-->

30 setembro 2013

Radio do Jeguy Hope (#8)

Lembram desse anime? A segunda temporada começará logo logo!

Olá a todos. Estamos aqui nessa noite, para mais uma edição da Rádio do Jeguy Hope! E hoje, teremos um convidado especial, cuja identidade será revelada mais para frente.

Antes que eu comece a falar sobre os assuntos desse post, alguns esclarecimentos sobre 4 assuntos pendentes:

-Post do Jeguy Hope na Segunda?: É, devido a problemas pessoais, não deu tempo de acabar o post para ser postado ontem. Tentarei não repetir esse dia irregular para postar.

-Comentários não-respondidos: Eu andei bastante ocupado com projetos e trabalhos, e acabei deixando de lado um pouco essa parte. Logo menos eu respondo todos os comentários.

-E o quadro novo "Jeguy Hope Joga"?: Então senhores, a logística envolvida para a confecção de um post desses é enorme. Estou tendo uma dificuldade porque PS3 está fora de questão porque não é possível tirar Screenshots a hora que eu quiser, DS também não é possível tirar Screenshots, PC também não tira Screenshots quando eu quero e PSVita também não tira Screenshots a hora que eu quiser. Portanto, sobrou a última opção, PSP. Ainda estou na fase de planejamento, então esse quadro demorará mais uns meses para começar.

-Cadê o Gunpla que você vem prometendo a tantos meses!?: Então, dessa vez foi porque eu tive que realmente tive que resolver problemas pessoais durante esse fim de semana, e não tive tempo para montar um Gunpla. Eu sei que ando prometendo, mas eu juro que se nesse próximo fim de semana eu estiver mais livre, eu monto e tiro fotos.

Como sempre, deixo o aviso: Obviamente, não preciso nem comentar isso, mas de qualquer maneira é sempre bom dizer: Eu não possuo nenhum direito sobre as músicas abaixo. Todos os direitos são reservados aos próprios autores, compositores, gravadoras e pessoas envolvidas na produção, confecção e distribuição delas.

Agora, sobre o próprio post, acho que é hora de apresentar nosso convidado especial dessa noite... Seja bem-vindo, Kico7!

Bom começo de semana a todos, quem fala aqui é o Kico7. Fui convidado pelo Jeguy a participar da rádio e escolhi comentar algumas ED de animes de temporadas recentes como Railgun S. Apreciem. 

Portanto, o post será dividido em 2 partes: Músicas do Jeguy Hope (que se dividirão em Músicas Animadas (De ritmo mais animado) e Músicas Emocionais) e Músicas do Kico7.

Músicas do Jeguy Hope (Músicas Animadas):

Música "Tomo Yo", a Opening 1 do anime "Mushibugyou". A primeira vista é uma música bem doida, na qual o cantor chega até a desafinar, mas o seu rítmo é cativante, e por alguma razão, você acaba se gostando dela. Não é o tipo de música que eu normalmente ouço, mas eu acabei gostando dela.

Música "Denshin  Unchained", a Opening 2 do anime "Mushibugyou". Dentre os animes que eu assisti na última temporada, certamente é uma das músicas usadas como Opening ou Ending que eu mais gostei. "Mushibugyou" foi um dos animes que foram menos apreciados nessa última temporada, e pessoalmente, eu gostei do anime. Eu concordo que em muitas partes ele não foi nada original, mas em geral, na minha opinião, foi um bom anime.

Música "Watashi wa Souzou Suru", a Opening 1 do anime "Ginga Kikoutai: Majestic Prince". É uma música que eu tive dúvida se colocava ela nessa categoria ou na categoria de Músicas Épicas. Imortalizada pelos eventos ocorridos no final do episódio 19 do anime, eu até então não tinha chamado a atenção. Foi nesses eventos mencionado acima que eu comecei a gostar dessa música.

Música "Macross", a Opening 1 do anime "Chou Jikuu Yousai Macross". Eu ainda não tive o prazer de ver o primeiro anime de Macross. Achei esse vídeo, que obviamente pelo conteúdo visual, é de algum vídeo remasterizado da Opening 1 do primeiro Macross. Mesmo que tenha já uma certa idade, assim como as músicas de Mazinger Z, Gundam e Godmars, ainda consegue cativar as gerações mais novas.

Música "Shogoshin ~ The Guardian", a Opening 2 do anime "Shin Mazinger Shougeki! Z-Hen". Tenho que admitir que quando ouvi a música como BGM de batalha do Mazinger Z no jogo "Dai-2-ji Super Robot Taisen Z Saisei-hen", não achei grandes coisa. Porém, ao ouvir a versão original e integral, achei muito boa a música, parte por causa das lyrics, muito boas.

Música "Northern Lights", a Opening 2 do anime "Shaman King". Seguindo na linha da última edição da Rádio do Jeguy Hope, mais uma música que talvez fosse inesperada para meus leitores. É uma música animada, com lyrics que seriam adequadas tanto para uma música rápida, quanto uma mais lenta. A versão Ballad dela se encontra mais abaixo nesse post.

Músicas do Jeguy Hope (Músicas Emocionais):

Música "Moon on the Water" (Também conhecida como Full Moon Sways), uma Insert Song e Ending 2 do anime "Beck". Música, que durante o anime, foi cantada por 2 personagens, já era boa quando cantada por eles, e ficou ainda melhor na voz da cantora Sowelu. Nada a declarar a não ser: essa música é linda.

Música "Stargazer ~ Hoshi no Tobira", a Ending dos ONAs de "Kidou Senshi Gundam SEED C.E. 73: Stargazer". Um bom leitor meu já sabia que muito provavelmente teria alguma música de Gundam. Sim, você está certo, caro leitor. Essa música, que leva o nome do MS principal do ONA, é uma composição bela. Eu diria que eu sinto um pouco do sentimento que as músicas "Akatsuki no Kuruma" e "Honoo no Tobira" passam, apesar da primeira não ter a mesma cantora das duas outras.

Música "Northern Lights (Ballad Version)", uma versão "diferente" da Opening 2 do anime "Shaman King". Ouvindo a versão mais animada, quem diria que aquela música poderia também ser adequada a um ritmo mais lento e triste? Uma versão belíssima, que na minha opinião, é muito melhor do que a versão mais animada.

Músicas do Kico7:

Hora de falar minha parte. Serão 2 ED comentadas, duas de animes que acabaram nessa temporada e uma "bônus".


Stand Still: Essa é uma ED que toca somente em dois episódios de Railgun S durante o arco "sisters", mais conhecido como arco do Accelerator, vilão e protagonista de To Aru Majutsu no Index, série irmã do anime em questão: To Aru Kagaku no Railgun (S). Ela ocorre em dois episódios cruciais do arco que são respectivamente o que o Touma, principal mocinho de To Aru Majutsu no Index, aparece pela primeira vez, e no famoso episódio da "ponte". Destaque para a segunda cena citada (spoiler), que é quando Misaka se vê encurralada e tomada pelo desespero vendo como única salvação para suas "irmãs" ir enfrentar o Accelerator sozinha e, consequentemente, morrer. É quando Touma a impede de fazer isso e, depois de uma longa discussão, promete resolver o problema para ela de forma que não hajam sacrifícios, ou seja, ele, o Level 0 mais fraco da cidade,  irá enfrentar e vencer o Accelerator, o Level 5 mais forte da cidade e supostamente invencível. A música possui um tom calmo em seus versos, com toques delicados de piano, e uma maior intensidade no seu refrão, fechando com chave de ouro a cena mais comovente do anime. Algo que me surpreendeu é que ela é cantada por Iguchi Yuka, me surpreendeu por ela ser dona da voz de Index, mocinha da série To Aru Majutsu no Index e é perceptível que sua entonação, na música, está totalmente diferente do habitual. Geralmente ela possui uma voz mais infantil e animada, aqui ela canta com delicadeza, maturidade e tristeza, tons totalmente diferentes de seu padrão. (Fiquei tão chocado com isso que já até fiz longas conversas com o Leandro, também conhecido como Incubator Nisishima, sobre o assunto)





"Hajimete Koi wo Shita Kioku": A ED do OVA de Kami nomi Zo Shiru Sekai (The world only god knows) e também tocada no último episódio da terceira temporada (Megami-hen) que foi ao ar nessa temporada de verão. É uma música com uma letra e melodia simples mas que aproveita disso para ser emocionante. (Spoiler)Ela conta os sentimentos da autora, Kosaka Chihiro, uma das heroínas do anime, definida em seu arco como "uma garota completamente ordinária". Chihiro é uma das únicas mocinhas que se apaixonou pelo Keima por quem ele realmente é e no arco das Deusas em questão, sofreu muito ao descobrir que o seu primeiro amor (Keima) não a cortejou por amor, mas sim por necessidade para salvar as Deusas. Mesmo após descobrir essa verdade, Chihiro continou ajudando Keima até o fim do arco, onde eles se despediram e ela tocou no festival da escola essa música, tentando em todo momento sorrir, mas não aguentando no final e eventualmente chorando pelo fim de seu primeiro amor. O mais surpreendente é ela ser a garota mais "real" (sem nenhum traço marcante especial como as outras) e sem nenhuma Deusa, mas ter se destacado mais no fim do arco, brilhando naquele palco mais que todas as suas colegas "especiais".


Bônus:


Save my heart: Apesar de Date a Live ser da temporada de primavera, como não tive oportunidade de falar dele na época, resolvi encaixar este divertido anime aqui. O anime com o rapaz que precisa conquistar o coração das garotas que podem destruir o mundo, sem dúvidas não é uma premissa eticamente muito correta. Ainda assim fizeram um bom trabalho parodiando Visual Novels e gerando boas cenas de comédia romântica. A música em questão, Save my Heart, cantada por Nomizu Iori, possui a melodia alegre do violino com a canção romântica retratando que ao "salvar o mundo" sendo romântico e gentil com as heroínas, o protagonista está salvando o coração delas da solidão e desespero, afinal de contas, ele é o único que não as vê como "monstos". Combina perfeitamente com os sentimentos das protagonistas, principalmente Tohka, a "princess", das mocinhas a mais apaixonada pelo protagonista.

E assim acaba meu post, que teve a participação especial do Kico7. Depois de uma sucessão de situações e problemas pessoais complicados e chatos, espero que minha vida volte mais à normalidade e eu possa voltar às minhas atividades normais no blog. Vejo vocês no meu próximo post.

Jeguy Hope, Gundam, Deru!

3 comentários:

  1. ;> Jeguy Hope!


    # NOTA: Comentário junto,mas dividido aos 2 nas músicas .
    CANÇÃO: youtube.com/watch?v=KFQmq68WJTU&hd=1,ED2 de Fruits Basket em inglês,tamanho compactado,slide aleatório e homenageando ao emotivo,cômico e soturno anime.

    MÚSICAS ANIMADAS:
    1)Conheço umas de vozes bem exóticas também,mas não vem ao caso.GAGAGASP,a banda,até tentou me enganar,porém reconheci de "Hajimete Kimi to Shabetta",ed 8 de Naruto.E num paralelo,serem doidos,'bagunçados' e sonoramente estranhos,repetiu-se.
    2)Impressão do som se distanciar/se aproximar continuamente.Sendo o HD,um diferencial pra identificar bem os sons da OP(último episódio?)/ED em meio a essa velocidade/ritmo.
    3)Interessante;uma volume quase estável,pausas meio dramáticas e decisão na voz e tal.E não sei se conheço as canções de cantora Natsumi Kon: ??
    4)Macross tem pontos famosos em técnica e roteiro,deve ter a ver com o misto de CG(que não está espetacular) e desenho tradicional nesse vídeo,não lembro ao certo..."Remasterizando".
    5)Uma tradução trágica -na letra de Kageyama Hironobu- e lá o JAM Project performando da forma como a época 'exigia',no entanto ainda não me convenceu tanto como estás.
    6)Mais acostumado com a versão TV size Br;coisas de TV aberta e CARTOONs.Ademais,a trilha sonora de Shaman King não dificilmente me traz à seiyuu/cantora Megumi Hayashibara...
    EMOCIONAIS:
    1)Sowelu,a cantora,já ouvi(lembro de) umas 3/4 canções emocionais -com essa- dela,o que não deve significar ser "sorte" da "Moon Sways",onde sabemos que mesmo sem a progressão da cena,ela é toda 'sinuosa'.
    2)É mesmo.Mesmo sem FictionJuction Yuuka das 2 músicas,a calmaria da voz e o ar de Clássico Pop e em algumas notas de Satori Negishi se assemelha com ela.A música e letra são uns belos achados.
    3)Quase pôde existir em separado ao original que é mais pro outro tipo de balada,contudo Battle Shounen tem outra levada e uma Abertura protagonizada por ela não daria tão certo -quem sabe nuns episódios ou EDs-.Já a letra é como falou.


    ;> Kico7!

    MÚSICAS DO KICO7:
    1)Toaru Majutsu no Index é irmã de To Aru Kagaku no Railgun(S)?Ou To Aru Kagaku no Railgun(S),que veio depois(spin-off) é que é a irmã de Toaru Majutsu no Index porque essa primeiro?[Questões 'filosóficas' ô.O]
    Vejo que todo um enredo e intervalo de fatos pra chegar onde Mikoto Misaka(?) se desidrata de tanto chorar;como qualquer mocinha sofredora que se preze.E tendo por tabela,essa música shounen(-esca) que é tão prezada numa hora da vida aventureira que os sentimentos são botados na mesa,num/no caso do gênero(Shounen) e/ou do Pop com múltiplos sentimentos.
    (E o Incubator (I)Nisishima te ouviu pacientemente,"sem criticar"?Se assim,nem aparenta aquele que te repreende em público.)
    2)Marcação ativa da bateria,né?E pelo que olhei e ouvi,a "Katsuragi Keima de saias" e de mais sorriso aparente que o próprio,soa como aquela mais adequada ao protagonista caso o hárem se desfaça,nem que ela monte uma banda(e fique tomando chás) para o conquistar,né?
    3) OU BÔNUS = Tem um volume alto,hein!Ainda bem que estava atento por alguma razão.E acho que lembro do PV do anime,umas garotas chegando de todo lado e iniciando a destruição de tudo que viam pela frente... ou mais ou menos isso;até que um carinha passe a conversa melosa de amor e elas sejam dissuadidas em nome do amor.

    AO POST:
    Jeguy Hope optou num tipo de iniciação nuns exotismos,aquela direta/indireta propagandinha básica do animê que se acaba fazendo,e junto o novo,o velho e o mais velho ainda na exemplificação interessável.
    Kico7 optou em 3 descrições do porquê as cenas específicas pediram tais canções e nas descrições gerais,porém não limitou o fim de spoilers.
    E no geral,nem todas as escolhas não impactam tanto sem se conhecer o animê ou a 1ª vista,my 1ª opinião,sendo + ou - como MUITO BOM por aproximação.
    P.S.: Assistiu a Fruits Basket,Kico 7?E voltou depois pro post seu em acabamento. 2)E sobre o sistemas de comentários,deve estar melhor pra eu revisar. ;)


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tabibito-san.

      Sobre a sua música, eu acho que ela foi mais direcionada ao Kico7, porque ele não está dentro dos meus gêneros favoritos. Eu ouvi a versão da música em Japonês, e eu tenho que dizer que, por uma das primeiras vezes na minha vida, a versão adaptada em inglês ficou melhor que a original. A adaptada tem uma intensidade mais forte que a original e a versão em inglês mantém o ritmo de "Ballad", que na minha opinião, deixa a música melhor.

      Sobre as músicas animadas:

      #1. Nem reconheci da música de Naruto, já que além de fazer muito tempo que eu assisti Naruto, eu tenho que admitir que do meio para o fim do anime, que só tinha filler, eu pulava a maioria dos episódios, talvez tenha perdido a OP por causa disso. Outro fator foi que o vocal não teve nenhuma parte que ele ficou tão louco quanto ele fica em "Tomo Yo". Foi muito bem reconhecido, Tabibito-san, estou impressionado.

      #2. Eu nunca reparei muito essa diferença entre a versão 480p e a versão HD porque eu baixo direto o arquivo .mp3 da música em 320 kbps, que é a melhor qualidade possível depois de .flac. É a Opening 2, eu confirmo isso.

      #3. É uma música de um estilo diferente das que eu costumo ouvir, mas acabei gostando dela mais pelo contexto no qual ela também foi usada como Insert Song, não só pela música em si. Mesmo assim é uma produção musical no mínimo curiosa.

      #4. Então, eu tive uma dificuldade para descobrir onde apareceu, exatamente, esse vídeo da Opening 1 Remasterizada. Há fontes que dizem que esse vídeo foi feito para, acredite você ou não, uma máquina de Pachinko. Há outras que dizem que veio como bônus de algum DVD/Blu-Ray de alguma série Macross. No final das contas, por falta de consistência nas informações, para não pecar por informações e fontes equivocadas, preferi omitir exatamente de onde esse vídeo veio. Fora isso, imagino que o uso de uma CG não tão espetacular e o desenho tradicional, sejam uma tentativa de unir o velho ao novo, mas sem perder muito da essência do velho, cuja perda faria os fans mais tradicionais não gostarem muito.

      #5. Então Tabibito-san, eu sei japonês num nível que eu consigo entender até certo ponto as lyrics sem precisar consultar o dicionário. Considerando que eu gosto muito dessa pegada de Super Robot, de heróis, salvadores e coisas do gênero, eu achei a música cativante e muito legal, pelo rítmo e pelas lyrics. Sim, eu admito aqui: Os Real Robots apelam para o lado racional e intelectual, mas os Super Robots apelam para a parte emocional, e nem sempre o meu intelecto ganha da minha emoção.

      #6. Eu também vi o Shaman King dublado em Português. A adaptação das openings e endings foi relativamente boa, considerando o padrão brasileiro de dublagem. Eu prefiro muito mais as lyrics da versão em japonês, mais por questão de gosto mesmo.

      Agora, sobre as músicas emocionais:

      #1. Eu só conheço essa música da Sowelu porque eu não fui atrás de mais músicas da cantora. Mas "Moon on the Water", conhecida mais comumente como "Full Moon Sways", na minha opinião, é uma música muito boa.

      #2. Olha, então a minha percepção musical não se enganou, elas realmente são parecidas. Como você disse, o estilo das duas é muito parecido, deve ser por isso.

      #3. Eu acho que a versão Ballad se daria melhor como Insert Song do que OP ou ED. Teve várias situações que uma música dessas poderia ter sido colocada no anime de Shaman King, é uma pena.

      Agora sobre as considerações finais, resolvi continuar no clima das últimas 2 edições da Rádio e colocar mais músicas que meus leitores talvez nem imaginassem que eu ouço. Sim, procurei deixar parte do meu post atualizada com a temporada que passou, e por uma mera coincidência que acabei fazendo aquela combinação de músicas novas, velhas e mais velhas, não foi algo planejado nem nada.

      Quase esqueço: Sobre o sistema de comentários, foi o Blogger que mudou o sistema de comentários padrão dos blogs. Não alteramos nada, pelo menos que eu saiba.

      Até a próxima, Tabibito-san.

      Excluir
    2. Olá Tabibito, esqueci realmente de marcar o fim dos spoilers, mas é que eles acabavam assim que o tópico do anime acabava.

      sobre as músicas:

      1- Acho que não tem como uma ser irmã sendo que a outra nnão é irmã? (huh?)
      Ambas as séries na verdade são independentes e paralelas, mas Railgun é a "outra" série, mesmo sendo superior em muitos aspectos em relação a sua "irmã mais velha" Index. Achei a música muito tocante e bem colocada nos dois episódios em que foi ao ar, sem dúvidas marcou as cenas, deixando-as delicadas mesmo para um shounen battle como railgun.

      2- O Keima travestido então seria a melhor parceira para ele mesmo? Não sei, ainda acho a Chihiro o par dele, mesmo que o mangá e o anime tenham encerrado de vez a história dela com essa música.

      3 - Volume MUITO Alto, hihihi (esqueci de avisar, perdão). O anime é bem pobre de enredo, eu admito. Achei a relação dele de acolher a principal (Tohka) o que salvou o anime. Sendo ela alguém que destrói sem intenção e ele alguém que a aceitou mesmo assim. A música descreve todos esses sentimentos e me cativaram.

      grato pelo comentário.

      Não assisti Kuroko no Basket ainda, o senhor gostaria que eu o fizesse?

      até a próxima

      Excluir