-->

21 junho 2011

O Gênero Harem - Pt 2


Pode parecer brincadeira, mas ainda há o que comentar a respeito deste estranho e repetitivo gênero de animes que é terrivelmente criticado pelos bloggers de plantão. Porém, apesar do título deste post, focarei mais nas séries que seguiriam os padrões de harens, mas que tiveram um ou outro detalhe que as diferenciou.


Grande parte das séries harens são baseadas em Visual Novels, mas como em grande parte desses jogos as histórias seguem rumos muito diferentes. Quase sempre, ocorre da adaptação procurar contar todas paralelamente, em muitos casos tendo bons resultados, mantendo a fidelidade com a obra original. Entretanto, há casos em que as adaptações arriscam fazer algo “diferente”, separando os arcos por universos paralelos ou criando personagens novos, por exemplo.
Alguns exemplos:

Memories off (2001)


Sinopse:
Tomoya Mikami (Hikaru Midorikawa) perdeu sua namorada, Ayaka Hizuki (Maria Yamamoto), em um acidente de carro. Desde então, não teve nenhuma relação amorosa, porém, parece que a vida lhe dará outra chance para amar.
Sobre:
Apesar de não ser um bom exemplo como anime, é um dos primeiros (que eu conheça) a tomar este rumo, onde temos um episódio focando apenas na relação do protagonista, Tomoya Mikami, e uma das heroínas (Shion, Yue e Minamo). Após o seu final, temos um próximo episódio onde a história recomeça contando outra possível realidade onde Tomoya escolhe outra das heroínas.

Kimikiss (2007)


Sinopse (anime):
Mao Mizusawa (Haruna Ikezawa) volta da França e começa a morar na casa de seu amigo de infância, Kouichi Sanada (Satoshi Hino). Ao descobrir que seu amigo nutre um amor platônico pela tímida Yumi Hoshino (Ami Koshimizu), resolve dar apoio a ele. Enquanto isso, Kazuki Aihara (Takahiro Mizushima), conhece Eriko Futami (Rie Tanaka), a garota mais inteligente da escola, que começa a fazer “experimentos” com ele para provar que o amor não passa de uma ilusão.
Sobre:
Do estúdio JC Staff (Shakugan no Shana, Zero no Tsukaima) e baseado numa Visual Novel de mesmo nome para Playstation 2, Kimikiss foi um anime diferente dos outros (que eu conheça) do gênero, pois houveram mudanças sutis no roteiro que acabaram funcionando bem. A principal delas foi a “divisão” do protagonista Kouichi Aihara em dois, Kouichi Sanada, que herdou a aparência e personalidade do original e Kazuki Aihara, que ficou com os dotes esportivos. Assim, o que era para ser um harem, virou dois triângulos amorosos muito divertidos.

Amagami (2010)


Sinopse:
Junichi Tachibana(Tomoaki Maeno) foi “rejeitado” pela garota amada numa noite de natal. Depois disso, passou a ver tal data com maus olhos, porém, em seu penúltimo ano de escola, ele resolve tentar dar mais uma chance de ser feliz.
Sobre:
Baseado num jogo da mesma equipe que fez Kimikiss, o estúdio responsável pela adaptação deste foi o AIC (Oreimo, Hourou Musuko, AH Megami-Sama). Sua narrativa foi similar a de Memories, temos vários universos paralelos (7 ao todo) onde ele desenvolve sua relação com todas as 7 heroínas(Haruka, Ai, Sae, Kaoru, Rihoko, Tsukasa e Risa).

Yosuga no Sora (2010):


Sinopse:
Haruka Kasugano é um órfão que volta para sua terra natal junto a sua irmã gêmea, Sora Kasugano. Lá, ele reencontra velhos amigos e paixões.
Sobre:
Baseado numa Visual Novel e adaptado pelo estúdio Feel (Da Capo, Otome Wa Boku Ni Koishteiru). Seguindo o mesmo padrão de universos paralelos, apesar de haver um verdadeiro, o anime foi muito criticado, com certa razão, pela tentativa de mostrar seriedade na narrativa, porém, mostrando mais tarde, ser apenas mais um ecchi.

3 comentários:

  1. hmm... eu tenho muito o que falar de generos como harem, ecchi, acho bons generos, e tb gosto de mecha, como tu pediu to olhando os outros topicos, axei bastante interessante o que tu contou, e é verdade... as vezes as historias tomam rumos diferentes, mas muitas vezes o final sempre termina igual... como por exemplo em to love ru.. numa parte do anime rito começa a sair com outra garota (sairenji) mas na verdade ama lala e no final ele diz isso pra lala... sempre acabando com akele final feliz ^^ queria pedir teu msn pra conversar contigo... o meu é "joemmanoel@hotmail.com"... por favor, se puder, me add :)

    ResponderExcluir
  2. Hello Kico7!

    Este post serviu como pretendia: cobrir exemplos de variações mesmo que sutis dos "prós" e 'contras" dos animes deste gênero ou mesmo refletir sobre a ocorrência das mesmas.Sendo bem apropriado para reforçar argumentos para uma melhor avaliação deste formato de animação e dar nome aos bois aos quais fez propaganda de alguns exemplos pelo post afora.
    Como fator contrário ao post,pode ser uma obviedade,contudo como o enunciado trataria a diversos tipos de público deveria dizer se a predominância de Visual Novels é em 'Harém Normal' sem cobrir o 'Harém Reverso' caso ele exista ou seja conhecido de algum modo.

    E quanto ao conteúdo do post em si,como deve ser a mais convencional e para facilitar na adaptação das Visual Novels as equipes dos Estúdios optam pela forma paralela de contar o anime da cômoda e tradicional formúla para relatar 'que' ou 'como' "a mamãe jogou açúcar em quem protagoniza e somente em determinado ponto da vida como num tipo de estalo todos se dão conta disto".


    E depois disto está na hora de "glosar" sobre os modelos apresentados na medida do possível :

    . Memories off (2001) = Algo como "Memórias de folga ou desligadas,numa tradução mais ou menos literal".E quanto a trilha sonora :
    - Op( Sore kara => 'Então' em http://www.youtube.com/watch?v=GpRSf6blvj0) => Os efeitos de sobreposição e em CG ficaram artificializados,o que contrapõe com : o efeito legal de aparecimento do nome dos personagens,a viagem pelas imagens e das paradas para fixar estas imagens à la MMV(Manga Music Video,que é o que acaba soando como um mesmo no fim das contas).Ritmo da canção:Dance/Pop/Rock.
    - ED1( Again em http://www.youtube.com/watch?v=H4ZPtWW1yPA ) => Rock/Pop com CG(sem grande destaque),mas que chama atenção pelas fotografias que "chovem" vagarosamente na tela.
    - Op Ova( Nocturne by Nana Mizuki em http://www.youtube.com/watch?v=j8c4YQHj6UE ) => Deve ser deste contexto que não cobriu o formato da série de TV(Presumo ser esta a crítica como um exemplo não muito bom de anime) que se referiu quando fala em "um próximo episódio onde a história recomeça contando outra possível realidade onde Tomoya escolhe outra das heroínas."Ritmo da canção: Dance/Pop.
    # Obs: Entrariam todas fácil-fácil num karaoke,se é que me fiz entender. =]


    . Kimikiss (2007) = Dividindo em dois os predicados do original as 2 existências ganhariam vidas independentes.Daí,mais que um epicentro ou mais de um sultão neste harém,aliados a "provar cientificamente por experimentos(no que acredito sugerirem ser práticos)" a inexistência do amor.Bons chamarizes sem parecerem ser arapucas.

    . Amagami (2010) = Aquele do pós-Natal em que 7 mulheres com aparência mais velha que a dos costumeiros pré-puberes haréns?Entre este e mais outros fatores vem se nutrindo do apoio dos fãs do gênero e até dos nem tão chegados neste tipo de obra.

    . Yosuga no Sora (2010) = Pelo que disse,os orfãos traumatizados esqueceram rápido demais do pretérito e se refugiriam na fuga da realidade apoiada no prazer imaginativo das circunstâncias ecchis e acabariam não sendo convincentes,segundo seu relato mais o relato do relato dos outros.

    Até a "vista"! by Anônimo Atual

    ResponderExcluir