-->

28 agosto 2011

Shuffle [Memories] - TV



    OP:
    ED:

    Animes do gênero harem são famosos pelos clichés sempre presentes, principalmente nos estereótipos. O perdedor que se dá bem por coincidência do destino, sua amiga de infância, sua senpai, sua irmãzinha, todas com algo em comum: querem conquistar seu coração. De uns tempos para cá, alguns títulos do gênero tentaram sair da mesmice e inovar, como Kami Nomi zo Shiru Sekai, porém, em tempos relativamente atuais, também apareceram aqueles que seguiram fielmente sua ideia básica. O exemplo que me vem à cabeça mais rapidamente ao falar disto é Shuffle.


    Baseado num eroge de mesmo nome, Shuffle se passa num mundo onde os portões que dividem o mundo dos humanos, Demônios e Deuses foram abertos e as três espécies passaram a coexistir pacificamente. Diferenciar os três é simples, humanos dispensam explicações, Demônios e Deuses possuem orelhas pontudas, tendo como única diferença os seus tamanhos (maior nos demônios).

    Rin fugindo do fanclub de suas pretendentes

    Como todo harem, temos um herói, que é o centro das atenções, seu nome é Rin Tsuchimi, um garoto humano comum, estudante de ensino médio. Rin perdeu seus pais num acidente quando criança e foi adotado pelo pai de sua melhor amiga, Kaede Fuyou, com quem vive. E ainda, atualmente a sós, sob o mesmo teto, algo que acabou com a reputação e paz dele, visto que ela possui um fã-clube extremamente ciumento e agressivo, que o persegue constantemente na escola. 


    A história realmente começa quando entram em sua vida a alegre Lisanthus e a tímida Nerine, respectivamente as princesas dos Deuses e Demônios, e Rin recebe a chance de se casar com uma delas e, consequentemente, virar o senhor de um dos mundos. Para complicar (ou não) mais ainda a vida do garoto, Primula, uma quieta e inexpressiva habitante do mundo dos Demônios, começa a, também, viver em sua casa. E é em momentos “problemáticos” como este que Asa Shigure, sua bela senpai, aparece para apoiar e ajuda-lo a superar os problemas.


    O anime possui três partes bem distintas, a primeira, que mostra as heroínas disputando, comicamente, o amor de Rin, e uma em especial quase chegando lá. É visível que a trilha sonora nesta parte é descontraída e mesmo a animação faz uso de cores vivas e alegres, onde a maioria das cenas ocorre durante o dia; a segunda, que começa no arco de Primula, é o momento em que o passado sombrio de todas as heroínas é revelado e, no seu final, Rin escolhe uma delas. Nessa fase do anime, grande parte das cenas passam a ocorrem durante a noite, somado a uma música melancólica e temos um ambiente mais sombrio; a terceira é o arco da heroína escolhida e se passa durante a relação dos dois.


    Apesar de ser pesadamente recheado de clichés (e dos mais piegas) Shuffle consegue em sua segunda parte justificá-los e mostrar que algumas das personagens são mais que simples estereótipos. Destaque para Kaede, protagonista do arco mais chocante da série, e, mesmo com toda a mudança de clima, continua sendo um harém que se destaca justamente por cumprir com sua proposta, apresentando uma história cheia de surpresas e com um final fechado e surpreendente (não tanto quanto School Days).


    Nota: Há uma “segunda temporada” intitulada Shuffle Memories que estreou em 2007, porém, não passa de uma reedição da série de 2005, onde a história é contada por heroína e não na ordem cronológica dos fatos. As OP e ED são cantadas pelas seiyuus das heroínas e são muito boas, em especial Pray  de Nagami Haruka. Sugiro que vejam aqueles que estiverem unicamente querendo rever de maneira mais rápida o anime, pois, de material original, só temos um episódio (o episódio final) feito puramente de fanservice.

    Personagens principais:

    Falando sobre o elenco de dublagem, vozes bem populares participaram deste anime, como Tomokazu Sugita, que interpretou o eterno Kyon de Suzumiya e coincidentemente trabalhou em Oretachi ni Tsubasa wa nai como narrador, e Yuku Goto, dona da voz de Mikuru Asahina de Suzumiya e Naru Otori de Oretachi, apesar do elenco ainda não estar em forma como se encontram atualmente, seu trabalho foi muito bom nessa série, Tomokazu usou, de maneira bem natural, uma postura mais séria e contida que seu personagem mais conhecido e Yuku Goto colocou toda a sua fofura e paixão (e como) em Kaede.
    Rin Tsuchimi por Tomokazu Sugita

    Asa Shigure por Miki Itou

    Kaede Fuyou por Yuku Goto


    Primula por Hitomi

    Lisianthus por Sayaka Aoki
    Nerine por Haruka Nagami

    5 comentários:

    1. O-I Kico7!

      Abaixo algumas sugestões para este post =

      ** Novo link para(?)se achar que ainda vale a pena :
      - OP1 => Shuffle! Opening Theme - Yuria - YOU em http://www.youtube.com/watch?v=MiJ3s0rRkWE
      - OP2 => Fateful encounters por Yuria (Memories) em http://www.youtube.com/watch?v=iFNOaBjxkIM&feature=BFa&list=PL5C88FB589667A82E&lf=results_video

      ** Verdadeiro link para OP5-Pray por Haruka Nagami (Memories),pois está duplicado no link da OP5-Pray por Haruka Nagami (Memories) e da OP6-Giri Giri Heart Connection por Sayaka Aoki (Memories)
      => http://www.youtube.com/watch?v=eGX6oWad4zg

      ** Achados links em MyAnimeList para os artistas da série em "You por Yuria (Shuffle)" e "Fateful encounters por Yuria (Memories)" =
      - Innocence por Miyuki Hashimoto (Shuffle) => http://myanimelist.net/people/7402/Miyuki_Hashimoto
      - Yuria creio ser esta de => http://myanimelist.net/people/759/Yuria

      ** Talvez pudesse:
      - No início do 2º parágrafo talvez pudesse colocar um aposto para explicar o que seria "eroge".
      - Diminuir as vírgulas menos no 2º parágrafo,excluindo-os ou os substituíndo por ponto "."(Me lembro de 2 casos),por exemplo.
      - Citar que OPs & Eds são protagonizadas por determinadas personagens,quem sabe colocar à frente das descrições das
      Aberturas/Encerramentos o que ficaria bem legal.Ou
      apenas mencionar brevemente em algum local.

      ** Pergunta: Estas são realmente as ordens das Aberturas?

      P.S.: Quanto a minha opinião sobre o post como um todo desenvolvo logo.OK!?

      See you later!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Anônimo, irei adicionar os links me indicou, mas acho que irei abandonar essa formatação, visto que estes tipos de vídeos tem sido apagados do youtube com certa frequência atualmente.

        Fiz esse texto sem revisar mesmo, então peço desculpas pelo uso exagerado de vírgulas.
        Creio que a ordem das OP sejam estas mesmo, ao menos que o local aonde eu consegui os episódios tenha me enganado, hehe.

        Até a próxima

        Excluir
      2. O-I Kico7!

        Que será que vai aprontar com "a nova formatação?" o.O
        E pois é...Revisar é bom,mas mesmo assim uma coisa ou outra pode e costuma passar,não é?
        Quanto as OPs/EDs perguntei porque vídeos postados dum canal que vi não tinham tantos,o que mudou uma correspondência direta com a ordem daqui.Apenas isto.
        E quando ler este,o comentário geral do post já estará a ti disponível. =-)

        See you later!

        Excluir
    2. O-I Kico7!

      Ingredientes adicionais da massa no preparo de Shuffle:

      - Fã-clube extremamente ciumento e agressivo de Kaede Fuyou que persegue Rin Tsuchimi constantemente na escola;
      - Segundo,melancólico e noturno arco do meio;
      - e o final fechado e dito por você surpreendente.

      Shufffle conta com alguns elementos que podem prometer uma mistura com alguns ingredientes que ao paladar do espectador daria uma sensação agradável.Porém não seria só isto, se fosse para uma analogia por ventura citaria que na premissa se trata de um bolo simples que se mostrou bom doutra maneira,devendo-se à outra forma de preparo e ainda[e não menos] a presença/preparo dos 2 últimos ingredientes em tópicos acima falados que variariam tal 'gosto'.

      Quanto as Aberturas ou os Encerramentos, predominam uma pegada Pop,entretanto há consideráveis variações de acordo com a personalidade das que o tematizam,indo em vertentes como: ficando mais calmo,se misturando ao rock e ficando em alguns casos mais 'dançante' e em 2 poucas vezes mais 'infantilizável'.
      E referente as cenas das mesmas retratam as sensações e sentimentos dos personagens nem sempre claras,chegando por vezes até a uma linguagem metafórica.Onde nem sempre as outras concorrentes estão tão fortemente presentes,assim como o objeto de desejo de todas,Rin Tsuchimi,este mesmo nem não dando às caras se faz indispensável.

      See you later!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Das OP eu gosto mais do vídeo da Kaede, naquele um minuto e meio de clipe eles conseguiram sintetizar belamente toda a história dos dois, desde a relação perturbada que tiveram na infância, até a "fuga" deles no presente e ligeiro distanciamento. Francamente, o pequeno toque de J-Rock nelas ficou melhor na ED da Asa (cuja letra é muito boa também).

        Excluir