preta,+ “clubes das vizinhanças” surgirão à medida que pessoas se ligam mais no Digimundo ou por causa da clausura da violência etc.
    - Hasegawa Kodaka : pintar o cabelo/mecha é tabu nipônico(Costumes...),porém vendo o que a Coreia do Norte impoe aos cortes de cabelo,é fichinha: opiniaoenoticia.com.br/wp-content/uploads/cabeloshomensnortecoreanos.jpg E tafeio.com/wp-content/uploads/2013/03/coreia1.jpg
    - Mikazuki Yozora: Cara de sonsa aí em cima,Ahn!!Misturando e exagerando ficções ,tem-se sobre aparências em comparação indireta -> upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/53/Daveigh_Chase_LF.jpg/403px-Daveigh_Chase_LF.jpg (Daveigh Chase,intérprete de Samara em O Chamado[upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/f/f0/Samara_Morgan.jpg])
    - Kashiwazaki Sena: Um contra-senso,afugenta as pessoas que se veem "indignas"...Quando a mulher se acha muito bonita e tá solteira,1 desculpa dessas tá na ponta da língua(rs).
    Detalhe que não raramente,Sena está semi-nua em pictures na Net.Eh,'Otakaiada!'
    - Kusunoki Yukimura: Treinamento de Maid;sujeita-se a isso..?Crossdress,cdn.myanimelist.net/images/characters/5/128040.jpg,ex: Kuragehime.E olha como a lista se extende em anime-planet.com/characters/tags/crossdressers?page=1
    - Shiguma Rika: Kodaka como "cobaia" de estudo comportamental,onde cada um o usou aos seus intentos. o.O
    E mechas erotizados: Quando falei de Amuro,2.bp.blogspot.com/-3-pjs__BddA/UKmvpfCwABI/AAAAAAAAA9w/47vP_3fFQQQ/s1600/Gundam+Origin.jpg,Jeguy Hope 'lol' por ter dito que a cara dele podia ser vista como de tarado.

    .Comentando:
    O Genshiken deles corrompeu Sena e foi uma Season de triângulo amoroso,né?
    Rika,excêntrica estudante,vai de espírito de porco à sábia.Trolar ou aconselhar não é 1 compromisso;instável.
    Shippar de Seme & Uke estão p/ Kodaka & Yukimura.E diretor [www.1999.co.jp/itbig08/10089854.jpg]de tradicional/formal p/ descompensado.O 1º caso se deduz mais onde kodaka é o "sensei".
    Kodaka entende o harém,mas tem 2ªTemp... ;)

    .Gênero:
    As críticas ferrenhas ao clube foram p/ vertente do Slice of Nada;Tiraram Lolicons e Shotacons do harém e Rika(Politicamente incorreta,Picante,Adulta e que parodia). <=> Pro Kodaka aconteceu muita coisa,precisaria mais uns 6 braços para se pendurarem;Onii-san("Oreimo" ?);,a personagem + importante ao ,pelo que se infere até aqui.Não se inferiria tanto é ter envolvimentos com luta: cdn.myanimelist.net/images/anime/13/29971l.jpg

    .Estúdio - AIC Build:
    Mesmo criador faz sentido,aí vai o estúdi e aplica o seu estilo($),umas semelhanças e umas prioridades.Bom que dá pra identificar character designs.
    As osts nostálgicas(+ insistentes na Temp1 ou para o trio -acho-) e as cômicas pros "secundários-primários".

    .Elenco:
    "Cantar ganha pontos" e olha que os trabalhos de Fukuen Misato são numerosos,sobretudo em sequências.Mas talvez tenha levado também em conta "os fingimentos de Yozora",o carisma de Sena e a participação principal de ambas.

    *OP:
    1 Ruídos interferentes e Bastante Lascívia definem muito bem o conjunto mostrado nessa,contudo a impureza saía da cabeça inocente de Kodaka,entende-se.O clima
    frequentemente estava no "dando condição" com elas chamando;totalmente indefesas ao abate ou partindo p/ cima com tudo.
    Quanto ao clube,inaugurado sem muita atenção dos muito genéricos colegas de escola.Naquela sala mobiliada,espera-se por muitas trivialidades e pensamentos de maldade para matar o tempo(ex: cenas com fitas coloridas,poses empinadas etc).O que se pode supor de antemão é que Kodaka ganhou + que amigos e nenhum sossego.


    Continua...
    Ja!(1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo

      Diria que levando em conta o grande número de usuários do MyAnimeList somado as seus MUITO diferentes gostos, eu considero 8 quase a nota máxima para um anime ser considerado ÓTIMO, pois não há um único anime lá que chegue em uma média MUITO próxima de 10. (e é claro que geralmente eu diria que animes "ruins", não muito adorados pelo público, recebem notas abaixo de 7)

      Sobre o cabelo de Kodaka, o pior é que ele teve a infelicidade de ser assim naturalmente.
      Yozora é considerada por muito uma jovem com muito mais do que cara de sonsa (todo o resto também...). Mas ela tem seus momentos.

      Achei engraçado a imagem do Amuro "tarado", é muito estranha aquela foto mesmo.

      E sim, boa parte do anime se vai para paródias, até o título dos episódios tem referências até ao citado pelo senhor Oreimo (não me recordo ao certo qual episódio exatgamente era agora).

      Grato pela presença como sempre

      Até a próxima

      Excluir
  2. Oi,como é que tá Kico7!(2)


    *OP:(Cont.)
    Na música,1ª e 2ª voz[em correria] também se confundem no corrido Pop de sons sintetizados e muita coisa pra falar em pouco tempo,tempo suficiente APENAS para abusar das cores alegres,formas geométricas,efeitos para transitar cenas e MUITOS quadros de animação.
    *OP2:
    Sensualizadas caíram drasticamente,reduzidas a menos quadros.Afinal já se conhecem,sabem dos pontos fortes(fisicamente),não tem novidade...
    Gravando o filme...que número de claquete estariam?Filmes se gravam tudo junto e misturado,por isso tem a edição.Edição que ficou mais ou menos assim: Paródia de Kore wa Zombie Desu ka? com muitas briguinhas nas gravações,cenas introspectivas dos principais,tomadas das fachadas,enquadramentos a partir de 'terraços' e toda aquela edição de imagem que faz a abertura bem movimentada.
    As cores são muito vivas(Destaco o reflexo na água e a fonte 41-44s) e o ritmo igualmente.Sendo o "Be my friend" do título levado + a sério.
    *ED1:
    Muitas imagens,acho que entre oficiais e as feitas por fãs,fica meio a meio.E as principais figuram de 1:41-2:45 min e outra indo 2:46-min,mas no geral temos amostras das "personalidades" dos componentes do hárem.
    Na música,Inoue Marina canta versatilmente com tons um pouco mais graves ou um pouco mas agudos,o que sem um pouco de atenção parece outra cantora que performa esse Pop Rock -não tão rápido como os outros Pops até aqui-,porém mais melodioso.
    *ED2:
    Se muitos quadros animados é prerrogativa de verba,e se a economia foi usada na ED,essa é uma boa evidência.Pois é um passeio calmo por imagens imortalizadas de momentos banais[A alheios aos acontecimentos] e locais familiares ao clube escolar e a eles quando não estando no clube,e sim com os tomodachi não reconhecidos ainda.
    Da música,desconheço o grupo musical Tomodachi Tsukuritai.O que posso dizer é que: notei umas 4 vozes distintas,fizeram um trabalho adequadado ritmando o refrão de um Pop Chiclete & relaxante sobre amizade e que o vídeo soa como tendo um cortezinho no fim.
    *ED3:
    Telefone de latas com linha vermelha(linha do destino).O problema é que está tão embaraçada essa linha e ela não se estica para o diálogo ser possível de forma alguma: "No amor e na guerra valem tudo".E Yozora e Sena que não começaram amiguinhas[Se compreendi tudo da sinopse do anime] estão estranhandos por causa daquele que fecha o triângulo.
    Nas cores,utilizaram dos tons pastéis e de cenários que as exemplificam.
    E na canção,a dupla(?) "The Neighbor's Club" se alterna para representar cada uma ou ambas num ritmo Pop que reforça sensações de competição e outras sensações meio engasgadas e quem sabe resolvidas no fim da ED.

    # O que dizer do post:
    [+]
    1 Fez um guia sobre a série: Para como começar a vê-la[Ordem para assistir a série];Informações Técnicas e Staff para atrair[O que o(s) anime(s) oferece(m)?,OP,ED];
    E sua interpretação à série[Enredo,Comentando,Gênero,Estúdio,Elenco,Considerações].
    2 Links para quase tudo que viu necessário.
    3 Foi o post que mais se sentiu à vontade para escrever o que de tudo viusto de importante.
    [-]
    1 Não depende muito de você,entretanto o Ecchi,o preconceito,séries similares na temporada e o tempo de desenvolvimento(dito por terceiros) pesam.Fazer o quê..?
    R= Um post de Review. ;-D
    .Conclusão: Mostrou avanços;em virtude também do desafio de convencimento para com o anime.

    - Nota: Verei o que ficará mais viável a mim para o próximo comentário.O primeiro comentário desse texto demorou mais tempo do que o calculado,razão pela qual não o finalizai junto desse.
    Talvez parta para o "23 abril 2013 Casais – Boku wa tomodachi ga sukunai (Next) Por Kico7" por já ter terminado esse ou pro "22 abril 2013 Rádio do Jeguy Hope (#2) Por Jeguy Hope" ou os dois ou vou ver como se encaminharão as coisas relativas à Semana Especial de Aniversário.


    Ja!(2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ecchi nas músicas tema de abertura dão uma coceira para os mais puritanos, mas acho interessante como as ED tem uma temática bem mais "pura" e simples. É um conjunto de antíteses que eu considero bem legais. A ED 3( da second season) é a minha favorita, pode não ser tão "estilosa" como a da primeira temporada, mas acho muito bela... principalmente pela linha vermelha do destino já citada pelo senhor!

      Acho que nunca vi o senhor elogiar tanto meu post, estou feliz, XD
      Agradeço pela boa vontade de sempre e espero que tenha gostado da semana de aniversário do blog.

      See ya

      Excluir