-->

28 novembro 2011

Onde ler mangás

Esse post vai falar um pouco sobre onde ler e eventualmente baixar mangás. É interessante conhecer um pouco sobre os mangás, já que na grande maioria dos casos, os animes são baseados neles. Além disso, existem mangás ótimos, os quais nunca chegaram a ser adaptados para animes (vide Defense Devil, sinopse da série no fim do post). Por fim, como acontece comigo frequentemente, querendo saber o que vai acontecer em um anime, acabo lendo o mangá dele para matar a curiosidade.
Vou iniciar o post com alguns esclarecimentos; primeiramente, no caso de mangás, é sempre mais fácil lê-los online, isso porque são pouquíssimos os site que disponibilizam links para download dos mangás, e os sites que o fazem possuem bibliotecas muito menores do que aqueles que somente possuem a opção de leitura online. Em segundo lugar, não é fácil achar mangás traduzidos para português, embora para muitos isso seja algo ruim, não há muito o que fazer sobre isso, as séries traduzidas para o português são geralmente as mais populares(como Naruto, Bleach, One Piece, Fairy Tail, etc.).

Leitura Online

Por causa desses dois fatores, primeiramente vou apresentar o meu site favorito para leitura online de mangás, o MangaFox:

Os mangas desse site são todos em inglês; o site continuamente  posta links das séries que são traduzidas pelos muitos grupos de tradutores que o compõe. Para a maioria dos mangás, lançados semanalmente no Japão, as traduções são lançadas apenas alguns dias depois de saírem lá. Entretanto, existem vários mangás cujos capítulos possuem maiores tempos de espera entre lançamento de traduções; isso acaba ocorrendo com séries menos populares que em muitos casos já foram encerradas no Japão.


 Ademais, o site possui alguns recursos bacanas, como o de bookmarks: se você criar uma conta no site você pode salvar na sua conta quais são os mangás que você acompanha, feito isso você acessa o seu diretório de bookmarks e o site te avisa quais das suas séries foram atualizadas, ou seja, que tiveram lançamentos de novos capítulos. Também há no site um ranking das série mais populares no mesmo. Atualmente, o ranking do primeiro ao sétimo colocado(vai até o décimo nono, sendo aquela série que eu comentei no início do post o décimo quinto) está assim:
Um detalhe: este ranking não é o rankig oficial da JUMP, até por que outra série que eu gosto, Toriko, que está atualmente no top 5 dela não ficou nem entre os melhores 20 do MangaFox...

A biblioteca desse site é invejável, com um total de 8220 séries diferentes todas disponíveis para leitura online. Embora eu devo admitir que inicialmente eu não gostava de ler mangás online, que acabei me acostumando e atualmente praticamente só leio mangás dessa forma, pela sua praticidade e rapidez.


Outro site para leitura online de mangás é o MangaHere:
Ele é extremamente parecido com o Mangafox, possui as mesmas ferramentas que o primeiro, assim como um layout similar. Não consegui achar o valor exato do tamanho da biblioteca dele, mas pelo que verifiquei ela é de tamanho similar (ou até maior) do que a do MangaFox.
Escolher entre um site ou o outro acaba sendo questão de gosto pessoal.


Existe esperança para aqueles que querem ler mangás e português: os sites Central de Mangás e PUNCH! Mangás, possuem o mesmo esquema dos dois que citei anteriormente, embora possuam bibliotecas bem mais reduzidas, não tenham alguns recursos e demorem um pouco mais para lançarem novos capítulos, vez que se baseiam nas traduções em inglês. Mas para os que não falam inglês ou simplesmente preferem ler em português eles são uma boa alternativa.
A salvação dos brasileiros.


Download de Mangás
Agora vou falar um pouquinho sobre download de mangás. Já falei que é difícil achar esse tipo de site, e até que existe uma certa lógica por trás disso: criar, manter e consertar links para as dezenas (e as vezes centenas) de capítulos de um mangá dá um trabalho muito maior do que apenas disponibilizá-los para leitura online. Por isso, são muitos poucos os sites que aderem a essa prática, sendo que eles, na grande maioria dos casos, apenas traduzem e disponibilizam links para as séries mais famosas.
Os sites da alinça project disponibilizam links para download dos mangás de suas respectivas séries em português; além deles existem vários fansubs que fazem o mesmo, como o Yokai Animes. Entretanto, vou recitar algo que já falei algumas vezes, a biblioteca desses sites é MUITO reduzida se comparada aos de leitura online e em inglês; até porque existem muito mais fansubs e scanlators americanos por aí.

Existe entretanto um macete para os que querem baixar mangás a todo custo. Alguns programas especiais permitem que você baixe capítulos do MangaFox e de outros site famosos, entretanto os mesmos são pagos na grande maioria dos casos, e daí ou você teria que se conformar e pagar para utilizá-los ou recorrer a métodos obscuros à la One Piece (vulgo Pirataria, para os que não entenderam a referência).

Só para deixar um desses programas como exemplo, o DomDomSoft possui uma versão limitada para aqueles que não querem comprar a FULL, evidentemente a primeira não possui todas as ferrementas da versão paga além de possuir propaganda. Algo interessante é que esse programa baixa mangás dos dois sites brasileiros que eu apresentei.



 Por Fim deixo a sinopse do Defense Devil, o mangá que recomendei no início do post:

*Defense Devil é um mangá sobre um demônio banido do inferno que precisa inocentar almas incorretamente condenadas para poder juntar dark matter, uma substância que confere poder aos demônios, para poder então retornar ao inferno.

7 comentários:

  1. Muito bom, só esqueceu de citar o sofá ou cama de casa com o mangá comprado em bancas ou livrarias.
    Eu sei que os produtos nacionais não dão muita vontade de ver, mas falar de vários meio ilícitos de se ler mangás e não fazer nenhuma referência a compra dos mangás é ,ao meu ver, apologia ao crime digital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, acho bom comprar mangás em português, pois são relativamente fáceis de encontrar em bancas de jornal e comprá-los dá mérito e dinheiro pros autores. Eu normalmente compro mangás de cerca 4 séries diferentes ao mesmo tempo, mas os compro para fazer coleção, pois costumo já tê-los lido online. Meu conselho para qualquer um: se você puder comprar os mangás e isso não for te atrapalhar monetariamente, faça-o; mas é bom saber onde e como baixar mangás e lê-los online, pois a grande, e bote grande nisso, maioria dos mangas não são, e nunca serão vendidos em português no Brasil.

      PS: desculpe pela demora em responder, o Jeguy Hope ou o Kico publicou o publicou o comentário sem me avisar e eu só o vi agora.

      Excluir
  2. Saudações Dan-sama!

    Penso que caberia ter feito algumas ressalvas 'leves' ao conhecimento do mangá ao leitor(que deixarei abaixo).Ou então fica servindo como reflexões ao autor XD :

    01.Poderia ter dado alguma ênfase na sentença que exprimida pelo termo "querendo saber o que vai acontecer em um anime"[esta corresponderia ao futuro do pretérito que designa um evento que ocorre ou poderia ter ocorrido no passado.]Sutilmente abrangeu esta interpretação,contudo também caberia ser menos indireto ou coisa do tipo,pois as adaptações não são "necessariamente fiéis".

    02.Aos iniciantes seria válido o aviso aparentemente óbvio de que apesar dos tradutores de páginas web poderem 'adaptar o texto' para português eles não influem nos mangás já que são imagens.


    Quanto ao post:

    A pessoalidade do mesmo influi positivamente no 'abraçamento do hobby',mostrando ainda que pode ser mais prático,funcional,mais independente e menos "caro[Nenhuma apologia ao último subtítulo.Em internet melhor não entrar em por menores de Pirat...ia(risos)]" do que poderia parecer ler mangás.E deixou também uma espécie de guia básico.Very Good! :P


    Fui..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu minha resposta ao seu outro comentário verá que não foi minha intenção demorar tanto para responder seu comentário (melhor que o coitado acima que escreveu em dezembro do ano passado), acabo ficando meio ocupado e não lembro de fazer tudo. Mas antes tarde do que nunca, resposta bunitinha ao seu comentário:
      Primeiramente, obrigado pelo comentário, é legal ver as opiniões dos outros sobre o que escrevo sejam elogios, críticas ou sugestões (não quero nenhum gramarista vindo dizer que crítica não possui somente conotação positiva e poderia ser sinônimo de elogio). Embora sejam muitos os casos onde animes não são fiéis ao seus mangás (posso pensar em varios casos de cabeça) é bem comun que sejam, ou pelo menos em grande parte(como Toriko, que considero 95% fiel). Além disso, cuidado com a segunda parte de seu comentário, embora a imagem não seja alterada o texto e as falas mudam completamente o contexto (veja Dragonball Z - Abridged no youtube para entender).
      Vou tentar responder os comentários em meus posts mais rápido no futuro.
      Abraços

      Excluir
  3. Saudações Dan-sama!

    Vi a paródia(com piadas não muito funcionais nestas terras) em Dragonball Z - Abridged,no caso foi o com a descrição de : Gastação TV_ Happily Ever Afterlife #3 - DBZ Abridged (LEGENDADO).De qualquer forma,não esquecerei de 'Scanlation' e afins,assim como terei cuidado com tais correlações...(rsrs)


    Fui..!

    ResponderExcluir
  4. O site http://br.mangahost.com/ seria uma boa opção

    ResponderExcluir