Primeiramente, antes ainda da ficha técnica do anime: A corrente no pescoço do Haru (o cara segurando o galo na imagem acima) é só uma metáfora, ela não aparece de verdade durante o anime. Darei mais detalhes ao longo do post.
Ficha Técnica
Título do Anime: Tonari no Kaibutsu-kun
Quant. de Episódios: 13 (já foram ao ar 11 episódios)
Estúdio: Brain's Base (mesmo estúdio de Natsume Yujiinchou, Ixion Saga DT, Spice and Wolf II, entre outros)
Ano: 2012
Gênero: Romance, Comédia , Slice of Life, Drama.
Aberturas e Encerramentos:
Gosto bastante das músicas de abertura e encerramento deste anime, a OP é animada e divertida enquanto que a ED possui uma música bonita e calma que é ressaltada pela ilustrações "À lápis" de personagens e cenas do anime.
OP - "Q&A Recital!" por Tabuchi Tomoya-san!
ED - "White Wishes" por Hoshi no gairoju
Sinopse da série: Mizutani Shizuku é uma aluna do ensino médio com uma personalidade fria e calculista cujo o único objetivo é estudar para que consiga entrar numa faculdade de prestígio. Um dia, a professora de Shizuku pede a ela para entregar notas de aula para Haru, um aluno problemático que nunca vem à escola e por causa disso está prestes a ser expulso da mesma.
Haru inicialmente só causa problemas para Shizuku... |
Amizades que foram sendo criadas ao longo do anime. |
Execução
Tonari no Kiabutsu-Kun é um anime bastante original em meio de tantas outras séries que se encaixam nos mesmos gêneros dela. O que contribuí a isso são as personalidades distintas, se não até contraditórias dos personagens principais, Haru e Shizuku. Enquanto que Shizuku é calma, fria, e não gosta de se relacionar com outras pessoas se preocupando apenas com seus estudos; Haru é animado, irritadiço ao ponto de começar brigas por qualquer motivo, e extremamente impulsivo e honesto, não conseguindo controlar suas emoções nem suas ações.
Haru dando um beijo "surpresa" em Shizuku |
Por outro lado, estas características contraditórias fazem com que ambos tenham dificuldade em se aproximar de outras pessoas e de fazer amigos. Haru sempre busca novas amizades mas acaba ficando só, dado que as pessoas tem medo dele por causa de suas brigas constantes e aura ameaçadora. Shizuku por outro lado fica só pois não deixa que outras pessoas se aproximem dela. Inicialmente isso não a incomodava, entretanto mais para frente no anime lhe é contado que "não é possível sentir solidão se você está sempre sozinha, solidão é algo que você sente quando está cercado de pessoas e ao mesmo tempo está sozinho", o que faz com que ela comece a mudar e dar mais valor aos seus amigos (ainda que só um pouco).
Haru, Shizuku e Natsume na cidade. |
O que eu mais gosto desse anime é como a relação entre Haru e Shizuku evolui. Haru não chega a mudar muito no anime, apenas fica mais controlado e sociável; Shizuku por outro lado cresce emocionalmente passando a dar mais importância para suas amizades e para seus sentimentos (e algumas das reações dela no anime são impagáveis).
Um dos vários momentos fofinhos e emocionais da série. |
Alguns spoilers a seguir: Haru passa a gostar de Shizuku logo de cara quando eles se conhecem e imediatamente declara seu amor por ela; sua expressão quando ela escuta isso abaixo:
Continuando: Haru a beija de surpresa (gif da cena dois parágrafos acima) e após algum tempo Shizuku percebe que também gosta de Haru. Shizuku se declara para Haru e descobre que ele não gosta dele "desse jeito", e sim apenas como amigos; Shizuku fica "bem bravinha" e quando Haru lhe diz que ele gosta dela "desse jeito" ela lhe diz que mudou de ideia e que uma relação romântica atrapalharia seus estudos. Por fim depois de um tempo pensando sobre a relação entre os dois, Shizuku confessa que gosta de Haru e que ele não tem que se preocupar com ela se apaixonando por outros rapazes (um colega de Shizuku, Yamaken passa a gostar dela), esse momento é muito fofinho e tudo mais mas no dia seguinte Haru passa a ficar ainda mais super protetor em relação à Shizuku o que a deixa muito brava com ele e cá estamos no limbo atual do episódio 11. Tendo dado uma espiada no mangá em que o anime se baseia, Haru e Shizuku vão começar a "namorar" muito em breve (vitória!); coloquei "namorar" entre aspas pois Shizuku fica estudando até quando eles saem em encontros (mas já é algo...).
Haru e Shizuku após a confissão de amor mais recente de Shizuku. |
-Fim dos spoilers
Voltando ao início do Post: a corrente presa em Haru na imagem inicial do post e que aparece no final da OP simboliza a dependência de Haru por Shizuku, que é basicamente o único motivo pelo qual Haru volta a frequentar o colégio, ficando sempre próximo a ela e sendo extremamente protetor dela (ainda que acaba machucando ela por causa disso, literalmente...).
Quando Haru se irrita, muitas vezes Shizuku é quem paga o pato. O resultado é uma garota extremamente brava e Haru implorando por perdão. |
Não estou com muita vontade de falar dos outros personagens da série a fundo para não dar muitos spoilers sobre eles, e para não me estender na história do anime além do que eu já o fiz (que vão por mim, foi só a ponta do iceberg). Por isso vou apenas citar brevemente os principais:
Da esquerda para a direita: Shizuku Mizutani, Haru Yoshida, Asako Natsume, Sōhei Sasahara e Kenji Yamaguchi (ou Yamaken). |
Comentários Finais: Tonari no Kaibutsu-kun é um dos animes desse temporada que eu fortemente recomendo pela sua originalidade e humor. Enquanto não tenha mencionado isso no post, esse anime possui muitos momentos cômicos quando não está sendo dramático, é engraçado ver como o Haru (inadvertidamente) irrita ou embaraça Shizuku e as repostas dessa última nessas situações que fogem do seu comportamento frio normal.
A série pode ser baixada no AnimaKai (legendas em Português) ou no AnimeTake (legendas em Inglês).
O post fica por aqui, até a próxima!
How are you,Dan-Sama?
ResponderExcluir- Perspectiva geral,e nem tanto,sobre pontos que realçaria na Op/Ed:
1} "Exclamativas até no nome" > Como figuras de autoridade,uma forma normal de ser incisiva.Nas partes 'encontradas' não compreenderia a braveza ou impaciência(Ela tem força de vontade p/ cumprir esse objetivo).Ela está como uma tutora convencional que guia seu protegido;"madrinha & afilhado" são 1 dos exemplos p/se dizer dessa situação,tirando o real relacionamento em construção.
2} "Palavras velozes" > Refrão da ED ou na totalidade da OP,não chega perto de comparar com o rock do Aqua Timez[youtube.com/watch?v=lVrl5MmvQYM] ou o rap de Diggy-Mo[youtube.com/watch?v=ZEBz9tL3v7s&list=PLZ90JcyAjJUFZ-Uj0r2eydJoaROgB5nO6&index=6],entretanto se assinalaria.
3} "Vocal feminino" > A Op é mais pro "adolescente" e a ED passa mais pro fim dessa fase,se é que me fiz entender.Tendo na OP,mais vozes adicionais por apresentar,em tese,a
visão de mais pessoas.E na ED é localizada no refrão como um ponto principal de orientação.
4} "Efeitos em CG" > Bem mais visíveis na ED ,sendo o que cai no ED= flores,brotos,neve,água etc.Resumindo,"o que não é feito à mão".
5} "Ritmo Pop" > A OP é puxada pro Rock com batidas rápidas(guitarra,um instrumento de sopro -talvez trompete- e bateria),por muitas vezes em sintonia como numa outra importável voz e mais a bateria.A atmosfera é da sinopse onde a coleira[RSRS -> oglobo.globo.com/in/3893700-823-7ec/FT712A/019carnaval.jpg] é botada em Haru e outros se ajuntam naturalmente,só que é previsto e conhecido onde isso de coleira deu.
A ED é puxada para o Romântico ao som dos pratos e sons "sinados"(com sonoridade de sinos.Som ficando familiar.).Tem a maior cara de balada romântica e conduz a formação de casais a partir da casa de Shizuku e do prisma dela,ainda que a galera também participe em partes.
6} "Cores" > "OVERCOLORED" com preenchimento mais pro total na OP e menos na ED,pelo motivo de ser a lápis.E em um contexto,o não ficar uniformizado denota uma liberdade criativa do "pintor"...
Outro elemento é o degradè,ao fundo na OP e na ED estaria em tudo,pela razão de ser a lápis(Acabado de mencionar).Onde até os efeitos em CG(Item 4) em quase 100% representaria esse estilo.
7} "Animação" >>
7.1 Traço > Tem umas 'boas linhas' que se figuram em dobras das roupas,mechas de =cabelo,definições básicas de limite de objetos e das principais ariculações e músculos
utilizados.À primeira vista,esse traço e a "temática de galera junta" me remeteu a Tsuritama -static.minitokyo.net/downloads/05/47/582355.jpg- numa primeira olhada,
contudo ao ver apenas o nome do estúdio que o produziu(Tsuritama -> A-1 Pictures) se percebe que teria diferenças visíveis com Tonari no Kaibutsu-kun(Brain's Base).
7.2 Oposição & Espelhamento > Entre os que aparecem estão so que se definiria com frente/verso,frente a frente,cima/baixo,desenho/silhouette,diagonais opostas,direita/
esquerda,pintura lisa & a estampada(xadrez,quadriculada,degradè,texturizada etc.).E mais posições e sobreposições que ganhará seu subtópico a seguir.
7.3 Posição & Sobreposição + O movimento lento da câmera > Combinam-se para que os quadros animados sejam aproveitados e reaproveitados como em mudanças razoavelmente lentas de quadro(s) para dar vez ao seguinte,inversão de quadros,giro de elementos,alteração do conteúdo do contorno etc.
- Divagando sobre as imagens(pt1):
0} "Imagem inicial" > Pelo que vejo a galinha já botou,quero ver ele continuar dormindo.Depois que elas botam é comum elas danarem a cacarejar alto.E Asako Natsume vai rebater o quê?Quem?
1} 'Haru inicialmente só causa problemas para Shizuku...' > A expressão espantada é um elogio? o.O E penso já ter visto um gif inspirado nessa cena noutro blog.
2} 'Amizades que foram sendo criadas ao longo do anime.' > Abafando no karaoke..!2 acham.
Ittekimasu!
Olá Anônimo! Fui viajar e só voltei anteontem, por isso a demora em responder o comentário, aqui vamos nós:
ExcluirPrimeiramente: eu adoro o rap do Diggy-Mo que vc destacou (ED do anime Soul Eater cujo nome é Bakusou Yume Uta). De resto da OP e da ED você já falou tudo o que se tinha pra falar.
Em relação às imagens: Natsume deve estar com o taco naquela posição porque o cara que desenhou a imagem deve ter achado legal, mas o porquê de estar com um taco de baseball é porque o grupo se encontra num Batting Center (lugar onde pessoas praticam rebatimento) o qual o primo do Haru, Mi-Chan é dono.
Termino na resposta do próximo comentário.
How are you,Dan-Sama?
ResponderExcluir- Divagando sobre as imagens(fim):
3} 'Haru dando um beijo "surpresa" em Shizuku' > Chamando na xinxa.
4} 'Haru,Shizuku e Natsume na cidade.' > Cada um no seu quadrado.
5} 'Um dos vários momentos fofinhos e emocionais da série.' > "Free Hugs"
6} 'Momento Maka' > images3.wikia.nocookie.net/__cb20100808114450/souleater/pt-br/images/9/9e/Maka_Albarn.png
7} 'Haru e Shizuku após a confissão de amor mais recente de Shizuku.' > 'Congela' de Avenida Brasil.
8} 'Quando Haru se irrita,muitas vezes Shizuku é quem paga o pato.O resultado é uma garota extremamente brava e Haru implorando por perdão.' > Equivale a 4.bp.blogspot.com/_XDNauAf-ZwM/TQH2Mmc-XYI/AAAAAAAAAmo/SVSmHy7laJ0/s1600/sakura-shippuden.jpg
9} 'Da esquerda para a direita: Shizuku Mizutani,Haru Yoshida,Asako Natsume,Sohei Sasahara e Kenji Yamaguchi(ou Yamaken).' > cinemaedebate.files.wordpress.com/2012/07/os-suspeitos.jpg
Ah,a sinopse!Sente-se com "o único objetivo é estudar para que consiga entrar numa faculdade de prestígio",um envio tradicional à "vida adulta",sobretudo em filmes.Os jovens americanos no "3º ano das High Schools" se angustiam com faculdades que o aceitariam,dia do baile,e o passo rumo ao sucesso ou que exorcize tudo o que ficou.
E a 'CDF' Mizutani Shizuku vai toda solícita ajudar à 'fessora' e o desenvolvimento do envolvimento vira um "Projeto Haru",onde ela salvaria o desajustado antes de sua derrocada no ano escolar.Cá entre nós,as razões primárias de Haru para ajudar Shizuku a ajudá-lo não são das mais desinteressadas.
Quanto ao casal,Shizuku focada no futuro através de estudos acadêmicos.Enquanto Haru é "focado" em seus ímpetos juvenis.Numa comparação livre,diria-se que Shizuku é o adulto centrado/individualista,e Haru o adolescente em um turbilhão de (sens-)ações.O resultado é a incapacidade realcional,seja por falta de procurar os enxergar(Shizuku) pra distanciar distrações/obstáculos ao sucesso;e de Haru que é muito reativo e "espanta a freguesia" com seu 'bad boy's side' -e claro pouco responsável-.[Penso que goste muito da "impagabilidade" da perda de compostura do briguento e das reações de Shizuku.)
Complementaria o sentido da sentença adaptando com 'isso é solitude.': "não é possível sentir solidão se você está sempre sozinha,*isso é solitude.*Solidão é algo que você sente quando está cercado de pessoas e ao mesmo tempo está
sozinho".E como reflexões,2 aforismos: "É a solidão que inspira os poetas,cria os artistas e anima o génio.(Henri Lacordaire,percursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores,entre outras coisas.)" E "A verdadeira liberdade é um ato puramente interior,como a verdadeira solidão: devemos
aprender a sentir-nos livres até num cárcere,e a estar sozinhos até no meio da multidão.(Massimo Bontempelli,poeta,dramaturgo e romancista italiano)".
- No que concerne ao post:
[-]
1.Não abriria margem a reinterpretação quanto à intensidade da mudança ao dizer '{...}dar mais valor aos seus amigos(ainda que só um pouco){...}'? e depois falar "{...}com Shizuku por outro lado cresce emocionalmente passando a dar mais importância para suas amizades e para seus sentimentos{...}".
2.A velha legendagem.
[+]
IMGs >>
Entre gifs e IMGs paradas,dão ideia de movimento.
Provavelmente é o post que colocou + IMGs.
Equilíbrio entre emoções cômicas e as sérias/dramáticas.Isto se aplicaria ao todo,ou seja,outra vez emparelhou a review com o anime.
_ Notas:
(1 'en.wikipedia.org/wiki/Brain%27s_Base' tem poucos dados na mesma página,né?
(2 'tempestadecerebral.com.br/wp-content/uploads/2012/07/icebergdeepweb.jpg'.Entendedores entenderão. :P
(3 Acho que vi umas experimentações nos vocábulos. =P
-> Média Final: Perto de "Very Good!"
Ittekimasu!
Continuando: Comparações interessantes das imagens; embora algumas tenham divagado bastante mesmo ;)
Excluir"Penso que goste muito da "impagabilidade" da perda de compostura do briguento e das reações de Shizuku." > Sim. Gosto muito!
Comentários bem poéticos a cerca da "solidão", essa frase no anime também me fez refletir bastante.
Em relação ao cometário sobre os aspectos negativos: Sim, ficou meio conflitante; O primeiro cometário é mais preciso enquanto que no segundo me referia mais especificamente à amizade de Shizuku com Haru.
Por fim, Obrigado pelo comentário! Hoje já é dia 31/DEZ então bom ano novo!