-->

20 maio 2012

Viajando pelo Youtube - Dango Dai Kazoku



Não sei se já falei isso por aqui, mas Clannad é o meu anime favorito. Ele é O DRAMA entre os animes, na minha humilde, e isenta de valor, opinião . Sem dúvidas foi a série que conseguiu tirar mais lágrimas e sorrisos de mim. Quero muito fazer uma resenha da série, no entanto, ainda me sinto incapaz de faze-la, portanto me restringirei a grande família Dango (Dango Dai Kazoku), que tem uma importância simbólica gigantesca na história do anime.



Muitos consideram a música tema dos mascotes do anime irritante (Jeguy Hope que o diga), seja pela voz da cantora "Chata", seja pela melodia extremamente infantil. E é só isso que ela é na primeira temporada, uma música infantil que Nagisa (heroína principal do anime) ama de coração. Mas após assistir After Story (segunda temporada do anime), dá para associar a letra e o clipe da música com TODO o enredo do anime, só que de maneira mais simplória e inocente. Não me aprofundarei nisso para não entrar nos tão temidos SPOILERS, mas vale a pena parar para ouvir e ver o clipe após terminar de ver todo o anime.

O vídeo da vez é de um sujeito auto-denominado  hironou2525, que publica vários vídeos do mesmo gênero em seu canal. Ele fez uma versão instrumental da música Dango Dai Kazoku no violão e disponibilizou a cifra em seu blog (que é em japones e eu não consigo navegar direito). Há outros exemplos de músicas como Tori no Uta de Air, que eu gosto muito também, mas por hoje, deixarei apenas a grande família Dango aqui para relaxar os nervos.





6 comentários:

  1. Ohayou Kico7!


    Quanto ao parágrafo 1,não sei se já falou abertamente a todos[Tenho certeza que já me relatou nesse sentido] ou com tanta exposição,mas seu amor e predileção por Clannad é notável sempre que tem a oportunidade de tecer alguma coisa relacionada o teu universo ,sendo "1" dos objetivos no seu caminhar de blogueiro se sentir preparado para o resenhar num futuro não tão tão distante.Todavia
    no momento nos atemos ao single que tematiza este post,Dango Dai Kazoku,que assim como o painel agigantado acima tem os mais diversos "sabores,mostrando-se multi(-colorido,-facetado e as demais coisas)",porém com a preservação do mesmo formato arrendodado que o mais tradicional dos dangos teria.Claramente
    tudo neste bolinho japonês trata de uma metalinguagem com "você sabe o quê" que qualquer dia tratará com mais detalhamento.

    Já na sua versão musical,essa "Grande Família" feita com farinha de arroz pode ser dividida numa progressão de 3 momentos: 1 - 01 a 27segundos => parte mais lenta ao som de caixa de música; 02 - 28 ao 46segundos => ritmo intermediário ,e dos 47s até aproximadamente 1:30min com vocais de fundo e um som 'mais orquestrado'.Contando também com uma melodia e voz que mesmo não gostando ainda mais(...ou nem tanto assim)
    se entende cada vez mais e melhor a sua relevância no anime.(Vide também na Visual Novel a versão tema de encerramento do arco After History, "Small Palms" ou Chiisana Tenohira,certamente conhecida por ti e cuja a mesma tem a mesma melodia da 'Dango Dai Kazoku',contudo um vocal diferenciado que pode agradar a fortes oponíveis da cantora Chata que performou a Abertura.)

    E relativo ao usuário ' hironou2525',o blog dele que se apresenta com mais de uma de suas ferramentas de divulgação pessoal,dicas e indicações tem uma navegabilidade aquém mesmo,não só pela barreira linguística,mas tem umas informações irrelevantes:
    _01 Números no alto da página "1,9,14,17" que devem ser os dias em que se publicaram os posts,mas os outros algarismos de 1 a 31 ficam sobrando;
    -02 Também nos posts dessas páginas,há um frequente link de 'BLogWrite' -talvez exigência deste formato padronizado de blog- ,porém fica repetitivo.
    _03 O link de 'Voltar ao topo',Top,em páginas curtas não é tão funcional assim.

    * Só para descontrair,olhe(m) quem mais adora dango:
    -01 http://i104.photobucket.com/albums/m182/viramunaf/naruto_anko0092.jpg

    -02 http://kitchenocd.files.wordpress.com/2009/08/samurai-champloo.jpg

    Referente ao post,a representatividade do simbólico single foi detalhada na medida do possível - para não afetar um futuro review,revelar Spoilers etc - .Porém noutro ponto,tem-se a sensação de faltar alguma coisa ainda mais chamativa para fechar o post,por ventura -já que não era o foco esmiuçar o encerramento de Clannad- poderia ter alargado o final parágrafo com mais dados técnicos/descritivos relacionados e/ou presentes no canal,blog desse usuário;ou quem sabe uma interpretação da diferença entre a versão original e essa de hironou2525.Enfim,apenas sugestões e uma avaliação do post: "UM CERTO TANTO MAIS QUE BOM".

    *P.S. sobre eventos passados:
    '01 Já viu os ovas de DNA ao quadrado que discutimos em 4 de março de 2012 sobre a postagem de 17 Junho 2011, O Gênero Harem ?
    '02 Relativamente ao post Denpa Onna to Seishun Otoko - episódio 13 (OVA) do dia 11 Março de 2012,até hoje por um bug no post ou seja lá o que for não sei o que achou da indicação daquelas versões de OPs/EDs do endereço "http://www.youtube.com/user/AnimeSongCollabo"


    See you next..!

    ResponderExcluir
  2. After STORY, por favor, senhor Anônimo, Clannad não é fato histórico, :P

    Apesar de Dango ser um docinho popular japonês, a família Dango é mais um mascote mesmo, como bichos de pelúcia, chaveiros, etc. (pensa no Dollinho da propaganda do Dolly guaraná, só que mais sofisticado e profundo)

    Para quem ouviu a faixa 17 do CD 2 da trilha sonora de Clannad, onde toca a música "nagisa-farewell-at-the-foot-of-a-hill", tocada também no episódio 16 do anime, fica mais fácil entender o significado da música Dango Dai Kazoku. A música "The Palm of a Tiny Hand" (Faixa 17 do CD 2), cantada pela Riya, dona de uma voz bem mais suave e relaxante que a "Chata" (Cantora da OP da primeira temporada de CLannad e da música "Over", tocada no final do episódio 18 de Clannad), tocada como encerramento da Visual Novel (Famoso momento "descobri como liberar o 'true ending'") e do último episódio de Clannad After Story, tem a mesma melodia, no entando ela é mais relacionada com a realidade concreta do enredo, enquanto a música Dango Dai Kazoku é mais abstrata (pense como a transformação do enredo em um conto de fadas)

    De fato meu post ficou incompleto, é que estou com certos problemas de tempo, agora que eu dei um passo a mais rumo a sociedade (universidade) e percebi que tempo livre é o horário de dormir e comer. Mas garanto que em posts mais sérios que "Viajando pelo Youtube" procurarei melhorar os padrões.

    Resposta aos PS

    1 - Não
    2 - assisti uns covers de músicas recentes como a OP de Nisemonogatari cantada pela Chiwa Saito e a ED do mesmo anime.


    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "The Palm of a Tiny Hand" é muito lindo eu adorei

      Excluir
    2. nagisa farewell at the foot of a hill, é muito lindo adorei

      Excluir
    3. A primeira é ótima, faz o anime e a visual novel terminarem com chave de outro. A segundo é triste quando você a ouve inteira. Há quem diga que depois de assistir Clannad After Story, as musicas alegrinhas da primeira temporada fazem-nos ficar tristes!

      Excluir
  3. Ohayou Kico7!


    Sexta linha do páragrafo,"arco After History",há como deixar passar esta redefinição de eras?Tais como: Antes de Cristo(A.C.),Depois de Cristo(D.C.) e agora o 'cunhado' After History(A.H.) ao invés de After Story que se referiria ao 'Clannad After Story',cujo o nome não me é estranho,no entanto o CTRL+C & CTRL+V me traiu. o.O :P

    'Dango's Family' tem uma simbologia em certo sentido tipo ovos de páscoa,colomba pascal,panetones etc.Fato comum a inúmeros povos que usam o alimento também como outra forma de expressão...só que com o alimento outros sentidos seriam também estimulados[Exceto pelo jingle do Dolly xD => http://www.youtube.com/watch?v=7bokjBHVTIM&feature=related].

    E quanto a trilha sonora de Clannad,a família Dango demonstrando sua versatilidade e dando ao post um adendo bem-vindo.E momento "descobri como liberar o 'true ending'"..?Quando coisas assim acontece durante um game dá até um orgulho de si mesmo,né não..? =P
    Obs.: Ouvi todas as indicações/citações,como sempre.E há a opinião minha é a do começo deste parágrafo,acrescentando a isso um "nível de tolerância maior" com o encerramento "Dango Dai Kazoku" =]

    Por fim,como é chata a rotina imposta pelas "Institucionalizações" =( .E sobre "Resposta aos PS",se der -por condições diversas- deixe tocando enquanto navega na internet.Assim pelo menos as pode ouvir e ter metade da experiência(ou coisa assim xP).


    See you next..!

    ResponderExcluir