-->

09 setembro 2012

Tokyo marble chocolate (OVA)




EDs:



Não é de hoje que eu assisto animes de romance, sempre achei legal ver como eles exploram a lenta, mas terna aproximação do casal, talvez a maior diferença entre os romances de filmes norte americanos e de animes. Mas um fator que sempre me chamou a atenção é que o relacionamento do casal como “namorados” quase nunca é abordado. Geralmente a ênfase fica apenas em como o casal se conheceu, se apaixonou e se uniu, nunca como a relação fluiu após todas essas etapas. Por que estou falando isso? Tokyo Marble Chocolate aborda e enfatiza exatamente esta etapa da relação de seus protagonistas.

Tokyo Marble Chocolate conta a história de um simples casal japonês, ambos já adultos e financeiramente independentes . Chizuru é uma jovem extrovertida e atrapalhada que nunca teve sucesso em suas relações amorosas devido a sua personalidade. Yuudai é um garoto tímido que também tem problemas com relacionamentos, por não conseguir se expressar bem para suas namoradas.

A história é simples, ambos marcaram um encontro. Yuudai pretende dar um presente para Chizuru, com o propósito de expressar seus sentimentos. Chizuru pretende aproveitar o encontro ao máximo e depois terminar com Yuudai (o famoso "ser feliz uma última vez"). Ela tomou tal decisão por sentir certa insegurança no relacionamento, justamente por Yuudai não ser muito claro com o que sente por ela.

Chizuru (Nana Mizuki) e Yuudai (Takahiro Sakurai)

No final, alguns imprevistos ocorrem, levando os dois a uma série de mal entendidos que poderiam de fato acabar com a relação deste simpático casal. O resultado final, apesar de tudo, é muito interessante (simples, mas agradável).

A ordem para assistir os episódios não importa, os dois contam a mesma história, a única diferença é o ponto de vista pelo qual ela é contada. No primeiro vemos como foram as coisas para Chizuru, no segundo, para Yuudai. Mas para que o expectador em si entenda tudo (inclusive os mal entendidos) é necessário ver os dois episódios. Isso não é grande problema já que ambos são bem curtos e não são cansativos.

Apesar de estarmos falando de um “fim” de relacionamento, o clima deste anime é bem leve e tranqüilo (nada à Makoto Shinkai), e os personagens são, como um casal, carismáticos. A trilha sonora e as músicas temas são agradáveis (destaque para as músicas de encerramento). O traço é um pouco diferente do convencional de animes (deixo os leitores julgarem isso pelas imagens deixadas no post). A atuação de Nana Mizuki ficou ótima em Chizuru, a entonação alegre (lembrando a Kotoko de Itazura na Kiss), porém assustada (como a Hinata de Naruto), ficou perfeita. O mesmo digo para Takahiro Sakurai interpretando Yuudai, ele usa um tom gentil, porém inseguro (talvez como o Suzaku de Code Geass em seus tempos escolares). 


Tokyo Marble Chocolate é um anime curto e simples, mas aborda algo pouco explorado em animes de romance e pode ser assistido tranquilamente em apenas uma tarde. Vale a pena, aposto que muitos desejarão comprar “mini-burros” para repararem seus relacionamentos (não entendeu? Assista e descubra o que eu quis dizer com isso).

4 comentários:

  1. Oiê Kico7!


    Já reconheci ser um post seu por uma passada de vista na imagem ;].Se isso é bom ou ruim,cabe-se aí um julgamento individual
    ,o que é perceptível(presumível) é que consigo cada vez mais identificar as nuances que os caracterizam.Sei que há um revezamento de redatores que por vezes é 'reorganizado'/alterado,no entanto vejo também dessa maneira de reconhecimento que descrevi.

    É,certos romances costumam acabar(enredo) na sensação de "final feliz",Fairy Tales,ou naquele clima de tudo vai seguir para ficar num clima agradável de melhoria mesmo.Onde depois de todos aqueles obstáculos ultrapassados o casal se une fortemente para enfrentarem seja lá o que vier pela frente,juntos e contentes.
    E na questão da velocidade como tudo se iniciou,uma das explicações concedidas é o despreparo + insegurança atribuída aos relacionamentos orientais quando eles teriam mais "poder de escolha".Em contraponto com isso,tem o modelo ocidental que tem uma "consolidação" em outras áereas,porém diz não ter encontrado a pessoa certa ou outras desculpas na hora de escolher/embarcar numa decisão.

    E pelo que vi,o casal é mais ou menos como aquele ditado relacional de "os opostos se atraem" só que não "engrenaram de vez".Nisso,teriam um "relacionamento
    "incompleto":Ela deve ter entendido isso e a parte da timidez,contudo ela não deve ter compreendido que talvez o "Eu te amo" que ela não sentiu fosse na maior parte apenas timidez citada.Meu palpite é que ela está arriscando um ultimato para que ele retribua o sentimento que ela teria por ele.
    E o caso do "presente" oferecido não é a última transa,"a transa de despedida",que acontece muitas vezes antes de tudo acabar na relação amorosa/sexual."O horário não devia ter permitido."

    Deduzi ainda que resolvida essa questão de "Eu estou terminando com você",os falados mal entendidos quase é que acabariam de vez com tudo.E o final sendo "(simples, mas agradável)" se começa a teorizar uns desfechos,talvez uns um tanto simbólicos,meio fantasiosos,sobrenaturais(deixando a imaginação voar com as imagens o.O) etc.tal como ver esses 2 momentos de queda livre na companhia desse 'mascote'.

    E quer dizer que quem quiser tomar partido de um ou outro pode assistir só a versão de seus respectivos donos?Que pelo jeito dão aquela sabotagem básica no relacionamento amoroso,lembrando aquilo de ouvir apenas um dos lados quando o amor do casal acaba mal.

    Nas músicas lincadas destacaria dizer:
    '1 Mata Aimasho(by SEAMO) - Tem o mesmo clima ouvido outrora,http://www.youtube.com/watch?v=8O3woI90H3k&feature=related, no "Rap Pop" de Seamo,que é abrilhantado com vozes suavizadas que o apoiam.A mistura desse ar cantante,dançante e sonoridades distintas devem ser sua marca registrada;destaque para o piano em "My Answer",o vocal feminino quando surge em " Mata Aimasho" e a vestimenta dele que não amarrotaria facilmente nos PVs.
    '2 Zenryoku Shounen(by Sukima Switch) - Nesse ar de Jazz mais "clássico" -já que pertencem ainda ao "Jazz fusion,ou Jazz-rock"- a voz anasalada ficou mais pronunciada.Nada que comprometa de maneira forte "o cantar junto da canção";soa como um resgaste envolvente de uma música doutras eras.
    Em suma,são duas gostosas melodias e potencialmente marcantes para uma animação tão curta.


    E a seguir a "Parte 2" com mais divagações.
    Adios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo certo, Anonimo-san?

      Fico feliz que consiga reconhecer meus posts com mais facilidade, parece que sou (um pouco) mais do que só uma casca vazia, hehe.

      Bem, não vou opinar muito sobre as intenções do casal, afinal, posso soltar spoilers!

      E sim, pode assistir a versão de apenas um deles que tá tudo certo. Apesar de nem toda a história ser mostrada nos episódios (individualmente), se o expectador tiver um pouco de bom senso, conseguirá entender tudo apenas vendo um dos episódios.

      Acho que o jeito mais rebuscador de Zenryoku Shounen combina com o protagonista que é o típico namorado antigo, mais comportado e menos atirado que os jovens de hoje (é o que diz minha vó pelo menos, hehe).

      Obrigado pela atenção e logo verei a segunda parte.
      Au Revoir

      Excluir
  2. Oiê Kico7!


    (Parte2 - Opiniões sobre a forma como conduziste a postagem):
    Relacionadamente ao seu post tenho as seguintes observações,deixando para deduzir os (+) e os (-):
    _1- Observação corretiva: O link para o MAL(My Anime List) de Nana Mizuki também está levando a página de Takahiro Sakurai.É o que se refere a legenda,"Chizuru (Nana Mizuki) e Yuudai (Takahiro Sakurai)", abaixo da segunda figura que retrata o casal feliz.
    _2- Não disse quantos episódios possui,que no caso dos OVAs são dois(2),segundo o link "http://myanimelist.net/anime/3088/Tokyo_Marble_Chocolate".E isso é um pilar frequente da sua propaganda do post.
    _3- Destacou as músicas de encerramentos,mas ele possui uma música de abertura?Pelo achado em 'http://gendou.com/amusic/?filter=Tokyo+marble+chocolate' só contaria com 2 encerramentos mesmo.Logo quando disse "A trilha sonora e as músicas temas são agradáveis (destaque para as músicas de encerramento)",poderia ter sido mais direto a respeito,se for o caso de despossuir uma Abertura.

    -1_A observação comparativa sobre a melancolia e o ruir até o ápice próprio que Makoto Shinkai impõe em suas animações,foi bem colocada."5 centimeters per second" e "Hoshi wo Ou Kodomo" mandam lembranças.
    -2_ A análise da dublagem que mixa personagens também foi intrigante e de certa maneira reveladora = Kotoko de Itazura na Kiss+Hinata Hyuuga de Naruto & Naruto Shippuuden na voz da cantora/dubladora Nana Mizuki,a mesma que é idolatrada por aí{http://genkidama.com.br/mithril/}.
    -3_Usar do termo "Comprar 'mini-burros'" para chamar a atenção ao anime,tal como fez nos pontos de "11 setembro 2011,Denpa Onna to Seishun Otoko(TV) [http://raiburari.blogspot.com.br/2012/03/denpa-onna-to-seishun-otoko-episodio-13.html]" e em " 11 março 2012,Denpa Onna to Seishun Otoko - episódio 13(OVA) [http://raiburari.blogspot.com.br/search/label/Reviews?updated-max=2011-09-18T22:32:00-03:00&max-results=20&start=20&by-date=false]" para atiçar a curiosidade é pertinente.
    Conclusion: Foi uma leitura tranquila e referenciada(variadas analogias aqui e acolá).Com resultado próximo ao "Muito Bom",o qual já 'o marquei'.


    Devo voltar num de seus posts antes de partir rumo aos dos colegas,sendo assim...
    Adios(por enquanto)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito minha imprecisão, caro anonimo. Sobre a legenda, já corrigirei o erro. O número de episódios eu acabei deixando passar. Sobre o comentário das músicas, eu destaquei as de encerramento em relação a trilha sonora em geral (músicas de fundo mesmo).

      Sobre Makoto Shinkai, ainda sou mais Kumou no Mukou (mesmo não tendo entendido toda a história ainda).

      Obrigado pelos elogios. Gosto de fazer comentários iguais aos de Denpa Onna, apesar de nem sempre ter inteligência ou memória fortes o bastante para conseguir uma ideia interessante.

      Agradeço pela leitura e volte sempre.

      Até a próxima!

      Excluir