-->

04 junho 2013

As Músicas de Polar Bear Café


Hoje trago um post tratando das várias aberturas e enceramentos de um dos meus animes favoritos: Shirokuma Cafe.


Primeiramente, algumas informações sobre o anime:

Título da série: Polar Bear Cafe (Shirokuma Cafe, no Japão)
Gênero: Comédia, Slice of Life
Status: CompletoNúmero de episódios: 50
Estúdio: Studio Pierrot
Período de exibição: 5/Abril/2012 – 28/março/2013

Além da ficha técnica, como vou me referir aos cantores dos encerramentos pelos personagens do anime, e não os seus Seyuus (dubladores), vou deixar aqui relação de personagens e seus Seyuus:

- Shirokuma (Urso Polar) - Takahiro Sakurai
- Panda - Jun Fukuyama
- Penguin - Hiroshi Kamiya
- Sasako - Aya Endo
- Grizzly (Urso Pardo) - Yūichi Nakamura
- Llama - Daisuke Ono
- Panda-Mama - Toshiyuki Morikawa
- Mei Mei (irmã mais nova do Panda-kun) - Kana Hanazawa
- Jōkin Panda (panda de Período Integral) - Katsuyuki Konishi
- Handa - Wataru Hatano
- Namakemono (Preguiça) - Kishō Taniyama
- Rintaro Hayashi (Rin Rin) - Tokuyoshi Kawashima

Antes de começarmos com os vídeos, alguns avisos:
Embora tenha colocado aqui todas as músicas em suas versões completas, não consegui colocar todos os vídeos das mesmas que são exibidas no anime. Isso ocorre porque os vídeos com conteúdo animado do anime são rapidamente retirados do ar. Por isso só aparecem aqui os vídeos das aberturas que como vocês vão ver, são cada um de um lugar.

Começando com as aberturas:

Aberturas:
OP1 - "Boku ni Invitation" por JP (Epis. 01 - 26)

Versão TV

Versão Full
A OP que abriu a primeira metade dos episódios da série; "Boku ni Invitation" é uma OP que reflete bem o tom do anime: ela é alegre, jocosa e um pouco fantasiosa. Essa Op retrataShirokuma,Panda e Penguin fazendo uma viagem por terra, água e ar num carro que se transforma em barco e depois em jato; ao mesmo tempo figuram outros personagens e elementos da série.

OP2 - "Rough & Laugh" por Clammbon (Epis. 27-38)

Versão Full

Versão TV size

Consegui pegar a versão do anime num stream da Crunchyroll do Episódio 30 da série. Nele aparecem os 2 primeiros minutos do episódio, que fortuitamente englobam a abertura.


A minha OP favorita dentre as três da série, "Rough & Laugh" faz uso tanto de animação quanto de filmagens com objetos reais. A música é deliciosamente reconfortante e tranquila, tendo o seu vídeo retratando Sasako-San indo de bicicleta  para o Polar Bear's Café (onde trabalha). Durante este trajeto figuram quase todos os personagens da série.

 



OP3 - "You & Me" por Saki and Rie fu (Epis. 39-50)


Episódio 49 do anime, no qual pode-se visualizar a terceira abertura da série, assim como o Décimo segundo encerramento. Por algum motivo, algumas palavras no início da música foram mutadas.


Terceira e última abertura da série, "You & Me" faz forte uso dos personagens da série em seu clip, de forma que esta é a OP que melhor retrata a série como um todo. Com uma música alegre e divertida,  "You & Me" foi uma ótima abertura para ser exibida nos episódios finais da série.

Encerramentos:
ED1 - "Bamboo☆Scramble" por Panda (Epis.  01 - 05)


A primeira ED da série, "Bamboo Scramble" foi filmada por meio da técnica Stop Motion usando pretas e brancas de Go. Cantada por Panda, essa ED tem uma temática que se baseia exclusivamente em pandas e um ritmo alegre.


ED2 - "Grizzly-san no G☆ROCK" por Grizzly (Epis. 06 - 09)


A segunda ED da série,  "Grizzly-san no G☆ROCK" foi filmada com bonecos, de Ursos Polar, Pardo e Panda, além de um penguin em volta de um cenário com iluminação refletida em um globo de luz. Ela é cantada por Grizzly-san que é dono de um bar na série (o "Grizzly's Bar"); notem que ao longo da música ele diz o nome de várias bebidas alcólicas como whyskey, entre outras.

ED3 - "Mizuiro" por Sasako ( Epis.  10 - 13)


Outra ED que não faz uso de animação e sim de elementos do mundo real, "Mizuiro" é cantada por Sasako-san e a atriz que figura no vídeo da música andando de bicicleta numa cidade japonesa tem seu cabelo feito à mesma maneira do de Sasako.


ED4 - "ZOOtto, ne♪" por Jōkin Panda (Epis.  14 - 17, 44)



Cantada por Jokin Panda  - o panda que trabalha em tempo integral no mesmo zoológico de Panda-kun -  "ZOOtto, ne♪" possui um ritmo calmo e alegre e descreve as experiências de Jokin Panda no zoológico. A música começa com a frase "O zoológico é divertido" e seu vídeo é formado pela compilação de diversos instrumentos sendo tocados por um panda do qual vemos apenas o braço (é uma fantasia). Na música, a palavra "Zutto"(sempre) é cantada como "ZOOtto" de forma à fazer referência ao zoológico retratado na canção.

Nota: Esse encerramento também figurou no episódio 44, pois nele, o Jōkin Panda mudou-se com sua família do Japão para Singapura; de maneira que seu trabalho lhe permitisse passar mais tempo com sua família e melhor acomodar as despesas da mesma. Sendo assim, esta ED serviu como despedida para este personagem, num dos episódios mais dramáticos e tristes da série; especialemente para Panda-kun, dado que Jōkin Panda se tornou um grande amigo de Panda ao longo do tempo que eles trabalharam juntos no Zoológico, sendo que panda só veio a perceber quanto a presença de Jōkin Panda era importante pra ele quando ele se mudou.

ED5 - "Michinoku Shiiku Blues"  por Handa (Epis. 18 - 22)


Outra música com temática de zoológico, dessa vez cantanda por Handa, a música tem o ritmo de antigos romances Japonese e seu vídeo retrata um funcionário do zoológico do qual só se vê o uniforme azul (suas mãos, pês e cabeça estão invisíveis). "Michinoku Shiiku Blues" mistura elementos visuas animados e em Live Action tendo certamente sido filmado com auxílio de uma tela verde.  


ED6 - "Zokkon! Penko-san" por Penguin (Epis. 23-26)


Nesta ED, Penguin-san, durante toda a duração da música, fala sobre a sua amada: Penko-san; um amor que mais pra frente no anime lhe trará muita dor de cabeça (e muitas risadas dos telespectadores). A animação novamente é um msito de realidade e animação onde penguins animados andam e fazem acrobacias ao longo de um cenário real. A música tem um ar "bobinho" e alegre, além de ser bastante divertida.


ED7 - "Kimama ni, Panda-Mama" por Panda-Mama (Epis. 27-30)


Com uma temática no vídeo similar à ED4 - "ZOOtto, ne♪" "Kimama ni, Panda-Mama" tem seu clip composto por um mosaico de várias ações como o acender a apagar de uma lâmpada, o abrir e fechar de um guarda chuva, e muitas outras. A música possui um ritmo gostoso e é cantada pela  Panda-Mama, a mãe do Panda-kun.

Mosaico de imagens que forma o rosto de Panda Mamma no
clip da música.

ED8 - "Llama-san no Llama Mambo" por  Llama (Epis. 31-35)



Minha segunda ED favorita do anime,  "Llama-san no Llama Mambo", é um mambo cantado por Llama. O clip é feito pelo uso de sombras em telas  feitas com recortes de papel e com a atuação de várias luzes. 

  
ED9 - "Largo" por Sloth (Epis. 36-38)



De maneira característica de uma preguiça, "Largo" possui um ritmo lento e tranquilo. O clip da música foi conta com quatro crianças vestidas como Shirokuma, Panda, Penguine Gryzzly brincando num parque.

ED10 - "Bamboo Rendezvous" por Mei-Mei (eps 39-42)


Cantada por Mei-Mei, irmã mais nova do Panda-kun; em "Bamboo Rendezvous" , Mei-Mei fala sobre o seu dia a dia, sobre Panda-kun, e sobre Handa (de quem ela gosta). O vídeo tem forte temática floral, fazendo usos de flores de papel coloridas na maioria do clip. 


ED11 - "PANDAHOLIC!!" por Rin-Rin (Epis. 43, 45-46)


Com o mesmo início de "Bamboo Scramble" rapidamente adquire um ritmo mais agitado e animado. Cantada por Rin-RIn (ou Rintaro Hayashi), o floricultor aficcionado por Pandas; "Pandaholic" é para mim a ED mais engraçada da série. O clip live Action retrata o dia a dia de Rin-Rin, desde quando ele acorda e se veste, quando rejeita confissões de amor direcionadas à ele, até as suas constantes perseguições ao Panda-kun.


ED12 - "My Dear" por Shirokuma (Polar Bear) (Epis. 47-50)


Por fim temos a última ED da série,  "My Dear", que também é a minha favorita. Cantada por Shirokuma, o urso polar dono do café que dá nome a série,  "My Dear" retrata um cliente entrando no restaurante e sendo  recebido pelo Shirokuma. A música faz uso de poucos instrumentos, uma simplicidade que vai bem com os excelentes vocais do Shirokuma-kun.
O seu clip assim como a ED1, foi feito utilizando Stop Motion; dessa vez fazendo uso de um plano de fundo e objetos brancos.
A música começa com a seguinte letra: 
"Bem vindo à loja,
por favor, sente-se onde desejar (...)"

Na figura acima, a legenda em sua parte inferior diz:
"O café está cheio e agitado como sempre"

No Mugen, existem algumas das músicas que figuraram neste post, vou deixer aqui o link para que os interessados possam baixá-las com excelente qualidade. Neste link estão as 3 aberturas da série, assim como as EDs 01, 02, e 06. (Obs.: Olhem o Edit para opções de download das músicas).

Por fim, para os que desejarem ver as animações das músicas exibidas no anime (em suas versões TV size), deixo aqui um link onde é possível visualizar os episódios da série online. Simplesmente siga o link para um episódio que contenha a OP ou ED que você deseje ver (a relação de episódios/músicas está ao lado do título de cada música).

Edit (em 21/07/2013):
Como o site de streaming que eu originalmente linquei nesse post saiu do ar, vou substituí-lo por outros 3 (para tentar garantir que haja pelo menos uma opção disponível).
Obs.: Eu não tenho nenhuma afiliação com os sites de online streaming acima. Se alguém me sugerir um site que seja melhor do que estes para tal fim, eu prontamente adicionarei o mesmo nesse post.

Edit (em 8/Jun/13): Encontrei um Site (Blog?) onde disponibilizaram os singles de cada ED e OP do anime, assim como a OST completa do anime (as musiquinhas e sons frequentemente usados no anime). As singles além de conter as EDs presentes nesse post, também incluem a versão da música "しろくまカフェ" (Shirokuma Café) cantada por cada um dos Seyuus (isso mesmo: 12 versões da mesma música!). Há um single[album] por ED e OP fora o a OST completa (são 16 downloads diferentes). O endereço é do AnimeOST.  Vale a pena Conferir!

Até a próxima!

6 comentários:

  1. x) Dan-Sama!(1)


    ... Aberturas:
    .. 1 "Boku ni Invitation" por JP(01-26)
    . TV: "Pensa-se que ali no meio bosque verdejante,mas sustentável com ele,há um lugar que reúne muitas das delícias da natureza por um certo preço,mas com acolher garantido.No entanto,há também os dias de por o pé na estrada e passar por pontes,campos floridíssimos,cidade;acampar,viajar à noite e ter pequenos milagres naturais presenciados,assim como veículos imaginativos e ambientações idem.*Depois dum tempo e com imagem espelhada,eis a AB de trabalhadores,folguistas,CG e café com creme artístico*".
    . Full: John Paul "JP" Lam novamente.O descontrair reina no Café,efeitos de aúdio sugerem os amigos cantando juntos,vozes diferentes sugerem trio e back vocals sugerem compartilhar o Pop Dance no Café,estrada ou '?'.

    .. 2 "Rough & Laugh" por Clammbon(27-38)
    . TV: "Colorido" é o percurso ao trabalho.Quantos se podem dar a esse luxo?Sem trânsito caótico,poluição e ainda muita fantasia além do que é fantástico nesse panorama,nesse habitat animal urbano.E o caleidoscópio{upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/View_of_a_kaleidoscope.JPG} brinca com vidro e imagens,exceto com lembranças dos afazeres matutinos e dos conhecidos.
    . Full: A música "descreve primaverilmente" enquanto sublinha os "Us" no seu Pop dançante e infanto-juvenil.Áspero e rir/riso[Rough & Laugh] equivaleria ao "lavouro(Italiano)" e as condições favoráveis ao seu realizar,pois não?

    .. 3 "You & Me" por Saki and Rie fu(39-50)
    . TV: O café vai esfriar se ficar na varanda,né?Somente a comitiva do piquenique continua quente,faminta,brincalhona e andante,por dar a volta na cidade inteira e ainda apresentar por nome e pelo tipo de serviço -Como se alguém não soubesse-.
    . Full: Nem sempre ACHO Rie Fu em companhia,Saki,e em AB ou com menos melancolia.Ao contrário do inseparável trio que não cantaria com tanta visibilidade quanto as 2 à la Musical,o gênero.Desconsiderando aí o -por ventura- trabalho dos seiyuus.

    ... Encerramentos(Full):
    .. 1 "Bamboo Scramble" por Panda(01-05): Canto do personagem Panda se representando por meio do seiyuu.Quem notou teus atos até agora,viu que ele é um glutão que nomeia até seu tema com o vegetal que os pandas preferem: Bamboo(Bamboo Scramble).Entretanto,o Panda(-kun ?) é como um avestruz que come de tudo,porém continua com a influência chinesa numa música com timbres musicais chineses(mas não tão xenófobos musicalmente quanto o país).

    .. 2 "Grizzly-san no G ROCK" por Grizzly(06-09): Aprenda a soletrar o nome do cara com o tema dele.Ele quer ser inesquecível e também 'se acha' com todo esse rock mais velha guarda.Um cara do tipo parceiro "de farra e bebedeira" e para horas mais chatas,assim o estereótipo(sem depreciação) deve dizer.

    .. 3 "Mizuiro" por Sasako(10-13): Como uma pose de maio sorriso apoiada a cabeça no piano,reservam-se os temas mais doces para ela,Sasako,sendo ela a própria intérprete dessa vez.
    A canção tem logicamente o piano e tem também percursões que dão o ar de festa popular folclórica que arrebata o público por onde passa;"é a banda que passa".

    .. 4 "ZOOtto,ne" por Jokin Panda(14-17,44): Menos "Bamboo(upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/Bambusa_oldhamii_joint.jpg)" no título dessa vez,outra dieta;dieta à base de Country Music que inspira relaxamentos e reflexões ao falar meio cantado(e vice-versa),ao cantar e falar em segunda voz ao mesmo tempo,e o canto aliviador/aliviado sentido.

    .. 5 "Michinoku Shiiku Blues" por Handa(18-22): Um blues que bem poderia tocar num dos filmes de Quentin Tarantino sobre Kung Fu,Cultura Pop e extravagâncias variantes,como em Kill Bill.E não apenas se restringir ao estúdio cujo o cara dá a entender estar gravando-a.
    Uma daquelas canções que o sujeito se passa a limpo e vê porque chegou ao fundo do poço,no entanto permanecer lá não é a 'única das múltiplas opções'.


    See you at next time!(1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Tabibito-san!
      Belas descrições e observações das músicas! Fazendo um comentário/restrospectiva em relação as músicas, queria dizer que gosto de todas as músicas deste anime, mas enquanto que as OPs sejam muito boas e talvez tenham mais epicidade do que as EDs, as EDs me passam uma sençassão mais calorosa de proximidade ao anime e aos seus personagens.
      (Continua)

      Excluir
  2. x) Dan-Sama!(2)(Cont.)


    .. 6 "Zokkon!Penko-san" por Penguin(23-26): Em Happy Feet,o forte das aves(pelo menos 1) que não voam é a dança e o canto(aos ouvidos deles),nada de instrumento de sopro ou a voz cornetada daqui.De qualquer forma,eles não falam "pinguinês(Vide filme)" e/ou tão pouco japonês.Até o instante,é a que mais precisa de tempo para não se cometer injustiças com ela.*Pensamento: Pinguins,desajeitados e formais,gostam de surpreender,né Penguindrum?

    .. 7 "Kimama ni,Panda-Mama" por Panda-Mama(27-30): Uma fêmea?Fim da extinção,ela fez a parte dela.
    Vê-se que mamãe -que também é instrumentista-,ficou 'corada' com a canção de 3:40 min.É uma música de amor,amor filial/fraternal,Panda Mama.

    .. 8 "Llama-san no Llama Mambo" por Llama(31-35): Em uma AB já saquei esse latin lover.Espero só que ele não cuspa em quem quer não cair no mambo: dança latina rebolativa,sedutora,festiva e tanto "a 2 'quanto a muitos'".

    .. 9 "Largo" por Sloth(36-38): Uma preguiça tocando violino,cantando como se ninando e junto de um piano.Por que ninguém pensou nisso antes..?Anyway,o surgimento duma bateria fora interessante(digamos).6:12 min de concerto quase ao vivo.

    .. 10 "Bamboo Rendezvous" por Mei-Mei(39-42): Mei Mei é tipo...um nome bem chinês.Representação moe,animal,panda e instrumento/brinquedo infantil do anime.
    Fofos Slice of Lifes mandam lembranças no ENC que traduz a forma da personagem ver o mundo e seus sentimentos,supõe-se.

    .. 11 "PANDAHOLIC!!" por Rin-Rin(43,45-46): Viciado em pandas(Panda + Holic[Um tipo de correspondente ao nosso "atra",como em Alcoólatra,chocólatra.].
    E o cara aí,quando pega a guitarra[?],tira os óculos à la Homem de Aço,se transforma e a Bamboo Scramble num outro "chiclete".

    .. 12 "My Dear" por Shirokuma(Polar Bear)(47-50): Tirou a imagem do post daí!?LOL E ainda que não tenha passando em mente as imagens do ENCERRAMENTO,o senso de despedida com notas bem marcadas(ao violão e tipos de tambores),vocal pausável e com ares de mensagem à geral.É uma música marcante,NICE!! XD

    # Ao post =
    (1)Em '...informações sobre o anime:' tá tudo na mesma linha.E não é Seiyuu ou Seiyu com traço acima do "u"?E no link ao fim "Shirokuma Cafe",do Animecrazy,tem avisos quanto ao fechamento e o alerta contra sites usando nomes similares.
    (2)Seria "preconceito" com outras songs(rs),todavia se/a quem tiver interesse: Op2{vimeo.com/54060365},Ed2{vimeo.com/64881627},Ed3{vimeo.com/64879940},Ed6{vimeo.com/64879940}
    (3)AnimeOST é legal: Clean,descritivo,organizado,variada lista(+ novos/velhos) e mídias.Vale a pena mesmo,animeost.info/4409/es-otherwise-ost,achei lá.Quanto essa trilha dita,tens efeitos e mesclagens curiosas.E Não falei do site por falta de oportunidade e esquecimento,acho.
    (4)18 vídeos;~ 3 sites;~ 19 links de textos.E se reconhece o trabalho para compensar ao descrever com imagens e palavras,AB/ENC que não se tem.Deve ter sido seu + vertical post e mais demorado de se ficar a par de todo o conteúdo -O que se espera quanto se compartilha =D-.
    Em conclusão,MUITO BOM: Mais uma propaganda do Animal Slice of Life por meio de temas musicais personalizados -E quem não gosta de música em si?- aos personagens duma animação com tantos famosos seiyuus no elenco,no entanto com Score superior(Leitura de tua pessoa) aos "7.921(by 3253 users)" de "myanimelist.net/anime/12815/Shirokuma_Cafe".
    (5)A esta altura do campeonato,aguardo que meu tipo de comentário não confronte com o post.Verifiquei pra não 'competir'. ;)
    E se não percebeu ou ninguém te falou -Difícil,né?- que o ANONIMATO GANHOU esse PERFIL,indico então youtube.com/watch?v=SGyMcYHiKQU.Pelas partes pinçadas,exs: "Nobody knows who I really am(...)We are all rowing the boat of fate(...)Tsuki wa mata atarashii shuuki de mune wo tsureteku(...)Tabi wa mada tsuzuiteku odayaka na hi mo Tsuki wa mata atarashii shuuki de mune wo terashidasu"


    See you at next time!(2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Continuando)
      12 - Sim, foi dali que arrumei a imagem do Post, essa imagem é a capa do Single da música "My Dear" que vem com o CD, foi dele que o criador do vídeo a tirou.
      -Em relação a grafia de Seyuu: Mantive "Seyuus" por questão de concordância gramatical
      Exemplo: "Os membros da banda e suaS guitarraS" e não "Os membros da banda e suas guitarra"
      -Em relação ao AnimeCrazy: uma pena que o site fechou, vou trocar o link por outro site de streaming online. Obrigado por trazer isso à minha atenção.
      -Que bom que gostou do site AnimeOST, é sempre bom poder achar sites legais para poder divulgá-los para os que possam a vir se interessar.
      -Em relação ao post: Sim, deu bastante trabalho, que bom que vocÊ gostou dele! Ficou um post bastante visual e auditivo que não por não ser muito pesado em texto não fica taxante de ser lido e fica bastante divertido para o leitor.

      por fim, um desabafo de Dan-sama: QUe bom que vc deixou para traz o seu anonimato, Tabibito-san, como o comentarista mais frequente do Blog, é muito bom ter um nome pelo qual o identificar e agradecer pelos comentários.
      Sem mais delongas,
      Obrigado pelo comentário e até a próxima, Tabibito-san!

      Excluir
  3. Eu queria saber se você tem todos os episódios do anime legenda em português

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, Rafael. Tenho os 50 episódios legendados em Inglês, do fansub HorribleSubs em 480p (que é uma qualidade boa e cujos arquivos não ocupam tanto espaço).
      Os fansubs que traduzem séries para português são muito menos numerosos que os em inglês e geralmente só traduzem os animes mais populares, já que estes são os que trazem mais acessos para o seus sites. Por isso muitas séries não são legendadas em português, e se o são, demoram muito mais do que no caso do inglês.

      Procurando pela internet, encontrei dois sites de streaming online que estão legendando a série, porém só chegaram até os episódios 12 e 23 (de 50), isso após mais de um ano de o último episódio da série ter sido transmitido. Vou deixar então eles aqui:
      http://www.animeq.com.br/2012/11/shirokuma-cafe-episodios.html (tem até o episódio 12)
      http://www.extremeonlinebr.net/shirokuma-cafe-episodios.html (tem até o episódio 23)

      Se não se importar de ver em inglês, deixo aqui para download (por torrent):
      http://www.shanaproject.com/search/?title=Polar+Bear+Cafe&subber=HorribleSubs (qualidades em 480p, 720p e 1080p)

      Se os torrents não estiverem com seeders, ou se você prefere ver online (com legendas em inglês):

      http://www.animeultima.tv/watch/shirokuma-cafe-english-subbed-dubbed-online/

      Espero ter ajudado e obrigado pelo comentário, Raphael!
      Dan-sama

      Excluir