-->

13 maio 2012

Dia das Mães - 2012


Olá, hoje excepcionalmente estou aqui, em vez do Kico7, para parabenizar as mães em nome de todos do blog, pois afinal, o que seriamos de nós, tanto autores quanto leitores desse blog, sem nossas mães?


A figura materna é muito importante, principalmente durante os primeiros anos de vida. Não só porque ela nos amamenta, dando a nós vários anticorpos, (que nessa época não somos capazes de produzir) que nos protegem de doenças, mas também porque juntamente com a figura paterna, dão o apoio necessário aos bebês, que sem esse apoio, seriam incapazes de começar a se desenvolver e crescer.

Conforme os anos passam e novas etapas de vida começam, tendemos a nos afastar de nossas mães, parte por causa da busca por independência de muitos adolescentes, parte por causa da rebeldia durante a adolescência. Não importando o motivo, acabamos nos afastando cada vez mais de nossas mães, que sempre zelaram pela nossa segurança, bem estar e felicidade, ignorando os conselhos dela.

Em vez de ouvir os avisos e conselhos das nossas mães, em nossa busca por independência, resolvemos começar a ouvir os amigos, que nem sempre estão bem intencionados, ou mesmo que inconscientemente, nos levam para o tão falado "mal caminho". Muitas vezes, tal caminho é sem volta, podendo resultar em consequências graves, como garotos de 13 anos fumando 2 maços de cigarro por dia (Tenho que admitir, eu já vi essa cena), ou até menores de idade que pegam os carros dos pais para dar uma volta com os amigos e causam acidentes graves, com vários feridos, ou até mortos.

Portanto, para o nosso público mais jovem, não se esqueçam, meus amigos, as mães sempre zelam pelo seu bem-estar, felicidade e segurança. Por mais que elas pareçam apenas estar implicando demais, isso é apenas por estarem preocupadas com vocês. Nem sempre aqueles que vocês consideram como amigos, são realmente seus amigos. Já tive o desprazer de conhecer vários sujeitos desprezíveis, que apenas se fingiam de amigos, com o simples intuito de causar problemas e (perdoem-me a expressão chula, não consigo evitar de usá-la nesse momento) fuder com a vida dos outros. Tais indivíduos levam as pessoas a seguirem por maus caminhos, colocando-as no mundo das drogas, ou até induzindo tais pessoas a arriscarem suas vidas apenas por diversão. Ouçam um pouco, pelo menos, o que suas mães tem a dizer. Diferente das criaturas malévolas e desprezíveis citadas mais acima, elas apenas zelam pelo seu bem. E nesse dia das Mães, abracem suas mães. Afinal de contas, mãe é única, e nunca se sabe o que o futuro guarda para nós.

Para o nosso público mais adulto, tenho certeza de que após passarem essa confusa, turbulenta e emocionante etapa da vida chamada adolescência, tem maior entendimento de quanto as mães foram e são importantes na sua vida, talvez tendo aprendido isso do jeito difícil, errando, ou apenas ao parar para pensar e perceber isso. Independente da sua idade, não é nada vergonhoso abraçar sua mãe. Agradeça a ela por ter lhe criado, ter cuidado de você. Para vocês, que já trabalham, um presentinho não faria mal, afinal, é ela quem pagou várias coisas para você e nunca cobrou de volta o dinheiro que por acaso você tenha pedido emprestado. Também é ela que convenceu seu pai a lhe dar muitas coisas.

Enfim, independente de suas idades, leitores, neste dia das Mães, abracem suas mães e mostrem sua gratidão. Afinal de contas, mesmo que você não tenha um presente muito caro e luxuoso para dar, o seu carinho é o que importa para elas.

Aproveitando a ocasião, mencionarei algumas mães presentes nos animes, mas que no meu caso, diferentemente do Kico7, as mães presentes em animes de Mecha estão em menor número, e muitas vezes, nem aparecem com muito destaque nos animes:


Caridad Yamato, mãe adotiva de Kira Yamato. Pouco se é dito sobre ela no anime em si, mas um pouco da história dela, do marido e do filho adotivo, Kira é dita nos mangás Astray e em side stories. Após o assassinato de sua irmã, Via Hibiki e o marido dela, Ulen Hibiki, Caridad, juntamente com seu marido Haruma Yamato e Uzumi Nara Attha resolvem adotar os bebês que sobreviveram ao assassinato. Para protegê-los, eles são separados e recebem sobrenomes diferentes. Haruma e Caridad ficam com Kira e Uzumi fica com Cagalli, na época bebês. Durante o pouco tempo que ela teve na série, ela se mostrou uma mãe carinhosa, que criou Kira como se fosse seu próprio filho. Em Gundam Seed e Gundam Seed Destiny, é mostrado que ela e o marido respeitam as decisões do filho e tentam não intervir nelas.


Lenore Zala, mãe de Athrun Zala. Durante a série, ela apenas apareceu em flashbacks, devido ao fato que ela está morta durante o Seed e Seed Destiny. No pouco tempo de tela dela e em coisas ditas nos mangás e side stories, foi uma mãe gentil e carinhosa para Athrun Zala. Como é dito no próprio anime, foi a morte dela, durante o incidente de Bloody Valentine, em que a Terra lançou mísseis nucleares contra PLANT, que fez Athrun Zala, até então contra guerras, se alistar no exército e fez Patrick Zala, até então de ideologia moderada quanto à guerra de ZAFT e a Aliança Terrestre se tornar um extremista que apoia a guerra até o extermínio dos Naturais. (Como são chamados os humanos sem modificações genéticas, cuja maioria mora na Terra)
Relativamente, ela não teve uma participação direta na história de Gundam Seed e Seed Destiny, mas a morte dela afetou profundamente a história (principalmente com a mudança que ocorreu na mentalidade de Patrick Zala, que culminou na construção da super arma GENESIS e o fim da guerra total entre a Aliança Terreste, com Blue Cosmos a liderando, e ZAFT, com Patrick Zala a liderando).

Resumindo, tanto na vida real, quanto nos animes, há a figura materna, que é muito importante no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Em nome da equipe do Blog Raiburari, gostaria de desejar um Feliz Dia das Mães para as mães tanto dos autores e colaboradores do Blog Raiburari, e para as mães dos leitores do Blog Raiburari. Afinal de contas, elas merecem.

2 comentários:

  1. E aí Jeguy Hope!


    Começando pela figura maternal dos irmãos Edward e Alphonse Elric,Trisha Elric - Sinto pelo dia comemorativo,mas mesmo estando logo anteriormente o nome dela é complicado de lembrar -, se desenvolve todo o mote do multi-famoso Fulll Metal Alchemist/Full Metal Alchemist Brotherbood da mangaka Arakawa Hiromu.Assim como o post que tematiza este Dia das Mães à moda do blogueiro Jeguy Hope(Variação do titular de redator das datas,né..? ).

    Com relação ao desenrolar do assunto,sendo por fatores de sobrevivência da classe,Mamíferos ou Mammalia no latim científico,a ligação orgânica do cordão umbilical,o começar da alimentação em que se nutre do colostro e indo até o leite maduro[dito nesta postagem noutros termos],ou então para proteger a prole cabe ao gênero feminino geralmente
    essa tarefa de cuidar da descendência,segundo papéis de forma geral "bem definidos".

    Já na adolescência,mesmo(ou então) após internalizações das opiniões dos adultos assume-se diante das coisas uma postura reativa quanto ao que represente o modelo atual de mundo.Daí se vem a revolta/rebeldia contra tudo aquilo que simbolize "controle" -'mundo adulto e teus componentes',por exemplo-
    .Logo,as opiniões doutros considerados em posições semelhantes parecerem de tanta valia.O porém é que o espaço aberto pelo indivíduo as "experimentações" pode resultar nesses exemplos comuns/banalizados como os que mencionou acima,cujos os mesmos não se cansam de replays.Pois ora por ignorância ora por má fé, ou por procura de reconhecimento do grupo etc;
    ocorre dum cidadão/grupo tentar(em) reafirmar sua influência/valor indo pela cabeça de terceiros que nem piolho{Válido tanto para o que arrisca a pele de outrem - papel MAIS CÔMODO da situação - quanto para o que o faz}.

    Quanto as genitoras faladas nos animes de Mecha,elas não devem ser tão presentes em corpo por motivos como civis inocentes(mulheres,velhos,crianças etc)serem alvos fáceis e vulneráveis em ambientes hostis,como os de alta proporção[guerras] tão comuns nesse gênero.Entretanto a ausência delas ou figura equivalente é sentida tanto nas animações quanto em exaltações em qualquer outro lugar,seja na ficção ou não.
    Nota: Já antevejo no que deu esta separação de irmãos no decorrer do enredo...

    Em relação ao post,deve ter faltado uma certa revisão que comprometeu um "tantinho" da eloquência devido a: separação de termos por pontuação,menos parágrafos do que o exigido no assunto das mães em destaque nos animes e um aproveitamento um pouco aquém nos apostos.Por outro aspecto,pegou o espírito do DIA e dividiu em vários pontos a tal função materna -dando eventos possíveis que a presença ou não de sua influência causaria-, e fechou correlacionando com um tema exemplificando/explanando que não fugisse do que trata um blog de animes.
    Ao meu ver,o resultado final foi aproximado de 'Muito Bom!'.

    Quanto a data em si,seja ela: intercessora,provedora,afetuosa,'chata & conselheira' ou "todas iguais".Comemore um dia que é seu..!Mas nem adiantam dizer(se é que ainda dizem =P) que não querem ganhar presente porque se sabe que ficarão esperando. ;P

    P.S.:
    #1 Seja você um "vários sujeitos desprezíveis" que alguém teve o desprazer de conhecer ou 'alguém mais normal',são todos uns "FILHOS DA MÃE..!" :P
    #2 Se achar conveniente pra ti,farei meu balanço/resumo da Semana de Aniversário do Raiburari em outro comentário deste post.


    Faaalou..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo-san. Bem, de praxe seria o Kico7 a postar sobre o dia das Mães, mas pela ausência do mesmo, tive que eu mesmo preparar esse post, tendo que apressar bastante o post e faltando aquela revisão que sempre dou nos meus posts após preparar o rascunho deles.
      Quanto ao assunto tratado tanto por mim quanto por você, parecemos concordar bastante nas opiniões, e não poderia ter dito com palavras melhores.
      Quanto às genitoras nos animes Mecha, é uma minoria, mas há sim mechas onde elas possuem papéis muito importantes, mas como nenhum desses animes eu fui capaz de ver (principalmente porque a maioria data da época do primeiro Gundam, sendo difíceis de achar com legendas decentes e uma qualidade razoável), preferi não comentar sobre eles (Um exemplo é Rokushin Gattai Godmars). E sim, concordo com você, no ambiente hostil e perigoso da guerra, estariam bastante vulneráveis à ela. Sobre os irmãos, apenas assistindo que você verá.
      Bem, sobre o seu balanço/resumo da Semana de Aniversário do Raiburari, faça-o no post que preferir, mas seria ideal que fosse em algum dos posts da própria semana, ou até no meu último post da semana (no caso foi Sabado).

      Excluir