-->

11 fevereiro 2014

Jeguy Hope Joga - Super Robot Taisen Z Series


Olá a todos, estou aqui hoje, numa edição um pouco diferente do quadro Jeguy Hope Joga.

Primeiramente, peço desculpas pela demora para fazer esse post, ainda não me acostumei com a nova rotina de posts com a saída do Kico. Farei o possível para que tudo volte à normalidade o quanto antes.

Originalmente, esse quadro só seria usado para ou falar sobre jogos, ou ter fotos de gameplays comentadas por mim (Porque uma placa de captura é cara, então não dá para fazer gameplays em forma de vídeo). Porém, com o anúncio de um certo jogo, senti a necessidade de comentar com meus leitores sobre esse jogo que sairá. O tipo de jogo vocês já devem poder adivinhar pelos meus gostos.

Estou falando do jogo "Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen" (ou "Super Robot Wars Z 3 Time Prison Chapter"). Abaixo, deixo apenas o Promotion Video 1, já que até agora só saiu esse:


Junto com o anúncio do jogo, foi dito também que assim como seu predecessor (Dai-2-ji Super Robot Taisen Z), esse jogo também será em duas partes, sendo a primeira "Jigoku-hen" (Time Prison Chapter, se preferirem), e a segunda, a menos que resolvam mudar o nome mais próximo da data de lançamento, foi nomeada de "Tengoku-hen" (Heavenly Prison Chapter, se preferirem).

Um comentário antes que eu esqueça: Já vieram pessoas me perguntar por que em alguns lugares o nome do jogo aparece com "Taisen", e em outros lugares, com "Wars". O fato é que "Taisen" se traduz como "Wars", então vocês podem dizer qualquer um dos dois nomes, desde que não misturem as coisas (Nada de Dai-3-ji Super Robot Wars Z Time Prison-hen ou Super Robot Taisen Z3 Jigoku Chapter). Pessoalmente eu prefiro chamar pelo nome original em japonês, mas são vocês que sabem. Segunda coisa: Eu sei que "Jigoku" e "Tengoku" podem ser traduzidos respectivamente para "Hell" e "Heaven", mas por causa dos kanjis que formam essas duas palavras, os nomes dos jogos traduzem-se para "Time Prison" e "Heavenly Prison".

Caso vocês não se lembrem, falei um pouco do "Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Saisei-hen" nesse post. Para dar uma ideia de quão bom o jogo foi, eu até fiz esse outro post, falando sobre vídeos fanmade baseados nesse jogo, que por sinal, foram de uma qualidade espetacular.

Aproveitando o assunto do post, falarei um pouco da história dos jogos da série Super Robot Taisen Z:


O primeiro jogo dessa série, "Super Robot Taisen Z" foi lançado em 25/09/2008 no Japão, para a plataforma PS2. Foi o jogo que quebrou algumas tradições e precedentes, como por exemplo, o elevado número de séries "novas" (Que tiveram sua primeira aparição nos jogos da série Super Robot Taisen) nesse jogo. Ele fez bastante sucesso em sua época.
Após quase 3 anos, no fatídico dia 14/04/2011, tivemos finalmente o lançamento de uma continuação dessa série, o jogo "Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Hakai-hen", para a plataforma PSP, e já era sabido na época que seriam 2 jogos, "Hakai-hen" (Destruction Chapter, se preferirem) e "Saisei-hen" (Regeneration Chapter, se preferirem). Seguindo a tradição do primeiro jogo, tivemos vários animes novos aparecendo pela primeira vez em um jogo do universo de "Super Robot Taisen", tais como: "Armored Trooper VOTOMS", "Kidou Senshi Gundam OO 1st Season", "Shin Mazinger Shougeki! Z-Hen", "Earth Defence Enterprise: Dai-Guard", "Code Geass: Hangyaku no Lelouch", "Tengen Toppa Gurren Lagann", "Gekijouban Macross Frontier: Itsuwari no Utahime" e "Psalms of Planets Eureka Seven Movie: Pocket Full of Rainbows". Esse jogo teve um grande sucesso, e uma parte disso foi exatamente por incluir os novos animes.


Como todos esperavam, quase um ano depois, no dia 05/04/2012, foi lançado a segunda parte no Japão, "Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Saisei-hen", igualmente ao seu antecessor, foi lançado para a plataforma PSP. Todas os animes presentes no jogo anterior ou se mantiveram, ou foram incluídas suas continuações, a saber: "Kidou Senshi Gundam OO 2nd Season", "Code Geass: Hangyaku no Lelouch R2", "Gekijouban Tengen Toppa Gurren Lagann: Lagann-hen" e "Gekijouban Macross Frontier: Sayonara no Tsubasa" e também um anime novo, "Messenger of the Sun: Tetsujin 28-go". Além de contar com a participação especial dos protagonistas do primeiro jogo da série, o "Super Robot Taisen Z" durante uma parte do jogo, que foi uma das coisas que contribuiu fortemente ao grande sucesso que fez esse jogo.
E nesse ano de 2014, tivemos uma grande notícia... Já se sabia que provavelmente estavam planejando talvez continuar a série Super Robot Taisen Z, afinal de contas, ela faz bastante sucesso entre os fans. Mas nada se tinha certo até que anunciaram finalmente que teríamos um "Dai-3-ji Super Robot Taisen Z". E então temos a data de lançamento: 10/04/2014, e ele sairá para as plataformas PS3 e PS Vita.

Nessa imagem consta que haverá apenas a versão digital para PS Vita, o que foi atualizado depois, por decidirem fazer cópias físicas para PS Vita. Cuidado para não confundir.

Comparado ao jogo anterior, e analisando APENAS ATRAVÉS DO PV1, perdemos os animes "Invencible Superman Zambot 3", "Invencible Steel Man Daitarn 3", "Space Emperor God Sigma", "Space Warrior Baldios", "Combat Mecha Xabungle", "After War Gundam X", "Turn A Gundam", "Super Beast Machine God Dancouga", "Overman King Gainer", "Super Heavy God Gravion Zwei" e "Psalms of Planets Eureka Seven Movie: Pocket Full of Rainbows". Tivemos as continuações "Shin Kidou Senki Gundam Wing: Endless Waltz" e "Gekijouban Kidou Senshi Gundam OO ~ A Wakening of the Trailblazer ~". E finalmente, os animes novos ao universo de Super Robot Taisen: "Aquarion EVOL" e "Kidou Senshi Gundam Unicorn". Também voltaram a aparecer em jogos do universo Super Robot Taisen, depois de vários jogos sem aparecer, os animes/filmes: "Evangelion Shin Gekijouban" (Rebuild of Evangelion), "Full Metal Panic!" e "Top wo Nerae!".

Grandes expectativas para usar essa unidade junto com os outros Gundams.

Logicamente, a lista de séries perdidas, continuações e séries adicionadas do Dai-2-ji para o Dai-3-ji é baseada nas informações dadas até agora. Nada impede que talvez, em algum PV mais para frente, tenham guardado a surpresa do retorno de uma série, ou até mais uma série nova ao universo de Super Robot Taisen. Pessoalmente achei uma pena que foram eliminados os animes "After War Gundam X", "Overman King Gainer", "Gravion Zwei" e "Eureka Seven". Gostava bastante de jogar com os mechas desses animes, mesmo que não fossem tão poderosos (Tais como Devilfish, ou Panther), era mais pelo lado fan mesmo. Mas estou ansioso para jogar com o RX-0 Unicorn Gundam, o ARX-7 Arbalest, o GNT-0000 OO Qan[T] e o XXXG-00W0 Wing Gundam Zero (Endless Waltz Version) agora que temos a possibilidade de usá-los.

Será interessante ver o que exatamente farão com essa unidade. Manter os ataques que ela tinha nos outros jogos, ou inventar novos? Provavelmente pelo menos os movimentos deves ser mudadados.

Admito que eu tenho lá minhas dúvidas se as unidades de Evangelion não serão ruins comparadas as outras. Afinal de contas, elas tem poucas opções de armas para atacar e convenhamos, não se comparam muito nem com as unidades Super Robot, e nem muito com os melhores Real Robots. Vejamos a hora se eu estava certo ou não.

Pode ser preconceito meu, mas não está me inspirando muita confiança. Pelo menos é o Shinji do Rebuild of Evangelion, o que é alguma coisa.

Que eu tenha visto de informações sobre o jogo, não foi revelado ainda quem será o protagonista, se haverão mais de um protagonista e se teremos a aparição dos protagonistas dos 3 jogos anteriores (Eu acho possível, se não no "Jigoku-hen", talvez no "Tengoku-hen"). Mas eu sei que voltaram com o Tag/Pair System, que estava presente no primeiro jogo, mas não teve no segundo e no terceiro jogos. Mais informações que isso teremos que esperar pelos próximos PVs.

Um exemplo de um ataque usando o Tag System para usar duas unidades juntas para atacar, no caso o Gurren Lagann e o Space King Kittan.

Uma imagem extra de algo que comprei pouco tempo depois que li que haviam anunciado o jogo e vi o PV1 para saber quanto custaria para baixar na PSN Store:


E assim termina meu post. Estava pensando em fazer esse post mais para frente, para dizer a verdade. Queria esperar que tivessem mais PVs disponíveis, mas eu também queria falar logo sobre o jogo, então acabei optando por falar agora mesmo. Como deu para ver na imagem final, eu já estou pronto para comprar o "Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen" no instante que sair. E vocês, estão tão ansiosos e prontos quanto eu para jogar este excelente jogo?

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

EDIT: Recentemente saiu o PV2 do "Dai-3-ji Super Robot Taisen Z Jigoku-hen", então posto para vocês abaixo:


Sim, tivemos uma rápida aparição do novo protagonista e da nova unidade. Só sabemos até agora que o nome original dele é Hibiki, e aparentemente ele pilota junto, ou se comunicando com uma mulher chamada Suzune. Explicaram um pouco sobre os novos sistemas, Tag System, e outros modos que permitem que o parceiro seja mais útil para a unidade principal dependendo da situação. Tivemos também mais cenas de batalha, e a julgar pelas cenas, o jogo envolveu tanto vilões dos personagens da ZEXIS, que já estavam presentes em "Super Robot Taisen Z", e vilões dos persoangens da ZEUTH, que são presentes em "Dai-2-ji Super Robot Taisen Z". Ainda não sabemos se o jogo se passará em algum dos dois universos, ou será um universo completamente novo, com novos settings. O jeito é esperar pra ver.

2 comentários:

  1. 5=-) Jeguy Hope!


    Música: youtube.com/watch?v=VDeHa8vUiqo&hd=1 .É ED dos 4 OVAs de 2000.Junta um ar de arrepio(Sensação sugerida para correlacionar à postagem),desalento,sons sintetizados(e ñ) e vozes do âmago.E a pessoa que postou disse que demorou com as lyrics,se quiser ver isoladamente depois.

    "Jeguy Hope joga(RÁ)-Super Robot Taisen Z Series",sendo assim OK! ^-^

    "TAisen" ou "Wars" dependendo do fornecedor.Já foi bem pior nos retrô Nintendo,crises de identidade nos personagens. o-O O que é ou não menos 'aceitável' do que kanjis como substantivos compostos.Por "novas" acho que contou não pertencer aos clássicos do segmento;remoçar o público pagante,certamente.E de acordo com Code Geass,TTGL etc,os + "novos" estão meio "clássicos" no pedaço deles e novamente nessa 2ª pt(todavia noutro pedaço ainda),"Dai-2-ji...",implicaria em tese e implicaria também o nº de plataformas que vão sendo acrescentadas,PS Vita e lá se vão + números praticados.
    A Lista dos potenciais ausentes é extensa em relação aos "voltantes" e estreantes: "Evangelion Shin Gekijouban" (Rebuild of Evangelion), "Full Metal Panic!" e "Top wo Nerae!" na figura abaixo,né? XD Surpresas tem 2 lados,já a ansiedade,não sei se tem tantos para ir verificar preocupadamente os updates,exclusões e estreias(agora sem acento).
    QUanto aos EVAs de Evangelion e Shinji,podem ter mesclado habilidades;mantido o corpo esguio(o que pode garantir agilidade e velocidade natural) e o estado de fúria.A conferir[como na expressão].
    ISso de protagonistas é relativamente curioso,todos protagonizam no mundo deles e os games equilibram forças quando os juntam.Entretanto,um deles sabe mais que os outros,chega primeiro e o resto vem para ajudar a vencer a ameaça a todos os mundos e talz.
    POr esse "card" foram 10.000 ienes e para baixar na PSN Store,quanto seria?Só por curiosidade...

    E Invertendo um pouco as ordens,PV1:
    1 BEla essa representação da Terra vista do espaço,faz recordar as imagens vistas do espaço no filme "Gravidade".Não é tão bom quanto o que se investiria num candidato ao Oscar como o filme na indicação de Efeitos Especiais nas pessoas de Tim Webber,Chris Lawrence,Dave Shirk e Neil Corbould,no entanto a questão não é essa,a questão é que está caprichosamente bonito.Também tem as letras tematizadas,coloridas e "com texturas" e efeitos visuais" que se botam nas divulgações;já foi mais genérico,né?
    2 ANúncio no "mesmo telão" e os principais do game se apresentando para destruírem um alvo imóvel.Esse momento final recortado de cada combate ficaria "muito padrão",tendo melhorado quando os roteiros alternaram os locais,turnos do dia,"o primeiro que ofenderia marcialmente" ou forma de dar as caras;por fim,repetir toda a sequência de vencedor-vencido que o ambiente do que seriam armazéns do cais sugestionariam.
    3 O Combate no modelo "Pokémon/Chibi" está incluso no que o teu "card" comprará?
    4 SHinji sem voar e correndo com uma faca -diferentemente duma metralhadora portátil e gigante- não inspira grande coisa.É mesmo e é Shinji-kun(??).

    AO post:
    EN-tão,como se sente ao fazer de um PV um post extenso com todas essas explicações para situar os leitores no tempo e incluir mais informações,além do "Assistam ao PV do novo 'Dai-(???)-ji Super Robot Taisen' que tá bem legal"?Sei que já fez aparentemente assim antes,e toda vez que alguém posta necessita imprimir sua assinatura,tornar aquilo além da pessoal empolgação e/ou decepção,porém é mais desafiador quando a informação veio muito mais pronta que um macarrão instantâneo.Partindo de apenas o material que dispunha pronto e não fez uso direto dele,e a execução da iniciativa:... "Muito Bom".

    P.S.: O "atraso" meu também se deve -em parte- ao acomodar nos tempos transitórios do Raiburari.Assumir outras coisas,influenciou no reaparecer cá.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabibito-san. Demorei para responder o comentário porque eu estive muito ocupado com vários compromissos da minha vida pessoal.

      Sobre a música, é como você disse no começo, mas dá uma animada depois, vai. O trabalho para colocar as lyrics no ângulo correto e tudo mais deve ter sido o que fez demorar tanto para colocar as lyrics.

      Sobre a diferença nos nomes, lembre de Double Dragon, no qual tivemos uma tradução horrível quando foi para inglês, mudando completamente o nome dos protagonistas (Muito bem lembrado pelo remake, Double Dragon Neon). Como disse, é "novos" porque é a primeira aparição dos jogos ou no universo Super Robot, ou no universo de Super Robot Taisen Z.

      Essa grande lista de potenciais ausentes se deve ao fato que primeiro, não podemos dar uma preferência tão forte a só algumas séries, devemos incluir as várias que nós temos, e porque no Saisei-hen, tinhamos várias séries que só tinham uma unidade que foi presente no jogo. Já no Jigoku-hen, teremos menos séries com mais unidades presentes. Mas achei sim uma pena terem cortado as séries que comentei no post. Eu gostava de usar aquelas unidades.

      Eu não boto fé em Rebuild of Evangelion e provavelmente só vou usar alguma das unidades quando eu for forçado a fazer tal coisa. Eu simplesmente não consigo gostar de nenhum dos personagens de lá.

      O que aconteceu é que no primeiro jogo tínhamos uma boa parte do jogo que você tinha que escolher jogar com um dos dois protagonistas, e posteriormente, as rotas se encontravam e você jogava com os dois. No Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Hakai-hen/Saisei-hen, tivemos apenas um protagonista (Apesar de você usar outro personagem durante 16 missões do Saisei-hen, sem possibilidade de escolher o protagonista do Hakai-hen).

      A imagem com a data de lançamento (6ª imagem de baixo para cima) também em os preços. 8070 yens a versão de PS3 e 7120 yens a versão de PS Vita. Meu cartão dará para comprar uma das duas versões.

      Sobre o PV1, sim, foi uma representação surpreendentemente boa, mas se considerar a qualidade de imagem que conseguimos ter no PS Vita/PS3, é mais ou menos esperado essa qualidade. Essas partes são cenas do jogo mesmo. Em geral os inimigos ficam parados se não são capazes de desviar, e normalmente os que tem alguma cena especial, mesmo quando acertados são as unidades usáveis pelo jogador mesmo. O combate no modelo mais Chibi é na verdade outro jogo, o remake do primeiro Super Robot Taisen já lançado. Se você comprar o Jigoku-hen do primeiro lote, ou baixar perto da data de lançamento, o remake vem junto, de graça. Bem, eu já sabia que EVAs não voam, então já era esperada essa cena. Tem muito poucos tipos de ataque que um EVA consegue executar, exatamente por causa de seu arsenal limitado.

      Sobre o post, realmente foi um tanto difícil comentar coisas sobre o jogo, então optei por explicar um pouco da série Super Robot Taisen Z, e dar uma comentada de leve sobre a franquia Super Robot Taisen. Editei a pouco o post, colocando a disposição também o PV2, que saiu recentemente.

      Não se preocupe com atrasar o comentário, a gente também atrasa para postar. Principalmente agora que só estamos eu e o Dan-sama, os dias de postagem provavelmente serão irregulares.

      Até a próxima então, Tabibito-san.

      Excluir