-->

11 setembro 2011

Denpa Onna to Seishun Otoko (TV)

 

- Autora: Hitoma Iruma
- Diretor: Akiyuki Shinbou
- Estúdio: Shaft
- Ano: 2011


OP:
ED:
  • "Ruru" por Etsuko Yakushimaru

Depois do sucesso que foi Mahou Shoujo Madoka Magika de janeiro, o estúdio Shaft voltou em abriu com outra série, e como sempre possui um enredo bizarro, seu nome é Denpa Onna to Seishun Otoko (algo como “Garota louca e garoto em crescimento”).  O anime conta à história de Makoto Niwa, um garoto do interior que acabou de se mudar para a cidade e começa a morar com sua tia, Meme Touwa. Chegando lá ele conhece sua prima louca, Erio Touwa, uma garota de belos e anormais cabelos azuis que, devido a acontecimentos passados, acredita ser uma alien. 

-5
A relação dos dois, devido diferença de mentalidade, é inicialmente problemática. Porém, aos poucos, Makoto resolve tentar compreender e ajuda-la a recuperar a sanidade, enquanto na escola, ele conhece e se interessa por outras garotas, como a alegre Ryuuko Mifune e a alta Maekawa. Quem achou que isso vai resultar num polígono amoroso acertou, porém, felizmente, o anime não fica somente nos clichés, abordando outros temas em seu desenvolvimento.

-5
 Em alguns momentos a série segue uma linha que lembra muito “Arakawa Under the Bridge” visto que todos os personagens possuem, ao menos, um pouco de loucura. Erio acreditando ser uma Alien, Meme assediando constantemente Makoto, Ryuuko fazendo escândalo por qualquer coisa, Maekawa sempre usando os mais estranhos e diferentes tipos de fantasias e Yashiro, a última a aparecer, achando ser uma ESPer e alien. Nem mesmo Makoto escapa disso, visto que ele sempre mede suas ações com “pontos de adolescência” que aumentam e diminuem dependendo das suas interações com as outras pessoas (garotas para ser exato).

+2
 A questão que começa a perturbar Makoto é: Até onde isso tudo seria realmente loucura? Afinal, há tantas coincidências na vida que a lógica jamais seria capaz de explicar, por isso que muitos acabam criando suas crenças, que é algo que pessoas pragmáticas como Makoto são incapazes de ter, e é justamente esse o ponto forte do enredo, que, apesar de deixar implícita a existência de coisas sobrenaturais, não deixa claro qual é a verdade absoluta.

+1
 Como sempre,o estúdio Shaft abusa dos recursos visuais, dando uma atenção especial à movimentação e brilho do cabelo das “loucas” (Erio, Meme e Yashiro), o que implica que são diferentes do resto das personagens, sempre o balançando como se estivessem embaixo d’água (ou sob gravidade 0). A trilha sonora foi bem escolhida também, com belas melodias no violão e orquestradas. Sobre a OP e a ED, deixei o link para cada um ver e analisar por conta, pois descrevê-las é um tanto difícil.

+2
 O elenco foi muito bem escolhido, citando apenas os dubladores do casal principal, Miyu Irino, apesar de estar mais habituado a fazer personagens angustiados (Jinta de AnoHana) ou medrosos (Sena de Eyeshield 21), conseguiu dar um ar bem sério e pragmático ao personagem Makoto e Asuka Ogame, apesar de não ter feito muitos papeis até agora, conseguiu ser bem versátil interpretando as três fases bem distintas da personalidade de Erio.

-2
 O anime pode não ter sido épico, aliás, passou longe disso, mas conseguiu não ficar unicamente preso aos clichés básicos de comédias românticas, explorando um mundo rejeitado pelas pessoas “normais” sob o ponto de vista de um “normal”. Recomendo-o para os que procuram por uma comédia leve com pequenos momentos de seriedade (e filosofia).

Nota (com spoiler): Apesar de a série ter acabado (em aberto), foi anunciado que junto ao último volume de DVD e Blu-Ray da série, virá o episódio 13, por isso, tenhamos fé que o anime ainda possa ter um final.
Nota de fã: Sem dúvida Erio tornou o termo “itoko” tão poderoso quanto o famoso “onii-chan”.

Personagens:
Makoto Niwa por Miyu Irino
Erio Touwa por Asuka Oogame
Meme Touwa por Ai Nonaka
Ryuuko Mifune por Emiri Katou
Yashiro Hoshimiya por Yuka Iguchi
Maekawa por Mai Fuchigami

       










Curiosidade: Existe uma personagem na série chamada Hanazawa que é dublada por Kana Hanazawa.

Hanazawa-san por Kana Hanazawa

Total de pontos: -7, se não entendeu, assista e descubra.

2 comentários:

  1. Hello Kico7..!

    Denpa Onna to Seishun Otoko remete visualmente e em prováveis muitos outros aspectos ao Surrealismo com diretrizes no "poder imaginativo."Transcendendo a realidade para uma tal 'sobre-realidade[surrealité]'.Em Bakemonogatari por exemplo...e sequências surgindo se vê 'qualquer coisa' remetente a isto.

    *Quanto :
    - Ao Encerramento,"Ruru" by Etsuko Yakushimaruby,é uma canção nos moldes de canção de ninar e instrumentalizada segundo as tradicionais caixinhas de música + Pop.Tudo
    isto integrando de forma multi-colorida e perfeitamente na visão dela: os alienígenas,a imaginação que não se prende a leis da Física e ao seu cotidiano 'divertidamente natural' etc.

    - A Abertura,OS-Uchujin by Asuka Oogane,é a representação da forma como ela estimula e recebe estímulos do mundo exterior,principalmente na figura de Makoto Niwa.
    Tocado ao som do pop-rock com vocal dos 'infatilizadamente representativos J-Pop' e com back vocals "cantarolando".


    **"Contras" :

    Quanto a suave centralização entre imagens entre os parágrafos jáme foi explicado no post de Wind - A Breath of Heart (Visual Novel) de 20 Novembro 2011,não é mesmo?
    O que tenho a ressalvar complementando o acima é o espaço vago sem aparente função na parte dos personagens após Yashiro Hoshimiya por Yuka Iguchi onde caberia as 2 outras imagens das
    personagens de Maekawa(por Mai Fuchigami) e Ryuuko Mifune (por Emiri Katou).


    ***Se tratando do post,boa complementação na adição de variados e interessáveis links externos para páginas[Em inglês na maioria].
    Foi um de teus melhores textos que li até agora.

    P.S.: "Malandragem sua" este sistem de notas.De qualquer forma.NO PROBLEM =-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo, pelo seu comentário vejo que leu o post inteirinho e isso me deixa realmente muito feliz.

      Agradeço por ter comentado as músicas tema da série, algo que me mostrei incapaz de fazer em setembro de 2011 (nem sei se conseguiria agora).

      O problema com as imagens aconteceu por causa de uma mudança no layout do blog que fizemos no começo do ano. Como algumas das imagens usadas nos posts eram grandes demais, tivemos que aumentar a largura dos posts, com isso a formatação dessas imagens ficou deste jeito. No layout antigo tinham duas colunas apenas de imagens. Tentarei resolver isso logo logo.

      Os links são algo que eu gostava de colocar no meu início de carreira para o leitor se localizar, mas como muitos expiram (ou os sites vão as vezes para o saco) eu resolvi abrir mão disso.

      Já me disseram que meu melhor texto fora este: http://raiburari.blogspot.com/2011/07/temporada-anterior-primavera-world-god.html

      Mas acho complicado defini-los como "melhor" e "pior".

      Resposta ao PS: Achei legal na época que fiz, mas no fim, acho que nem chama tanto a atenção do pessoal, talvez eu precise destacar o texto um pouco.

      Excluir