-->

22 julho 2013

Chihayafuru 2



- Título: Chihayafuru 2
- Ano: 2013
- nº de episódios: 25
- Estúdio: MADHOUSE
- Diretor: Asaka Morio

OP: "Star" por 99Radioservice
ED: "Akane Sora" por Asami Seto

Resenha da primeira temporada AQUI

Não foi exatamente uma promessa pessoal minha, mas para quem leu a resenha de oregairu e das primeiras impressões da temporada de inverno, chihayafuru 2 foi uma das séries que considerei de altíssima qualidade neste ano. Ano retrasado com a estreia da primeira temporada muitos blogueiros deram alto crédito a série, e membros do fórum minna suki encheram o post da série, e o mesmo ocorreu com a segunda temporada, onde  houveram até agora 88 páginas de discussão. E usando um referencial cliché (MyAnimeList), a média da série dada por todos os que a assistiram no site foi de 8.72/10, uma média altíssima.

Concordo com o fato do anime não ter dado tantas vendas, Chihayafuru desde a primeira temporada ficou famoso por ser adorado e reverenciado pelos não muitos que o assistem. Alias, o anúncio da estreia de Chihayafuru 2 foi uma surpresa para muitos, ninguém esperava essa segunda temporada levando em conta o retorno financeiro não tão alto visto anteriormente. Mas se há Chihayafuru 2, os fans (incluindo eu) só tem a ganhar e a comemorar.




Para quem não assistiu a primeiratemporada, digo que a recomendo.


Retomando:

Chihayafuru é um anime “esportivo” retratando Karuta, um jogo de cartas tradicional no Japão. Falando o básico das regras, existem 100 poemas japoneses usados e colocados nas cartas em questão. A partida em geral é de dois jogadores. Cada um recebe 25 das cartas e as organizam em seu campo, dando um total de 50 cartas em jogo e 50 não usadas. Há o leitor que, como o nome diz, lê o primeiro verso padrão em voz alta e em seguida começa a ler o poema de uma das 100 cartas, nesse momento os jogadores devem tentar pegar a carta lida. O jogador que pegar 25 cartas, consequentemente limpando seu campo de, ganhará a partida.



Sou péssimo para explicar sim, mas garanto que o anime explica MUITO melhor e de maneira que dá até vontade de jogar (se eu soubesse ler em japonês a tentação seria maior ainda). E vale lembrar que nos primeiros episódios eles relembram todas as regras passo por passo.

Sobre os personagens. A protagonista, Chihaya, visa ser a melhor jogadora do Japão, denominada “Queen”, consequentemente a melhor do mundo, e está construindo o clube de Karuta na escola com seu amigo de infância Taichi. Os dois protagonistas masculinos, Taichi e Arata, visam se tornar o melhor também, denominado “Mestre”. Arata é o que desde o início tinha tal ambição e sonho, Taichi por outro lado sempre soube não ter talento para o esporte, no entanto, no seu desenvolvimento durante a primeira temporada, começou a querer ser o melhor no esporte em busca de superar os próprios limites e sua natureza "covarde".





Continuando:



Em Chihayafuru (1) não ocorreram grandes avanços dos protagonistas no esporte em si. Houveram ótimas partidas, como a da Chihaya contra a Queen, e mesmo a final de classe B entre Taichi e o Nishida (colega de clube deles), mas a temporada foi mais focada no crescimento do caráter de cada um no clube de Karuta. Chihaya aprendeu a não depender só de sua velocidade (seu talento), Taichi perdeu a obsessão em vencer e deixou de ser o suposto “covarde”, Oe decidiu se tornar uma leitora certificada, Komano virou o estrategista do time e Nishida luta para fazer o time ser cada vez mais forte junto.

Chihayafuru 2 pode ser dividido em três partes: A entrada dos novos membros ao clube; O torneio colegial em grupo; O torneio colegial individual. (usei o termo colegial por falta de ideia de me expressar).
Já comentei um pouco da primeira parte no post de primeiras impressões, mas retomo que os dois novos membros do grupo foram uma boa surpresa. Hanano, a mocinha em busca de sua paixão (Taichi), foi aos poucos criando uma sintonização com os poemas, e mostrou ter um bom potencial para o jogo. Tsukuba, o veterano em Karuta de segunda sílaba, jovem arrogante mas ainda não experiente no Karuta de primeira sílaba, foi irritante no início, mas teve altos momentos no torneio em grupo, digo tanto comicamente quanto sério.




Eles foram os protagonistas a princípio, mas não desanimem, após o início do torneio, Chihaya e Taichi voltam a roubar cena, mostrando que a experiência de jogo e de vida que ganharam na primeira temporada não foi por nada.

Estou certo que, assim como eu, muitos tinham grandes expectativas no torneio individual, onde Arata finalmente seria visto em ação novamente, afinal, ele é o protagonista “sumido” da série. E também seria só naquele torneio que Chihaya poderia novamente enfrentar a Queen novamente. Agora vem a surpresa, a parte que ficou surpreendentemente melhor foi a segunda, o torneiro em grupo, em que o time Mizusawa (Nome da escola onde Chihaya e Taichi estudam) competiu bravamente em seu segundo ano contra adversários já veteranos no assunto.

Destaque para as duas últimas partidas do torneio. Aquela sensação de falta de esperança, aquela certeza da derrota dos protagonistas que o anime consegue dar para o expectador, seguido de reviravoltas, sem dúvidas é um dos maiores méritos que um anime “esportivo” pode ter, e Chihayafuru acerta em cheio nesse aspecto.




Um fator negativo a citar foi a torcida dos fotógrafos tarados na penúltima partida, que apesar de ter sido uma ideia diferente de apresentar o passado do time, dava uma sensação incômoda ao ouvi-los. Mas um detalhe não estraga o resto do anime

A terceira e última parte, a mais esperada, apesar de ter sido curta, não foi desapontante. As partidas foram consideravelmente mais corridas, mas tudo foi compensado por algumas surpresas nos episódios finais proporcionadas por Arata e Taichi, separadamente é claro. Diria eu que há um comentário sobre ambos no episódio final, que é no mínimo intrigante. Possivelmente a tentativa do anime de fechar com chave de ouro.

A parte técnica continua impecável, as músicas intensificam muito a dramatização e a tensão das partidas. Dou crédito ao tema “Team Mizusawa” música muito animadora e combinando perfeitamente com a personalidade otimista de Chihaya. A arte não fica para trás: as cores vivas, os traços bem definidos, os efeitos de luz são de qualidade.


Considerações



Um OVA já foi anunciado, mas a terceira temporada infelizmente é improvável devido ao baixo índice de vendas da série, no entanto, não custa os fans rezarem. Chihayafuru 2 ser adaptado já foi um milagre, quem sabe outro não aconteça?

Dou a garantia para todos que viram a primeira temporada, que a segunda não fica para trás e não aproveita ao máximo todo o desenvolvimento da anterior. E para quem não conhece a série, comecem a ver, não se arrependerão. Todo o romance, as partidas empolgantes e o desenvolvimento dos personagens são bons demais aqui.  

4 comentários:

  1. Eu sou sem dúvida uma dos fãs de Chihayafuru, rir e chorar ao mesmo tempo durante as competições não foram fatos isolados para mim kkkkkkkk. Pois é. Mas eu tenho sim, muitas esperanças de uma terceira temporada (ou foi pura sacanagem terem dado indício no último cap?), afinal, Chihaya e Taichi saõ convidados a treinar com os do Fujisaki; tendo o anime terminado com eles "indo" para essa temporada de treinamento. Espero muuuito que não deixem por aí haha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom se houvesse uma nova temporada, mas devido as vendas, creio que seria complicado. Aparentemente haverá um OVA lançado futuramente, ainda não se sabe do que vai se tratar.

      http://myanimelist.net/anime/18745/Chihayafuru_OVA

      Excluir
  2. =P Kico7!


    \ OP/ED
    Ainda que os caracteres se espelharam por causa do "encosto" de copyrights,na OP,vive-se de caracteres com "1ªs intenções",tais quais: 'evaporando','orbitando','explodindo','agarrado em queda' ou em créditos lembrando os poemas KARUTA,mesmo sem a intenção.Vê-se ainda as cartas em "pano de frente ou de fundo" e cada um pode ser enquadrado numa... Até que Chihaya dê 1/2 que uma rasteira de mão e derrube tudo(rs).
    Tal como na 1ª Temp,tá difícil ver a ED em TV Size.Porém numa gambiarra ao baixar o episódio,vi os créditos indo à direita e as imagens do trio principal em suaves luzes,nevoas se movendo e nebulosidade sobre o fundo rosado com umas folhagens,e o pensamento meio perdido de cada um nas próprias lembranças na bem relaxante e ritmada canção de Asami Seto que só acaba quando se aproximam do portal.Diferentemente da agitada relação grupalo,no link em FULL.
    E nos dois casos,Asami Seto(um raro exemplar de japa vesga,cdn.myanimelist.net/images/voiceactors/2/20685.jpg.Diz-se ser raro nessa raça) e Radio Service continuam.Ela por dublar a Chihaya e eles..?Tbm belo bom pelo trabalho.XD
    \ RETOMANDO
    "começa a ler o poema de uma das 100 cartas,nesse momento os jogadores devem tentar pegar a carta lida.O jogador que pegar 25 cartas,consequentemente limpando seu campo de,ganhará a partida."Embananou-se aqui...,pois a parte das 50 cartas tiradas não fica tão claro ANYWAY jogar karuta deve ser curioso,ao menos.
    Sobre os personagens: Chihaya quer ser "Queen";não sei porque não chamam a versão masculina de "KING";sei lá!De qualquer jeito,ambos querem se superar "shounenamente" pelo trabalho duro ou talento(Arata??).
    \ CONTINUANDO
    "Derrotando o inimigo interior para refinar os talentos e ascender o trabalho em time?"É quase que isso na 1ª Temp,né?
    Na 2ª Temp,Não foi bem "retomando de onde pararam" porque também os novos integrantes não deixaram?Inteirá-los e inserí-los no Karuta tirou os obstáculos.
    Lembrando-me do "...e ascender o trabalho em time?" e de que depois anime tem "Chihaya" no título e o caminho dela é providencialmente tortuoso.*Nota: 1 "torcida dos fotógrafos tarados na penúltima partida",HENTAI!! se deve ter ouvido;ou um pelo menos "Tira esses caras daí",do lado de cá. E 2 "Arata e Taichi",que sensação de que(pelo que entendi de seu texto) eles esperam que alguém vai e diga o resto do poema "para ganhar a karuta".*
    Quanto às OSTs qu ouvi,um misto de sentimentos as definiriam.E ainda vejo em umas,"versões das outras".Enfim são bem arranjadas,agudas,'de sopro' etc.
    Algo não entendido foi a queda de qualidade na arte,ele não ocorreu um pouco..?
    \ CONSIDERAÇÕES
    A vendagem não dizem ser das + exorbitantes,contudo as 2 Temp e o OVA p/ Setembro já: "O.O"
    \ AO POST
    Por ventura a existência de algo como Chihaya,"empolgante,em maturação a olhos vistos e com um hype mais 'controlado'",já faça uma parâmetro interessante aos animes["Um bem necessário"].
    E entendi não ser um "Boku no yakusoku",foi quase uma conveniência: Teria tempo e espaço necessitados...e daria tempo aos "atarefados" para formularem os próprios posts.
    O enredo de retomar,relembrar e procurar se concluir,fora captado por ti,talvez um dos maiores motivos de não se perder e esquecer do que já havia falado de Chihayafuru(links de posts),e de mais exclusivas "cores nominais(Veja se pode ter a ver: Chihaya(rosa - menina),Taichi(laranja - como o cabelo costuma ficar à luz do sol),Arata(Azul - Símbolo do ideal e o sonho),Queen(Um azul claro e forte,tão pouco usado,exclusivo como duma rainha?)".Todavia,a postagem contou com uns spoilers leves(crê-se) que discorreu sem nem ter percebido(crê-se ainda).Enfim e ao todo: MUITO BOM,penso.

    #BÔNUS: youtube.com/watch?v=Im--kWO229o num dueto imaginado e remixado.Mesmo que já ouviu,estou a divulgar FOR ALL.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
  3. Olá Tabibito

    eu justamente não consegui encontrar as músicas tema direito em tv size. Para a ED, isso se deve pois a música geralmente começa, no anime, ainda no meio de uma cena e, por vezes, ela é tocada em segmentos diferentes dependendo do episódio (no primeiro episódio é diferente dos outros, por exemplo).

    Eu não coloquei isso no post, pois me empolguei com outras coisas e me esqueci. Mas chihayafuru é a carta favorita de Chihaya, justamente por ter seu nome nela. O anime coloca como marca registrada da personagem que está é a carta que ela nunca perde (ou quase nunca, hihihi).

    Chihayafuru nessa segunda temporada foi algo um pouco diferente da primeira. Para mim foi um aproveitamento do desenvolvimento das personagens no jogo em questão. Como se a primeira temporada estivesse construindo os heróis e a segunda os colocando a luta (se isso fosse um anime de RPG)

    A entrada dos novos personagens foi um bom ponto de partida para a segunda temporada, pois todas as regras do esporte são re-explicadas, e eu diria que de maneira bem mais didática na segunda do que na primeira temporada. Sem contar que serviu muito bem para apresentar os personagens. A primeira cena já mostra como cada um joga (e Kanna pratica ler as cartas).

    Para mim Chihayafuru virou um romance juvenil, um anime de esporte, comédia, crescimento de carater, ideal. Ele é bem completo em todos os sentidos, por isso, vale extremamente a pena trabalhar nele.

    Grato pelo comentário

    OBS: ANgel beats... dueto? Wow, não tinha visto esse ainda. Gostei

    ResponderExcluir