-->

05 agosto 2013

Cardfight!! Vanguard - Card Game #1 (Basic)


Olá a todos, sou eu, Jeguy Hope. Depois de 3 semanas com post seguidos do Kico7 (O próprio que se ofereceu na segunda semana porque eu estava meio enrolado pra fazer o post e o próprio que pediu pra postar semana passada), temos a minha pessoa novamente por aqui.

Hoje, vou falar de um grande card game, lançado recentemente, que tem um anime baseado nele. O nome dele é "Cardfight!! Vanguard".

Antes que eu comece a falar dele, preciso me explicar do porquê da demora. Comecei a fazer esse post, mas não percebi o quanto ele seria demorado até ver que na noite de ontem não estava nem perto de acabar. Outra razão pro atraso foi que eu decidi em cima da hora mudar o post e falar apenas dos conceitos básicos, já que falar de tudo seria absurdamente longo e certamente o post seria muito cansativo e provavelmente explodiria o número máximo de caracteres que um post pode ter. Então acabei por optar em dividir esse post, falando mais sobre o anime, o manga, aspectos técnicos deles, histórico de Vanguard, e uma parte básica do card game propriamente dito.

Como esse post possui muitas imagens de fontes externas, é sempre bom lembrar: Eu não possuo nenhum direito sobre as imagens abaixo. Todos os direitos são reservados aos próprios autores, às companhias e os donos das copyrights.

Outro card game muito conhecido, Yu-gi-oh.
Ele é o exato contrário de Yu-gi-oh, porque, pelo que dizem minhas fontes, este começou como um manga no qual o protagonista jogava diversos tipos de jogos. O autor resolveu inventar um card game para incluir como um dos tipos de jogos, sem nenhuma intenção de fazer o manga baseado exclusivamente no card game. Então, ele percebeu que nos 3 capítulos que ele incluiu o card game (Que foi chamado de Magic & Wizards no manga original em japonês, e renomeado para Duel Monsters na versão em inglês), os capítulos tinham uma grande aceitação. Então, ele resolveu, no 8º volume do manga, a dar mais enfoque ao card game, que, posteriormente, foi transformado em um card game real.

A primeira temporada do anime.
Agora, voltando a falar sobre Vanguard, ele foi exatamente o contrário. Ele foi criado como card game, e sabendo que apenas as cartas não seriam suficientes para criar um sucesso, foram criados um manga e um anime para poder fazer propaganda do card game. Tanto é que os volumes do manga contém dentro deles uma carta Promo, o que faz pessoas comprarem os volumes do manga apenas para ter as cartas.

O volume 1 do manga de Vanguard.
Não que eu esteja menosprezando a qualidade do manga e do anime, muito pelo contrário. Eles são bons e a história é relativamente interessante. Só que eu, na minha própria opinião, achei que comparando com Yu-gi-oh, a história em ambos os manga e anime não são tão fortes assim, enquanto Yu-gi-oh, que por ser um manga que não tinha um tipo de segundo estímulo, o card game, para ajudar a ter sucesso (Lembrem-se, o card game veio depois do manga atingir certo sucesso), o plot foi muito bem pensado. Novamente, não estou desprezando o enredo do manga e anime de Vanguard. Só acho ele tem uma faixa etária mais restrita que Yu-gi-oh, e por isso mesmo, um enredo mais simples e mais fácil de entender para as crianças.

A segunda temporada do anime, "Cardfight!! Vanguard: Asia Circuit-Hen".
Falando em faixa etária, ao se observar a nova temporada do anime de Vanguard, o "Cardfight!! Vanguard Link Joker-Hen", ela é situada cronologicamente quando o protagonista entra no Ensino Médio, havendo agora temas mais adultos, digamos. Sabendo que as duas primeiras temporadas, "Cardfight!! Vanguard" e "Cardfight!! Vanguard Asia Circuit-Hen" tinham o protagonista no Ensino Fundamental, pode-se afirmar que provavelmente estão fazendo o anime de modo a acompanhar as crianças que assistiam a primeira temporada, que cresceram e entraram no Ensino Médio e estariam assistindo agora. O que é algo bastante esperto, eu diria. Porque animes do tipo Pokemon e Digimon, que tendem a se manter na mesma fórmula, com crianças o tempo todo, acabam perdendo os fans, que quando crescem, acham o enredo da nova temporada muito infantil e desistem dele.

A terceira temporada, "Cardfight!! Vanguard: Link Joker-Hen".
Falei até agora bastante da história por trás da produção e um pouco sobre as adaptações, mas deveria ter dado alguns dados primeiro. Como foi tudo planejado com antecedência, o anime começou antes da comercialização do card game, no dia 8 de Janeiro de 2011, no Japão. O card game em si foi lançado, no Japão, no dia 26 de Fevereiro de 2011, em Singapura, no dia 5 de Maio de 2011 e internacionalmente, no dia 12 de Maio de 2011. O manga começou a ser publicado na revista Kerokero Ace no dia 26 de Março de 2011. Antes que eu esqueça, a segunda temporada, "Cardfight!! Vanguard: Asia Circuit-Hen" foi ao ar no dia 8 de Abril de 2012, e a terceira e atual temporada, "Cardfight!! Vanguard: Link Joker-Hen" começou a ser televisionado no dia 13 de Janeiro de 2013.

Sendou Aichi, o protagonista do anime.
Agora, sobre o anime em si. O anime conta a história de Sendou Aichi, um estudante (do Fundamental para 1ª e 2ª temporadas, do Médio para 3ª temporada) que sofreu bullying quando era mais novo, e no meio disso tudo, ele recebe a ajuda de Kai Toshiki. Este dá para Aichi uma carta do card game que leva o mesmo nome do anime, a carta do clan Royal Paladin, Blaster Blade, dizendo para Aichi se imaginar forte e grande como o cavaleiro da carta. Depois de vários anos, Aichi reencontra com Kai, e usa o deck que ele montou durante os anos para começar a jogar e aprender as regras. A partir disso, começa a trajetória de Aichi nos torneios e lutas com as cartas, fazendo novos amigos e rivais através das lutas.

A carta avatar de Aichi, Blaster Blade.
Como não poderia faltar, vou falar um pouco do card game em si, que era o ponto principal desse post. Porém, não será nesse post que eu vou entrar mais a fundo no jogo, pretendo comentar mais sobre os pontos gerais do card game, e em outro post, posteriormente, entrar mais a fundo no card game.

Primeiramente, falarei sobre alguns termos básicos de Vanguard:
Achei uma imagem de um playmat customizado que vai ajudar no reconhecimento visual. Irei me referir a ele no meio do texto, então lembrem de olhar aqui para saber onde é cada coisa quando eu mencionar ele.

Um exemplo de uma poderosa carta que poderia ser usada como Vanguard.
-Vanguard (VG): É a sua unidade principal. Ela é colocada no "Vanguard Circle" (O termo será explicado logo abaixo). Jogadores fazem "Ride" no VG de modo a subir o Grade. Muitas vezes as cartas mais poderosas de cada "Clan" possuem seus poderosos efeitos apenas se estiverem no "Vanguard Circle", ou seja, forem o VG.

Dá pra ver o símbolo melhor caso vocês cliquem na imagem.
-Vanguard Circle: É a localização no campo onde fica o seu "Vanguard". Quando uma carta tiver uma habilidade que só acontece caso ela esteja no "Vanguard Circle", ela terá, no seu texto, um símbolo V, rodeado por uma estrela, que está circunscrita em um círculo vermelho. (No Playmat, o "Vanguard Circle" é o local com um V.)

O ideal é ter várias rearguards para ajudar no ataque e proteger o seu Vanguard.
-Rearguard (RG): São as unidades de apoio para a unidade principal. Elas são colocadas em 1 dos 5 "Rearguard Circle"s (O termo será explicado logo abaixo). Jogadores fazem "Call" quando colocam cartas na "Rearguard Circle". Assim como há unidades com efeitos que só funcionam no "Vanguard Circle", também há unidades cujos efeitos só funcionam na "Rearguard Circle", ou seja, se forem uma RG.

Mesma imagem usada para ver o símbolo de Vanguard Circle, porque há um símbolo da Rearguard Circle logo ao lado do símbolo de VG Circle no primeiro efeito.
-Rearguard Circle: É a localização no campo onde ficam suas "Rearguard"s. Quando uma carta tiver uma habilidade que só acontece caso ela esteja no "Rearguard Circle", ela terá, no seu texto, um símbolo S, rodeado por um losango, circunscrito em um círculo verde. (No playmat, o "Rearguard Circle" são os 5 locais com um R.)

Muitas cartas e vários grades. É ideal ter pelo menos uma carta de Grades 1, 2 e 3 quando você começa um jogo.
-Grade (G0, G1, G2 e G3): É um valor que geralmente representa poder. Eles vão de 0 até 3, sendo que cada um dos Grades tem uma habilidade especial (Falo dessas habilidades no próximo post). É um fator importante para determinar quais cartas podem ou não serem colocadas nos "Rearguard Circle"s, já que não se pode dar "Call" numa RG de grade maior que o do seu VG.

Regra do anime: Quanto mais poderosa a carta, mais brilho ela solta antes de fazer Ride, e mais longa a frase que o personagem fala antes de dar Ride com ela.
-Ride: É a ação de colocar uma carta de Grade maior ou igual ao do VG, em cima do VG, no "Vanguard Circle". Só pode ser feito uma vez por turno, durante a Ride Phase do seu turno. É uma ação muito importante caso você queira poder dar "Call" em RGs mais poderosas. A carta que antes de ter um "Ride" acontecendo em cima dela fica embaixo da carta que deu o "Ride", ela não sofre "Retire".

É importante dar Call em unidades fortes, mas que também possam proteger o Vanguard.
-Call: É a ação de colocar uma carta numa "Rearguard Circle". Pode ser feita quantas vezes se quiser fazer, durante a Main Phase do seu turno. Só pode ser feito o "Call" de cartas de "Grade" menor ou igual ao "Grade" do seu VG. Desde que se respeite a condição acima, pode-se dar "Call" em qualquer carta de qualquer "Grade" em qualquer "Rearguard Circle". (Agora, sobre o que seria taticamente mais correto na hora de escolher que grades dar "Call", e onde colocá-los, falarei mais no próximo post)

O Blaster Blade sabe bastante sobre Retire.
-Retire: É a ação de retirar uma carta do campo. Há duas situações em que se há "Retire". Uma delas é quando o efeito de uma carta faz com que outra sofra "Retire". A outra é quando você decide substituir uma RG por outra carta da sua mão. Você dá "Retire" na RG substituída e dá "Call" na RG nova no mesmo "Rearguard Circle" que era ocupado pela outra RG. Normalmente, a unidade então é colocada na "Drop Zone", a menos que ela tenha algum efeito especial que especifique que ela seja colocada em outro lugar.

Posição de Stand. A carta fica reta.
-Stand: É uma posição das unidades, que simboliza que a unidade pode atacar. Há unidades cujo efeito é dar "Stand" em outras, que faz, no caso, com que unidades em "Rest" mudem para a posição de "Stand", podendo atacar novamente naquele turno.

Essa é a posição de Rest, a carta fica "deitada".
-Rest: É uma posição das unidades, que simboliza que a unidade não pode atacar. Há unidades cujo efeito é dar "Rest" em outras, que faz, no caso, com que unidades em "Stand" mudem para posição de "Rest", sendo impedidas de atacar naquele turno. Esse tipo de efeito normalmente causa "Rest" na própria unidade ou em outras unidades como um custo para ativar um efeito geralmente bom.

-Soul: Se refere às cartas embaixo do seu VG no "Vanguard Circle". Conforme você vai dando "Ride"s, as cartas vão ficando embaixo das outras cartas. Essas cartas embaixo do VG estão no espaço chamado "Soul".

Dá pra ver o símbolo de GC no meio do texto do efeito dessa carta.
-Guardian Circle (GC): É a localização no campo onde você coloca cartas para se defender de um ataque, seja através de "Guard" ou "Intercept". Também há habilidades que só ativam quando a carta estiver no GC, caracterizadas, no texto, por um símbolo G, rodeado por um triângulo com a ponta para baixo, circunscrito em um círculo azul. (No playmat, o GC é o local com um G.)

Será que a próxima carta é a aquela que decidirá a sua vitória?
-Deck Zone: Como o próprio nome diz, é a localização no seu campo onde você coloca o seu deck. (No playmat, é o local onde está escrito "Deck")

A Drop Zone fica logo atrás do deck.

-Drop Zone: Para os jogadores de Yu-gi-oh, é o mesmo que Graveyard ou Cemitério. Para vocês, leigos no assunto, é a localização do campo onde é a área de descarte, basicamente. Comumente, as cartas destruídas em batalha, ou que sofrem "Retire", ou que são descartadas seja da sua mão, ou da "Soul", como custo de um efeito, são colocadas nesse local. (No playmat, é o local onde está escrito "Drop")

Se a sua Damage Zone estiver assim, comece a se preocupar.
-Damage Zone: É a localização no seu campo onde você coloca os "Damage"s que você recebe. Caso o oponente consiga fazer você chegar a 6 cartas neste local, é a sua derrota. (No playmat, é o local onde está escrito "Damage")

Agora que já falei dos termos básicos, explicarei o básico necessário para poder montar o seu deck. Seu deck deverá ter nem mais, nem menos do que 50 cartas, sendo que 16 delas deverão ser unidades Grade 0, do tipo "Trigger"s. Ele não poderá ter mais do que 4 "Heal" "Trigger"s. Seu deck também só pode ter no máximo 4 cópias de uma mesma carta, e deve respeitar a lista de Banned/Restricted Cards. A tal lista pode ser encontrada aqui, no site oficial de Vanguard em inglês.

Agora, sobre a condição de Vitória e Derrota: caso um dos jogadores tenha 6 cartas na "Damage Zone", ou o deck de algum dos jogadores fique sem cartas, em qualquer "Phase", esse jogador perderá.

Até gostaria de continuar falando sobre Vanguard neste post, mas ele ficará muito longo se eu continuar, portanto a parte de batalha, custos, efeitos e termos mais complicados aparecerá em um próximo post. Provavelmente farei mais 3~4 posts, subindo gradualmente a complexidade dos assuntos, e por final, falando de estratégias, ideias para montar os decks e até sobre o meu próprio deck.

Então, é aqui que esse post termina. Novamente não pude postar o post de Gunpla, e dessa vez foi porque esqueci mesmo. Acabei esquecendo e montei um Gunpla sem lembrar de tirar fotos para o post, então esse não conta. Próximo eu vou certamente tirar fotos e postar, comentando sobre ele, a montagem e um pouco da história sobre a unidade que o Gunpla retrata.

Aqui me despeço, com a frase de sempre: Jeguy Hope, Gundam, Deru!

2 comentários:

  1. BD Jeguy Hope!


    MUSIC: youtube.com/watch?v=LZ-1Qeq0rzw .Conhece com esse dueto?Uma versão mais "hard" e forma adicional de expressar o otimismo e aceitação da paz/"pasmaceira" no anime em que Angela fez um pacote musical: Soukyuu no Fafner,que a esta altura deve ter concluído.
    "KICO7 SALVOU A PÁTRIA.""MAS TU IAS LEVAR A VACA PRO BREJO?"O Kauê do Otakismo,blog estacionado,é/era citado como o de maior nº de caracteres... uns 100 mil em medidas chutadas por outro blogueiro.
    "YUGI-OH!" JÁ É UMA METONÍMIA DE CARD GAME,lembrando que Yugi era tão foda porque adaptava estratégias facilmente com efeitos(de monstros,cartas mágicas(principalmente) e armadilhas. <= Obs Pessoal).E vemos que a "fama de Yugi causou um 'Spin-off'","e sabendo que apenas as cartas não seriam suficientes para criar um sucesso,foram criados um manga e um anime para poder fazer propaganda do card game",deixando as cartas como "brinde do manga".Lembrando ainda que Yugi-Oh! era pesado em várias partes,"duelos valendo almas presas/roubadas[Tem até censura televisiva e talz]",HOWEVER os 2 animes vem em momentos distintos,por razões de mercado;e não há regra dizendo que ficará bom ou ruim.Porém se há "regra" aqui,é que possam ver Vanguard como o "cresci: vendo este anime/junto com os personagens",diferentemente de "esses personagens nunca envelhecem(críticas & elogios embutíveis porque muitos produtores apostam em "renovações de público",atrair novas gerações etc.)".
    JÁ TÁ NA 3ª SEASON?(O_O)DIRIA AINDA QUE BULLYING tá na moda[Só perdendo da pergunta "o que é que é bullying?" no Encontro com a Fátima] e que um presente supermotivador(entendimento de parte do texto) dado por alguém reencontrado anos depois,me é familiar até um ponto.
    E SOBRE TER UMA CARTA AVATAR,digamos que cada um tem 'a sua' e por certo tempo.O que uso por ex,é complexo de explicar a identidade sem compartilhar um spoiler daqueles.

    FALANDO SOBRE ALGUNS TERMOS BÁSICOS DE VANGUARD:
    -Vanguard Circle" & "-Vanguard(VG)": Pessoalmente eu preferiria os tópicos de "-Vanguard Circle" antes de "-Vanguard(VG)" e de "-Rearguard Circle" ainda antes de "-Rearguard(RG)" ou um apontamento no texto das descrições de VGs e RGs que diga que o termo seria explicado logo a seguir,pois os "Circles" tem muitas referências que fazem ter que procurar em cima e em baixo para saber onde estão.Ou então,uma imagem menor que se ampliada teria a região em destaque(no caso de "Circles",porém nem tempo teria mais) etc.
    -GRADE: Não me ficou tão óbvio qual GRADE pertence a tal círculo,tem diferentes tamanhos,mas os valores vão de 0 a 3.E isso prejudica boa parte do entendimento de "Call".
    -A condição de Vitória e Derrota: não fica repetida ao se por no lugar de vitorioso e de derrotado?

    AO POST:
    SEPAREI UM TEMPO PARA COMENTAR,mas aí não entendia direito,daí o comentário que estava fazendo reescrevia o post doutra maneira(Descartei-o);adiei para ficar colocando tudo na balança e por causa das tuas ocupações,que mesmo que comentasse como emergência,não teria eu indícios de ser notada a leitura.E esses foram os motivos da 'demora'.
    ADAPTAR DE UMA ÚLTIMA HORA para um formato em partes,claramente comprometeu(p/ mim) a localização e maior entendimento dos "CIRCLEs" e "GRADEs",como disse[Pensei até num dos extremos direitos de "O Post foi:"].Por outro prisma,procurou justificar o que o CARD tem de diferente e de igual ao de YUGI-OH! e que seria interessante dar uma chance à diversão que vem com o anime ou o CARD GAME.MÉDIO,como conclusão.

    P.S.:
    1] Se me incluir,nem precisa se preocupar com a promessa(que é tua) de Gunplas.
    2] A partir de agora,se um comentário fora da Home for respondido e alguém quiser me avisar disso,mande um e-mail se achar que deve porque não voltarei mais nos posts para verificar. ^_^


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, a cantora Angela e o grande Hironobu Kageyama. Soukyuu no Fafner eu já tentei ver uma vez, não consegui, deixei em Stall lá pelo epísódio 6, até dar vontade de novo. Recentemente baixei ele de novo e vou tentar de novo. Acho que talvez o problema fosse que na época eu tinha visto Gundam SEED Destiny logo antes de ver esse anime, então toda hora eu via o protagonista e o confundia com o Shinn Asuka.

      Yu-gi-oh, no seu original em japonês era BEM mais pesado que a versão em inglês, que sofreu censura, e a versão em português, que adaptou a versão em inglês e mesmo assim ainda censurou bastante. Posso dizer desde já que alguns dos duelos não eram bem assim de roubar a alma das pessoas, era pra matar o oponente mesmo. Adaptaram na censura para "Roubar a alma do outro cara" porque aparentemente não pode passar na TV que tem gente querendo matar outras (E pode nos seriados e filmes americanos... Ainda acho isso, na minha própria opinião, um sério caso de hipocrisia).

      Bem Anônimo-san, a história começou com o Aichi sofrendo bullying, e depois mostrou ele aprendendo a lidar melhor com isso e crescendo. Atualmente o foco é mais sobre o jogo mesmo.

      Sobre os termos básicos, eu fiquei em dúvida sobre falar sobre o Vanguard/Rearguard ou o Vanguard/Rearguard Circle primeiro. Acabei por escolher Vanguard/Rearguard primeiro e deixar logo em seguida a explicação de Vanguard/Rearguard Circles. Editei um pouco para avisar que logo abaixo serão explicados.

      Sobre os Grades, desde que eles sigam a regra de "Não pode dar "Call" em cartas de Grade maior que o do Vanguard, você pode dar "Call" em cartas de qualquer grade, em qualquer RG Circle. Preferi deixar para o próximo post, onde falarei sobre como batalhar em si, para aprofundar mais nisso ai e falar por que seria melhor deixar os Grades 2-3 na linha de frente, e porque deixar os grades 0-1 na linha de trás, se houver uma RG na linha diretamente à frente de cada um.

      Sobre as condições de Vitória/Derrota, fiquei em dúvida se deixava redundante ou não. Pensei depois numa forma melhor de falar e vou editar.

      Sobre o Ao Post:

      Provavelmente vai ficar mais claro o conceito de Grades e o de Call quando eu fizer o post sobre a batalha do Card Game em si. Preferi deixar o conceito base nesse post, e depois explicar o porquê de ser estrategicamente melhor dar call em grades em certos lugares e não em outros.

      Sobre os P.S.:

      1. Foi erro meu mesmo, acabei esquecendo de tirar fotos enquanto montava o Gunpla e só lembrei no final, quando ele já estava montado.

      2. Ok. Eu aviso os outros autores, que nunca olham o e-mail a menos que eu avise, então provavelmente eles vão falar pra mim mandar um e-mail pra você, quando isso acontecer.

      Excluir