-->

20 novembro 2011

Wind - A Breath of Heart (Visual Novel)


- Nome: Wind - A Breath of Heart
- Ano de lançamento: 2002
- Produtora: Minori
- OP: Wind
- ED: Tsu-Ba-Sa


Um dos primeiros grandes sucessos da produtora Minori, a mesma que fez o tão conhecido Ef – A Tale of Two, Wind – A Breath of Heart. Apesar de não tão conhecido quanto seu “irmão mais novo”, também surpreendeu os fãs na época que foi lançado, rendendo ao jogo duas adaptações em séries animadas. (Uma de TV e um OVA) Tais adaptações foram, infelizmente, inferiores em qualidade quando comparadas ao original. Porém, o foco deste post é o jogo. Provavelmente, num próximo, comentarei das adaptações.



Para quem não sabe o que são Visual Novels, existe um post sobre isso no Subete Anime. Para lê-lo, CLIQUE AQUI

Makoto Okano é um estudante de ensino médio que, após o desaparecimento de sua mãe, resolve voltar junto com sua irmã, Hinata Okano, para Kazune, sua cidade natal. Lá ele reencontra velhos amigos e aos poucos vai se deparando com os mistérios do local, que envolvem desaparecimentos, assim como o de sua mãe, e doenças sem explicação científica. Um detalhe notável é que todos na cidade possuem poderes especiais, vistos como parte do dia-a-dia de todos os cidadãos.

Os três em destaque são, da esquerda para a direita: Makoto, Kazumi e Tsutomu
O jogo segue o padrão do gênero Harém. Logo temos Tsutomu Tachibana, o amigo perdedor e invejoso do protagonista, Kazumi Shikouin, a amiga de infância deste, com a qual possui uma relação de amor e ódio. Ambos funcionam como alívio cômico da série.
 Ao todo, são cinco arcos, um para cada heroína, sendo quatro já disponíveis no início do jogo, que podem ser jogados em qualquer ordem, desde que tenham sido feitas as escolhas corretas. Mas, como estas são poucas e simples, (comparados a Clannad) diria que problemas ao escolher a personagem não ocorrerão. O quinto arco só é liberado após ver todos os finais dos outros quatro.

Tentarei evitar ao máximo Spoilers agora, mas deixo avisado que revelarei alguns pequenos detalhes do enredo de cada heroína. Portanto, leia por sua conta e risco.

Minamo Narukaze
O primeiro deles é de Minamo, a amiga de infância de Makoto que, desde os bons e velhos tempos, possuía sentimentos por ele e prometeu se tornar sua esposa. Minamo possui o poder de aumentar o fluxo do vento onde estiver. Ao entrar em seu arco, Makoto passa a ajudá-la a tentar encontrar e salvar a garota citada nas anotações de seus pais.

Hinata comemorando o aniversário
  O segundo é de Hinata Okano, a “irmã” mais nova de Makoto, que “puxou” os dotes culinários da mãe e aparenta ter sentimentos pelo irmão. Ela possui o poder de pular alto. No arco dela, Makoto começa a estudar uma suposta doença da cidade que faz com que as pessoas entrem em coma após subirem a montanha da cidade.

Wakaba e Nozomi
  O terceiro e o quarto arcos são das irmãs Fujimiya. Wakaba, a educada e tímida caçula da casa, é também uma excelente pianista. Nozomi, a irmã mais velha é esportiva, apesar de ter saúde fraca, e é extremamente habilidosa na arte do kenjutsu. O poder de Wakaba é o de curar ferimentos e o de Nozomi é o de cortar coisas a longa distância (pense num Kaze no Kizu do Inuyasha em menores proporções). O arco de ambas é muito semelhante. A única diferença é com quem Makoto fica no final.
Hikari
 O quinto e provavelmente o mais longo é da fria e solitária Hikari Tsukishiro, provavelmente a personagem mais misteriosa de todo o jogo. Ela está presente em todos os arcos e sua importância nestes é gigantesca. Ela possui mesmo poder de Nozomi e um pouco mais. O arco dela revela toda a verdade por trás dos poderes, doenças e desaparecimentos da cidade, e é provavelmente o mais romântico de todos.

Em geral, o desenvolvimento da história é rápido. A maior parte do jogo foca bastante na Minamo, enquanto as outras só recebem uma atenção maior depois das escolhas decisivas que ocorrem nos cenários da praia e do festival. Após isso, o clima descontraído de vida escolar é deixado de lado e o drama de cada personagem é aprofundado de maneira delicada e devagar.


Falando da qualidade gráfica, apesar de ser 2D, os cenários são lindos, todos cheios de cor e vida, com efeitos de luz e sombra que poderiam ser contemplados o dia todo. Os vídeos não ficam para trás, em sua grande maioria feitas pelo grande Makoto Shinkai. As músicas são do mesmo nível de ef, ou seja, ótimas.

O elenco de dublagem não é dos mais conhecidos para os fãs de animes, com exceção de Junko Okada que trabalha na versão DVD do jogo (a que eu joguei) e já interpretou papeis mais conhecidos em animes como a Kei Shindou de ef. (outro da Minori?) Porém, este aprendiz de blogueiro diria que o trabalho de todos os dubladores segue o padrão japonês de dublagem, o que é uma coisa boa.

 Entre o fandom, as visual novels ainda não são muito populares, porém, escolhas como esta que não sofreram ainda adaptações dignas, como ocorreu com Air, Clannad, Kanon, Ef e Higurashi no naku koro ni, valem a pena serem apreciadas, principalmente pelo fato deste ser bem amigável com os iniciantes do gênero.

OBS: Sugiro ao leitor que não veja o anime(TV E OVA) antes de jogar.

EDIT:
Nota: Clicando nas imagens, é possível vê-las em slides!

6 comentários:

  1. Bom post discipulo xD

    Valeu por citar o texto de VN do Subete Animes. Sou grato por isso.

    Não cheguei a jogar todo game, mas realmente ele é melhor do que a versão animada, que peca em diversos pontos, inclusive o mais crucial que é a coerência no enredo.

    Se gosta das obras da minori recomendo que procura ef e eden, apesar de não saber se foram traduzidos para o inglês

    ResponderExcluir
  2. Que alegria, Mestre, primeira vez que comenta por aqui. Espero poder fazer outros dignos de vossa leitura, XD

    Eu vou escrever sobre as versões animadas quando meus exames acabarem (ano que vem), mas acho que ambos são bons e fieis até certo ponto, o problema foi a segunda metade de ambos.

    Ef é diferente ou igual ao anime? Vou ver este Eden quando der.

    ResponderExcluir
  3. Good Morning Kico7 !

    Quanto a estrutura e ao desenvolvimento,boa divisão de assuntos e introdução,isto é,informação textual descritiva & opinativa com ares de sinopse e em seguida a exemplificação visual do tema tratado que por sinal poderia ser conferida em tamanho maior(original).No caso da visualização das imagens por ventura fazer menção ao conferir em resolução maior,tal qual na forma de slides que possui,potencializaria o chamariz ao jogo e ao texto.
    A resolução das imagens auxiliou em mostrar um post mais simétrico,entretanto uma singela centralizada entre as imagens e o texto como um todo o teria deixado visualmente ainda mais agradável.
    Já a indicação da abertura tem uma sonoridade 'marcada' e até instrumentalmente 'original' que deu certo lá e cá ao complementar o post.
    E finalmente,o texto como um todo chama à atenção ao conferir do jogo e "as habilidades em potencial do autor" =),porém com os detalhes mencionados teria sido ainda mais agradável.

    THE END!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo

      Sobre o tamanho das imagens, eu tinha feito assim por causa do antigo layout do blog, onde as margens eram mais estreitas, eu posso aumentar agora. Sinto muito, mas não faço a mais vaga ideia de como colocar slide show aqui (até sei, mas teria que mudar o blog inteiro).

      Agradeço pela resenha da resenha e sugestões, manterei elas em mente (isto é, se eu aprender a manusear melhor a formatação deste blog)

      Excluir
    2. Good Morning Kico7 !

      "Devagar com o andor que o santo é de barro... :P".

      Só quis dizer que com uma 'notinha\P.S.:' como no fim do texto poderia dar esta opção de ver as imagens em tamanho aumentado tipo slide(Se você clicar em qualquer uma para abrir notará este recurso... que não sei a quanto tempo existira neste layout),ex: " Nota= Clicando nas imagens elas também podem ser conferidas em 'Slides'. "
      Já que as imagens explanam,são tão inerentes a este post e representam Makoto Shinkai achei que uma notinha valia a pena.Apenas uma sugestão pouco trabalhosa.Ok! X-)

      THE END!

      Excluir