-->

02 setembro 2013

Corrente de Reviews: X-Men


Olá, quem fala com vocês aqui é o blog. Como vocês já devem saber por este post, o blog Raiburari encontra-se participando da segunda edição do evento "Corrente de Reviews", proposto pelo blog Anime Kenkyuukai. Enfim, chegou o fatídico dia em que esse blog dará a sua contribuição.

Indicado pelo blog Quadrim Cast (o post dele indicando este blog para ser o próximo da corrente pode ser visto aqui), a review desse blog será sobre o anime "Marvel Anime: X-Men". Esse review foi feito por ninguém menos do que o membro mais amado dos leitores (pelo menos é o que dizem as pageviews), Dan-sama! Teremos a participação do autor Jeguy Hope na parte de considerações finais do post. Sem mais delongas, passo aqui a palavra para o autor:
Ficha Técnica do Anime:

Título: X-Men
Ano: 2011
Número de episódios: 12
Estúdio: Madhouse
Gênero: Ação, Drama, Super Poderes

Olá leitores, este ano coube a mim, Dan-sama, assitir e fazer o review do anime recomendado ao nosso blog no evento da Corrente de Reviews. Essa decisão se baseou no fato de que eu sou o único membro do Blog ativamente ligado ao mundo dos quadrinhos (DC e Marvel, principalmente), de forma que possuo uma boa base para avaliar o anime, além de ter meus interesses aliados à temática do mesmo.

Atenção: o review contém spoilers. Clique nos botões com "Show" escrito para expandir o texto.


A trama do anime involve os X-men se reunindo novamente após um ano de separação do grupo após uma batalha com o "Inner Circle" ("Hellfire Club" ou "Clube do Inferno", nos quadrinhos originais) no qual Jean Grey morreu. O grupo se junta novamente para investigar uma anomalia na detecção de mutantes pelo "Cérebro" na região de Tohoku, no Japão. Disso se seguem encontros com os U-Men e finalmente com o "Inner Circle".

Segue o Spoiler do fim do anime, clique no botão para expandir o texto, você foi avisado:
O anime cumula numa batalha dos X-men com Takeo Tasaki, o filho do professor xavier e da cientista Yui Sasaki. Takeo é um mutante de nível ômega (assim como Jean Grey) e foi baseado no filho do professor Xavier nos quadrinhos, Legion (ou David Charles Haller), que também era um mutante de nível Ômega. Assim como Takeo, a personagem de Yui foi baseada na mãe de Legion nos quadrinhos, Moira MacTaggert.

           
         Sasaki Yui, mãe de Takeo                   Takeo, tendo perdido controle sobre os seus poderes

                                                               Takeo (adulto)



Vou deixar a abertura e encerramento do anime aqui, embora nenhum dos dois possua título ou letra, além da melodia.
OP

A abertura do anime, embora não possua letra, retrata os super-heróis que figuram no anime assim como descrições básicas de seus poderes -  o que é interessante para os que são novos à série - além de apresentar também os principais vilões que aparecem ao longo do anime.

ED
Por não conter nada além da melodia - que é bastante simples -  a ED acaba tendo um efeito anticlimático no anime, cujos episódios quase sempre acabam num "cliffhanger". Além disso, a parte visual da ED retrata elementos clássicos das páginas dos quadrinhos dos X-men, como Juggernaut, Sr. Sinistro, Mística, Magneto, e vários outros; entretanto, estes inimigos não possuem nenhuma ligação com o anime, vez que o único vilão do anime que também faz parte do folclore clássico dos X-men é o "Mastermind" (ou Mestre Mental, em português). Matermind provavelmente não figura na ED para não ser um spoiler, vez que ele só é revelado como um dos vilões principais da série nos últimos epidódios da mesma.



Em relação ao enredo do anime, a primeira coisa que precisa ser destacado é que o anime se passa em sua totalidade no japão. Isto é, com excessão do início do anime e mais um ou dois momentos curtos, ao longo do anime, os quais ocorrem nos EUA e no instituto Xavier.










Surgem dessa decisão de situar o anime no japão duas consequências diretas:
 A primeira delas é positiva, na medida em que colocando os heróis num lugar fora do escopo normal de suas aventuras, isso possibilita o anime de introduzir personagens e vilões novos, de maneira que um telespectador que nunca teve contato prévio com a série possa acompanhá-la sem problemas desde o primeiro episódio.
A segunda consequência por sua vez é negativa. Ao avançar por território desconhecido, o anime se afasta das bases sólidas das muitas histórias clássicas dos X-men para se arriscar com uma história nova e potencialmente de qualidade baixa.
Infelizmente, eu temo que o aspecto que mais prevaleceu após ter assistido o anime em sua totalidade foi o segundo. O anime simplesmente contou vários vilões com passados e objetivos muito superficialmente explicados, de forma que eles apareciam muito brevemente ao longo do anime; controlando os eventos misteriosos e trágicos que estavam ocorrendo com os mutantes na região de  Tohoku pelas sombras para simplesmente se revelarem aos X-men numa "grande" batalha e sucumbirem na mesma logo depois para nunca mais se ouvir nada deles.
O único vilão que sucedeu em dar algum impacto ao anime foi o "Mastermind", que só é revelado como o grande vilão do anime no episódio 09 (de 12) para então rapidamente ver o seu plano ir pro espaço e sofrer um destino óbvio para o tipo de situação dois episódios depois. Esse destino é o de sucumbir a um poder imenso que Mastermind tolamente achava que poderia controlar, só para suceder em perder controle sobre ele e fazê-lo ir berserk.

A morte anticlimática de Mastermind

Ademais, algo a se destacar sobre o anime é o ritmo do mesmo. Ao longo dos 12 episódios da série transcorreu-se um período não maior do que 4 dias. O problema disso é que para tão pouco tempo transcorrido no anime se destaca ainda mais  a superficialidade dos vilões e das várias tramas dos vários vilões do anime. Ao longo do anime houveram vários momentos à la "Dragonball Z" no qual os personagens ficavam "Carregando a Genkidama por 10 episódios seguidos".

De maneira geral, eu avalio o enredo da série como superficial, com vilões de mais, os quais foram muito pouco trabalhados e com um ritmo exageradamente lento que fazia a série parecer se arrastar em muitos momentos.



Em relação à animação do desenho, não possuo queixas. Os cenários do anime são muito bem executados e extremamente detalhados (vejam as imagens abaixo - abra a imagem para visualizá-la em seu tamanho original).




Já em relação aos personagens, foi escolhido um estilo de animação mais sério, os personagens ficaram com suas aparências e expressões faciais mais próximas da realidade. Para uns, isso gera um efeito que deixa a animação feia, enquanto que outros não se encomodam. No meu caso, eu não me abalei muito com a animação dos personagens, essa escolha de animação se aproxima melhor do estilo de desenho dos quadrinhos do que a animação mais clássica de animes onde os personagens ficam com uma aparência mais "bobinha" e descontraída. Alguns exemplos seguem abaixo, incluíndo a relação dos heróis da série.

Os heróis da série

Emma Frost (uma dos heróis) se transformando em diamante.
Mastermind (vilão)

Por fim, temos as cenas de ação do anime. Se a história do mesmo foi ruim, pelo menos a ação do anime redime ela até certo ponto. Entre as inúmeras batalhas contra os U-men e seus robôs, mutantes que perderam controle, Mastermind e seus aliados; o anime oferece bastante ação de qualidade, embora que muitos vilões apareçam por um episódio só para morrerem numa grande batalha e nunca mais se falar dele (mas até aí isso já problema para a categoria enredo...).

Hisako (Armor), Emma Frost e Ciclope, lutando contra um dos membros dos U-men

Wolverine e Tempestade lutando contra um dos Lacaios de Matermind


Concluindo o meu review, X-Men foi um anime mediano. A história do mesmo foi superficial e arrastada, na maior parte das vezes culminando no rápido aparecimento e subsequentemente morte dos vários pouco trabalhados vilões. Enquanto que animação e ação do anime tenham sido boas, creio que só elas não sejam suficientes para manter o telespectador assistindo o anime até o seu fim. Apenas os fâs mais hardcores dos X-men devem conseguir se forçar a assistir o anime em sua íntegra e conseguir tirar algum proveito da experiência.

Com isso eu fico por aqui e deixo vocês nas mãos de Jeguy_Hope,
Dan-sama


Olá a todos, sou eu, Jeguy Hope. Como por tradição, eu não poderia ficar de fora da review para a Corrente de Reviews. Nesse ano, porém, decidi deixar a análise para o Dan-sama, já que eu realmente não gosto tanto de comics americanos, e eu não conheço quase nada de X-Men, a minha review teria uma forte falta de informações adicionais e discussões possíveis, que só um fan da série poderia fazer. Porém, como eu também vi o anime, optei por aparecer nas considerações finais.

Agora sobre o anime, eu tentei. Eu juro que tentei. Assisti até 2 vezes pra ver se era eu sendo muito crítico e chato com o anime. Mas não era. "Marvel Anime: X-Men" foi um anime ruim para mim. Eu, um novato no quesito X-Men, sabendo só que tem o Cyclops, Wolverine, Storm, Beast e Professor Xavier, mas nada além disso, não fui capaz de apreciar o anime. Concordo com a maioria das coisas ditas por Dan-sama, realmente foi difícil pra mim entender as explicações rápidas e incompletas dadas pelo anime para fatos que aconteceram previamente. Só sei que Jean Grey é a Phoenix porque eu joguei o jogo Ultimate Marvel vs Capcom 3.



 
Phoenix (Jean Grey)
Sobre a experiência de assistir o anime em si, sinceramente foi um sacrifício enorme continuar assistindo. Eu sentia que o anime se arrastava enquanto eu via e não entendia metade das coisas que estavam sendo explicadas. Não explicaram direito muitos termos que ficaram sendo usados direto, e como Dan-sama já disse, os vilões foram muito fracos. Não eram nem um pouco carismáticos, e a morte deles era, em sua maioria, ou patéticas, ou desapontantes. O fato do anime se arrastar fica mais evidente nos episódios finais, começa-se a gastar tempo demais quando os personagens, no meio da batalha, começam a conversar entre si.

Como já disse Dan-sama, só assista esse anime se você for fan de X-Men e ler os comics. senão você provavelmente vai ter uma experiência ruim, assim como eu. Só pra constar, eu senti vontade de dropar o anime pelo menos 3 vezes a cada episódio. E não é porque eu sou fan de Mecha, ele realmente me deixou entediado e desinteressado em muitas partes. Só não parei de assistir porque a responsabilidade, por ter sido aquele que inscreveu o blog na Corrente de Reviews, bateu e resolvi fazer força e assistir.

Bem, aqui acaba a minha parte nesse post. Até a próxima. Devolvo aqui a palavra ao blog para o anúncio final.




Obrigado Jeguy Hope. Agora, para essa parte final, não poderia faltar a indicação do anime para o próximo blog. O blog que foi sorteado para receber a indicação do meu blog é o blog Mundo Mazaki. E o anime indicado é um dos favoritos do Jeguy Hope e do Kico7, Tengen Toppa Gurren Lagann.

Tengen Toppa Gurren Lagann.


P.S. (Jeguy Hope): Dessa vez resolvi me arriscar mais, e após uma rápida análise de gostos ao olhar o blog da Mazaki, resolvi, ao contrário do ano passado, que me mantive mais na safe zone, escolhendo um anime de aceitação maior, pegar um anime mais Shounen, com mais masculinidade, lágrimas, lutas, coisas absurdas e um dos meus favoritos. É um dos poucos animes que foi capaz de me deixar extremamente interessado na história, e conseguir me emocionar e me envolver na história. É o tipo de anime que após assistir, quem gostou acha uma das melhores coisas do universo, e quem não gostou odeia bastanteHá também uma pequena minoria que não gosta e nem desgosta, mas esses são raros.

7 comentários:

  1. O quê?! A Jean Grey morreu?!

    Obrigado, ficou claro que é uma animação que devo fugir, o que é estranho dizer quando fala-se de Madhouse.

    No mais, belo blog este! Estarei acompanhando-os.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, N! Sim a Jean Grey morreu. No anime, a primeira metade do primeiro episódio trata da batalha dos X-men com a Fenix, que estava sendo controlada pelo Inner Circle. Nos quadrinhos algo similar aconteceu, só que ao invés do "Inner Circle" tínhamos o "Hellfire Club", como comentado no post.

      Aliás, nos quadrinhos, a Jean Grey já deve ter morrido e voltado à vida algumas vezes.
      Embora Madhouse seja um ótimo estúdio, os animes baseados nos quadrinhos americanos tiveram um histórico de serem ruins (Wolverine, Blade, X-men), com exceção do anime "Iron Man", do qual gostei bastante.

      Novamente, obrigado pelo comentário. Ficamos contentes por ganhar um novo leitor.
      Até a próxima,
      Dan-Sama

      Excluir
    2. Olá.

      Bom, sinceramente, não sou lá muito fã dos HQs americanos, com exceção do X-men que, com pode ver, mesmo assim tenho pouco conhecimento.

      Iron Man anotado! ^^

      Excluir
    3. xB Blog Raiburari!


      INTRODUÇÃO:
      "Esse review foi feito por ninguém menos do que o membro mais amado dos leitores (pelo menos é o que dizem as pageviews), Dan-sama!".E agora o sucesso vai subir a cabeça da famosidade;depois não digam que ninguém avisou. xDDD E para efeito inicial,sim vi o anime e os X-Men me são interessantes de forma geral.
      SINOPSE:
      O "Círculo Interno{Inner Circle}" lembro dele: mais adiantadamente e meio vagamente em 'X-Men: Animated Series => Aquele que passou na Globo',alguns episódios passados -Principalmente no final- de 'Wolverine and the X-Men => Aquele de 26 episódios que passou na Record' e nessa associação com a versão do Madhouse.
      Em suma,um conhecimento anterior ao anime X-Men(Madhouse) e a introdução/começo não me pareceram estrambóticos.
      OP/ED:
      OP => É introdutiva,e vale para começar.
      ED => Tem aquela marcação do "X" no meio da tela e a seriedade do instrumental,todavia um tempo mais frisado no "X" veria como mais "unânime".
      ENREDO:
      E quanto ao Japão,toda série de X-Men diz que há mutantes espalhados por todo o mundo,sei que Wolwerine já andou por lá e é um animê,portanto "façam as malas".Os dois pontos opostos é meio como disse: Deu liberdade por ser local não-usual,mas se não pular prum spin-off tem que solidificar o 'puxadinho'.Sendo razoavelmente seguro dizer que o "Círculo Interno sempre mexeu com forças que não dominavam,porém pretendiam o fazer porque sempre se acharam".
      No ritmo peguei numa hora não muito boa do dia,um tempo onde o sono bate,então me atrapalhou um pouco até me ajustar ao ritmo do anime e ao meu.
      ANIMAÇÃO:
      Na animação,há mesmo capricho.Porém intrigava às vezes as personagens parecerem mais feias por instantes ou com alta referência às comics.Nada grave FOR ME.
      E gostei da ação porque ele fez com ponte com as características naturais de combate e até deu uns upgrades nos instintos deles.
      CONSIDERAÇÕES FINAIS:
      Em conclusão,fiz um tipo de regra de três e ajustei no que sabia dos X-Men,pois cada série que citei no 2º parágrafo conta partes de seu jeito e tem o "To be continued" pros que viram,relevarem em parte.
      Apreciei ver todos X-MENs se fazendo necessários,a ação e a animação em geral.Já o enredo,dou um desconto por causa do final e da manipulação do Boss.Se continuasse ajudaria;anyway a aventura internacional do Madhouse foi findada.
      No mais,não sei como não entender minimamente o que está ali(se alguém o disse).Talvez o ritmo tenha sido o principal motivo em não manter atentos e/ou
      interessados os novatos.
      E para terminar,TTGL não me apresenta como o anime preferido de 2 de vocês,trolados fomos nós?
      À POSTAGEM:
      Ressaltados subtítulos(Optando por os legendar),gifs razoavelmente longos(Curto o momento Tsunade de Emma),exploração dos belos gráficos do anime,um novo botão de Show/Hide que bem lhe conveio para não assustar com spoilers ou tamanho da postagem e uma exploração geral/particular da viagem com -também- um que sabe mais e outro bem menos.Por outro lado,a abordagem de decisões dos criadores não me soa precisa,embora reconheça os valores desta(já ditos).MUITO BOM,ainda mais em oscilações de esmero nos reviews da Corrente.
      NOTAS AOS COMENTÁRIOS DE OUTROS:
      1 "notakuinsides" ou simplesmente "N",não é?Tenho visto esses nicks pelos posts da Corrente de Reviews.
      2 A Fênix e consequentemente Jean.Acho que ressurreição e fúria mais as definem,morte é bem relativa pra elas.E ainda não vi o Blade ou o Iron-Man. XD
      3 Sorry Kico7 por postar aqui antes de seu post.Priorizando estou a Corrente de Reviews. =-P


      See you at next time!

      Excluir
    4. Obrigado pelo comentário, Tabibito-san!

      E já que você postou seu comentário em resposta aos anteriores antes de eu poder responder ao "N", vou roubar um pedacinho da minha resposta ao seu comentário para agradecer também o N pela resposta dele: Obrigado N!


      De volta à você com todas as glórias agora, Tabibito-san:
      Muito bom o seu comentário! Tem aqui agora a sua própria review do anime recomendado a este blog, interessantíssimas análises. Acertou em cheio com relação aos botões "Show/Hide", a ideia era deixar o post visualmente menor e menos imponente (vulgo assustador) para os leitores. Teria colocado os bototes em mais duas secções do post, mas eles tavam dando uma dor de cabeça danada pra conseguir arrumar no HTML do post e no fim só consegui fazer funcionar os dois que figuraram no post.
      Em relação à escolha do TTGL como anime recomendado, ele foi mais escolha do Kico e do Jeguy. Em conferência, queríamos recomendar algo que não fosse muita da praia da escritora do blog Mundo Mazaki. Eu pensava, por que não passar então o anime mais violento e sangrento na existência? mas os meus companheiros preferiram seguir por uma rota mais segura e ganrantida da escritora do blog aceitar assistir. Por isso o TTGL, Tabibito-san. :D
      Bem, é isso. Obrigado pelo comentário e até a próxima!
      Dan-sama

      Excluir
    5. Olá, Tabibito-san.

      Então, eu até entendi o que acontecia, mas foi porque eu perguntei pro Dan-sama o que exatamente era o Inner Circle e quem era o Mastermind exatamente. A Daemon Hall Syndrome deu pra entender naquelas, e depois o Dan-sama me explicou melhor. O fato é que eu só sabia mesmo o nome dos personagens e mais nada, dificultando entender o que estava acontecendo. O rítmo devagar quase parando do enredo também não ajudou.

      Como eu disse no post, Tengen Toppa Gurren Lagann é UM DOS favoritos meus e do Kico7. Pra mim não chega na primeira posição, mas como é possível ver pelo perfil meu no site MyAnimeList (atualmente o site encontra-se fora do ar, então não colocarei o link agora), está no meu Top 5 sim. O Kico, pelo que eu saiba, deve ter o anime no Top 10 ou Top 15 dele. Então sim, está entre os favoritos de nós dois.

      Até a próxima, Tabibito-san.

      Excluir
  2. Saudações

    Para ser bem sincero, pouco curto as HQs americanas (seja Marvel, DC ou quaisquer outra). Com isto em mente, nunca me passou pela cabeça assistir ao anime do X-Men. E após ler tal post, vejo que não "perdi" tanto conteúdo assim em não ver a obra.

    Mas confesso que o post de vocês está excelente, muito digno de nota. Um ótimo trabalho, nobres.


    Até mais!

    ResponderExcluir