-->

10 abril 2014

Primeiras Impressões - Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen


Olá a todos, sou eu, Jeguy Hope, depois de várias semanas sem post. Essas últimas semanas foram muito complicadas tanto pra mim, quanto para o Dan-sama, e só agora que deu uma acalmada eu resolvi postar.

EDIT: O post está atualizado com as primeiras impressões de verdade agora.

Como já disse acima, essas últimas semanas foram muito corridas e muito complicadas tanto pra mim quanto pro Dan-sama. Se o Kico estivesse conosco, provavelmente teria pedido a ele pra postar em uma das semanas para que eu tivesse tempo pra pensar no post da semana seguinte, mas como não é o caso, o blog acabou ficando sem post mesmo. A expectativa é que provavelmente teremos mais 2 épocas em que poderá acontecer algo parecido, mas exceto isso, tentaremos manter uma rotina de posts semanais.

Primeiramente, peço desculpas pela demora em atualizar esse post, o jogo estava muito interessante e acabei esquecendo que tinha que atualizar o post.

E agora chegou a hora de falar sobre o jogo. Eu queria tirar screenshots, já que o PS Vita tem uma função para isso, só que para minha infelicidade, apareceu a mensagem: "You cannot take a screenshot of this screen." quando tentei tirar. Eu sabia que haviam jogos que não permitiam que screenshots fossem tiradas, e fiquei um tanto desapontado quando descobri que não era possível tirá-las no Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen. Mas tudo bem, vou usar imagens encontradas na internet então.

(Esse é um screenshot de outro jogo, o jogo Gundam Breaker, que eu também andei jogando, não confundam!) Eu já montei e lutei usando um desses durante um tempo. Além de ser uma das unidades que você consegue montar mais cedo no jogo, ele dá uma boa base, por ter stats relativamente elevados.

Tenho jogado bastante ultimamente, mas não só o Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen, mas chegou também a minha cópia física do jogo "Gundam Breaker", então tenho aproveitado para jogar um pouco e montar meu Gunpla customizado e personalizado (Mais ou menos isso, eu não gosto muito de ficar misturando as partes que claramente não vão muito bem entre si, e acabo deixando o MS quase igual ao original).
Acho que sou muito conservador no quesito Gundam para fazer uma unidade com uma mistura agressiva de peças diferentes, não acho que montaria algo como isso.

Algo muito interessante do jogo é a possibilidade de ver como ficará o seu Gundam (No quesito cores, afinal de contas, é possível editar as cores de cada parte do Gundam, e dar efeitos que os builders da vida real dão, e no quesito harmonia das formas), na versão tamanho real, através de um holograma no seu hangar de realidade virtual.

Por fim montei um OO Raiser (GN Sword II), com todas as partes requeridas e originais dele. Atualmente buscando mais partes de um Freedom/Strike Freedom Gundam. Tenho partes suficientes para montar um GM, Gundam, Zeta Gundam, Strike Gundam (Aile, Launcher ou Sword) e um OO Raiser (GN Sword II). Falta ainda conseguir o IWSP Pack para o Strike, a GN Sword III para o OO Raiser. De Gundams que quero montar, tenho uma cabeça de Strike Freedom e o High Energy Beam Rifle dele e de Freedom, tenho o cockpit e os braços. (Curiosamente, as partes do OO Raiser foram muito mais fáceis de conseguir do que está sendo conseguir as partes dos dois Freedoms (Só fico ganhando partes repetidas ._.). Será uma conspiração?

Anseio pelo dia em que poderei fazer isso também, com meu próprio Strike Freedom Gundam.

Agora, voltando ao assunto do post, até o momento eu joguei 17 Scenarios, e tenho 17 SR Points (Ou seja, consegui cumprir os desafios de cada um dos scenarios até agora). Como o jogo define sua dificuldade conforme o número de SR Points, tenho jogado no Hard desde o Scenario 2 (O 1 automaticamente começa no Normal).

Tenho 1 unidade, a unidade do protagonista, como Ace Pilot, com 103 kills, e no ranking de kills, o segundo sendo Sagara Sousuke (Full Metal Panic), que pilota o ARX-7 Arbalest, com 45 kills, e o terceiro é Ozma Lee (Macross Frontier), que pilota o VF-25S Messiah F (Tornado Pack), com 43 kills.

Como estou muito no começo, a falta de dinheiro para dar upgrade em unidades + estar no Hard está fazendo com que seja bastante desafiador continuar ganhando todos os SR Points. Porém, ouvi que temos secrets e rotas secretas, cujos pré-requisitos ainda não foram definidos oficialmente, mas aparentemente a rota secreta só pode ser pega por quem consegue muitos SR Points. Nada confirmado ainda, mas eu com certeza quero ir pela rota secreta, se possível, para ver vários personagens sobreviverem/mudarem de lado/se tornarem personagens usáveis, então continuarei a tentar conseguir todos os SR Points.

Agora, story-wise, essencialmente o que aconteceu foi que os membros da ZEUTH (Força do Z1) voltaram a seu mundo de origem, para se depararem de repente com um grande terremoto dimensional (Sacanagem foi isso acontecer pouco depois deles terem finalmente voltado ao seu mundo). Após isso, o que aconteceu é que vários mundos diferentes acabaram se juntando em um só, unindo os mundos de UCW (Como ficou chamado o mundo de Z1) e ADW (Mundo de Z2 e Z2.2). As pessoas aceitaram as mudanças e voltaram a viver em paz.

Uma das animações de batalha do Genion. Notem aquele pequeno quadrado no qual temos um quadrado azul (Aliado), com duas setas saindo para os dois quadrados vermelhos. Falarei mais para frente nesse post, mas é um exemplo de um ataque do tipo ALL, que permite que uma unidade acerte o time/par inimigo em um só ataque.

Depois, tivemos a introdução do novo protagonista, Hibiki Kamishiro, e ele ganhou sua unidade no primeiro scenario, após a aparição dela depois de um terremoto dimensional, a unidade DEM-00 Genion. Posteriormente, após alguns scenarios, descobrimos que o cockpit do Genion é na verdade um two-seater, vulgo cockpit para 2 pessoas, e temos outra pessoa se juntando, como operadora do Genion, Suzune Saijo. Uma explicação muito melhor, tanto dos protagonistas, quanto de algumas partes do jogo, pode ser encontrada no site oficial de Gundam: Aqui (Não coloquei uma foto do Genion inteiro porque até agora só tem a oficial, e é possível que dê problemas de copyright colocar ela aqui).

Certamente ficou mais bonito no Jigoku-hen, mas Wing Zero não aprovou o fato que suas cenas de batalha ficaram mais curtas e menos detalhadas.

Gameplay-wise, os gráficos estão muito melhores do que os do Z2 e Z2.2, apesar de várias cenas de batalha terem sido mudadas para uma versão menos detalhada e menos dinâmica, se comparado as do Z2.2, o que foi desapontador (Vide, em geral, os ataques finais das unidades de Gundam Wing Endless Waltz). Deu para sentir que as cenas de batalha das unidades da UC Timeline de Gundam foram mais caprichados.

Unicorn agradece, juntamente ao Nu Gundam (Convenhamos, ele sempre ganha uma atenção especial em suas cenas de batalha e cenas dinâmicas nos jogos de Super Robot Taisen) e os outros, pela atenção maior dada às suas cenas de batalha.

Já tinha mencionado anteriormente sobre o Tag System, e agora que joguei, posso dar mais informações sobre ele. Primeiramente, agora temos uma opção nova no menu entre scenarios, na qual você pode definir os times (De 2 pessoas), e ver quem já está numa posição fixa, e não pode ser colocado em par com ninguém (Possivelmente, ou por razões de plot, ou porque alguma unidade se juntará como partner dessa unidade mais tarde no stage).

Tela entre missões. Comparado aos jogos anteriores, agora temos a terceira opção da primeira coluna, quinta opção da segunda coluna e terceira opção da terceira coluna como opções novas. Elas, respectivamente, definem os times, abre o D-Trader, a loja onde você gasta os Z Chips (Outro tipo de "dinheiro", que só pode ser ganho em batalhas) e Network, onde você pode cuidar dos assuntos relacionados à PSN. O ranking com os 3 primeiros colocados em kills está do lado esquerdo.

A tela mencionada acima. Na esquerda, temos as naves disponíveis. Os 6 slots logo ao lado são para unidades travadas, e os 42 slots ao lado desses 6 são para livre escolha dos pares entre as unidades.

Além disso, devido a termos o ataque de 2 unidades ao mesmo tempo, precisou-se definir novas regras para os combates. Primeiramente, sempre temos a unidade principal e o support/partner. A unidade principal é a que tem seu sprite aparecendo no mapa, e pode-se trocar qual unidade cumpre qual papel apenas antes de atacar com ela. (Nessa tela acima, a unidade da esquerda é a principal, e a da direita é o support)

Na hora de um ataque em dupla, sempre começamos com a main unit e a support unit uma do lado da outra. Dependendo da situação, uma ou outra se afasta, para que a unidade que atacará agora possa atacar. Mas na hora de receber um ataque do tipo ALL, eles ficam juntos na animação de batalha, independente de um ou outro desviar ou não, só havendo aquele avoid suave da determinada unidade (Ou das duas, depende das probabilidades)

Tivemos também a divisão dos tipos de ataque: Normal, podem ser utilizadas pela unidade principal, mas não podem ser usadas por um partner durante um ataque normal, Assist, que são os ataques que vão ser utilizados quando essa unidade for partner, mas podem ser usados de qualquer maneira pela unidade principal e ALL, que são os ataques nos quais a unidade principal não recebe a ajuda do support, e ataca as duas unidades inimigas ao mesmo tempo. Como penalidade e também para evitar que os players estivessem pouco se importando para a support unit, subindo o level apenas da unidade principal, o ataque do tipo ALL perde 25% do dano quando é usando contra duas unidades ao mesmo tempo.

Um ataque da forma wide, usando o Gurren-Lagann como unidade principal e o Space King Kittan como support. As probabilidade de acerto são calculadas individualmente para cada combate. Note nas pequenas setas, indicando quem vai bater em quem.

Também temos o fato que agora, caso você não use um ataque do tipo ALL, você pode escolher entre duas formas de ataque, center ou wide. No caso da primeira, sua unidade principal e seu support batem apenas na unidade principal do oponente, já na segunda, sua unidade principal bate na principal do oponente, e a sua support bate na support adversária. Caso você esteja com duas unidades contra uma, as duas unidades automaticamente fazem um ataque da forma center.

Para dar um bônus pelo fato de agora não poder usar unidades separadamente de modo muito eficiente (O número de times/pares que podem ser deployed não é muito alto, e uma unidade sozinha, ou um par, contam igualmente como um time na hora de dar deploy), agora temos algo novo chamado Tag Tension. Ele é reconhecido pelas duas estrelas, que podem ou não estar azuis, sendo azul escuro = vazio e azul claro = cheio. Quando algum dos pilotos do par dá level up, ou quando uma unidade do time destrói 2 ou mais unidades, as estrelas enchem.

Exemplo da tela de final da batalha, onde se mostra quanta exp, dinheiro, Z Chips, PP, Score e Tag Tension foi ganha na batalha, e por quem da dupla. É possível ver que a Tag Tension está cheia para o time de ARX-7 Arbalest pilotado por Sagara Sousuke e o M9 pilotado por Kurz Weber.

Quando as duas estrelas estão cheias, pode-se usar 2 comandos novos, a custo das duas estrelas: Maximum Break e Tag Command. O primeiro permite que durante apenas esse ataque, seja quebrada a restrição de que a Support unit só pode usar o ataque do tipo Assist, podendo usar qualquer um de seus ataques normais ou ALL, e quebra-se a outra restrição que a support unit não pode atacar quando a unidade principal usa um ataque ALL. Também temos o fato desse ataque ser da forma Center, dar x1.2 de dano e ignorar habilidades e skills de defesa. Excelente para um ataque com força total. Já o segundo comando, Tag Command, permite que seja usado 1 comando de uma lista de 4: Multi-action, que faz você poder atacar novamente caso você destrua um time, Bonus PP, que faz com que você receba o dobro dos PP points na próxima batalha, Bonus Chip, de mesmo efeito que o anterior, mas para Z Chips, e finalmente o SP Charge, que carrega instantaneamente 25 SP para os pilotos principais do time.

Na ordem, os comandos são: Move, Maximum Break, Tag Command, Transform (Alguma das unidades deve poder mudar entre modo MS/MA), Change Main Unit, Spirit Command e Status.

Menu de confirmação de ataque quando está se fazendo um Maximum Break. Note no MAX presente nos quadrados onde estaria Kougeki (Ataque) e As-W.

A música de batalha e o começo da animação até mudam durante um Maximum Break.

Além de tudo isso ai, ainda temos mais um sistema novo: Tactical Combo. Essencialmente ele te dá um bônus de ataque e de dinheiro e Z Chips ganhos, dependendo do nível dele, que sobe quando você destrói times inimigos em sucessão. Ele vai de 0 até +5, sendo que +1 dá x1.05, +2 dá x1.1, e assim por diante, até +5, que dá x1.25. Essencialmente, qualquer destruição de times inimigos ou boss subirá em +1 o nível do Tactical Combo, mas falhar em destruir a unidade inimiga, ou acabar o turno de uma unidade fará cair em 1 ponto, e destruir a unidade principal sem destruir o support faz ele cair em 2 pontos. Passar para o turno do oponente sempre volta o nível do Tactical Combo para 0. Tactical Combo também nunca fica em número negativo. (Na imagem com os comandos, é possível ver um "Combo +2!" no lado esquerdo superior da janela de menu. É lá que fica o nível do Tactical Combo.

"I'm gonna Fumoffu~ your face!" - Comentário feito por um sábio da internet sobre a aparição dessa unidade.

Bem, depois de falar tudo isso aqui, falemos do lado mais fan do jogo. Como o esperado, o submarino TDD-1 Tuatha de Danaan só aparece temporariamente durante missões onde tem água para ele operar, sumindo logo depois. Cortaram o ZGMF-X19A Infinite Justice Gundam desse jogo, para infelicidade geral da nação. Mas deram um belo OZ-00MS2B Tallgeese III pilotado pelo Miliardo Peacecraft/Preventer Wind habilitado logo no começo do jogo, além de outras unidades legais. Não compensa o buraco que deixou o Infinite Justice, mas é algo. Temos também uma certa unidade que pessoas faziam piada, mas não imaginavam que realmente seria uma unidade usável. Deixarei um link de um vídeo para aqueles que quiserem ver abaixo:


Comentários meus até agora (Scenario 17): Aparentemente não existiu Gundam ZZ/ Judau perdeu na batalha final e ninguém pilotou o Zeta Gundam, somado a Scirocco não ter conseguido afetar Kamille Bidan na batalha final de Gundam Z, porque temos Haman Karn viva, Zeta Gundam está inteiro nas mãos da Anaheim Eletronics (Posteriormente mandado para Kamille Bidan) e Kamille Bidan são e bem. Fora isso, estamos misturando um pouco os acontecimentos de U.C. 0094 e U.C. 0096 por termos Char Aznable, Amuro Ray e Banagher Links, com acontecimentos tanto de Char's Counterattack quanto Unicorn acontecendo ao mesmo tempo. Por que raios ninguém lembra do Aquarion original? Cade o Lelouch/Zero e o nobre Knight of Zero, Suzaku, quando o mundo precisa deles?

Fora as reclamações, tem algo que eu estava pensando: Eu não reclamo de coisa boa, mas foi relativamente roubado me darem logo no começo o XXXG-00W0 Wing Gundam Zero, OZ-00MS2B Tallgeese III e Type-02/F1Z Guren SEITEN. Essas unidades caso eu estivesse jogando na dificuldade Normal, estariam provavelmente dominando o campo de batalha, mas como estou no Hard, qualquer ajuda é bem vinda, porque está bem complicado e desafiador manter-me fazendo todos os desafios.

Comentário adicional: Precisam dar umas dicas logo das coisas secretas. A falta de informações precisas dos outros jogadores que já zeraram o jogo está dificultando para que os jogadores consigam entrar na divisão de rota secreta no primeiro playthrough e consigam ganhar as unidades secretas/salvar personagens da morte. Falando em rota secreta, eu já sabia que provavelmente seria assim, mas ainda sim alimentava uma pequena esperança que eu estivesse errado, mas os acontecimentos considerados do Z2.2 são da rota normal, não da rota secreta.

Espero que posteriormente todas essas respostas sejam dadas (Possivelmente, algumas delas só no Tengoku-hen), apesar de já terem estragado um pouco pra mim, graças a spoilers. Apesar que eu já tinha minhas suspeitas devido ao título do jogo. Continuarei jogando, para ver enfim a aparição do GNT-0000 OO [Q]anT, volta do Type-0/0A Shinkirou e do Z-01Z Lancelot Albion, com o grande comandante Lelouch (Que não sei se voltará como Lelouch ou como Zero. Provavelmente será publicamente como Zero, já que é considerado os acontecimentos do Z2.2 versão rota normal e não rota secreta).

Até a próxima então,

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

Um comentário:

  1. 5:p Jeguy Hope!


    Song: youtube.com/watch?v=6y0ChhX2PUI.A qual menos urgente que no anime ainda reflete verdades completas,completas como a "Edit atualizada de verdade".Fora toda essa problemática,a atmosfera composta dos sons tem ritmo envolvente em sua proposta na ED 28,Niji(by Shinku Hourou),Naruto Shippuuden.

    A contextualizar na decrescência seria:
    #1 Ficar sabendo só na hora... "Você não pode 'piratear' as screenshots do nosso jogo" foi o que disse noutras palavras.Se algum lugar listasse esses jogos com essa impossibilidade,bem melhor seria.
    #2 Cá é onde o conservadorismo fala muito mais alto.Tem jogos onde se customiza que fica irreconhecível;semelhantes entre eles e com o cenário que há de se continuar a memorizar bem,ex: Mudar jutsus(que tinha seu lado "bom",treinamento por ex) em "Naruto: Ultimate Ninja 5" do Play2.
    #3 Esse holograma,hein!"mistura agressiva de peças diferentes",girar a câmera para ver como ficou;pode..? :p
    #4 Vendo as partes que faltam,penso como você se viraria se fosse numa batalha real.Visualize: Falta uma peça,estraga etc,mas aí Jeguy Hope não desejaria descaracterizar sua unidade;você morreria,cara.E uma questão: Jogar com esses robôs de partes faltantes não lhe faria ganhar peças mais diferentes em tudo isso que jogara?Ou o game é bem exigente e tal?
    #5 Rota secreta?pelo visto ainda não contaram pra ninguém,nenhum "Detonado" nem nada,peçamos Suzaku Kururugi que obriguem todos a contar.=pp [Lembra-se da outra rota secreta?Tinha a ver com ele.]Ou caso contrário ele tramará outro "terremoto dimensional",um termo peculiar sem nem pensar muito... e no Japão então... o_o
    #6 Os assistentes/strikers/ajudantes serem acertados e sofrerem danos.Antes Marvel VS Capcom não tinha isso com personagens e esses nem eram jogáveis;quando isso acontece o uso se torna meio indiscriminado.
    #7 Hibiki Kamishiro mais ou menos guarda o lugar para Suzune Saijo,não deixa aparecer o lugar no começo,só pra começar. =)
    #8 Aparentemente economizaram nas cenas de batalha,mas nos trailers não o fizeram.O número de personagens também influenciou,pois tem mais gente nesse ou lembrei errado?
    #9 As pessoas não devem apreciar muito ou entender,porém entender quem não pode ser parceiro de quem deve se tornar intrigante a "revelação de spoilers" quando descobertos ou mais embaixo nos fatores de "Normal,Assist e All","Tag Tension","Maximum Break e Tag Command","deployeds","Tactical Combo" etc.As estratégias vão se acumulando e talz.
    #10 Não é meio chato somente ter os recursos da "Tela entre missões" apenas na "Tela entre missões"?Umas opções pareceram úteis em outros tempos do jogo.
    #11 O vídeo e a "unidade" é o alívio cômico,no entanto talvez forte demais para ser tão "cômico".

    Em seus comentários:
    .1 Os caras que foram esquecidos estão traumatizados com a mesma sensação de Kevin McCalister(Macaulay Culkin) de "Esqueceram de Mim".E Não tornaria desequilibrado o game com esses exs que deu??
    .2 Olha o "desequilíbrio" anterior aqui. XDD Reclamando de barriga cheia. =DD
    .3 No "Comentário Adicional",quanto mistério!Nem parece que a internet foi inventada. ¬¬ O que no caso dos spoilers sabidos devem ter sido por tentar saber por aí,talvez nem pela internet,entretanto quem descarta isso??

    Ao post= Mesmo que "You cannot take a screenshot of this screen." o frustrou,a visualização das imagens na maior resolução possível não ficou a dever,ainda que de algumas imagens ilustrativas por motivos alheios à vossa vontade.E pode-se sentir muito bem sua relação entusiasmada de conhecer pouco a pouco,ainda que umas dúvidas na criação do game não sejam muito seguras a quem a paciência é maior que inversão.Pelo entretenimento informativo: "MUITO BOM!"

    P.S.:
    1) E os EVAs,hein?Cadê? :D
    2) Acho que não tardarei a adentrar no especial post seguinte,OK?Pensei não poder pular esse post etc... ^^


    See you at next time!

    ResponderExcluir