-->

27 janeiro 2013

Temporada de inverno – (poucas) primeiras impressões



Depois de mais outro hiato de tempo “morto”, estou aqui escrevendo algo bem simples. Fui algo como um “autor ausente” para este blog, tanto para moderação, quanto para postagens, quanto para os comentários . Sei que Dan-sama já comentou sobre o assunto, mas cada autor aqui tem suas impressões, não?



Pois bem, estarei com uma formatação nova agora para algumas de minhas resenhas.

Basicamente citarei quais são os detalhes oferecidos pela série (pelo menos os que eu consegui ver), e em casos comentarei o que acho disso. Isso possivelmente encurtará meus textos, para o descontentamento de meus colegas, mas estarei testando este novo método e verei se é funcional para mim.

Agora para o que interessa, os animes.

Das séries da temporada, resolvi assistir, até o momento, apenas três, sendo que dois são segundas temporadas. E um eu inclusive já escrevi a resenha da primeira temporada, deixo o link disponível no comentário desta.

Como dito pelo nosso parceiro Netoin, a temporada possui animes feitos para públicos bem específicos, apesar de haver uma boa variedade de gêneros abordados nela, poucos me deram aquela vontade de assistir. Agora aos comentários:

Chihayafuru II




- Um pouco sobre: 

Continuação direta da primeira temporada. Temos o clube de Karuta, esporte tradicional japonês que faz uso de cartas com versos de poemas antigos, liderado por Chihaya e Taichi.


- Gênero – Josei, esporte e romance

Por ser um josei (anime voltado para o público feminino mais maduro), temos a história contada majoritariamente pelo ponto de vista de Chihaya (a protagonista). O anime até o momento chamou a atenção por ter dado boas partidas de Karuta, sem nada de grandes viradas ou “super poderes” como muitos shounens esportivos, um bom triângulo amoroso principal e desenvolvimento muito bem trabalhado de cada personagem que se fez presente.


- EstúdioMADHOUSE

Estúdio conhecido por ter uma qualidade técnica acima da média, mas cuja equipe, por vezes, acaba adaptando obras de maneira um tanto quanto infiel, dando finais alternativos e bem diferentes daqueles encontrados nas obras originais (Claymore e Beck por exemplo). Não dá para saber que final darão para Chihayafuru, no entanto, algo pode se afirmar, eles capricharam na qualidade técnica aqui. Personagens muito bem desenhados, cenário detalhado, fotografia maravilhosa. Podemos contar com uma trilha sonora marcante também.

Tsukuba a esquerda; Hanano a direita

- Elenco

Dos protagonistas, foi possível ver que SetoAsami continua dando vitalidade e atitude para Chihaya e Miyano Mamoru dá profundidade para a voz de Taichi. Do elenco novo, temos Irino Miyu interpretando o novo membro do clube de Karuta, Tsukuba. Seu tom de voz é manso, porém com tendências para a arrogância, algo não muito comum para o dublador, que em geral faz papeis de personagens mais gentis e “covardes” (Sena em Eyeshield 21 e Ryoushi em Ookami-san). Temos também Han Megumi interpretando Hanano, uma membro nova do clube, que só entrou lá para paquerar Taichi.


- O que o anime oferece?

1-      Personagens novos – Tsukuba e Hanano são os dois novos personagens, até agora o maior foco foi para Hanano. Ela possui motivos NADA nobres para ter entrado no clube de karuta, no entanto, mostrou uma determinação já notada por Chihaya, que pode vir a torna-la uma boa jogadora. Tsukuba, por outro lado, entrou por amor ao esporte, apesar de não ter um comportamento muito adequado para seu nível de treinamento, sendo arrogante e não respeitando muito seus colegas.

2-      Protagonistas (ainda) originais – Os antigos membros tiveram uma boa reintrodução no primeiro episódio, suas ambições, motivos e talentos foram revisados muito bem. Chihaya continua uma garota “diferente” para os padrões de beleza japoneses, sendo uma pessoa de atitude e iniciativa. Taichi é o protagonista com pouco talento, mas praticando o esporte mais para superar sua própria covardia do que visando ser realmente o melhor. Nada podemos dizer de Arata (o mais talentoso do trio) ainda, pois ele não se fez presente (ainda).

OBS: Como ainda não vi nenhum estereótipo presente, só comentei esses dois detalhes.


Boku wa tomodachi ga sukunai NEXT



Um pouco sobre: segunda temporada de “Boku wa tomodachi ga sukunai”. Um anime que fala de um clube escolar, onde todos os membros são pessoas sem amigos, que visam aprender a se socializar. O trio principal (que lideram o clube) são respectivamente Kodaka, um aparente delinqüente; Yozora, uma garota que adora incomodar seus colegas; Sena, uma patricinha popular que quer amigos de verdade.


Gênero – Harém, comédia romântica, seinen

Há aqui uma série de garotas que entram no clube e aos poucos vão se aproximando e se interessando pelo protagonista. Apesar de o triângulo amoroso principal ser o foco em geral, as personagens secundárias possuem características bem chamativas também, e por vezes se destacam até mais que as heroínas principais. Há aqui muito fan-service, desde nas músicas tema (OP e ED), até mesmo na chamada de comerciais, com fotos das personagens pouco vestidas e/ou em poses comprometedoras.


Estúdio – AIC Build

O mesmo do famoso (e polêmico) Oreimo. Ambas as séries apesar de serem consideravelmente criticadas, fazem um sucesso em maior escala (pelo menos em vendas e popularidade). Aqui, no entanto, o character design é diferente de oreimo, os traços das personagens são menos arredondados, e podemos ver com clareza seus lábios maquiados lembrando bastante Denpa Onna (mesma original character designer).



Elenco:

 Ito Kanae (Ohana de Hanasaku Iroha) como Sena, ela é uma dubladora bem versátil, então conseguiu se encaixar no papel de patricinha. Inoue Marina como Yozora, sua voz mais firme e grossa que o padrão feminino local reforçou a personalidade “mandona” de Yozora. Kimura Ryohei (Shouma de Mawaru Penguindrum) como Kodaka, o “delinqüente” gentil, que só assusta na aparência, mas que intimida a todos sem intenção, sua voz ficou bem versátil aqui também, “enganando” bem como delinqüente e sendo bem gentil quando mais casualmente.


O que o anime oferece?

1-      Triangulo amoroso – o triângulo amoroso principal, Yozora x Kodaka x Sena, é um de seus atrativos. Aqui vemos que todo o desenvolvimento individual delas na primeira temporada foi um preparo para a atual e iminente “disputa” entre elas pelo coração de nosso herói. O enredo brinca com a inclinação que dá para cada uma delas, então a sensação de incerteza de como Kodaka reagirá sempre fica na cabeça.

2-      “Hárém” – As outras heroínas também disputam a atenção do protagonista, mesmo que nem todas sejam mulheres de fato (Yukimura é o bishounen da série). Seja para disputar o carinho como “Homem” dele, como a Rikka faz, sempre fazendo insinuações sexuais pra ele. Seja pelo carinho fraternal dele, como Maria e Kobato, as duas mais novas do grupo.

3-      Fan-service.... isso tem bastante neste anime. Nada muito exagerado, e nem sempre tentam inventar desculpas no enredo para fazê-lo. Como dito anteriormente, fizeram uso de “extras”, como a própria abertura e encerramento, e chamada para comerciais, com fotografias apelativas das heroínas. Inteligente para usar o tempo de episódio mais para o desenvolvimento do enredo.


  
Ore no Kanojo to Osananajimi ga Shuraba Sugiru



Um pouco sobre: Eita, um cdf que considera relações amorosas algo desnecessário e que vive pacificamente sua vida convivendo com sua amiga de infância Chiwa, recebe uma suspeita declaração de amor da garota mais desejada da escola.


Gênero: Harém, triângulo amoroso

Duas heroínas apresentadas até agora, mas OP e ED (e MyAnimeList) indicam que haverão mais presentes em breve.


Estúdio - A1-Pictures

Não tenho palavras muito precisas para descrever este estúdio. Já fez animes muito mal recebidos pela crítica como Fractale e Kannagi. Como também produziu um dos animes mais queridos de 2011, AnoHana. Em geral a produção é de qualidade, com cenários bem detalhados e coloridos. Em OreShura (apelido do anime em questão) ele se mostrou bem eficiente em todos os aspectos.



Elenco: 
Posso citar aqui de destaque Tamura Yukari interpretando Masuzu, a tal garota mais bela da escola. Ela sempre foi boa em brincar com o tom de voz inocente e maduro, e esta usando e abusando disso aqui, fazendo um ótimo trabalho.


O que o anime oferece?

1.         Triângulo amoroso/harém: Ficou óbvio que as duas protagonistas disputariam o protagonista, não? E aparentemente há mais personagens femininas por vir ainda. Ambas das apresentadas mostraram serem opostas em vários sentidos. Uma delas é a famosa “amiga de infância”, cuja dificuldade no avanço na relação com o protagonista é justamente sair da zona de conforto. A outra é uma garota madura e maliciosa, tendo motivos muito além dos esperados para querer tal “relação”.

2.        Estereotipados... porém originais: Há muitos estereótipos aqui, no entanto, é raro termos um protagonista de harém que seja cdf e aluno top da sala. E além de tudo, ter objetivos profissionais e de vida já decididos em sua mente. A famosa mocinha popular da escola aqui, possui um lado revoltado e malicioso, e sua aproximação com o protagonista não é por razões convencionais (se apaixonar do nada).



4 comentários:

  1. TD bem Kico7?(1)


    Primeiro comentário em tuas postagens depois das últimas "D.R." exprimíveis daquilo e disso de agora doutra forma como:Hashtag Dando pano pra manga(#DandoPano PraManga) quanto às virgulares citações.Do resto do parágrafo,#CadaUmComSeuCadaUm. =P E do parágrafosegundo,falo mais depois.Já do
    terceiro,#ColegasPodemChoram,entretanto metódos para maximizar tempo tempo -o qual não se extende para ninguém- e recursos,são válidos.
    Somente está parecendo que fez foi aumentar a escrita,mas deixando as funcionalidades por enquanto,vou ler da forma expressa nesse
    formato experimental que se consolidará ou não...

    !1! Chihayafuru II,o anime do '(ainda)':
    O jogo da memória que lança mão de poemas divididos em inspiração a história local e seus marcos voltou,Karuta(A forma dos japas se
    dirigem a palavra "Carta").Voltou porque teve sucesso-principalmente por isso-,o romance trianguloso não foi definido(ainda),e o Josei
    como esporte caminha longa e de forma a amadurecer sem pressa a protagonista,tanto no esporte(Sem Super poderes=
    https://www.youtube.com/watch?v=X69QTgk7YAs) quanto nas questões do coração.E quem quiser crescer e aparecer tem que interagir com
    ela porque a estória tem é a perspectiva dela.

    Em relação ao elenco e o que poderá [continuar a] produzir de mais ou de bom,o esporte[Não "esporte" como da forma de atividade física habitual] se apresentou nas suas palavras como o meio para "formar pessoas" que chegam atá ele duma forma "*crua(vide fim do título)" e saem "cidadãos",segundo lemas de políticas sociais.

    E quanto ao '(ainda)',o jeito ninja do MADHOUSE ´que encanta atééé...e improvisa(-ou,-ava) no fim partilha da sua(que não seria só sua) confiança e desconfiança.

    *crua: Hanano vinda para balançar o coreto do trio amoroso indeciso e Tsukuba com personalidade que se de forma impertinente for
    usada,oferece mais íntimas e frequentes alfinetadas arrogantes e 'sem essas intenções'.

    !2!Boku wa tomodachi ga sukunai NEXT
    Uma das apostas de Dan-Sama.Eles tem uma causa quixotesca para mim,porém é desse plot que vem o que o diferiria de uma genérica descrição de "Gênero – Harém,comédia romântica,seinen",justamente pelo motivo da 'causa' que adjetivei.E vendo uns 3 ou 4 trailers e OP{Be my friend}/ED{Bokura no Tsubasa} tinham muitas confabulações na salinha,atividades ao ar livre(aqui é onde resplandece a arte da animação) e quando pensa que não... fan-service da câmera indiscreta e do "descuido" na forma e na escolha das roupas.

    O que chama a atenção ainda é a quantidade de seiyuus-cantoras em OP/ED: Marina Inoue,Kanae Ito,Nozomi Yamamoto,Misato Fukuen,Kana Hanazawa e Yuka Iguchi.

    Pode estar distante de usar do carisma que as séries 'Gatari'(Bakemono-,Nisemono- etc) obtiveram,contudo o elenco como descrito
    -por ti- dentro e fora das telas oferece pelas vendagens o que o povo quer e mais conteúdo,“extras” apelativo e "inteligentemente"
    feitos,por exemplo;para alongar as Seasons.

    !3!Ore no Kanojo to Osananajimi ga Shuraba Sugiru
    Também coincidente com a lista do colega.O cdf focado nos estudos;por ventura se focará no trabalho quando adulto.Isso se os outros ângulos do triângulo amoroso não demonstrarem logo mais a real afeição sentida,e também é como disse "[...]indicam que haverão mais presentes em breve.[...]"

    O estúdio de Fractale,uns ou outros tem um consenso do mal aproveitamento do mesmo,sem enfatizar nesse fator a qualidade.E no 'nome vulgo',OreShura,um apelido era esperado.

    Ao elenco e esperanças,Tamura Yukari a vi adjetivada como tendo voz estridente(rsrs),e que é uma "garota propaganda da moda
    Lolita{http://www.fanpop.com/clubs/yukari-tamura/images/26407915/title/tamura-yukari-new-single-endless-story-photo}.O 2º predicado foi meu."E desenrolando esse novelo,deve ser como o mote em que cada um -que já apareceu ou não- defende seu jeito de ser e vai a fundo nisso => "Estereotipados...porém originais."


    Até breve!(1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim anônimo, estou bem saudável.

      Sobre Chihayafuru, gostei da referencia ao Inazuma eleven. Sim, é um anime do "ainda". Não sei, primeira temporada não me desapontou nem um pouco. Alias, este anime eu tenho simpatia principalmente por não ter pontos negativos significativos para mim. Os protagonistas são interessantes e carismáticos, e os que não sao (Taichi), acabam virando com o tempo. O desenvolvimento do triângulo amoroso não é deixado em primeiro plano, no entanto, há uma sutileza aqui nos sentimentos dos três... nos ciumes, na disputa indireta, isso eu acho incrível. E sim, lá o esporte é um intermédio para o amadurecimento dos personagens, não só como joadores, mas como pessoas.
      Os novos protagonistas eu achei que viriam só para incomodar e roubar espaço dos anteriores, no entanto, eles tem tido participações interessantes e tem chamado a atenção do público.

      Sobre boku wa tomodachi ga sukunai (haganai) next. Um fato meio incrível no Japão é que as dubladoras em geral sabem cantar, e cantam muito bem. E há casos e acasos que elas tem uma performance muito boa em OP e ED, nada do nível da Marble e Eufonius, mas ainda assim bom. Até acho que as séries gatari usam fansvervice demais e gastam muito tempo de episódio nisso, mas a progressão de enredo lá é objetiva quando deve ser. Mas assistindo a essa temporada de boku wa tomodachi ga sukunai, estou me sentindo satisfeito. Todo aquele cenário das mocinhas apaixonadas foi construído na primeira temporada, e agora estamos vendo os sentimentos (todos)sendo desenvolvidos aos poucos.

      Sobre OreShura (nome muito longo do anime). achei engraçado a referência ao visual de Yukari Tamura. Estereotipados porém originais, genial. No entanto, a dubladora que faz papeis de lolis, agora faz uma moça madura e firme (ou não...), pelo menos na aparência.

      Excluir
  2. TD bem Kico7?(2-FIM)


    !3!Ore no Kanojo to Osananajimi ga Shuraba Sugiru(Continuação para falar dos Temas de Abertura e de Fechamento)
    1.Senso de moda:
    Tem grande publicidade a moda lolita,Tamura yukari deve ter ficado feliz,tendo na abertura mais exemplares e no encerramento mais tempo
    de ver detalhes.Já os riscos,frisos,sobreposições,acessórios e tecidos mais diferenciados estão na ED.

    2.Diálogos,monólogos,pensando sozinhos,estando sozinhos e 'posando na tela'.São bem diretos e expressam seus sentimentos quantativamente.
    Na OP,é só brincadeira,combinadas ou casuais para deixar o tempo passar,nela só as meninas e ressalte na amizade delas.

    3.Quanto a câmera,o que a OP tem de movimentada e mutável,a ED tem de quieta e enfática ao indivíduo.

    4.O colorir e a iluminação são super-destacados,além do característico ou em questão na hora.Tanto que na OP a animação supervaloriza
    o caráter infantil,lolita de ser e doces que nem a bruxa de João e Maria tem;"contraditoriamente "há mais(ou todo o) fanservice" nela.

    5.W:Wonder tale(ED by Tamura Yukari) e Girlish Lover(OP by Chinatsu Akasaki,Yukari Tamura,Hisako Kanemoto,Ai Kayano) tem gostos
    há públicos mais restritos,povo que anseia por músicas assim para esse tipo de anime etc.

    º No que concerne à matéria =
    (+)
    1| Links.Penso que todos que se incluem na visão que quis propor ao texto estão aqui.
    2| Análises algoritmizadas preliminares: de sinopse(sem título adicional ao do título do anime,justificados também porque 2 dessas
    possuem continuações),Gênero,Estúdios,Elenco,O que o anime oferece?
    3| Correspondências entre: dublador(a) - personagem,temporada seguinte - temporada anterior,Gênero+Estúdio com a direção futura do
    anime,Estúdio - Elenco - O que o anime oferece? - início e desenvolvimento do anime,entre outras coisas.
    (-)
    1| ??? Onde Netoin disse sobre obras a públicos específicos?Aqui não,né?: http://www.netoin.com/2012/12/antecipando-a-futura-temporada.html
    2| "Sendo o portador de 'chatices'": Correspondem aos ajustes pequenos para padronização(espaço ou marcação) deste novo método,exs: Em "um pouco sobre: -> Sublinhado e linha em que divagará","O que o anime oferece? -> sublinhado e outro marcador+espaço de começar a falar do último anime",espaço entre "Chihayafuru II" & sua imagem,"- Elenco -> sem dois pontos em Chihayafuru II" etc.

    Resumidamente,propôs localizar o espectador quanto as facetas conectadas ao anime e arriscou previsões.Arriscou também num organizar
    a esculpir,cujas etapas objetivariam seu exprimir de ideias.
    No geral e para o que ocultamente propôs,mostrou-se "MUITO BOM!"
    * Nota: Penso ter não se aventurado mais nas tangentes de OP/ED por as considerar uma desventura as tuas habilidades atuais.E
    por isso não citarei isso em "(-)"


    Uma hora ou outra alcançarei as outras postagens,e...
    Até breve!(2-FIM)

    ResponderExcluir
  3. Caro Anõnimo, OP e ED são meio complicadas para mim. Pois exigem uma capacidade de contemplação e paciência que eu não tenho (apesar de as vezes eu sentar, e pacientemente assisti-las, alias, em breve verá um post meu com algo a respeito).

    Eu senti na OP de OreShura algo como uma exposição das heroínas, cada dubladora canta uma parte, que em tese combina com sua personagem. Por exemplo, a amiga de infância cantando se pode fazer algo (que seria ficar próxima dele talvez...), enquanto a "namorada" (Tamura Yukari) responde que "Não pode"(dame). E achei bem colorido ambas também, só que não reparei muito nas imagens, mais tardar darei uma olhada.

    Sobre o Post em si, eu quis mudar para direcionar melhor quem lê e para me direcionar enquanto escrevo também. Por vezes me peguei lendo meu texto já postado e notando que queria encaixar algo a mais, porém não sei onde. Ainda há falhas na formatação, não consegui achar uma marcação e mesmo "tópicos" que me satisfaçam completamente, mas irei tentar adapta-la para ficar ideal para mim, caso não consiga, simplesmente voltarei do zero.

    Até a próxima Anônimo

    ResponderExcluir