-->

29 abril 2011

Kidou Senshi Gundam Seed: Rengou VS ZAFT Portable (PSP)

O jogo Kidou Senshi Gundam Seed Rengou VS ZAFT Portable é um jogo que foi lançado exclusivamente para PSP no Japão em 5 de Abril de 2007 pela Bandai Namco Games. Foi lançado para ser exclusivamente focado nos Mobile Suits (MSes) e Mobile Armours (MAs) do anime Gundam Seed. Apesar de ter saído depois de jogos que continham a maioria dos MSes e MAs do anime Gundam Seed Destiny, há poucos dos MSes e MAs (E os presentes são aqueles do começo do anime).

O estilo de jogo é bem parecido com a série Kidou Senshi Gundam: Gundam VS Gundam e foi um dos primeiros jogos de Gundam para o PSP. O jogo foi lançado baseado no sucesso de Kidou Senshi Gundam Seed Destiny Rengou VS ZAFT II Plus do PS2, lançado no ano anterior, e havia dúvidas se a qualidade não seria menor, já que havia uma insegurança se os gráficos não seriam piorados ou o jogo rodaria com lag no PSP, se comparado com a versão de PS2, porém, o jogo roda totalmente sem lag (exceto quando propositalmente forem usados ataques com muitos efeitos visuais simultaneamente) e a qualidade dos gráficos não caiu, e até ficou melhor, nos cenários e nos próprios MSes e MAs, onde foi dada uma atenção especial a cada pequeno detalhe.

Os modos de jogo são: Arcade, Free Battle, Mission Mode e Multiplayer. No modo Arcade, você terá que lutar várias batalhas em sucessão, que variam dependendo do piloto que você escolher, independentemente do MS ou MA que for escolhido. Os settings do Arcade, como tempo, dano, Booster (você gasta dessa barra para poder voar, ou não, se estiver em infinito) e o Cost de ambos os times (Há duas barras no topo esquerdo da tela que são: A azul para o time A e vermelha para o time B, sendo que no Arcade, você sempre é time A. Quanto melhor a unidade, maior o cost, e quanto maior o cost, menos você pode morrer até dar Game Over).

Escolhendo a unidade no Arcade

Escolhendo o piloto no Arcade
No modo Free Battle, é possível escolher todas as circunstâncias do combate, seja número de jogadores, (1 Jogador Humano (Player) e 1 Computador (CPU), 1 Player e 2 CPUs e 1 Player e 3 CPUs) os times, (Se dividem em apenas A e B, porém é possível fazer 1 Player contra 1 CPU, 1 Player contra 2 CPUs, 1 Player contra 3 CPUs, 1 Player + 1 CPU contra 2 CPUs e 1 Player + 2 CPUs contra 1 CPU) as unidades utilizadas por você mesmo e pelos outros CPUs, o estágio em que irão lutar, (Que pode ser dentro de uma colônia, no espaço, na Terra, no deserto ou até mesmo no mar) a música de fundo, (Todas elas retiradas do anime) o dano causado por cada hit, o tempo, (Caso ele acabe, será dada a vitória ao time com a barra de Cost mais cheia) a quantidade de Booster, (Que permite voar, vai de 50% até Infinito) a quantidade da barra de especial que você já começa, (Quando você usa o especial, a unidade começa a recarregar as armas muito mais rápido, ela fica mais veloz, atira mais rápido, além de outros bônus vantajosos) e o tamanho da barra de especial. Nesse modo, é possível escolher as unidades: ZGMF-X10A Freedom Gundam (METEOR) ou ZGMF-X09A Justice Gundam (METEOR), que não podem ser selecionadas nem no Mission Mode e nem no Arcade Mode.

Escolhendo a quantidade de CPUs que vão participar e os times no Free Battle

Escolhendo as opções no Free Battle
No modo Mission Mode, você poderá nomear seu piloto, que tem uma aparência já definida, e escolher o lado dele, seja o da Aliança Terrestre (OMNI ou Rengou) ou o de ZAFT. Essa escolha influencia nas missões que surgirão mais tarde. Infelizmente, não é possível escolher a unidade que será usada, e o próprio jogo lhe dará as unidades, que são as unidades de produção em massa, porém que podem chegar às unidades exclusivas com o sistema de level up da unidade. Depois de escolhida a sua facção, você deve realizar missões que podem tem relação com algumas partes do anime. Ao realizar essas missões, é possível ganhar experiência para sua unidade, e possivelmente pegar uma versão melhorada dela, ou pegar uma outra unidade. Há também bloqueios para unidades em certos ambientes por exemplo: Uma unidade apenas espacial, não pode ir em uma missão na Terra.

O modo Multiplayer depende da conexão WLAN para funcionar, e normalmente consiste em um Arcade (Em vez de ter o CPU ajudando, é o seu amigo) ou Free Battle (Com 2 players). Apesar de depender da conexão WLAN, não há quase nenhum lag nas lutas.

Esse jogo é um jogo que consegue conquistar até mesmo jogadores que não são fans do anime ou nunca assistiram o anime, apesar que ele será muito melhor apreciado pelos conhecedores do anime. Nos menus principais, há partes em inglês, então mesmo que você não entenda japonês, ainda é possível jogar sem nenhum problema grande. Esse é um dos jogos que definitivamente mostra o verdadeiro potencial do PSP e comparando-o com o PS2, com seus gráficos bastante detalhados e virtualmente nenhum lag no jogo.

Screens do jogo:

Gameplay com uma das melhores unidades do jogo, ZGMF-X10A Freedom Gundam, sendo pilotado por Kira Yamato

Gameplay com o ZGMF-X56S/γ Blast Impulse Gundam, sendo pilotado por Shinn Asuka

Gameplay de uma das melhores unidades do jogo, ZGMF-X13A Providence Gundam, sendo pilotado por Rey Za Burrel

Gameplay com o GAT-X105+AQM/E-X02 Sword Strike Gundam, sendo pilotado por Kira Yamato

2 comentários:

  1. O-ha-you Jeguy Hope!

    Em relação a 'Kidou Senshi Gundam Seed Rengou VS ZAFT Portable' =


    * Os pontos positivos do game do PSP :

    1.Já discorridos no post que seriam: A ação que agradaria a qualquer idade e conhecer a história de Gundam não é pre-requisito,apesar de serem bem-vinda tais informações,e as melhorias e defeitos normais consertados.

    2.Parece ter ido direto a um ponto bem quisto:as batalhas.E com os modos Arcade(que nesta variação de inimigos se assemelha mais
    um "Story Mode";o Free Battle(em que a artilharia pode rolar solta e com as condições de batalha pré-selecionáveis);Mission Mode(A que segue com pré-condições bem fixadas);E
    o Multiplayer(parceria on-line com player2).


    * Os pontos negativos :

    1.Os lags não devem ser tão inexistentes,já que os jogadores não se importam e anseiam por usar ataques bem chamativos e repletos de efeitos de todo tipo.

    2.Capacidade de exploração do potencial de Gundam delimitada a este 'Versus' => Kidou Senshi Gundam Seed Rengou VS ZAFT.


    - - Pontos negativos do post(que creio já ter explicado),mas para assinalar de qualquer modo:

    1.A parte de "Scrrens do jogo" ficou com um espaço melhor, o que não aconteceu nas partes anteriores que poderiam ter ficado um pouco
    menos 'espremidas'.
    -Justificativa que acho que serve neste caso: margens mais estreitas na época.

    2.Vírgulas desnecessárias: Estão presentes,todavia são suavizadas neste pelas ilustrações descritivas que substituem boa parte do que poderia ser textualizado.
    -Justificativa que acho que serve neste caso: a dada em "Gundam Musou 2/Dynasty Warriors: Gundam 2 (PS2)" de 03 Maio 2011 da menor habilidade em pontuação na ocasião.


    - - Pontos positivos do post:

    1.Ter conseguido esticar o assunto com texto&imagens sem torná-lo maçante.Pelo contrário,ficou interessante! =)

    2.Boa descrição das habilidades usáveis no jogo.Embora "Mobile Suits(MSes) e Mobile Armours(MAs)" não soem 'muito familiares';acho que neste caso um breve aposto ou suave descrição em poucas palavras enriqueceria mais um pouco do que esperar na hora de jogar[Caso tais informações pudessem ser dissolvidas em poucas palavras].

    - Detalhe: Todas imagens podem ser visualizadas em tamanho maior e em 'fila' se clicadas.

    F-L-W!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto aos pontos negativos: O lag, eu só vi realmente quando há na batalha duas unidades METEOR, que são apenas selecionáveis no Free Battle. Mesmo com muitos ataques de quaisquer outras unidades, simultaneamente, não houve lag.

      Quanto aos pontos negativos do post, as explicações são exatamente as que você imaginou.

      Quanto aos pontos positivos, é difícil simplificar o conceito de Mobile Suits (MSes) e Mobile Armours (MAs), mas numa tentativa disso, MSes são as unidades de formato mais humanóide, e os MAs são as unidades do tipo naves, aviões de combate, unidades com formas mais animalescas, esse tipo de coisa. Há certos MSes que possuem forma MA.

      Excluir