-->

10 junho 2011

O Gênero Mecha


Hoje, estou aqui para falar sobre um dos mais famosos gêneros de anime. O gênero Mecha. Como eu já disse no meu post de introdução e é possível perceber pelos meus outros posts, eu serei aquele que se focará mais nesse gênero, então eu decidi que seria melhor que eu desse pelo menos uma introdução sobre esse gênero.



Bem, começando:

-Por que assistir?
É simples a resposta. Para aqueles que como eu, que gostam de robôs, é um prato cheio. Para aqueles que não gostam tanto assim, muitas vezes os gêneros Romance, Drama (Gundam que o diga), Ação e Aventura vem junto com o gênero Mecha, podendo ser uma experiência nova e possivelmente bastante prazerosa.

-Ainda não me convenceu...
Bem, caso alguns de vocês queiram ver um anime que definitivamente mudou totalmente o conceito de anime para o mundo, Kidou Senshi Gundam (1979). Gundam foi um divisor de águas, que determinou após ele, um mundo onde os animes não eram mais considerados exclusivamente coisas de crianças. Sem dúvida nenhuma, foi graças à Gundam que muitas séries excelentes puderam ganhar espaço nas grades de programação dos canais japoneses. Foi uma idéia audaciosa fazer um anime de Mecha com Drama, tendo o Mobile Suit (O “robô”) apenas como uma arma, focando a história no protagonista, Amuro Ray. Muito diferente das teandências dos animes de mecha predecessores, em que o robô em si era o protagonista, e muitas vezes o gênero Mecha vinha com outros gêneros de modo a agradar as crianças.

-Mecha não era aquele Megazord dos Power Rangers?
Não, NÃÃÃÃO! Por mais que o Megazord ainda seja um robô, Power Rangers não é considerado Mecha, primeiro por ser um desenho americano, segundo por não haver conteúdo Mecha suficiente. Um bom Mecha é aquele em que há um bom enredo por trás, uma história bem desenvolvida, (afinal, de quem foi a idéia de ficar reutilizando vezes e vezes a mesma história (com algumas pequenas variações de vez em quando) de 5 jovens escolhidos para ganhar poderes que desafiam a física e a lógica para ficar lutando toda vez contra monstros, que depois de derrotados uma vez, SEMPRE crescem e é necessário chamar o Megazord, e sendo que a história basicamente se resume SEMPRE a destruir as forças do mal por alguma razão randômica?) personagens, muitas vezes, carismáticos e o mais importante, vários mechas de design, digamos, preferencialmente inovador.

-Exemplos?
Bem, não darei exemplos, darei minhas preferências:

1º da lista, sem dúvida nenhuma: Kidou Senshi Gundam (1979)
2º da lista: Kidou Senshi Gundam Seed (incluindo o Seed Destiny)
3º da lista: Kidou Senshi Gundam OO (Incluindo 2nd Season e Filme)
4º da lista: Tengen Toppa Gurren Lagann (Incluindo os dois filmes, Gurren-hen e Lagann-hen)
5º da lista: Code Geass (Incluindo R2)
6º da lista: Heroic Age
7º da lista: Eureka Seven (incluindo o filme)
8º da lista: After War Gundam X
9º da lista: New Mobile Report Gundam Wing (E o Endless Waltz)

10º da lista: Neon Genesis Evangelion (E os filmes) (Eu particularmente gostei bem mais dos rebuilds do que a série, mas ainda sim, fica em posição baixa para mim)

-Existem só esses 10?
Bem, eu coloquei na lista apenas até o 10º colocado. Existem outros exemplos, que citarei abaixo:

Alguns animes de mecha que eu assisti, porém não ganharam lugar entre os 10 primeiros da minha lista:
Star Driver: Kagayaki no Takuto, IS - Infinite Stratos, Isekai no Seikishi Monogatari, Kurogane no Linebarrels, Vandread, Kishin Houkou Demonbane, Sousei no Aquarion, Dual! Parallel Trouble Adventures, Escaflowne, Soukyuu no Fafner (Ainda não acabei, mas...), Full Metal Panic (todos eles),Patlabor, RahXephon (Ainda estou assistindo) e Zegapain.
Alguns conhecidos, mas que eu não tive a oportunidade de ver:
Macross, As outras séries de Gundam, Overman King Gainer, Densetsu Kyojin Ideon, Super Robot Taisen, Super Robot Wars, Mazinger (Todas as séries), Getter Robo (Todas as séries), Trider G7, Dai-Guard, Uchuu no Ouja Godmars, VOTOMS (Todas as séries).

P.S.: Essa lista é baseada apenas na minha própria opnião pessoal. Mesmo que reclame sobre ela, você será ignorado. Comentários que não sejam dessa natureza, farei meu melhor para tentar responder a eventuais perguntas.

10 comentários:

  1. Hey! Você se esqueceu dos mechas de Go Nagai!

    Que são Mazinger Z,Getter Robo,Kotetsu Jeeg,Daiku Maryu e Grendizer!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, ainda não fui capaz de assistir esses animes, parte por falta de tempo, parte por incapacidade de achá-los com uma qualidade razoável e legendados em inglês ou português. Como recentemente eu joguei o jogo Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Hakai-Hen, eu gostaria de assistir Mazinger Z, Getter Robo, Shin GEtter Robo, Getter Robo Armageddon, Dai-Guard, Godmars e God Sigma. Se você souber de algum site onde poderia baixá-los com uma qualidade razoável, não aquelas horríveis de VHS, por favor me diga. Na época em que eu escrevi esse post, eu fiquei hesitante de mencionar os animes mais antigos que não eram da Sunrise, perdoe-me a falta de coragem.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeguy Hope..!

    Introdução honrosa e lisonjeira ao que acho ser um dos gêneros mais antigos;estando entre os mais famosos e não menos subestimados dentre todos => o gênero dos grandes seres Mecânicos que batalham por preciosos motivos.
    O estigma do gênero em questão se deve a esta fama de ser capitalizado para vender os zilhões de bonecos inspirados neles,o que não é um argumento muito convincente/duradouro porque ninguém é obrigado a comprar os bonecos,tais como ingressos para assistí-los.Mas fazer o quê?A associação pré-conceituosa a quem se permite é inerente,apesar de qualquer animação ou mesmo o que não chega a ser animado é potencialmente comercializável tanto quanto possível no Japão.

    O tal gênero também foi responsável por um dos grandes momentos da animação japonesa: o desenvolvimento profundo do psicológico dos personagens no icônico Evangelion.Pois goste ou não do anime ele tem relevância histórica e temática em tudo que veio a sucedê-lo até agora.
    Agora se não conseguiu se dar uma chance mesmo após o conceito de "real bots" & o novo trato dos mechas como arma e a revolução temática que houve a partir duma animação deste gênero.Saibam que deve ser extremamente díficil achar um anime em que se misturam gêneros/temas e Mecha não é uma exceção(como o que já mencionou antes),além do gênero pode dar grandes doses de ação/tecnologia e espetáculo visual etc.

    Referente ao post,bons e relevantes exemplos de Mechas[Como é pessoal a lista e não assisti a maioria,nem discutirei =)] ,tendo sido os seus argumentos mais fortes num contexto como um todo.O parágrafo "Por que assistir?" é que achei pouco desenvolvido =(
    Quanto ao restante da argumentação foi bom não ter dado uma de hardcore porque os argumentos (se os desse neste sentido) se perderiam nos elogios e desabafos.

    Nota: As menções entre outros motivos ao desenvolvimento romântico/relacional de Eureka Seven;ao perfil psicológico do principal de Code Geass e continuação;e Tengen Toppa Gurren Lagann são geralmente honrosas.Exceto ou nem tanto ao filme de Eureka Seven pelo seu desenvolvimento rápido e um dos de Tengen Toppa Gurren Lagann;e uma "derrapada" em Code Geass R2 que continuou um pouco forçadamente Code Geass.

    P.S.: Já assistiu a Argento Soma e a Samurai7?O primeiro é bem interessante e prende bem a atenção e o segundo é uma adaptação do famoso filme os Sete Samurais de Akira Kurosawa que tem presença considerável de elementos 'Mecha' nesta transposição da obra.Isto tudo claro, se já não souber. =]
    Ah!E Bokurano também parece ser bom(este não o assisti).

    Falou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse post não está muito bom, foi feito bem no começo do blog. Desde então pude assistir mais coisas, incluindo coisas mais antigas. Pretendo fazer no futuro um O Gênero Mecha Versão 2.0. É triste saber que o gênero Mecha sofre um grande preconceito pelos Brasileiros, mas eles não sabem o que estão perdendo.

      Quanto a discutir a minha lista pessoal, sinta-se a vontade. É sempre bom discutir os animes do meu gênero de animes favorito.

      No parágrafo "Por que assistir?", a argumentação foi fraca porque realmente me faltou argumentos que fossem válidos a qualquer telespectador. A maioria dos argumentos que eu tenho valem para pessoas que pelo menos conhecem algum anime mecha.

      Quanto à "Nota:", achei melhor não aprofundar muito para que os leitores com menos conhecimento do gênero Mecha não se sentissem intimidados por muito texto, além do fato que eu tenho uma tendência a me envolver com o texto e exaltar até demais os bons pontos de cada anime, e portanto, preferi uma abordagem mais impessoal.

      Quanto ao P.S., Já ouvi falar de Samurai 7, mas ainda não o assisti. Argento Soma e Bokurano eu não sabia que tinham algum conteúdo Mecha. Como foi o grande Anônimo-san que deu essas sugestões, irei fazer uma pequena pesquisa sobre os 3 animes, e caso me interessem, os assistirei.

      Excluir
  4. Olá Jeguy Hope..!

    Quanto a qualidade do post,"DON'T WORRY!".Estou fazendo esta 'varredura descendente' com isto em mente,então vejo o post num contexto mais geral. ;-)

    Já na discussão da lista,não discuti por falta(ainda) de material visto. =)

    Em "Por que assistir?",também me vi com certa dificuldade em chamar atenção do leitor além dos argumentos de valor histórico,ação e mix de gêneros.

    Quanto à "Nota:", não foi um ressalte meu.Apenas uma menção de passagem.

    Sobre o "P.S.:",o que diria por descrições minhas é que =
    1-Samurai 7 tem: muito jogo político,personagens com personalidades interessantes e bem definidas(além de carismáticas),visual BEM feito,um bocado de ação e uma abertura vibrante.
    2-Argento Soma+OVA: mistérios bem guardados(na história,OP/ED 'sem' Spoilers),não me lembro agora de nenhum personagem no mínimo interessante,alto aproveitamento de ganchos no enredo,boa originalidade,jogo psicológico entre eles e também com quem assiste etc.
    3-Bokurano(que não assiti): sei que há[pelo que dizem]variações notáveis entre a versão animada e o mangá,e uma boa premissa.

    P.S.:"Anônimo-san..?".O pronome de tratamento deve ter pego.O Dan-Sama já se referiu a minha pessoa desta forma. XD

    Falou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em "Por que assistir?", exatamente isso. Não posso usar outros tipos de argumentos porque na época, quis fazer um post mais limpo e com linguagem impessoal. Se eu fosse tentar discutir/convencer o público a assistir o Gênero Mecha, provavelmente apelaria muito pra razões pessoais e de gosto, o que não era o objetivo do post.

      Em "P.S.", me interessou o Samurai 7 e o Argento Soma+OVA.

      Anônimo-san quem usou primeiro fui eu. Maldito Dan-sama me copiando, lol.

      Excluir
  5. Olá Jeguy Hope..!

    Deveria ter registrado a alcunha ;).E "sem querer incitar a discórdia" veja lá em "28 Novembro 2011 Onde ler mangás,Por Dan-sama" e verá o tal "Anônimo-san". =-] lol
    E que bom ter se interessado por 2 animes que citei,daí pode tirar as próprias conclusões e enriquecer seu rol de animes relacionados com Mecha quando terminar de vê-los.Good Luck and Enjoy! ;P

    Falou!!!

    ResponderExcluir
  6. Há um desenho de mechas, muito antigo por sinal, que assisti quando era criança, devia ter uns 5 ou 6 anos, e que sempre quis assistir novamente. Não me lembro do nome, por isso estou deixando uma parte do enredo dele aqui (que eu me lembro, pois já fazem quase 22 anos que assisti):

    - Lembro-me que são 5 naves, que juntas formam um robo. Há um ataque de forças alienígenas ou alguma espécie de rebelião. Essas naves podem combater no espaço (obviamente como o robo formado por elas).

    - O personagem principal é apaixonado por uma menina que ou é filha do comandante de sua corporação, ou é filha de alguém envolvido com as forças inimigas.

    - Há uma frota de naves inimigas que combate constantemente essas 5 naves.

    - O personagem principal (acredito que seja o líder da equipe de pilotos dessas 5 naves) é capturado e levado para uma colônia - uma espécie de nave ou um meteoro, não me lembro bem - de prisioneiros;

    - É enviada uma força de combate atrás desse personagem principal, contando é claro com seus companheiros de pilotagem do robo e suas 5 naves.

    - Tem uma sacada que envolve o pai desse personagem como sendo uma espécie de antagonista que ele tem de confrontar;

    - Ha uma ultima batalha envolvendo a equipe de pilotos e seu robo;

    - No final, se minha memória não me engana, essa colonia de prisioneiros explode.

    Bem é isso que eu me lembro. Sei que é muito vago, mas se alguém tiver uma pista, eu agradeceria.

    Abraço,
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela descrição eu chutaria que provavelmente deve ser um Tokusatsu ou Super Sentai. Preciso de detalhes como: Era estilo anime antigo ou live action?

      A descrição que você me deu bate muito com Super Sentais, que são correspondentes aos Power Rangers do Ocidente, que se basearam nos Super Sentais. Ou pode ser uma série de Tokusatsu, apesar de eu achar difícil, já que a maioria dos Tokusatsus tem apenas um personagem principal, e não um time.

      A descrição continua muito vaga, e não posso determinar mais nada. Nomes seriam muito bons para começar uma pesquisa.

      Excluir
  7. Era um Anime mesmo.

    Realmente, faz muito tempo, o desenho era focado nesse personagem principal, mas sempre tinha um time com alguns personagens que controlavam um veículo ou aeronave que compunha o robozão.

    Valeu pela ajuda!

    ResponderExcluir