-->

07 outubro 2012

Oretachi ni tsubasa wa nai - melhores momentos



Quem acompanhou o blog durante um tempo deve ter percebido que eu, ao contrário de meio mundo de otakus, não desgostei do anime, exibido no ano passado, com mais fanservice desnecessário. Mas eu já expliquei na review que fiz do anime que o motivo de eu ter gostado deste foram os raros momentos sérios (sem fanservice) que possuía. Dentre eles, quero enfatizar um que ocorre dois episódios antes do fim do anime (episódio 10) e no final do OVA.


"Serei sempre seu fan"



Momento: Pouco antes do final do episódio 10.

Descrição da cena: Hiyoko (uma das heroínas do anime) está desanimada que seu trabalho como autora de livros não tem dado certo, visto que sua segunda obra não fez tanto sucesso quanto o esperado. Shuusuke (um dos protagonistas masculinos), depois de uma série de imprevistos, acaba consolando a garota que ama (Hiyoko) e a encorajando a lutar pelo que sonha, e, indiretamente se declara para ela (apesar dela não perceber).

Como chegamos aqui: O casal desta parte do anime se conheceu através de um mal entendido, Shuusuke confundiu Hiyoko com uma autora de livros eróticos, por ambas possuírem o mesmo nome, e acabou a ofendendo muito. Paralelamente, eles começaram a trabalhar no mesmo lugar, e com o tempo ele conheceu as inseguranças da jovem e a ajudou a superá-las. No momento da cena, ela estava no ápice do desanimo com relação a sua carreira e ele disse que se ela precisasse de alguém que lesse suas obras e fosse seu fan, ele cumpriria este papel para sempre.

(SPOILER)

Comentando: O plano de fundo de Shuusuke é meio complicado, afinal, para quem não sabe, ele é uma das 3 personalidades que residem no corpo de Haneda Yoji. Destas, ele é uma das que nasceu para proteger a personalidade central (Haneda Takashi), e não poderia se dedicar a nada mais. A cena em questão é bonita justamente por ele dizer, do fundo do coração, que dá mais valor a Hiyoko do que seu próprio propósito de vida.

Sou uma pessoa péssima em descrever as coisas, mas esta declaração foi indireta, mas foi uma das mais legais que já vi, claro que há melhores, mas para o nível do anime, ela se sobressaiu muito.


"O fantasma"



Momento: "Cena final do OVA"

Descrição da cena: A única cena sem fanservice de todo o OVA, mas sem dúvidas uma cena muito boa. Todas as heroínas do anime que achavam estar sozinhas em suas férias em fontes termais descobrem que seus pares (os protagonistas masculinos) estão na mesma pousada que elas, e neste momento, todas vão atrás dele. O detalhe é, os protagonistas masculinos são uma só pessoa com múltiplas personalidades.

Como chegamos aqui: Na pousada onde se passa o episódio, surgiu um boato de que há um fantasma que assombra o local. Dizem que ele é de um homem que tinha um amor não correspondido e que se alguém encontra-lo, terá sorte no amor. Na verdade, isso é apenas uma travessura feita por um dos amigos do(s) protagonista(s). No fim, o(s) protagonista(s) não aparece diretamente no episódio (não se sabe qual das personalidades é a dominante na cena em questão), apenas sabemos que ele estava tomando um ar no lado de fora da pousada e que foi visto por todas as heroínas. E assim, todas vão a sua procura.

Comentando: O episódio se passa em função deste boato (e do fanservice, é claro), mas o que era apenas um boato, vira verdade. Afinal, em tese, a primeira heroína que encontrar o protagonista, que simbolicamente é um fantasma (por não aparecer diretamente em momento algum do episódio, salvo o prólogo), terá sorte no amor, pois ficará com seu homem amado. O que o episódio não mostra é qual delas chegou primeiro, mas deixar que o expectador imagine qual das heroínas ficaria com o protagonista no fim foi uma boa jogada do anime. E a música "Sky Sanctuary" sem dúvidas deu um clima muito bom para este verdadeiro "final" do anime.

9 comentários:

  1. Interessante você dar atenção a tais cenas; “Oretachi” foi um anime que, no geral, achei ruim, seja pela animação, personagens, andamento da história etc... Mas em alguns raros momentos ele chamava a atenção, ficava bom, fosse por uma cena de comédia leve ou outra um tanto séria.

    É daquelas histórias que são mal aproveitadas, porque a ideia era boa, mas o modo como a executaram foi quase que desastroso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Erick

      Eu não joguei/li a visual novel ainda (não consigo ler japones), mas acho que a história devia ser bem mais interessante lá. Eu achei que a história no anime demorou para começar a andar, e quando começou, já era o fim do anime. Mas houveram momentos a parte que eu achei muito bem feitos, há um outro no meio do anime em que descobrimos que os três protagonistas são a mesma pessoa, este foi muito legal também.

      Excluir
  2. Hi,hi Kico7!


    É,lembrei + ou - que tinha falado desse anime,só não possuia certeza se era num review ou em algo de menos destaque.Aí você na outra linha contou que foi em reviews("2": A série e o OVA.).
    Já nos momentos merecedores,o fim/clímax[ou seja,no décimo de 12 epis. na série e aí em seu único OVA]é curto nessa teia de confusões.

    Acerca de :
    1º "Serei sempre seu fan"
    - Descrição 'tendenciosamente' do que rolou(ou não) =]: UMA série de SUCESSO e OUTRA de INSUCESSO,está na média,já dá para passar.Todavia vai dizer isso para um autora,Hiyoko Tamaizumi{Ryoko Ono},que deve ter *Suposição* dado duro para fazer uma obra tão bom quanto a primeira.*Shuusuke Chitose{Hiroaki Miura} parece que tentou fazer isso,consolá-la,mas para ela que devia estar com a cabeça tão cheia de tanta coisa,de acordo com esse banho de água fria na sua carreira promissora e com os imprevistos que citou.No processo em que le lhe dá uma injeção de ânimo,ela parece estar tão surpresa(e atá meio chocada) com a atitude amigável dele,Shuusuke,que nem percebeu a declaração de amor + OU - 'CLARÍSSIMA' do rapaz.
    Pela perplexidade dela se presume que seja pela forma que eles se conheceram e o que o "Como chegamos aqui:" deixa entendido.Porque o mínimo que pode ter acontecido com ela foi ser taxada de "HENTAI para cima" e ter virado figurinha fácil à sua,a de Shuusuke,perseguição do tipo BULLYING.* "'Teoria' a esmo"* O que pode ter ocorrido é dele ter constatado que muito da perversão nesse mundo de Oretachi ni tsubasa wa nai era coisa da cabeça dele(..?..?..?) ou dos tais "'imprevistos' à la fan service(..?..?..?)".E terminar com "Serei sempre seu fan.";se ela tivesse entendido as entrelinhas dessa oração tinha -pelo clima que pode ter rolado na sequência dessas palvras- correspondido ali mesmo.

    2º "O fantasma"
    Descrição 'tendenciosamente' comentada do que o "Cinderelo(pelo fato de ter os pés como um fator biométrico para reconhecimento.Vide sua imagem de -> http://4.bp.blogspot.com/-pHvWhzmfWFs/UHIz04B0uXI/AAAAAAAAA6I/mqzjMVLRs1k/s1600/Ore-tachi+ni+Tsubasa+wa+Nai+-+OVA.mp4_snapshot_19.23_%5B2012.10.07_23.00.43%5D.jpg)" =D: OVAs
    tem essas coisas de material que pode não dar informações relevantes mesmo(Quem nunca viu alguém a reclamar que OVA não disse coisa com coisa,ou foi "pouco interessante" etc.).Nesse momento,ele deixou o recado mesmo foi no fim,após uma lapada de fanservices[Como mencionou em "A única cena sem fanservice de todo o OVA..."] dos 24 minutos dados em média a animação.Há de se ter compreendido que *Acho ser SPOILER* cenas em termas com aquilo de tudo de banhos coletivos são um dos momentos ideais e bem visados ao "Monstro do fanservice" o.O Deve ser uma tara do país,desde os tempos mais longíquos,essa parada de banhos: coletivos,mistos et cetera *Fim do que acho ser SPOILER*
    Observação: Faz tempo,em 09/07/2011,que o usuário "55621543" upou o vídeo "Oretachi OVA,parte que presta".Quão esclarecedor fora esta parte também presente no post seu do review do OVA... ^_^

    3º 'Sky Sanctuary'
    Conta com começo tímido ao piano para depois ter em sua companhia um som instrumental como o de 'Blue Dragon ED 1 Fly So High English Subbed' em http://www.youtube.com/watch?v=AN_Yboj16uw ,da cantora YU YAMADA).Num vídeo com LYRICS que achei,http://www.youtube.com/watch?v=145Yjz6wFvM ou 'Sky Sanctuary - Miyuki Hashimoto with Lyrics',a sincronia está boa por causa do TIME da cantora,Miyuki Hashimoto,e do karaoke mesmo.
    E noutro,estão genéricos : Os habitantes,POINTS,aquele famoso cruzamento etc.O Sol com sua quase onipresente com sua luz incidente e o céu exercem uma atração irresistível como se as chamassem e/ou as,as moças com aladas com suas asas que em pistas rápidas são reveladas 'a propriedade delas',observassem.
    No caso do visual é legalzinho,mas o CG também foi genérico e as imagens estáticas(referância Novel).


    Continua...
    Inté!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação a como o Shuusuke, se fosse para explicar como chegamos em detalhes nela, eu precisaria de uma (longa) matéria inteira (é uma ideia...). Ela na verdade estava meio chocada com a atitude mais séria dele, que habitualmente é um jovem bem brincalhão.

      No fantasma, é que essa a única parte do corpo dele que aparece no episódio. Depois aparece parte do cabelo e rosto das suas quatro personalidades, mas fica em aberto qual delas é a dominante (ou se todas elas viraram uma só como ocorreu no fim do anime)

      O vídeo deste usuário realmente ajudou bastante, XD


      SKy SAnctuary começa bem devagar e tranquilo. Gostei da música da Yu Yamada. Achei uma versão mais curta de Sky Sanctuary e coloquei o link no post, dê uma olhada depois.

      ate

      Excluir
    2. Hi,hi Kico7!


      O video que usou agora para Sky Sanctuary foi um dos dois primeiros que usei para a visualizar foi o que continha a lyrics(letra da música),o antes mencionado http://www.youtube.com/watch?v=145Yjz6wFvM ou 'Sky Sanctuary - Miyuki Hashimoto with Lyrics do comentário anterior a essa resposta.Contudo,eu que procurava a música+letra optei por manter a que falei e exclui a outra.
      Sobre essa que exclui e agora a vi corretamente,é um filme do tipo prelúdio{introdução,prólogo} como o tema é nomeado,a bateria da câmera vai acabando(câmera convencional,deve ser vai! XD) vai acabando até acabar duma vez,um cronômetro já 'pré-usado'.Resumidamente,alguém filma -indiscretas ou de "flagras do cotidiano" num inverno,diga-se de passagem- e as informações da filmagem ficam lá em tempo real,na medida que cada sequência de cena é narrada sem a lyric em chinês,pelo que um próprio comentário da YouTube diz.
      Vale o tempo dado a ele.Promotional Video[PV] com efeito pulverizável nas letras quando a mensagem já teria sido lida.

      Ah!Não respondi antes por certa prioridade. ^_^


      Inté!

      Excluir
    3. Realmente, uma câmera desse estilo é algo que eu queria muito ter em meu guarda roupa.

      Mas acho que boa parte da adaptação do anime só fica nessa parte da visual novel que é o "prelúdio", afinal...

      SPOILER:
      A disputa das heroínas pelo coração do protagonista só se inícia no FIM do anime
      FIM do SPOILER

      Eu gosto desse vídeo pois ele resume um pouco do que a novel tem a oferecer com a música tema mais legal da série.

      Excluir
  3. Esse animê foi exibido no ano passado? Como eu não ouvi falar nele?
    Blog Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exibido em Abril do ano passado (http://myanimelist.net/anime/9922/Oretachi_ni_Tsubasa_wa_Nai).

      Acho difícil não ter ouvido falar nele, afinal foi a BOMBA da temporada (http://raiburari.blogspot.com.br/2011/06/popularidade-de-alguns-animes-da.html)

      Eis a review que eu fiz na época http://raiburari.blogspot.com.br/2011/07/como-assistir-oretachi-ni-tsubasa-wa.html

      Excluir
  4. Agradecido pelo comentário, corrigirei os erros e acrescentarei o que ficou faltando. Até logo, colega anônimo!

    ResponderExcluir