-->

27 abril 2011

Kidou Senshi Gundam: Gundam vs Gundam Next Plus (PSP)

O jogo Kidou Senshi Gundam: Gundam vs Gundam Next Plus foi lançado exclusivamente para PSP e Arcades no Japão em 3 de Dezembro de 2009 pela Bandai Namco Games.
O jogo é uma sequência ao jogo Kidou Senshi Gundam: Gundam VS Gundam, lançado também exclusivamente no Japão, no dia 20 de Novembro de 2008, pela mesma empresa. Esse jogo foi muito esperado pelos fans de Gundam, assim como eu mesmo, e a presença de Gundams do Mobile Suit Gundam OO 2nd Season garantiu um grande sucesso entre os fans. O sucesso foi tão grande, que é possível encontrar em sites da internet que se especializam no download de ISOs (O arquivo com o jogo, é necessário ter um PSP “destravado” para jogar com ele) de PSP, uma versão que foi traduzida para o Inglês, quase que totalmente, pelos jogadores. O estilo de jogo assemelha-se ao do Kidou Senshi Gundam Seed Destiny Rengou VS ZAFT II Plus (PS2), tendo também controles semelhantes, porém havendo novos comandos, como o Next Dash, que permite desviar de ataques em alta velocidade.

O jogo é de ação rápida, requerendo do jogador reflexos rápidos e capacidade de julgamento rápido, ainda mais se os inimigos estiverem em dificuldade alta (Ace) ou a mais alta (Newtype). Essa ação muitas vezes é um dos fatores que leva os jogadores a gostarem desse jogo.
Existem 3 modos diferentes para se jogar, o Arcade, o Free Battle e o Next Plus Mode. O Arcade consiste em batalhas sucessivas, algumas vezes com boss battle no meio e/ou no final dele. Existem 9 rotas diferentes, sendo elas classificadas em Fácil, Médio ou Difícil. Porém, no começo, nem todas estão liberadas, além de alguns móbile suits (MSes) não estarem liberados também, que são MSN-02 Zeong, PMX-003 The O, ZGMF-X13A Providence Gundam, GN-0000+GNR-010 OO Raiser, CB-0000G/C Reborns Gundam e NZ-666 Kshatriya. Mas, jogando no Arcade é possível liberar todas as rotas e os MSes acima. O Arcade Mode também pode ser jogado em multiplayer via WLAN, que em vez de ter o CPU como seu aliado, você terá seu amigo lhe ajudando.

No Free Battle, como o nome já diz, é possível fazer batalhas em “ambiente controlado”, escolhendo em quantas pessoas será a batalha (1 Player contra 1 CPU, 1 Player contra 2 CPUs, 1 Player + 1 CPU contra 1 CPU, ou 1 Player + 1 CPU contra 2 CPUs), os integrantes de cada time (há apenas dois times, Team A e Team B) a dificuldade dos CPUs, os MSes pilotados pelos CPUs. Além disso, é possível também controlar o dano que cada hit causa, o tempo da batalha, o Booster (Quanto você pode “voar” sem ter que parar e recarregar) e a quantidade de cost de cada time (Uma unidade melhor tende a ter Cost mais alto, ou seja, você não pode morrer muitas vezes, quanto maior o cost) e os opcionais estágios e a música de fundo. Particularmente, para mim, uma unidade aliada controlada pelo CPU deve ser de cost baixo, eu realmente fico muito nervoso quando o MS aliado a mim é cost 3000 e morre duas vezes, nos fazendo perder, enquanto eu fiz de tudo para não morrer. Me faz pensar se ele realmente deve ser chamado de "aliado" nesses casos. De volta ao assunto, é possível também fazer uma Free Battle Multiplayer, via WLAN.

No Next Plus Mode, você deve escolher seu time de 4 MSes e fazer várias missões, que podem ser missões, por exemplo, de destruir uma certa unidade, pegar um número X de anéis rosa, destruir X número de Y unidades. Existem também as missões que recriam cenários dos animes, em que você é obrigado a usar uma certa unidade. (Vide a luta final entre o RX-78-2 Gundam de Amuro Ray contra o MSN-02 Zeong de Char Aznable, por exemplo, em que você deve usar o RX-78-2 Gundam) Conforme você faz as missões, seus MSes vão ganhando experiência, e é possível liberar certas habilidades, que se selecionadas antes de uma missão, dão o bônus descrito, que podem ser: Hp Up, Recarregamento rápido da barra de ataques, ou menos dano feito por um hit de beam. Também é possível jogar o Next Plus Mode Multiplayer.

Uma imagem do Next Plus Mode, na hora de escolher a missão
As séries presentes são: Mobile Suit Gundam, 0080 War in the Pocket, 0083 Stardust Memory, 08th MS Team, Gundam Zeta, Gundam ZZ, Char’s Counterattack, F91, Victory Gundam, G Gundam, Gundam Wing, Gundam X, Turn A Gundam, Gundam Seed, Gundam Seed Destiny, Gundam OO, 1st e 2nd Seasons e Gundam Unicorn. O fato de duas unidades do Gundam Unicorn (RX-0 Unicorn Gundam e NZ-666 Kshatriya) e duas das melhores unidades do Gundam OO (GN-0000+GNR-010 OO Raiser e CB-0000G/C Reborns Gundam) estarem presentes agradou muitos fans.

Vendo o grande sucesso que seu predecessor, Kidou Senshi Gundam: Gundam VS Gundam teve, desde que foi confirmado, Kidou Senshi Gundam VS Gundam Next Plus já tinha altas expectativas dos fans, e foi capaz de atendê-las, e até superá-las, com a presença de Gundam Unicorn, que era pouco provável, considerando os jogos de Gundam que haviam saído até então e não tinham sequer unidades do Gundam OO 2nd Season.
Esse jogo é excelente e definitivamente, mesmo que você não seja um fan da série Gundam, é possível sim gostar desse jogo e mesmo que você não entenda japonês e não queira, ou não possa baixar a versão traduzida pelos jogadores, ainda sim é muito bom. É um dos jogos que eu certamente incluiria numa lista de “Jogos que todo gamer deve ter jogado pelo menos uma vez na vida”.

Screens do jogo:
Todas as unidades selecionáveis

Gameplay com o NZ-666 Kshatriya

Gameplay com ORB-01 Akatsuki Oowashi Pack

Gameplay com o GN-0000+GNR-010 OO Raiser

Gameplay com o CB-0000G/C Reborns Gundam no modo Reborns Cannon (MA)

Gameplay com o RX-0 Unicorn Gundam (Under Unicorn Mode)

Gameplay com o ZGMF-X20A Strike Freedom Gundam

2 comentários:

  1. Oi Jeguy Hope!

    || Motivos resumidos para jogar ou NÃO o game,Kidou Senshi Gundam: Gundam vs Gundam Next Plus,do Playstation Portable(PSP) =


    (+)
    1 - Adição de unidades :
    1.1.Do Gundam OO que não apareciam até então e colocaram,segundo o seu texto 2 das melhores: GN-0000+GNR-010 OO Raiser e CB-0000G/C Reborns Gundam.
    1.2.E a de Gundam Unicorn da série relativamente nova que elogiou em posts mais recentes.

    2 - A ação descrita como 'rápida' com a nova habilidade de "Next Dash" que permitiria desviar de ataques em alta velocidade: Seria um Shunpo(Vide Bleach)evasivo ou o desvio só uma das funções possíveis deste movimento?

    3 - Indicativo de gosto dos fãs: Que como descreveu,eles quase que exclusivamente teriam se dado ao trabalho da tradução.


    (-)

    1 - Dependência considerável de outros players para potencilizar a diversão,a eficiência & velocidade de cumprimento das 'missões' e os upgrades.

    2- Tela de escolhas de personagens se for realmente como a desta capa ficou confusa.

    3 - Crossover aparentemente sem enredo algum definido.


    || Quanto ao post,outro boa propaganda aos jogos de Gundam e ao mesmo.E como palpite,não sei como teria sido quando escreveu o post,
    porém colocar as imagens abaixo do 2º e 3º parágrafo teria funcionado ainda melhor,exs: o modelo GN-0000+GNR-010 OO Raiser que está no "Screen do jogo" para exemplificar na parte abaixo do segundo parágrado.E na parte do "Free Battle" por acaso alguma imagem que indicasse combate como outra do "Screen do jogo" por referência.

    * Curiosidade: Tempo médio para liberar todos estes 'extras'.Tem ideia de quanto seria?

    * Sugestão para que também leia: http://www.bitando.com/2011/01/resenha-gundam-vs-gundam-next-plus.html
    Obs.: Peço que avise se tal indicação de link feriria alguma política do blog etc.

    Até logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao "Next Dash", nos jogos do tipo Gundam vs Gundam anteriores, quando você apertava duas vezes o X, ele dava um Dash para a direção escolhida e começava a voar (ou planar, no caso de certas unidades) na direção para onde aponta o Analog Stick, com o tempo de vôo dependendo de quanto Booster você colocou, sendo difícil de mudar a direção do vôo. Quando você já está no modo de vôo, repetir tal combinação não tem efeito algum. Porém, no Gundam vs Gundam Next Plus, o "Next Dash" consiste num Dash a mais, quando você já está em no modo de vôo, dando a possibilidade de uma mudança repentina e rápida de direção, melhorando a evasão dos ataques dos inimigos.

      Quanto à "dependência considerável de outros players para potencializar a diversão", nem tanto. Jogando-se no Free Battle Mode, caso você seja um fan de Gundam, ou fan desse tipo de jogo, é possível ter bastante diversão. Eu, particularmente, tenho muita dificuldade de achar outras pessoas que tenham um PSP destravado e que joguem jogos japoneses, então, joguei 100% do tempo sozinho. O Free Battle Mode e o Arcade Mode são suficientes para mim, pelo menos, para se ter uma boa dose de diversão.

      Quanto à tela de escolha dos personagens, não é assim no jogo. Porém, por falta de imagens no Google, não pude achar uma imagem em qualidade razoável que mostrasse a tela de escolha dos personagens.

      Quanto ao "Crossover aparentemente sem enredo algum definido", você está absolutamente certo. Assim como todos os outros jogos do tipo "Gundam vs Gundam", (Gundam vs Zeta Gundam, Gundam SEED: Rengou VS ZAFT, Gundam vs Gundam, por exemplo) não há um "Story Mode". Há apenas a possibilidade de competir com várias unidades diferentes, dos vários universos, e por isso mesmo, não é muito complicado para os jogadores que não sabem japonês, jogarem o jogo.

      Quanto ao problema das imagens, na época em que fiz o post, o sistema de colocação de imagens era precária, como na época estávamos bem no começo do blog e eu não sabia muito bem como mexer no Blogger, acabei por optar pela opção mais fácil, adicionar as imagens conforme eu fosse achando. Como imagens do gameplay, efetivamente, só foram achadas bem depois do texto ficar pronto, a maioria das imagens acabou por ficar no fim do post.

      Quanto à Curiosidade, depende bastante da sua própria habilidade em "pilotar" os Gundams. Para alguém como eu, com experiências anteriores, demorou por volta de 3-5 horas. Para pessoas com pouca experiência, talvez por volta de 7 horas - 1 dia. Para pessoas sem experiência nenhuma, até se acostumar com os controles e conseguir começar a jogar contra o CPU em dificuldades acima de Stop (Sim, no Free Battle Mode é possível jogar contra o CPU parado) e Easy, provavelmente levaria alguns dias para liberar.

      Que eu saiba, não há no blog algum problema com a indicação de links externos.

      Excluir