-->

07 janeiro 2012

Review - Mawaru Penguindrum


Título da série : Mawaru Penguindrum
Gênero: Drama/ Mistério/ Comédia (ênfase nos dois primeiros)
Número de episódios: 24

Mawaru penguindrum foi, para mim,  certamente um dos melhores animes da temporada passada; mas já aviso os curiosos que este não é um anime para qualquer um (mais explicações seguindo o link).

Aberturas:
OP1: Nornir                                                                      Artista: Etsuko Yakushimaru
OP2: Boys Come Back to Me                                            Artista: Etsuko Yakushimaru

Encerramentos:
Então... foram 7 no total e não são tão memoráveis quanto as aberturas, assistam eles no anime   ;]


Primeiramente quero avisar que nesse review vou evitar ao máximo dar spoilers da série, pois ela se baseia fortemente em mistérios relacionados aos passados dos personagens e no desenrolar dos acontecimentos presentes. Dito isso vamos à sinopse do anime: 
     Os irmãos Shoma e Kanba Takakura juntamente com sua irmã mais nova, Himari, vivem sozinhos após o desaparecimento de seus pais. Himari sempre teve uma saúde frágil e, em uma consulta médica seus irmãos são informados que lhe resta pouco tempo de vida. Quando Himari deveria ter morrido ela acaba sendo resssucitada por um chapeu que a possui e diz aos seus irmãos por meio dela que, para salvar a vida dela, eles precisam recuperar um artefato chamado de tambor do penguim ( daí que vem o titulo do anime).

Himari possuída pelo chapéu

Parece simples não? Bem, não é bem assim...
Admito que os a primeira metade desse anime, mais ou menos até o episódio 10, tem uma atmosfera bem mais divertida e bobinha do que a segunda metade, a qual assume um tom mais sério, sombrio e maduro. Como disse antes, essa série tem como ponto forte o desenrolar de mistérios do passado, acontecimentos presentes assim como o desenvolvimento dos próprios personagens. 

Indo agora para outros aspectos do anime:

Personagens:



Os irmãos(em sentindo horário): Shoma, Kanba e Himari Takakura.



À direita, Oginome Ringo, uma colegial que está em posse do Penguindrum ( o artefato que os irmãos takakura precisam para salvar sua irmã)







Keiju Tabuki, professor de Shoma e Kanba e também alvo da paixão de Oginome Ringo (ela é stalker dele)








Os pais de Kanba, shoma e Himari (atualmente desaparecidos)













Esses três, assim como vários outros personagens os quais eu não incluí aqui, não posso dizer quem são para evitar antecipar coisas que acontecem mais pra frente no anime (só coloquei eles aqui para atiçar a curiosidade de vocês) 










Apresentação:
Como já podem ter visto nas imagens dos personagens, Mawaru Penguindrum tem personagens com visuais muito bem trabalhados e únicos. A animação é muito boa, principalmente em se tratando dos cenários detalhados, como se pode ver abaixo:


Música:
 A trilha sonora desse anime é excelente, conseguindo expressar muito bem diversas atmosferas, sejam elas de drama/ supense/ ou outras ajudando a estabelecer situações variadas ao longo da série. As músicas de abertura e encerrameno também são muito boas.

Ademais, uma das músicas utilisados durante o anime, a qual é um remake de uma música antiga: "Rock over Japan", ficou tão boa que eu sempe volto a escutá-la de vez em quando para matar a saudade da série.
Link para os interessados: "rock over Japan"     Artista: ARB(versão original)/ Triple H (remake)

Execução:
Este é um item importante nessa série, vez que ela está repleta de simbolismos e detalhes que fazem com que seja importante prestar atenção ao assistí-la para poder desfrutá-la ao máximo. A história vai se desenrolando a medida que os passados e motivações dos personagens são revelados e acaba mudando bastante, tornando-se um pouco mais séria e dark na segunda métade da série (em torno do décimo episódio). As reviravoltas que vão ocorrendo na série, seja em eventos presentes ou em revelações dos passados dos varíos personagens a mantêm fresca, evitando que ela fica chata.

Além disso, estes três penguins, os quais os irmãos Takakura recebem  do chapéu que possui Himari, e que também são, de certa forma, personificações deles, acabam sendo uma fonte de comédia que evita que a série fique muito deprimente. Os penguins ficam geralmente fazendo trapalhadas engraçadas que aliviam um pouco as tenções do anime(para quem o está assistindo).



Algumas das trapalhadas divertidas dos pinguins

Considerações finais:
Mawaru Penguindrum é um excelente anime, um dos melhores que eu já vi, mas não é para qualquer um. Sua história fica progressivamente mais complicada, além de que esse gênero híbrido, de drama com mistério não agrada a todos. Por causa disso, os que gostam desse anime acabam gostando muito e os que não gostam não conseguem entender como alguém poderia sequer suportar assistí-lo. Se esse anime não lhe agradar, simplismente deixe de assistí-lo, sem problema nenhum; mas eu recomendo fortemente a todos que pelo menos lhe dêem uma chance.

5 comentários:

  1. Ohayou Dan-Sama!(PT1)

    Conseguiu se diferenciar de vários posts pela seleção de imagens e de alguma abordagem no aspecto técnico do anime : OPs/EDs(que deixou a gosto dos leitores serem conferidas devido a um "destaque menor"),algumas imagens representativas,sinopse com apresentação dos personagens.Enfim,ilustrar e exemplificar alguns dos atrativos aúdio-visuais para dar chances a iniciar uma conferida a série de TV,deixando os aprofundamentos
    a estória em aberto,reconhecidamente para não influir no prazer do leitor de ser surpreendido.


    --- Possíveis Spoilers de tamanho indefinido ---

    Minha opinião até o momento é que o anime se aproxima muito de uma fábula com o uso dos recursos que o diretor & o Estúdio se sente á vontade,devido a comum presença de animais nestas obras literárias(fábulas) e de uma lição no fim.
    E que a proposta de Kunihiko Ikuhara está mais para "uma missão de resgaste aos ideais que ele acha atualmente perdidos",e para isto ele usa 2 simbolismos principais( O Tambor e o Pinguim,estes carregam consigo variados e peculiares "sub-simbolismos" ) ,onde segundo uma tradução livre Mawaru Penguin Drum significa ' Volta do Tambor de Pinguim '.


    Então,vamos aos significados destas simbologias =

    *Os pingüins são símbolos de:

    1.Ordem
    => Os Pingüins se movem de forma muito ordenadamente em passos marchados e constantes.Como inspiração ele lhe ensinaria a transformar caos em ordem.

    2.Agilidade
    => O Pingüim é uma ave que usa as asas como nadadeiras(de forma excelente e
    notória) e não para voar,além de seus curiosos deslizamentos para se locomoverem.

    3.Experiências fora do corpo e habilidade para mudar a realidade.
    => O que em termos 'práticos' denota mover-se por diferentes dimensões da vida.

    - 3.1. A habilidade do Pingüim de pular da água para a terra firma simboliza sua habilidade para
    mudar os planos(ou realidades)facilmente.

    - 3.2.E sendo a água um símbolo da consciência astral e é um símbolo importante na dimensão dos sonhos.Neste caso também se correlaciona com a agilidade do tópico anterior.

    - 3.3.Significado relalcionado aos sonhos: Se o pingüim é seu animal símbolo,provavelmente seus sonhos são muito vívidos e você pode receber mensagens enquanto dorme.

    4.Viver em comunidade
    => Estes animais tem forte noção de nível populacional.Como por exemplo no filme "A Marcha dos Pinguins" que trata de toda uma questão de Cooperação entre o grupo & a Sobrevivência).

    5.Fidelidade & Lealdade nos romances
    => Assim como outras aves há espécies de pinguins cujos pares reprodutores acasalam para toda a vida.

    6.Curiosidade Zodiacal:
    =>Os pingüins representam o lado mais sério dos aquarianos(Deve-se ao fato do porte formal - apesar de meio desajeitado- e a plumagem lembrar os smokings)e tem o seu sexo só pode ser identificado por aparelhos(Aquarianos gostam de igualdade em todos os sentidos.Tema perceptivelmente notado na série como na Androgenia )

    Continua na Parte 2-Fim

    ResponderExcluir
  2. PT2-FIM

    ** O tambor :
    Tem simbologia bastante ampla, e de fato deve ser levado em conta que material ele é feito, a sua forma, ritmo, timbre etc.O que neste anime talvez deva ser deixado em plano inferior.
    A principal associação do tambor é com à emissão do som primordial(Criação do Mundo e o denotando o ritmo do Universo) o que no caso do anime que conta com a Subjetividade inerente ao Simbolismo pode-se entender particularmente como um som que conotasse a algum tipo de "criação" referente aos personagens que quem viu o anime pode 'especular'.


    *** Linhas Vermelhas :
    “Akai Ito”,no Japão : linhas do destino que te ligam também a sua alma gêmea.Explicaria a razão daquilo ter acontecido justo com eles e da forma como é mostrada.


    **** Maçã :
    É um símbolo complexo com uma variedade de significados e incorporados a uma variedade de contextos.Um dos problemas para identificar é que a palavra "maçã" é que era usado como um termo genérico para todos os frutos(estrangeiros).Porém a quem assitiu deve ser mais fácil associar aos significados de amor,luxúria,conhecimento,
    cosmos ou totalidade e alegria.A maçã neste caso deve ter servido como um importante componente no ritual de passagem o qual deveria(m) ser submetido(s).


    P.S.: Provavelmente não é minha última(segunda neste caso) e nem tão completa teoria para o significado que abrange Mawaru Penguindrum(Mesmo porque não o assisti),entretanto gostaria de
    compartilhá-lha para promover a reflexão. =-]

    ResponderExcluir
  3. Se pudesse colocar imagens nos comentários provavelmente usaria esta nesse caso:http://cdn.styleforum.net/b/ba/ba5f6ba5_RainbowBarf.jpeg
    Dito isso, comentário impressionante o seu; é interessante ver alguém teorizar sobre esse anime do qual podem sair milhares de interpretações. Aconselho você a assistí-lo, você descobrirá muitos outros elementos simbólicos ao longo dele.
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  4. amei esse anime, mas me decepcionei um poko com o final, vc sabe pelo oq... gostaria de outro final + os efeito e a historia alem das coisas fortes ai sao bem legais, n recomendo para pessoas menres de 10 anos... mt obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Sim, eu sei do que você está falando; o final do anime fugiu bastante do que eu esperava, fiquei um pouco frustado com ele, mas ao mesmo tempo o achei digno para a série.

      Excluir