-->

29 junho 2014

Segundas Impressões - Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen


Olá a todos. Ao contrário do que havia dito semana passada, resolvi tomar vergonha na cara e aproveitar que estava no embalo, e consegui de alguma forma arranjar tempo para fazer esse post.

Já digo de passagem que esse post estará um pouco mais curto do que o normal para meus posts, devido ao pouco tempo que tive para me dedicar a ele. Como tivemos o "Primeiras Impressões", resolvi fazer um post com o nome "Segundas Impressões", já que zerei o jogo alguns dias atrás, e vou falar um pouco sobre a minha experiência nele.

Aviso: Esse post contém spoilers do desfecho de alguns animes presentes no jogo. Não continuem se vocês não querem recebê-los. Vocês foram avisados.

Primeiramente, como zerei o jogo, falar como foi o gameplay. São 60 Scenarios + Epílogo, havendo diversas divisões de rotas, algumas durando apenas 1-2 Scenarios, e outras que não não dividem o time, mas sim, escolhem que decisão importante será tomada, que altera os objetivos e locais das próximas missões. Como eu sou um grande fã de Gundam, já deve dar para imaginar que meu primeiro gameplay seguiu os Gundams.

Para as pessoas mais entendidas do assunto:

Escolhas nas divisões de rota: Go Hiking -> Chase the Pervert -> Space Route -> Accept the Request -> Investigate Neo Zeon -> Space Route -> Trust Char -> Focus on Duties -> Go to Merida Island -> Defy Destiny (Rota Secreta)

Secrets obtidos: Serpent, Daguza survives, Quess Paraya and Jagd Doga, Ksyatriya, Save Loni, Patrick Collasour and GN-XIV, Shrade survives, Jin survives, Zeus God, Defy Destiny Route.

Secrets perdidos/ignorados:

Byarlant é o MS da esquerda, cortando o outro.

-Byarlant Custom: Não usei ninguém do Zeta Gundam exceto o Kamille, então ter um kill count de 240 somando o de todos os 4 pilotos do anime de Zeta Gundam foi impossível.

Juaggu é o MS da direita, esse de um olho só e amarelo. Não tem como isso ai ser muito bom.

-Juaggu: Não vi real utilidade em ganhar essa unidade bem mediana. Acabei esquecendo completamente que esse secret existia no Stage apropriado.

Bonta-kun não aprova a dificuldade que as pessoas estão tendo para poder ganhar ele para poder usá-lo nos combates.

-Bonta-kun: Os requisitos não estavam muito claros, e pelo que o pessoal achava que eram, eu deveria ter ganhado. Não foi o caso.

-Convince Guura: Eu não segui pela rota da Terra, então perdi um dos stages onde eu poderia ter tentado convencer o jovem.

Pra piorar a situação, a unidade nem é tão boa. É bem mediana, mas ainda sim é melhor que a unidade EVA-00.

-Choose between Asuka and Mari: Outro secret que eu não peguei por não ter ido pela outra rota. Ao pegar a opção "Go to Marida Island", automaticamente eu perdi a chance de escolher entre as duas moças, e por default, o EVA-03 é ativado e Asuka é perdida permanentemente, sendo trocada pela Mari no EVA-02. Agora, pessoalmente, não gosto muito da Asuka e também não me importo muito com ela, então pra mim, tanto faz ela ou a Mari.

Emblems pegos: Todos os 5. Iron, Bronze e Silver foram relativamente fáceis. Gold e Platinum exigiram um esforço maior da minha parte.

SR Points: Como eu consegui o Platinum Emblem, já deveria ser possível adivinhar que seriam pelo menos 55 SR Points. Porém, eu ganhei TODOS os 60 SR Points. (Incrivelmente difícil no primeiro playthrough)

Explorou quase nada a história do filme de OO, mas já apareceram todas as unidades novas dos Gundam Meisters.

Sobre a história do jogo em si, prefiro não falar muito sobre os finais para não dar spoilers, mas posso dizer que foram exploradas as histórias de: Kidou Senshi Gundam: Char's Counterattack, Shin Kidou Senki Gundam Wing: Endless Waltz, Kidou Senshi Gundam OO Movie: A Wakening of the Trailblazer (Só uma pequena parte), Kidou Senshi Gundam Unicorn OVAs 1-3, Messenger of the Sun: Tetsujin 28-go, Aquarion EVOL, Rebuild of Evangelion (Movies 1 e 2), Full Metal Panic (+ Fumoffu, + Second Raid), Armored Trooper VOTOMS (Battle of the Heterogeneous Species e Shining Heresy), Shin Mazinger Shougeki! Z-Hen, The Big O, e Gekijouban Tengen Toppa Gurren Lagann: Lagann-hen. O resto das séries teve alguns fatos baseados nelas aparecendo, ou situações que poderiam acontecer envolvendo os personagens delas, mas nada da história principal propriamente dita.

Se pra bom entendedor, meia palavra basta, e uma imagem vale mais do que mil palavras, eu acho que só essa imagem já basta para entenderem o que é isso.

Comentando mesmo sobre a história agora: Aparentemente não tivemos mesmo o ZZ Gundam acontecendo no meio do caminho entre Zeta Gundam e Char's Counterattack. Os eventos de Char's Counterattack aconteceram paralelamente a parte dos eventos de Gundam Unicorn. Ao contrário de vários outros jogos da franquia Super Robot Taisen, nessa aqui não precisamos reunir algo como "Char Points" para evitar que Char Aznable traia os aliados dele e derrube Axis na Terra. A tentativa de jogar Axis na Terra ocorre do mesmo jeito, mas por razões diferentes das do filme. O desfecho também é ligeiramente diferente. O fato de Char Aznable e Amuro Ray continuarem vivos ao final desse jogo abre espaço à seguinte pergunta: A presença deles mesmos nos acontecimentos finais de Gundam Unicorn afetará o desfecho?

Quero ver como desenvolverão o plot, caso resolvam incluir até o OVA final de Unicorn.

Não podemos esquecer também de dúvidas nem tão relacionadas assim ao plot: As séries presentes no Saisei-hen e ausentes no Jigoku-hen aparecerão finalmente no Tengoku-hen? Teremos a adição de mais séries? Será que até o lançamento do jogo terá sido lançado o quarto e último filme da nova série de filmes de Evangelion e será ele adicionado ao plot do jogo? Veremos a exploração da história dos 4 OVAs que faltam de Unicorn? Será que Diebuster, para quem não sabe, ele é do mesmo anime do Gunbuster, aparecerá?

Espero ter essa unidade de volta no próximo jogo.

Dado o que vi no preview rápido do Tengoku-hen, que apareceu no final de Jigoku-hen, teremos a conclusão da história do filme de Gundam OO, mais exploração da história de Gundam Unicorn (Mas ficou claro se vamos até o fim da história ou não), a volta de Asakim Dowen (Para quem não sabe, é um dos vilões originais da série desde o Z1) e envolvimento maior das PLANTs na história (Para quem não sabe, é o nome das colônias espacias de Gundam SEED Destiny). (Admito que o preview passou rápido demais, e eu não fui capaz de ler tudo que estava escrito, e posso ter esquecido de alguma coisa que passou lá)

Faltou a combinação épica.

Agora, falarei do que eu espero/acho que teremos para o Tengoku-hen: Espero que tenhamos a volta da nave Eternal, juntamente com o ZGMF-X19A Infinite Justice Gundam. Estou sentindo falta do ataque no qual temos a combinação icônica entre Strike Freedom e Infinite Justice, presente em todos os jogos da série Super Robot Taisen em que temos ambos para serem usados. Novamente, espero ter a volta das séries de Saisei-hen que não apareceram em Jigoku-hen. Algo que eu quero muito ver, que aconteceu em Saisei-hen, é a volta dos protagonistas originais dos jogos anteriores (Setsuko, Rand e Crowe). Eu acho que é bem possível que tenhamos a adição de algumas séries novas (Talvez ao universo de Super Robot Taisen Z, não à franquia). Mais adivinhações que isso eu não arrisco porque é bem imprevisível o que pode acabar acontecendo.

Agora chega de especular sobre o que acontecerá, e vamos falar de alguns comentários que eu tive sobre o jogo:

Takeru, de Godmars, que o diga, se o evento descrito abaixo não foi engraçado.

-Evento do Bingo de Full Metal Panic: Meu Deus, como ficou engraçado esse evento no Jigoku-hen. Reações inesperadas de personagens inesperados é a palavra chave. Vocês mesmos precisam ver ele acontecendo, com a ajuda ou não de tradução, para entender quão engraçado foi.

Uma fala muito comum quando o quinteto mencionado abaixo é colocado junto.

-Relações entre personagens de animes diferentes: Achei muito legal a rivalidade entre os Snipers (Já existente no Hakai-hen entre certos personagens, e mudou para outros no Saisei-hen) e o Sniper de Full Metal Panic, outra coisa legal foi o grupo de Setsuna F. Seiei, Chirico Cuvie, Sagara Sousuke, Heero Yuy e Hibiki Kamishiro, que são personagens que possuem uma característica em comum, cujo nome dado eu não sei a tradução para português, mas são personagens calados, de poucas palavras, que passam boa parte do tempo sozinhos, por vezes pensando por si próprios nos seus problemas e desafios.

Dessa vez Hibiki teve que deixar a Suzune-sensei coordenar os ataques.

-DLCs originais: As DLC de batalhas são bem desafiadoras, além de serem um bom treino por possibilitarem o uso de todas as unidades disponíveis até então. Também há a DLC na qual acontece a Miss Com, ou Miss Combat, em que temos as mulheres da Z-BLUE (Nome da organização que reúne todas as organizações e pilotos que o jogador usa para lutar pela paz na Terra) lutando entre si pelo título de Miss Combat. Foi muito engraçado o que aconteceu durante a missão, incluindo a parte em que Hibiki, apesar de ser o main pilot do DEM-00 Genion, acaba sendo forçado a pilotar do jeito que sua partner, Suzune Saijo, quer.

A cena na qual essa unidade aparece teve direito até a cena feita em CG e o diálogo dito durante o filme nesse evento completamente dublado no jogo.

-Chou Ginga Gurren Lagann: Muitos duvidaram que realmente teríamos essa unidade para ser usada em mais do que algum evento durante algum dos scenarios. Porém, apesar de ser por um tempo bem limitado (3 últimos stages), é possível sim usar essa unidade. Também se duvidava se realmente poderia ser usado o Tengen Toppa Gurren Lagann, já que como no Saisei-hen, o Arc Gurren-Lagann só apareceu no meio de um dos ataques do Gurren Lagann, e nunca como uma unidade por si só, a maioria do pessoal suspeitava que aconteceria o mesmo entre Chou Ginga Gurren Lagann e Tengen Toppa Gurren Lagann, o que estava errado, já que o primeiro foi upgraded para o segundo logo no começo do último Scenario. Porém, o que acertaram é a relação entre Tengen Toppa Gurren Lagann e Chou Tengen Toppa Gurren Lagann (Para os que só viram a série de TV, é uma unidade original do filme Lagann-hen), o Chou Tengen Toppa Gurren Lagann aparece apenas durante um dos ataques do Tengen Toppa Gurren Lagann.

Poderoso Zeus. Além de emprestar seu poder ao Mazinger Z, e ter salvado a Terra, ainda sim voltou para poder ajudar a Z-BLUE com o resto do poder que sobrou.

-Zeus God: Essa unidade ser usável e se juntar à você é algo que eu realmente não esperava. Geralmente, os deuses nos animes ou emprestam seus poderes, ou só guiam, ou são inimigos. Raras são as vezes que um Deus aparece e ajuda você na luta. Esse é o caso de Zeus, que na rota certa (Defy Destiny) se junta a você. Ele pode até não ter nenhum ataque do tipo Assist nem ALL, mas pelo menos tem Spirit Commands excelentes e é bem forte mesmo sem ser mais upgraded.

Essa unidade é muito forte e a música dela, na versão sem vocal, é muito boa.

-EVA-01 e Gunbuster: Essas duas unidades são umas das mais poderosas do jogo. Não no sentido de ficarem muito fortes quando recebem upgrades, mas pelo fato de que com poucos ou nenhum upgrade, ainda sim são muito mais fortes do que outras unidades, em nível e quantidade de upgrade similares. Obviamente, se receberem muitos upgrades, se tornam mais fortes ainda, mas no meu primeiro playthrough, optei por deixá-los não muito upgraded, e focar em quem precisava dos upgrades para ficar forte.

Continuarei a jogar no meu segundo playthrough, agora indo por rotas diferentes, e vendo o que a história tem para contar. Acho relativamente improvável, mas caso eu ache interessante/necessário falar mais sobre esse jogo, eu faço mais um post sobre ele.

E aqui acaba meu post. Foi um post relativamente curto, se comparado aos que eu normalmente faço, e um pouco mais voltado às pessoas que jogam/já jogaram esse jogo, ou jogos da série Super Robot Taisen. Isso acabou acontecendo porque eu realmente não tive tanto tempo assim para fazer esse post, o que acabou eliminando o tempo no qual eu pensaria em como explicar melhor para as pessoas que não conhecem muito bem esse assunto tratado no post. Espero que não se importem que a linguagem usada nesse post foi um pouco mais técnica, que supôs a leitura prévia deste post.

Se tudo der certo, na semana que vem deve ser o Dan-sama que posta. Caso ele tenha algum contratempo, devo ser eu novamente que posto, e nesse caso, provavelmente teremos uma Rádio do Jeguy Hope. E assim me despeço, com a frase de sempre:

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

Um comentário:

  1. 5:) Jeguy Hope!


    Se Maomé não vai à montanha...

    Music(na melhor versão vista): https://www.youtube.com/watch?v=KO3648lFg4Y por causa da letra que fica a cargo do Raiburari contextualizar,de eu ter visto recentemente e pelo ritmo legal.

    Em seu 1º gameplay stalkeou os gundams?Não sei como eles não te perceberam,um fã,em 60 cenários + Epílogo.
    Vendo o que chamou de "Secrets perdidos/ignorados:",bem pensei na fatídica(dizem...) brincadeira "06/05/2013 Top ? de
    Unidades Mecha(unidades favoritas) - versão 1.1 Por Jeguy Hope",ao passo que Byarlant Custom,o Juaggu ou Bonta-kun poderiam perfeitamente revisitar aquela lista;eu sei(/imagino saber) que com Juaggu conceberia,mas com Bonta-Kun,"invenção do Homem Brinquedo(Ver Liga da Justiça)",com os pontos por estilo,não tenho certeza...

    # Convince Guura até gostaria de ter conhecido,porém Asuka tem a aversão à ela e unidade dela por tabela?Engraçado que as pessoas se irritam mais com Shinji-kun;talvez o Eva dele compense.
    # Eu não sei se entendi direito o porquê progressão inferir pelo menos 55 SR Points.Eram 11/12 de cada um dos "Emblems
    pegos"?No entanto a perspectiva de fatos figurativos e as histórias maiores do jogo em si,penso ter entendido
    "meteoricamente(Ver imagem)" e que por sinal se pareceria com jogar Axis na Terra do modo que pensei agora.*"A presença deles mesmos nos acontecimentos finais de Gundam Unicorn afetará o desfecho?",não é uma "pergunta difícil"?Tais como as outras de hype..? ;p Apesar de talvez não terem a epicidade de Strike Freedom e Infinite Justice,conforme suas palavras.
    # Bingo em FMP... O prêmio parecia curioso.E que o vencedor não tenha ficado com reticências consecutivas,os quais não me parecem os caladões de "Relações entre personagens de animes diferentes".
    # O título de Miss Com(-bat) me soa de consolação como o de Chou Ginga Gurren Lagann,diferindo por um ser de personagens femininas "brincando em unidades" e a ação épica(por 3 estágios),respectivamente.*Falando de Zeus,"Spirit Commands(de Zeus)??
    # E receava de EVA-01(etc) serem pouco competitivas... Pelo visto equilibraram juntamente com Gunbuster que não se apresenta muito ofensivo para mim nesse momento.

    # Ao post(BOM):
    (+)
    Não dizendo que assim o faz ou propriamente dando um termo em destaque,conta uma historinha do seu gameplay,por exs: curiosidades,suspeitas,deleites,hypes etc,intuindo bastante que a base da postagem foi de memória(O hiato do blog por ventura),sobretudo a afetiva,porém menos apelativa.
    (-)
    Se tem algo não dado com muita continuidade foi da falta de informações de coisas secretas terem se reafirmado(menos Bonta-kun).Em suma os parágrafos finais;um plus se concretizaria,contudo especulo o espaço entre 10/04 e 29/06/2014.

    # "Historicidades recentes com Raiburari":
    Talvez gostem de saber que nesse tempo sem troca de informações,eu assisti:
    . Dan-sama
    -> 26/09/2012 Minha experiêcia com Hunter X Hunter[/2012/09/minha-experiecia-com-hunter-x-hunter.html] em que o remake estava no 48 ou "4) Reason" em "20/03/2013 Recomendações de Dan-sama (Pt.2)[/2013/03/recomendacoes-de-dan-sama-pt2.html]".A situação era a de esperar para ver se o anime avançava e agora infelizmente ele está a acabar de novo(148 epis.). =(
    -> "7)Shingeki no Kyojin[/2013/04/os-animes-da-temporada-que-eu-estou.html]" de 24/04/2013 "Os animes da temporada que eu estou vendo (2a Temp. - 2013)" que mais um reforço.
    -> "3) Daisuki na no ni - Kylee"[/2013/03/recomendacoes-de-dan-sama-pt2.html]" de 20/03/2013 Recomendações de Dan-sama(Pt.2).Nesse caso eu mal me lembro de conhecer Zetsuen no Tempest na ocasião,logo a semente vingou um dia por causa da OP2.
    . Kico7
    22/04/2012 Chihayafuru[/2012/04/chihayafuru.html] & 22/08/2013 Chihayafuru 2[/2013/07/chihayafuru-2.html].Que pretendo ver em muito breve,já que tenho todos arquivos.

    Se o blog não tiver terminado efetivamente em todos sentidos... =|


    See you at next time!

    ResponderExcluir