-->

04 novembro 2013

To aru kagaku no Railgun S - Arco Sisters - Quando o Touma mostra quem realmente é!



Bom dia a todos, Kico7 falando, o menos respeitado blogueiro do mundo. Estou aqui trazendo um post NADA técnico de To Aru Kagaku no Railgun S, anime que terminou recentemente. Digo isso por não ter feito nenhuma resenha técnica sobre seu antecessor - To aru Kagaku no Railgun (2009) - e sua obra mãe - To Aru Majutsu no Index. O objetivo básico deste post é abordar o arco das Sisters (Ep 2-16) com uma certa ênfase em como Touma ganhou moral neste arco, mas antes farei uma recapitulação dos animes que não abordei.




Recapitulação básica:





Começando pela "obra mãe", To Aru majutsu no Index, é um anime baseado em uma light novel homônima cuja premissa é "unir o mundo da magia com o mundo da ciência". A história se passa na cidade acadêmica, onde predominam os "magos da ciência" com seus poderes cientificamente explicáveis, os ESPer,  todos rankeados segundo a eficiência e dominância em seus poderes científicos em níveis (Lv) que vão de 0, nível mínimo, a 5, nível máximo. O enredo do anime se desenrola com a aparição de magos na cidade acadêmica caçando Index, a mocinha do anime. Index por sua vez escolhe, sem nenhum motivo claro, Kamijou Touma, para lhe proteger, tamanha foi a ingenuidade dela, afinal, Kamijou Touma é um Lv 0, ou seja, isento de poderes. O fator curioso do anime é que Touma, apesar de ser um Lv 0, possui um misterioso "poder" em sua mão direita, chamado "imagine Breaker", este é capaz de anular qualquer poder, seja proveniente de um mago, seja de um ESPer, com apenas um toque.




To Aru Kagaku no Railgun  é baseado em um mangá Spin-off de Index. Apesar de se passar também na cidade acadêmica, este se foca apenas nos conflitos internos da cidade, ou seja, foca apenas na parte científica da história. A protagonista é Misaka, uma das heroínas de To Aru Majutsu no Index, a 3ª Lv 5 mais poderosa da cidade acadêmica (detalhe que Railgun é o apelido dela por ser seu ataque mais forte). Railgun conta com uma personagem exclusiva, Saten Ruiko, uma LV 0, que ao contrário de Touma, não possui nada de especial, além de um grande carisma e muita determinação. Ela foi a protagonista do primeiro arco do anime, se destacando muito entre o elenco, chegando até a roubar cena da Misaka e quase não teve aparição na franquia Index, salvo o filme que lançou recentemente. Detalhe curioso que Touma, protagonista de To Aru Majutsu no Index, faz breves aparições em Railgun, mas nenhuma, até o arco deste post, marcante. Vale lembrar que cronologicamente Railgun se passa pouco antes do início de Index, contando possivelmente como um "prólogo" da história.


Chega de conversa:


Primeiro encontro entre Misaka e um de seus clones/Sisters (MISAKA 9982)


Como dito no início do post, o foco agora é a segunda temporada de Railgun, "To Aru Kagaku no Railgun S", cujo enredo foi dividido em dois arcos. O primeiro, arco das "Sisters" (e meu objetivo do post), focado no experimento para criar o primeiro Lv 6 a partir do Accelerator, Lv 5 mais poderoso da cidade acadêmica. Tal experimento considerava que Accelerator se tornaria Lv 6 caso matasse um certo número de clones (20000 para ser exato) da Misaka, a terceira Lv 5 mais forte da cidade e protagonista do anime. O segundo arco, que apesar de muito bom não abordarei no post, conta sobre os prodígios intelectuais da cidade acadêmica (todos Lv 0) fazendo um projeto para destronar os ESPer da cidade.

Falando sobre o arco das Sisters, vale lembrar que este arco também existe na Light Novel e anime de "To Aru Majutsu no Index", no caso o acontecimento era contado sobre o ponto de vista do protagonista, Kamijou Touma, que presenciou o experimento ocorrendo, achou um absurdo, questionou Misaka e a todos, culminando em sua luta contra Accelerator. Em outras palavras, o duelo entre o Lv 0 mais fraco (Touma) e o Lv 5 mais forte (Accelerator). Foi um arco interessante, brincando sempre com a ironia de Touma, o mais fraco, ser o único que teria a iniciativa de parar o mais forte da cidade.

Levando em conta que foi um arco interessante e divertido já abordado em To Aru Majutsu no Index, será que há motivos para assisti-lo novamente em To Aru Kagaku no Railgun S? A resposta é absolutamente "SIM". Vamos a explicação agora.


Descrevendo:


Primeira aparição de Touma (demorou bastante) no arco


Em Index (abreviação minha para "To Aru Majutsu no Index") o arco começa quando Touma descobre sobre tal experimento que faz uso de vidas humanas, os clones de Misaka, para obter seus resultados, lá vemos que não há muitas pessoas dispostas a ajudar, nem mesmo a própria Misaka. Touma, por sua vez, resolve se envolver neste experimento perigoso e tenta para-lo. Pode parecer estranho, mas a ideia que Index passa é a de uma certa má vontade das pessoas (Misaka) de dizer a verdade sobre o experimento e também de ajudar Touma a resolver a situação, e o envolvimento do protagonista é tão repentino que se assemelha muito ele estar forçando uma intromissão no assunto.

Railgun, por outro lado, passa uma ideia totalmente diferente. Inclusive, foi nesta recontagem do arco que foi possível simpatizar mais e até entender melhor a humanidade das clones da Misaka. E as diferenças não param por ai, todo o início do experimento foi contado, junto com o esforço que Misaka fez para tentar salvar seus clones, direta e indiretamente. E um dos fatores mais abordados, a culpa que ela sentiu ao descobrir que foi ela quem, sem desejar, iniciou tudo isso.


Primeiro e última batalha entre Misaka e Accelerator


Foi mostrado nele também todas as tentativas desesperadas que Misaka teve de parar o experimento arriscando a própria vida, tendo de enfrentar as figuras mais fortes da cidade, incluindo o próprio Accelerator e a 4ª ESPer mais forte, a Meltdowner, todo esse esforço para depois ter suas esperanças destruídas. Sem dúvidas a "falta de boa vontade" aparente de Misaka em Index, em Railgun mostrou ser simplesmente sua total perda de esperança e seu desespero. Resumindo, a terceira ESPer mais forte da cidade acadêmica; respeitada e temida por todos na cidade, mostrou estar encurralada, tanto que chegou a ver como única solução para o experimento a própria morte. E foi neste contexto que Kamijou Touma apareceu.


Misaka Vs Meltdowner


Touma é uma figura curiosa em ambas as séries. Em Index ele sempre mostra querer ajudar os outros exageradamente, chegando até a parecer intrometido. Ele não mudou em Railgun, continuou o mesmo, mas apareceu num momento tão assustador da história e passou, convincentemente, para Misaka e para o público quem ele realmente é, a última esperança. Em outras palavras, Kamijou Touma, aquele que parecia ser apenas um intrometido, mostrou ser o salvador. Vale lembrar que sua primeira aparição no arco é só no final deste, episódio 10 para ser exato, ou seja, ele realmente só deu as caras quando realmente estava tudo perdido.

Se Touma conseguiu passar e fixar sua impressão de herói, Accelerator definitivamente também teve seus momentos de destaque. O vilão do arco, possivelmente um dos maiores vilões de toda a série, teve uma presença impactante. Seu poder destrutivo, sua invulnerabilidade a todos os poderes e todas as armas até então apresentadas, e não só isso, sua inteligência, velocidade e natureza impiedosa, o tornaram uma grande ameaça, sempre dando aquele pânico e frio na espinha nos personagens e expectador quando ele entra em cena. Ele teria de tudo para ser um vilão completamente odiável e temido, se não fosse pelos seus eventuais surtos de humanidade, por vezes deixando questionável se sua atitude sádica é sua verdadeira face.


Kamijou Touma com seu Slogan


Apesar do confronto mais esperado da temporada ter sido entre Misaka e a Meltdowner, o que, inesperadamente, mais surpreendeu foi, sem dúvidas, quando Accelerator e Touma se encontraram. Talvez foram os quatro episódios seguidos que mais esperei no ano. A cena da ponte recontada, seguido do confronto entre o mais forte e o mais fraco. Eram cenas que eu, como fan de Index, já sabia como seriam e como acabariam, mas sua execução e seu contexto foram tão diferentes que fizeram da recontagem surpreendente como se fosse uma história totalmente nova.

Começando pela cena da ponte, onde houveram certas mudanças no roteiro e na trilha sonora também, somado a animação mais refinada, se tornou um "prólogo para o final" perfeito. A cena tinha uma boa base, e foi aproveitada em seu máximo aqui, Misaka em seu maior desespero só viu a própria morte como salvação para si e suas clones. Neste momento, onde ela acreditava não haver mais solução, Touma apareceu mostrando ter descoberto a suposta culpa dela no experimento e, ao contrário do esperado, não a culpou, pelo contrário, mostrou preocupação.


Cena da ponte


Misaka nesta temporada demonstrou não acreditar que alguém a ajudaria, por isso acabou tentando resolver a situação sozinha, usando como argumento "eu limparei minha própria sujeira". Sua descrença em milagres e na possibilidade de ser salva por alguém foi destruída nesta tocante cena, com Touma lhe acalmando e fazendo a promessa de trazer as "irmãs" (clones) de volta vivas. Talvez uma das cenas mais emocionantes do ano para este Kico7, encerrando o "prólogo" para a batalha final com chave de ouro, um discurso intenso seguido de uma promessa, somado com a ED Stand Still (que já mostrei na Radio do Jeguy-Hope), muito bem cantada por Iguchi Yuka.

A batalha final do arco mesmo todos sabendo o resultado, também impressionou. Ocorreram algumas sutis mudanças na ordem dos acontecimentos, diálogos e reações no decorrer desta. Após o desenvolvimento de ambos os lados, fortalecendo as certezas de quem era o mocinho e quem era o vilão, finalmente ambos bateriam de frente. O fim do mito da invulnerabilidade do Accelerator se iniciou nesta batalha, onde o braço direito de Touma mostrou poder enfrentar até o Lv 5 mais forte da cidade, porém, ainda com suas limitações, o que deixou a batalha imprevisível (sim, houveram algumas diferenças bruscas também).


Considerações:



Accelerator Vs Touma


Aonde quero chegar com toda essa descrição sem fim? Railgun S tem muito a oferecer, tanto para os leigos sobre a história de Index, quanto para os entendedores do assunto. Um dos defeitos da "obra mãe" (Index) sempre foi a correria dos arcos com o intuito de adaptar o máximo de história possível, o que dificultava a imersão do expectador na história, a recontagem do arco das Sisters em Railgun S melhorou muito a perspectiva e a dramatização dessa história.

O maior mérito que dou a este anime é a capacidade de demonstrar certos sentimentos dos personagens e mesmo suas intenções, simplesmente baseado em suas expressões. A cena da ponte foi um ótimo exemplo disso, os diálogos foram menos descritivos e mais diretos, um mero olhar sério do Touma demonstravam com perfeição o quão determinado ele estava. Créditos especiais a interpretação dos dubladores, com destaque para Abe Atsuki, dublador de Touma, que mostrou ter amadurecido em sua entonação de voz desde Index, dando uma reforçada na seriedade de seu personagem.

Sem dúvidas o arco Sisters foi pensado como "previsível" por muitos, no entanto, mostrou surpreender e ter muito a oferecer, dando não só uma perspectiva diferente dos fatos, como também melhores argumentos. A moral do eterno mocinho de Index, Kamijou Touma, que andava baixo foi totalmente recuperada nessa participação especial de 6 episódios. Ele proporcionou momentos tocantes e protagonizando uma das melhores batalhas do anime, mostrando ser muito mais que um mero "intrometido" e sendo quem realmente é, um herói.

Grato a todos que tiveram paciência de ler este texto nada técnico e organizado. Até a próxima. Melhoras virão:




4 comentários:

  1. <] Kico7!


    QUE COINCIDENTE!"ESPer" era um termo essencial num anime de 2003 que vi a pouco tempo,E's Otherwise{myanimelist.net/anime/236/Es_Otherwise},só que no caso o fansub OMDA não tinha a premissa de tornar as 3 primeiras letras maiúsculas,usando: Esper,esper ou E's...
    Tinha também origem científica na questão dos super poderes e o manga durou de 1997 a 2005,isto é,o anime terminou antes do manga.E também quer dizer que desse termo em anime{Não que diga muita coisa},Toaru Majutsu no Index(Início de publicação 2007 e em andamento),E's Otherwise veio antes.Sendo ainda interessante observar se o roteiro depende do diretor Masami SHIMODA{anime-planet.com/people/masami-shimoda} e/ou do autor Satoru Yuiga{myanimelist.net/people/2040/Satoru_Yuiga}.
    E VEJA COMO É A VIDA: O Level Zero num índice de Zero a Cinco,indica que ele pode deixar o oponente com Zero também,"'imagine Breaker', este é capaz de anular qualquer poder, seja proveniente de um mago, seja de um ESPer, com apenas um toque.",como disse.É muita ironia. LOL
    SOBRE O ANIME TRAILER e o texto referente:
    1#"unir o mundo da magia com o mundo da ciência" 'faz alusão a colocação de palestinos e israelenses um ao lado do outro',o que em questão de roteiro ter poderes além da crenças(ciência X magia) soa bem legal.E em adição,alguns "clichés(a menina vir à casa dele para procurar abrigo e um protagonista overpowered que desperta tal poder)" sem juízo de valor.
    No mais,o trailer os faz parecer tão convictos e badass(o que é ideal para o gênero Ação).E a qualidade visual,contraria muitos dogmas quanto aos trabalhos do J.C.Staff,exceto um pouco pelo CG para movimentos lentos no ambiente.
    2# "Trailer-Toaru Kagaku no Railgun[HD]" tem na protagonista termos à la "Shunpo" e "Fullbringer",ambos e respectivos termos de Bleach para ligeira movimentação e objeto canalizador.De resto,humanos com Level 5 são difíceis de controlar(Imagine depois da frieza das experiências pro Level se elevar),pude perceber o porquê do apelido "Railgun",pressenti que uma coadjuvante despreocupada e habilidosa se manteria popular(ex: Kakashi).
    EM RELAÇÃO AO " Chega de conversa:",o mesmo arco de Index contado com os detalhes do prisma de Misaka dessa vez.
    JÁ EM "Descrevendo:"
    Vendo de fora,Touma se sentiu na obrigação moral e impulsivamente,e também motivado pelo abandono de todos,toma à frente.Enquanto Railgun se responsabilizando 20.000 vezes X 2(ao menos),se incluir cada possível encontro com Accelerator e cada ação que os clones ou seu 'predadores' tiveram.
    A redenção/utilidade... Provavelmente internalizou muito o Zero de Level 0 de Touma,e um (por ventura)frágil equilíbrio emocional que poderia ser explorado,onde nada mais teria funcionado.Assim como os demais encontros em que os embaixadores de opiniões foram descritas tão ou mais relevantes que os FIGHTS.
    CONSIDERAÇÕES:
    Uns 26 capítulos,até Yamisaka Ouma - Second Half[mangareader.net/1007/to-aru-majutsu-no-index.html],deram pra cobrir nos 24 episódios de Index?Sendo que ele foi exibido em 2008-2009;foram essas correrias?
    AO POST( MUITO BOM! Pra mim):
    Por certo não será a última vez que fará melhor figura dum mocinho fictício de acordo com uma nova evidência ou uma prova que passou batida na 'perícia' e que o blog virá com cenas atrativas de animes de luta,talvez novamente noutro Trailer do youtuber RoxFlowzX. :)
    Em seu "texto nada técnico e organizado" pude sugerir umas comparações,umas definições,perguntar objetiva-/subjetivamente,e pasme... me divertir mais do que o título me deu a entender.

    P.S.: "o menos respeitado blogueiro do mundo" dizendo " Melhoras virão: I promisse." Curioso. ^^

    BÔNUS:
    E já que falei tanto de E's Otherwise,fica aí com a OP(youtube.com/watch?v=P-h-nrvOJNM&hd=1) de volumes e ritmos,serenos & movimentados.A música é Jouhou e da ex-dupla Suitei Shojo(2001-2006),comparadas com a dupla russa: t.A.T.u.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado como TOuma conseguiu se destacar aqui.

      Fico feliz que tenha gostado do post, gostei das descrições também, tabibito-san. Assista Railgun, garanto que irá gostar bastante.

      musica legal esta.

      Excluir
  2. Queria saber se teria uma terceira temporada do railgun...ainda tem muitas coisa a descobrir (eu acho) =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza há muitas coisas faltando ainda. Eu não li nada relacionado com uma continuação, mas nao creio ser impossível considerando a fama das séries index e railgun.

      Grato pelo comentario

      Excluir