-->

18 setembro 2012

Adeus Mestre - Leandro Nisishima



Este será um post pessoal, sem intervenções de meus colegas e feito sem seguir nenhum padrão elegante ou "culto" usado pela nossa "imprensa especializada".

Resolvi jogar comentários no ar dessa vez, pois li um "post muito importante" no Subete Animes. Isso não é uma despedida ao Leandro como pessoa, mas sim como blogueiro do universo otaku. Afinal, ele continua ativo em seu blog de mahjong.

Sou auto-denominado ex-discípulo de um dos blogueiros que mais admiro, como escritor, e, tirando as trolladas que recebo, como pessoa. Como isso começou? Eu gostava muito de ler o Subete Animes no periodo entre 2009 e 2010, passava fins de semana lendo os posts dele. Em 2011, um amigo meu, Joyota,  começou o blog Raiburari e me trouxe junto. E eu trouxe o Jeguy. Após uma série de ocorrências que prefiro contar em um futuro não muito distante, conseguimos nos incluir parcialmente na blogosfera de animes ao formarmos uma parceria com o Subete Animes. Tudo bem que o Leandro já tinha parado de escrever, mas foi o primeiro passo para eu conhecer o blogueiro que tanto admirava (e admiro) e começar a chama-lo de "Mestre", afinal, eu queria aprender a entender tanto de animes e escrever tão bem quanto ele.

Ano passado também, ele criou seu novo blog de animes "Missão Incubator", onde voltou a fazer suas resenhas e matérias. Só fui notar que Leandro e Conselheiro Incubator eram a mesma pessoa depois de ler sua declaração no Subete Animes. Esta foi sua última contribuição na blogosfera brasileira de animes, e eu diria que foi muito agradável trabalhar e aprender com ele. Apesar de ter durado pouco, significou muito para mim e para meus colegas do blog Raiburari. Sem contar que conhece-lo como pessoa no evento da Fest Comix foi algo muito gratificante, junto com outras grandes figuras como o Qwerty, Leonardo DNA e Carlírio Neto (Netoin).

Eu não o admirava só pelo seu conhecimento, não é todo dia que alguém faz a análise de Canon e suas notas musicais, mas pela sua imparcialidade e simplicidade nos posts. Ele não atacava ou defendia desesperadamente os animes que analisava, mas deixava claro se aquele foi ou não de seu agrado. Eu sempre quis ter essa habilidade, mas nunca a aprendi realmente a faze-lo.

Devo lembrar que ele não morreu, isso não é um discurso de enterro, nem nada. Apenas uma despedida e agradecimento ao blogueiro de animes que mais me influenciou e me ensinou: Leandro Nisishima/Conselheiro Incubator/Zeratul.

Um comentário:

  1. Cumprimentos a Kico7!


    "Sem o 'garbo e elegância da 'imprensa especializada(AFF!)?'.E sem os colegas,já que a pessoalidade impera nessa mensagem..."

    O link dado,não tive como saber das minúncias ditas porque o link de "post muito importante",http://www.subeteanimes.com/2012/09/o-fim-de-uma-era.html,dá a mensagem seguinte:

    "404. That’s an error.
    The requested URL /2012/09/o-fim-de-uma-era.html was not found on this server. That’s all we know."

    E quando isso acontece ora é um erro do navegador/site ou ferrou tudo de vez,vai saber =(.E pelo que vi foi a 3ª opção,"ferrou tudo de vez",pois fui procurar pelo Subete Animes e nada encontrei no buscador do Google,apenas um link e daí um post-mensagem do colega(de vocês) Carlírio Neto ou Netoin nos moldes de "quarta-feira,19 de setembro de 2012 Fim da linha para o Subete Animes: análise,conclusões e agradecimento... ".E resumindo o "post póstumo{Sem intenção de trocadilho/aliteração,e já que trataria em tese de material significativo ao assunto}",ele conta como o tempo passou desde o ano de 2007 no qual ele(Carlírio) que buscava opiniões comparativas de qualquer tipo sobre o recém-visto(para ele) Kannon2006,consequentemente surgiu a "paixão à primeira vista" e uma antiga e não menos duradoura parceira blogosférica que se refletiu em projetos e trabalhos especiais.
    E foi em 2009,segundo ele relatou,que o desgaste levou a diminuição de ritmo e uma posterior tutelagem de "estagiários" que continuariam o blog enquanto desmotivado com o fandom em geral após postagens 'em lista'.E poucos ajustes futuros lá pelo fim,Nisishima se retirava à aposentadoria -acredito nesse caso ser já a segunda- e retornaria tempos depois como o "Conselheiro Incubator" em sua "Missão Incubator",este último também perecido.

    Ainda no assunto parceria,tinha notado alguma coisa diferente no retângulo dos "Parceiros",mas não tina dado muita atenção e vi também que no Elfen Lied Brasil,blog cheio de links de matérias dos parceiros,o "SUBETE" já não constava mais e o que poderia ser nesse post um texto falando duma retomada em outro ramo,o do Mahjong.E aos membros do extinguido "SUBETE",tiveram a guarda do blog retirada e pelo menos P.Manina(o) possui o(s) seu(s) próprio(s).

    Sobre o "Missão Incubator[que por não ser mais encontrado;sumiu daqui por obviedades]",sem medo de me equivocar,deve ter sido o primeiro lugar que cliquei zapeando e os encontrei no Raiburari{Não sei se já disse isso tão abertamente. =P}.Lá no "Incubator" devo ter falhado apenas nuns 3 posts desde que comecei a vê-lo e revê-lo em sua breve estadia no MOE,e por lá vi que : desconfiou do estilo de escrita parecido com Nisishima;as folclóricas "Seções Akihabara",os lançamentos de todo tipo,matérias especiais,alguns reviews de games e jogos etc.E nesse processo de conhecimento desprovido de pré-conceitos de minha parte 'analisei' por ali quem o postava e o que postava,além de o avistar(e o Jeguy Hope -Sem saberem quem seriam,é claro. XD) também por vezes em assuntos de interesse de vocês e vi das tais trolladas e o grau de intimidade entre vós,no qual exceto por ser o "Subete Animes" a parceira de vós já tinha percebido pelas referências repartidas que tem dado[Menos esse "Após uma série de ocorrências que prefiro hoteis em veneza baratos contar em um futuro não muito distante..." que pertencem apenas aos envolvidos.].

    E sobre o "http://richiimahjong.blogspot.com.br/",dei uma olhadinha no que seu "MESTRE" anda aprontando.Veremos o que ele com a inspiração do spin-off do anime Saki -assim como com Madoka e o Missão Incubator que foi administrado durante determinado tempo- no ramo do Mahjong e outras correlações com esse clássico jogo de tabuleiro em terras de olhos puxados.Uma extensão do que auxiliaria o forúm,Twitter,e os ideais de um certo "Leandro Nisishima/Conselheiro Incubator/Zeratul".


    See you!

    ResponderExcluir