-->

03 maio 2011

Gundam Musou 2/Dynasty Warriors: Gundam 2 (PS2)

31 anos atrás, no dia 7 de Abril de 1979, começava um anime, digamos, diferente de qualquer anime de Mecha antes visto. Visto que não haviam muitos que haviam assistido os primeiros episódios, esse anime parecia fadado ao fracasso e acabou até sendo cancelado. Porém, alguns meses depois, graças ao apoio dos fans, esse anime conseguiu retornar das cinzas com força total, superando recordes nunca antes quebrados por um anime. Assim começou a história de Mobile Suit Gundam, que foi capaz de mudar a mentalidade de uma sociedade inteira sobre o conceito de “anime”, ganhando várias continuações, algumas em universos diferentes do original.

O jogo Gundam Musou 2 (título em japonês), ou Dynasty Warriors: Gundam 2 (Título em inglês) foi lançado para várias plataformas, PS2, PS3 e Xbox 360, no dia 21 de Abril de 2009 pela Bandai Namco Games (Versão em japonês) ou pela Namco Bandai Games America (Versão em inglês). Esse jogo é uma continuação do jogo Gundam Musou 1, lançado para o PS2 em sua versão em japonês, que teve sua versão em inglês lançada apenas para o PS3 e o Xbox 360, no dia 28 de Agosto de 2008. Esse jogo engloba os vários universos de Gundam, permitindo aos fans mais velhos relembrar as histórias de seus heróis e vê-los lutar juntos, e aos mais novos, a possibilidade de degustar um pouco do grande universo que ainda desconhecem ou conhecem muito pouco.

O estilo de jogo é muito similar ao de seus homônimos da Koei, ”Dynasty Warriors” e “Samurai Warriors”, sendo muito simples. Você escolhe seu guerreiro, (Mobile Suit com seu piloto, no caso) luta contra hordas e hordas de inimigos e vai conquistando os territórios, até que você cumpra a missão dada a você.

Há 3 modos de jogo possíveis, Official Mode, Mission Mode e Versus Mode. No Official Mode, é possível reviver as missões “históricas” das 3 primeiras séries, Gundam, Gundam Zeta e Gundam ZZ como um dos 3 protagonistas em suas respectivas histórias (Amuro Ray, Kamille Bidan e Judau Ashta), que pode ser jogado em dupla com um amigo. Porém, como muitos devem estar se perguntando, se por acaso um ZGMF-X20A Strike Freedom Gundam aparecer em Universal Century (Nome do universo dos primeiros Gundams) não traria problemas para a história? A resposta é não, o jogo não é influenciado pelo piloto ou pelo Mobile Suit utilizado, portanto se sintam a vontade para fazer duplas improváveis ou impossíveis devido à universos diferentes, como Amuro e Char, Amuro e Kira. Quando você termina o Official Mode dos personagens, eles são liberados para uso no Mission Mode (Exceto Amuro, que libera tanto ele (do Char’s Counterattack) e o Char (do Char’s Counterattack)).

No Mission Mode, você escolhe primeiramente o seu piloto (que pode ganhar levels ao fazer as missões e aumentar seus stats de Attack, Defense e Shot, chegando no máximo de lvl 50) e há várias missões, que são divididas entre Story Missions, Free Missions, Friendship Missions, License Missions e Extra Missions. Esse é o modo onde você consegue liberar novos pilotos e novos Mobile Suits. Story Missions, como o nome já diz, tem as missões mais importantes do piloto, sendo na maioria das vezes, 4 ou 5 missões, que podem liberar novos personagens para uso após o término dessas. Nas Free Missions, são missões que não tem absolutamente nenhuma relação com o Mobile Suit que você está usando. Nas Friendship Missions, normalmente são missões para tentar melhorar a amizade com outros pilotos, que é um fator imprescindível para que as License Missions apareçam. As License Missions só aparecem para o piloto que você está usando, e aparecem quando você atinge um certo nível de amizade com certo piloto. Ser vitorioso nessa missão lhe dará o privilégio de escolher o Mobile Suit que esse piloto usa. (Note que no começo, é possível apenas usar o seu próprio Mobile Suit, ou seja, Amuro pode usar apenas o RX-78-2 Gundam, Kamille, apenas o MSZ-006 Zeta Gundam, Kira, apenas o ZGMF-X20A Strike Freedom Gundam (Que na minha própria opinião é tudo do que ele precisa)) As Extra Missions só são liberadas após o alcance de certas condições, e são as que definitivamente são as mais difíceis do jogo (Existem algumas exceções nos outros tipos de missões, mas no Extra Missions são definitivamente todas difíceis) e elas são o verdadeiro desafio para os jogadores mais experientes (Tanto eu quanto o Kico7 tivemos bastante dificuldade para passar das nossas primeiras Extra Missions e ainda temos nas outras Extra Missions). É possível jogar o Mission Mode com ajuda de um amigo (Em algumas missões, porém, não é possível que se jogue em dupla), porém, o piloto que seu amigo escolher não ganha nada em especial por ajudar você, sendo apenas para que um ajude o outro.

O modo Versus Mode consiste em uma luta entre 4 Mobile Suits, podendo ser de vários modos, com 1 Player e 3 CPUs ou 2 Players e 2 CPUs. Esse modo é mais usado pelos veteranos para lutarem entre si, já que tanto no Official Mode quanto no Mission Mode, é obrigatório que ambos os Players sejam aliados.

Os universos presentes nesse jogo são: Mobile Suit Gundam, Mobile Suit Gundam Zeta, Mobile Suit Gundam ZZ, Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack, Mobile Suit Gundam F91, Mobile Suit Victory Gundam, Mobile Fighter G Gundam, New Mobile Report Gundam Wing, Turn A Gundam, Mobile Suit Gundam Seed e Mobile Suit Gundam Seed Destiny, com suas unidades, que vão da simples e muitas vezes inútil RB-79 Ball até o poderoso ZGMF-X20A Strike Freedom Gundam, com inclusive o Musha Gundam e o Musha Gundam Mark II, unidades originais dos jogos Gundam Musou. Um universo que foi cogitado pelos fans para aparecer nesse jogo foi o After War Gundam X, porém, como seu predecessor, o jogo também não incluiu unidades desse universo.
Tela da Gallery, com os Mobile Suits
Há uma grande variedade de Mobile Suits e Mobile Armors e universos explorados, sendo um dos pontos fortes desse jogo e os vídeos das animações dos pilotos saindo para o combate ou da história do Official Mode são de uma qualidade superior, mas como nem tudo são flores, o jogo também tem seus pontos fracos, que por ter base muito semelhante aos seus similares da Koei, peca nos mesmos aspectos. Mesmo com uma vasta gama de pilotos e unidades, o sentimento de “mesmice” ainda é sentido, já que as missões têm um certo ar de repetição, “Destrua a unidade X”, “Proteja a unidade Y”, “Domine todos os territórios”, “Evite que o território Z seja dominado pelo inimigo”. Outro problema é também o sistema de jogo sempre igual, que basicamente consiste em apertar o botão Quadrado e algumas vezes o botão Triângulo, sendo sempre igual e ficando cansativo pelo grande número de inimigos. Isso não é realmente um grande problema para os grandes fans da série, porém para jogadores de “primeira viagem”, (ou seja, que não conhecem a série muito bem) o jogo será muito repetitivo, tedioso, confuso e cansativo. A versão de PS2 peca em qualidade, se comparada às versões para os outros consoles, mas é possível entender a razão do problema quando você considera que a CPU do PS2 é bem inferior à do PS3 e do Xbox 360. Os cenários tem uma grave falta de detalhes e as unidades também pecam pela mesma falta, fatos que foram amenizados nas versões para PS3 e para Xbox 360, mas como na época o console mais popular era o PS2, muitos jogadores ficaram desiludidos com o jogo e desistiram dele.

A série Gundam Musou foi uma corajosa aposta da produtora, no intuito de agradar o grande público de Gundam e a possíveis novos fans, com sucesso até um certo ponto, mas falha na missão de atrair novos fans. Uma revisão nos controles, de modo a fazer a jogabilidade ser mais dinâmica e menos repetitiva, a troca de quantidade por qualidade de inimigos e uma apresentação básica da história dos outros universos (exceto pelos 3 explorados no Official Mode) certamente faria uma boa diferença e poderia amenizar os principais problemas. Resumindo, o jogo certamente tem seu brilho, mas apenas os fans da série serão capazes de aproveitar e entender desse brilho.

Comentários da equipe:

Kico7: “Definitivamente o melhor dos prós é a BOLA!!” (RB-79 Ball)

Jeguy Hope: “Por que há mais unidades dos universos mais antigos do que unidades dos universos mais novos? A resposta é simples: Sistema de cotas.”

Esse post foi feito com a colaboração de meu amigo, Kico7.

Screens do jogo:
Gameplay usando o ZGMF-X20A Strike Freedom Gundam no PS2

Gameplay usando o MSZ-010 ZZ Gundam no PS3

Gameplay usando o ZGMF-X19A ∞ Justice Gundam no PS3
Gameplay usando o todo poderoso ZGMF-X20A Strike Freedom Gundam, no PS3

6 comentários:

  1. O-L-Á jeguy Hope!

    Minha opinião:

    O game Gundam Musou 2(ou Dynasty Warriors: Gundam 2,Título em inglês) viria para reviver o sucesso do anime que sobrevive pelo amor declarado dos fãs desde os primórdios da série e para arrebanhar uma nova geração de seguidores.Ele daria a possibilidade do(s) player(s) substituirem os pilotos diante de tantos crossovers possíveis e "recriassem o enredo" de Gundam segundo sua habilidade que é posta à prova e seu gosto pessoal+conhecimento destes universos.
    As missões em si sugerem diversidade,mas a mentalidade dos produtores decidiu manter no que era para eles mais garantido: o enredo que os fãs mais velhos(ou que conhecessem os primeiros lançamentos de Gundam) para desenvolver em suma os equipamentos dos mechas e ver as animações com eles presentes,ou seja,o clima das séries passado pelas mais antigas séries.Ao resto das predileções e públicos,ficaram em plano inferior e tendo que se contentar mais com a monotomia após certo tempo;pois a falta de desenvolvimento tira os méritos de todo o resto que parece ter sido fabricado em massa sem o apreço merecido.

    ** Quanto ao post,pontos positivos e negativos:

    (-) Excesso de vírgulas em determinados lugares do texto prejudica uma maior fluidez do texto.
    E talvez pudesse cogitar/explicar o possível motivo da exclusão de "After War Gundam X" do game.

    (+) Análise muito boa e também estruturada do jogo: motivos para o jogo ser lançado,plataformas disponíveis,tipos de modos com descrições e objetivos,e os deméritos com a execução repetitiva do game mais direcionado a velha guarda e ao enredo do que na jogabilidade em si.

    _Média da avaliação:
    Muito bom!Porém marcado como "Ótimo" por aproximação. ;-)

    - P.S.: O que seria os posts de Gundam sem as participações especiais de Kico7? xD
    E bonitas estas imagens dos combates de Gundam no game. :)


    B-Y-E!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei um pouco decepcionado pela ausência das histórias dos protagonistas de Gundams mais recentes no Official Mode do Gundam Musou 2. Concordo que focaram muito nas séries mais velhas. Quanto à jogabilidade, eu costumo jogar Gundam Musou 2 com o Kico7, e para mim, o Gundam Musou só fica realmente divertido quando você joga com um amigo, jogando com os MSes e se divertindo.

      Quando ao excesso de vírgulas, isso foi porque na época em que eu fiz esse post, não era tão bom com pontuação quanto eu sou atualmente.

      Quanto à ausência do "After War Gundam X" no Gundam Musou 2, eu realmente não faço ideia da razão, e os produtores também não explicaram. Imagino que seja por causa do Finishing Move dos Gundams X e DX ser absurdamente poderoso, com um alcance muito grande e pelo DX ser capaz de atirar tal golpe repetidamente, o que faria o Gundam X e o Gundam DX serem overpowered no jogo.

      Quanto ao P.S., eu concordo, é sempre o Kico7 que faz o post ser melhor. Essas imagens são realmente boas porque a pessoa estava jogando em 720p no PS3.

      Excluir
  2. Apesar de amar esse jogo, só fiquei triste de haverem muitas unidades que não dou a mínima (se eu tenho o Zaku II Custom, por que jogaria com o normal que é mó lentão ?), e faltarem muitas unidades principais nas franquias fora do UC :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nesse aspecto, o jogo peca demais. Também não entendo a razão de colocarem o Zaku I e não colocarem o Gundam X, (Apesar de como já disse, o SP Attack dele seria muito apelativo) o Strike Gundam ou até o Akatsuki Gundam.

      Excluir
  3. Nas missões Friendship Missions, tem que tentar tentar melhorar a amizade com outros pilotos,não entendi bem isso como posso fazer isso para liberar mais missões na License Missions .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, basicamente você só libera as missões das License Missions se você consegue aumentar o nível de amizade com outro personagem até um nível abaixo do máximo. Aumenta-se o nível de amizade com outros pilotos ao lutar ao lado deles, que pode ocorrer em qualquer tipo de missão.

      Porém, nas Friendship Missions, há certas missões que são ESPECIFICAMENTE desenhadas para que a CPU verifique sua lista de amizade/ódio com outros pilotos, e pega os pilotos com um certo nível de amizade, fazendo eles lutarem do seu lado. A repetição disso ai acaba acarretando em aumentar o nível de amizade. O que é melhor dessas missões é que além de aparecerem por volta de uns 4 pilotos cuja amizade com você esteja ruim, nunca aparecem pilotos importantes no lado inimigo, fazendo com que você só ganhe amizade com os outros. (Se você lutar contra, a sua relação com o outro piloto piora)

      Se a confusão foi quanto a como melhorar a amizade com outros pilotos, automaticamente você já tem um bônus só por estar lutando junto com eles. Há um bônus se você vier para onde eles estão lutando se eles estiverem com problemas, e conseguir salvá-los.

      Excluir