-->

16 junho 2013

Inu x Boku




OP: Nirvana por MUCC

ED: Várias


O que o anime oferece:

- Demônios
- personagens excêntricos
- Casal inesperado e com boa química
- Desenvolvimento e “fim” satisfatórios


Já faz um tempo que queria falar de um dos animes mais agradáveis que vi no ano passado (2012). Inu x Boku é adaptado de um mangá homônimo ainda em publicação. Na época de seu lançamento não vi tantos comentários sobre ele e sua nota não se destacou tanto no MAL, sendo esta de 7,83. Ainda assim, considero ele um dos melhores animes de 2012. Não tive nada a reclamar dele, pois ele cumpre muito bem todas as propostas dadas por seu gênero.



Enredo:

Miketsukami e Ririchiyo
O anime conta a rotina e as relações no interior da “Maison de Ayakashi”, um conjunto de apartamentos feito para abrigar demônios que coexistem pacificamente com a humanidade. Estes conseguem se camuflar com perfeição por virem de linhagens híbridas de humanos com demônios. A mansão tem o propósito de protegê-los de demônios reais (puros) que tendem a persegui-los. Todos os moradores recebem um “Secret Service” (praticamente um guarda-costa), que também costuma ser um descendente de demônios, e possuem poderes consideravelmente destrutivos.

A protagonista, Shirakiin Ririchiyo, é membro de uma família tradicional e de status social elevado, e, apesar de possuir poderes mais do que o suficiente para se defender, passou a viver na mansão com o intuito de viver pacificamente e sozinha. Apesar de ter deixado claro que não iria ter um “secret service”, Miketsukami Souchi, um dos novos “Secret Services” da mansão, fez mais do que questão de trabalhar e servi-la. Não foi só tal insistência que assustou Ririchiyo, mas a devoção que Miketsukami mostrou por ela afirmando já conhecê-la e afirmando que ela o salvou, até afirmando que ele seria o “cachorro” dela (dai vem o título, Inu x Boku = “o cachorro x Eu”). Como ele a conhece? Assistam e descubram.

Verdadeira forma de Karuta

Baseando-se em experiências passadas, Ririchiyo, sabendo que muitos já se aproximaram dela pelo seu status social, evita dar qualquer confiança ao seu devoto. Mas Ririchiyo vai percebendo que o rapaz é possivelmente a primeira e única pessoa, até então, que realmente se importou com ela, e aos poucos percebe que “se aproximar das pessoas e se machucar” pode ser doloroso, mas, ainda assim, vale a pena. "Interagir com os outros é algo que só se aprende se machucando e machucando os outros" por Natsume Zange.

Há outros personagens da casa que vão interagindo e se aproximando de Ririchiyo também, como a desligada Karuta e o “amigo de infância” de Ririchiyo, Sorinozuka Renshou. Também há o “noivo” de Ririchiyo, Shoukiin Kagerou, aparentemente já foi patrão de Miketsukami no passado e é o único que conhece todos os segredos do protagonista. Poderia citar todos (os muitos) moradores da casa, mas me estenderia muito além do que qualquer leitor pudesse aguentar. (se quiserem interpretar que estou com preguiça, sintam-se a vontade)


Comentando:


Pode parecer estranho a princípio vermos um clima tão descontraído em um anime sobrenatural sobre demônios correndo risco de serem mortos, pois por mais que o cenário para os protagonistas seja de perigo constante, em geral o clima é de slice of life. É claro que há invasões inesperadas e ataques de demônios que ocorrem eventualmente, encaixados em momentos oportunos no contexto da história. E este sútil perigo também serve de justificativa para a atitude solitária e evitando se apegar a nada de Ririchiyo. É claro que o foco do anime são as interações entre os moradores, apesar de eu ter ouvidos relatos que o fator “perigo” fora mais aprofundado mais para frente no mangá, mas isso não vem ao caso, e o casal principal é, sem dúvidas, um dos mais carismáticos que já vi.



Pode parecer um tanto quanto incômodo ao vermos que há uma certa diferença de idade entre ambos, realçada pela aparência do casal (Ririchiyo com aparência bem jovem, e Miketsukami parecendo bem adulto). E a relação do casal se desenvolve de maneira muito construtiva. A princípio vemos uma relação de desconfiança, Ririchiyo não querendo dar abertura alguma para Miketsukami tratá-la bem, e vemos gradativamente a construção de respeito e confiança entre ambos. O carinho que eles vão criando um pelo outro é tão inocente que o fatore “incômodo” citado anteriormente (diferença de idade e aparência) simplesmente vira um detalhe ignorável.


Há também episódios para apresentar outros membros da casa, que são, sem exceção, todos carismáticos, inclusive os figurantes (acredite). E por mais que a princípio venha aquela sensação incômoda de que é apenas encheção de linguiça para não desenvolver o foco principal, o casal, os personagens secundários sempre acabam, direto ou indiretamente, ajudando Ririchiyo a entender melhor seus próprios sentimentos.


Estúdio (parte técnica) – David Production

A mansão
David Production? Nunca ouvi falar, salvo no anime Level E (que não assisti). É desconhecido, mas digo que fez um ótimo trabalho. A parte visual não é das melhores, mas tem um traço e jogo de cores bem reconhecível. Isso já um ponto muito positivo, pois todos os personagens tem um visual consideravelmente único. Há quem reclame (Nisishima) dos eventuais character designs em SD (super deformado), em que os personagens aparecem menores e com a cabeça maior, geralmente usados em momentos cômicos. Mas isso é algo facilmente ignorável, visto que eles não aparecem em momentos sérios.


Destaque também para a trilha sonora, não é nada mais nada menos que impressionante. Vale lembrar de duas delas “steady” e “alone”, músicas temas dos monólogos mais belos do anime e dão a sensação de paz e tranquilidade, mas não qualquer uma. Talvez seja difícil imaginar isso, mas é comum conhecermos alguém ou termos algo que façamos na vida que faça com que nos sintamos em paz e em casa (lar), e essas músicas tocam nestes momentos. “Alone” passa mais a sensação de estar se familiarizando com tal sentimento, e “steady” passa a ideia de conforto em um momento de descanso em um local familiar. Ao ouvi-las nas respectivas cenas em que estão presentes, é difícil não sorrir suavemente. Para mim, ambas são a maior marca registrada do anime, conseguem realçar os bons diálogos e monólogos com perfeição.

(não encontrei uma amostra de “Steady” para demonstrar, mas um momento marcante em que ela passa no anime é na introdução do último episódio)


Elenco


Aqui dá para citar muitos nomes conhecidos:

- Nakamura Yuiichi, que fez papéis em ótimos dramas como Clannad (Okazaki Tomoya) e até fez papéis em animes de ação como Macross Frontier (Alto) e Gundam 00 (Graham Aker/Mister Bushido), interpreta o protagonista Miketsukami com perfeição. Sendo que Miketsukami age emocionalmente em diversos momentos, mas eventualmente quando sua protegida corre perigo, mostra o poder por trás daquele sorriso inocente e usa uma entonação forte e bem revoltada;


Miketsukami

- Sugita Tomokazu, o eterno Kyon de Suzumiya Haruhi no Yuutsu, aqui usando um tom sempre arrogante e desafiador com o anti-herói Kagerou;

Kagerou
- Miyano Mamoru, com seu tom pesado de voz que lhe deu destaque como Setsuna em Gundam 00, aqui interpretando Natsume, um demônio que tudo vê e sabe e sempre parece estar tirando sarro de tudo e todos. O tom é mais descontraído se comparado com seus personagens convencionais (Setsuna em Gundam 00, Light em Death Note e Taichi em Chihayafuru);

Natsume
- Hanazawa Kana, com seu tom suave e tranquilo, mas entonação bem versátil (que a destacaram em Angel Beats sendo a Kanade e em Bakemonogatari atuando como Nadeko)

Karuta
- Hidaka Rina, interprete da protagonista Ririchiyo, faz um ótimo trabalho com todas as várias faces de Ririchiyo, visto que ela é uma personagem que esconde sua personalidade real por trás de uma máscara rude. Não conheço muitos papeis de destaque da dubladora, mas um que alguns lembram é da pequena Last Order de To Aru Majutsu no Index;


 Ririchiyo

Considerações:


Como todo anime, para formar uma opinião sobre sua qualidade, primeiro é preciso ver qual a proposta dele. Aqui mostramos um grupo de “anormais” tentando coexistir com a humanidade, e interagindo entre eles. Apesar da temática sobrenatural, o foco fica obviamente na tranquilidade e nas relações. Aquele famoso “complexo do ouriço” (Já abordado diversas vezes, quem não lembra do Shinji de Evangelion?) é muito abordado aqui e os momentos cômicos se dão na devoção do mocinho e nas rejeições insensíveis por parte da mocinha. Não se pode esperar muito mais do que isso. O anime sai um pouco desse padrão tranquilo em certos momentos, no entanto, até seu final (muito bom, na minha ignorável opinião) ele manteve a qualidade e sua proposta fielmente.


Com toques sutis de diversos gêneros, Inu x Boku é um anime que deve agradar um amplo público em geral, recomendo a todos.  

2 comentários:

  1. XP Kico7!


    Curiosamente e com base no MAL,há estreias completas convergidas ao Inu x Boku: Tsuda Naokatsu(Director) e Fujiwara Cocoa(Original Creator).
    E até o contrário ser dito,estão "em publicação".E embora o hype ter sido maior no início,tbm tô como vc,não houve muita coisa mais sobre ele: "- Demônios - personagens excêntricos" e fórmulas de relacionamentos foi o que achei.

    Maison(que parece ser casa em francês),porém parece chique como se fosse "mansão",um domicílio num condomínio de luxo onde os iguais,os 1/2 lá e cá,protegem-se.Se bem que Serviço Secreto(Secret Service) são como guarda-costas do presidente e sua família -Tem um Susano'o aí! =) E tô começando a me lembrar de Katie Holmes em "A Filha do Presidente(2004)"-.

    Também vi um comentário de reviravolta no adiantar do mangá,contudo a realidade isolada de Slice of Life é o mais conhecido -Tão é melhor que a maior parte da população mundial,o de vez em quando deles fica distante do "de vez em sempre" dos centros urbanos ou "cidades esquecidas".E outra coisa,http://fc01.deviantart.net/fs37/f/2008/278/7/9/Jigoku_Shoujo_by_artemis_girl.png NÃO É Ririchiyo,e sim Ai Enma de Jigoku Shoujo,lembrei logo. ;)-

    Os secundários tem essa boa fama mesmo,serem interessantes,corroborou.E relembrando da publicação corrente,os principais se resguardam e os secundários ganham os holofotes.Devem,Miketsukami e Ririchiyo,aprender com as experiências alheias em "semi-fillers legais?"Só perguntando,não sou do tipo "fillerfóbico". :D

    David Production?Prazer,Tabibito-san! :D E se ele tem identidade,vale a pena dar um voto de confiança.E eu não tô lembrando de SD(Super Deformed) em momentos de sérios.Tudo bem,entendi.=]

    Relativo à trilha sonora:
    - "alone" é acolhedora{Não só da forma de estar no colo} e sem medialidade{Não exageraste TANTO},passando sensação de diálogo com maturidade.Já Steady,também não achei.Mas tem uma
    playlist que ouvi: www.youtube.com/watch?v=hPgAq_qieyE&list=PLA8047A9F3150C23A.Sendo,as + sérias as que realçaria.
    - OP: Já falamos antes dela.No mais,um efeito de esfumaçar toda a arte,ronda-me.Por definição,"Esfumaçado é uma técnica para pintar esboços preliminares usando tintas a base de óleo para criar uma aparência opaca ou semi-opaca à pintura já feita{www.ehow.com.br/tecnica-desenho-esfumacado-cores-opacas-info_51325/}."
    - ED(Resumidamente):
    _ 1 Parada e recomeço de ritmo
    _ 2 Alonga-se últimas sílabas no "meio e fim" dos versos
    _ 3 Parecido com o 2,mas interrompido por falas e mais animado
    _ 4 Marcial e Ópera,o "ditador" se glorificando e palavreando
    _ 5 Infantil,minimamente provocante,e recitada
    _ 6 Impressão de manterem mesmas notas musicais frequentemente.

    .Ao elenco:
    - Nakamura Yuiichi: No filme "Da Magia à Sedução" tem 1 personagem também de olhos bicoloridos -> adorocinema.com/personalidades/personalidade-5569/
    - Kagerou: Paródia do fantasma da ópera?Vire e mexe um encapado é visto assim.
    - Miyano Mamoru: Raito => Kira O_o.E comprados na mesma loja -> 4.bp.blogspot.com/-grVcrmHBZiA/UQHN2eYKNdI/AAAAAAAAAJE/hH5PZADbRaA/s640/mondaiji-chara-004-800-80p.jpg
    - Hidaka Rina: Uma "-dere",né?E Hidaka Rina{myanimelist.net/people/5250/Rina_Hidaka} não tem muitos "Main",porém não é estreante.

    .Quanto às 'Considerações':
    Diferença de idade entre casais é sempre polêmico,e quando a mina é do tipo lolicon,não se vê PUBLICAMENTE com bons olhos.Idades diferentes desconcertantes(+ ou - se diz O.o),no entanto o Sobrenatural tem aquilo de eles não terem necessariamente a idade que aparentam ou poderem ter mais duma forma.E além disso,não entender a proposta é um erro padrão,"Cão & Eu" não tem esse privilégio,e se não demorou muito pra entender,bem melhor...anyway pontos altos você demonstrou tbm.Mas como não consegui comprar ainda toda a inocência da proposta de diferença de idade do casal principal: BOM é o que acho.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citação de MOndaiji, comentários diversos sobre as músicas. E todos corretos, hihihi

      Tabibito, estou vendo aqui, e queria comentar sobre umas coisas. A questao dos semi-fillers, acho que são muito importantes pq sempre desenvolvem um pouco de cada um dos dois protagonistas. E mesmo quando o Miketsukami não aparece, vemos a presença dele nos pensamentos e sentimentos de Ririchiyo.

      E só um "parênteses", lolicon é o homem que tem fetiche por lolis. O senhor quis dizer só loli, né Tabibito?

      Eu acho que a escolha de idade do casal foi uma jogada estranha de quem escreveu a série, mas eu tento relevar, afinal se há AMOR, tudo vale, correto?

      Excluir