-->

12 maio 2013

Dia das mães 2013



OBS: Sim, Air. Anime muito bom sobre relação mãe-filha (recomendo)

Antes de tudo, um feliz e ótimo dia das mães para todas as senhoras que sofreram tanto para colocar seus queridos (ou não...) filhinhos(as) no mundo. Como todos sabem, nada sobre a vida pessoal e nossas vidas com nossas queridas e legitimas mães será declarado neste blog (e neste post), afinal, somos um blog de animes/mangás, por isso, a ênfase será sobre tais figuras nestes universos. Como já dito anteriormente em nossos posts nos últimos dois anos (2011 e 2012).


As teorias da psicologia tendem a afirmar que boa parte de nossas escolhas e características de personalidade são demasiadamente influenciadas por nossas mães. Isso desde nosso caráter, até mesmo as pessoas com quem escolheremos nos relacionarmos (amizades e namoro). Não vou afirmar que autores de animes são pós-doutores em psicologia, mas tais teorias são frequentemente utilizadas em animes. É comum em animes do gênero drama existir um grande apelo dramático na perda da mãe de um personagem e isso torná-lo uma pessoa triste, solitária, etc (Shinji em evangelion). É comum em animes de ação (seja shounen ou seinen) haver um mocinho motivado após a perda da mãe (Edward e Alphonse em Fullmetal Alchemist), ou um vilão que se tornou o que é pela mesma razão (Athrun Zala - vilão a princípio... - em Gundam Seed).

Dois animes, que já citei neste post, são exemplos perfeitos de como tal personagem (A MÃE) pode ser influente na vida de algum personagem, são Neon Genesis Evangelion e Fullmetal Alchemist. Não entrarei em muitos detalhes, mas seria bom comentar os casos em ambos.

NEON GENESIS EVANGELION


Um pouco sobre: Acho improvável que desconheçam este cult do gênero mindf*ck (se podemos chamar isso de gênero) e mecha. Mas revisando, Neon Genesis Evangelion mostra um mundo pós-apocalíptico onde a humanidade está quase extinta devido a um segundo impacto que ocorrera (similar àquele que, em tese, aniquilou os dinossauros). Anos depois, "anjos" (seres gigantes) apareceram para realizar o terceiro impacto (o que aniquilaria definitivamente a humanidade) e a humanidade começou a usar os EVAs, unidades mecha que só podem ser pilotadas por crianças nascidas na época do segundo impacto. 

Comentando (SPOILERS): Há quem fique fascinado com as batalhas e cenário pós apocalíptico. Há quem adore a filosofia do existencialismo (FREQUENTEMENTE) abordada no anime e o único conteúdo em certos episódios. Mas, hoje é dia das mães, então o comentário é sobre o que define e explica o comportamento perturbado das crianças pilotas (particularmente Asuka e Shinji). Asuka possui uma personalidade narcisista e tem um certo hábito de incomodar os outros (Shinji), mas notamos, no decorrer do anime, que esta atitude , que chega até a lembrar a de "chamar atenção" que crianças costumam ter, é devido a perda de sua mãe (profundamente intensificada pela mãe ter se suicidado...). Durante o filme "The End of evangelion" ocorre o momento de glória de Asuka, em que ela sincroniza totalmente com sua unidade, após notar que o AT-Field (principal defesa dos EVAs) é uma projeção do carinho de sua mãe que deseja proteger Asuka.


Vamos para o Shinji agora, o querido e mais amado protagonista da história dos animes (brincadeira). Shinji é um dos protagonistas menos exemplares como ser humano, herói, guerreiro, etc. Ele é medroso, irresponsável, inconsequente, submisso, covarde, (totalmente) inseguro. E tudo fica mais complicado quando temos que pensar que ele AQUELE que deve evitar o fim do mundo. Pois bem, vejamos o que o tornou assim. a mãe de Shinji morreu antes dos acontecimentos do anime e sua relação com seu pai, Gendou, sempre foi a mais distante possível. 

Duas coisas são notáveis no anime (e mais ainda nos filmes Rebuild of Evangelion), a primeira é mais uma hipótese dos fans, mas Shinji e Rey, uma das pilotos, formam um dos possíveis casais do anime. Em diversos momentos presenciamos a atração entre eles e até mesmo gestos de carinho (e foi comprovado no anime e filmes que ambos realmente sentem algo mais). Conhecedores do complexo de Edipo (amor "carnal" do filho pela mãe) dirão que a atração que Shinji sente por Rey é devido a semelhança entre elas. Não estou aqui para discutir isso.

Outro detalhe, no filme "The End of Evangelion", Shinji em dois momentos distintos se vê paralisado ao receber carinho de sua mão em seu rosto. Em um primeiro momento é a sua própria mãe (durante o "fim do mundo") lhe dando tal carinho. E na cena do enforcamento (eita) Shinji impede seus impulsos após Asuka lhe dar um carinho semelhante no rosto, fazendo com que o jovem inclusive derrame suas lágrimas.


FULLMETAL ALCHEMIST


Um pouco sobre: O anime se passa num mundo onde a alquimia se desenvolveu. Edward e Alphonse são irmãos órfãos. Eles tentam quebrar um tabu da alquimia, que é reviver alguém, numa tentativa de trazer sua mãe de volta. No processo, Edward perdeu sua perna e braço, e Alphonse perdeu seu corpo (tendo que viver em uma armadura após o ocorrido). E então ambos partem em busca da pedra filosofal em uma tentativa de recuperarem seus corpos.

Comentando: A mãe de Edward quase não se faz presente na história de ambas as versões (2003 e Brotherhood). Vale lembrar que a jornada dos irmãos gira em torno deles repararem o erro de tentar trazer uma pessoa de volta a vida. Mas é visível (majoritariamente na versão de 2003) como a ausência da mãe faz falta para ambos. Os irmãos tentam em todo momento tomar atitudes maduras, mas fica visível em momentos como uma presença materna (a mestra de ambos) pode ajuda-los a não caírem em desespero.


Percebo que fui ligeiramente trágico neste post. A perda de uma mãe machuca, por mais que ela nunca foi presente (no caso de Shinji). Por isso, não fiquem depressivos, valorizem essa grande presença que possuem ao seu lado (suas mães). E mesmo que a relação não seja das melhores, sempre vale ter um mínimo de gratidão, afinal, nossa existência depende delas.

É um evento comercial (como todos os outros), mas não liguem para isso, amem-nas.

2 comentários:

  1. XD Kico7!


    Excepcionalmente em seu post e simbolizando uns traços(com menos drama) do momento,ouça "youtube.com/watch?v=KsTh9MfZ7bc" e se quiser veja a tradução em "letras.mus.br/hajime-no-ippo/503610/#traducao",por ex.*Dai ippou ni naru(Darei mais um passo)*
    "24/01/2012,Crunchyroll BR-Pesquisa de opinião dos fãs(/2012/01/crunchyroll-br-pesquisa-de-opiniao-dos.html)",e agora "12/05/2013 Dia das mães 2013".Ironia,coincidência,assim eu poderia chamar(?).Comecei nesse blog -anonimamente- com você e recomeço -"menos anonimamente"- com o mesmo,sem nem planejar.
    > Obs: Endossaria Air nessa relação e outras que não casam diretamente à data.

    Numa comparação é como uma "dor de barriga X 10",disseram-me sobre a dor do parto.Parto ou pessoalidades que por praxe não terão menções íntimas,pra que né mesmo..?

    A influência materna é como em "youtube.com/watch?v=mVPIISiVYW4"(risos).E cursos em Psicologia não são pré-requisitos aos mangakas ou diretores de anime,mas eles transferem suas percepções das mães,como no hiperativo Shinji-kun,nos conformados Edward e Alphonse em FMA e ao transigente Athrun Zala falados.

    - Neon Genesis "Evangelion" Evangelion(Shin Seiki Evangerion): De boa parte dos otakus,acho curioso o mindfuck à série,uns reducionismos en passant e o menosprezo à sua importância aos animes.Como um dos primeiros animes que me lembro de ver,não recordo de desentender de algo de tão importante,como a biometria e "o término do serviço começado através dos 'anjos'" HOWEVER.
    **SPOILERS E UMAS TEORIAS**
    Não só por que se foram,porém como se foram.E somando a isso,a substituição acenada,mas que não passa de insubstituição ou placebo."Substituição" também não encontrada nos otakus que destestam a ideia de parecer com ele,"o anime deve ser uma fuga da realidade","hateio Shinji!!","Faria melhor que ele" e "Gendou é irreal".Entretanto,Rebuild of Evangelion "remasterizaria" desde o anime em sua técnica e na personalidade dos protagonistas para os tornarem mais "palatáveis/'esclarecer + uns pontos(ex: romance..?Não esquecendo os símbolos das teorias faladas.)'"
    **FIM DE SPOILERS E UMAS TEORIAS**

    - Full Metal Alchemist: Ver Full Metal Alchemist fica me lembrando de que não vi a versão Full Metal Alchemist Brotherhood por N motivos que não incluem um roteiro de mais fidelidade ao manga daquela mangaka,Hiromu Arakawa,que trola a afetividade e o apego dos seus personagens e dos fãs.
    No anime e não indo além do que fez na sinopse,é um exemplo daquilo que na ficção se diz que "é como crianças brincando com o poder".Eles tem um intenção boa,entretanto fazem uma escolha mal informada,mas mudaria se fosse informada..?Seria adiada apenas..?É um impasse que se para(verbo parar) para suspirar,cê sabe.E também deve saber que o conceito de transmutação,conversão de um elemento químico noutro,tem na genética,física nuclear e na alquimia...porém como os alquimistas defendiam é improvado;pelo menos no nosso mundo.
    Em 2003 faz mais falta,é?[Como disse foi a que eu vi.Não tem ainda como eu comparar. =P].Contudo,de qualquer forma a presença física e simbólica da mãe é como disse,sua simples lembrança seria o farol de Alphonse e Edward,e isso não é um spoiler.

    Ressaltar a data sem botar os preços nas "melhores ofertas" que pipocam nas telas das tvs,nos outdoors,nas placas comerciais,nos anúncios publicitários etc,tende a ser meio dramático uma hora ou outra.Por isso que um gracejo como "É um evento comercial (como todos os outros), mas não liguem para isso, amem-nas." ajuda a quebrar o gelo,desanuviar as nuvens mais comerciais da tal data cuja passei longe de chegar a tempo: De 2º Domingo de Maio,12/05 em 2013 para 09/07/2013.
    Um post deveras dramático,mas tipo MUITO BOM.

    ¨ P.S.: Arrumarei uma forma de confirmar que eu sou eu,se me entende.Fique atento! :D


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo.... ou deveria chamá-lo de senhor viajante, :P

      Não precisa justificar quem é o senhor, afinal, todos aqui da casa conhecemos seu estilo e sempre esperamos ansiosamente (e curiosamente) pelo seu novo comentário. Sempre encontrando algum buraco em nosso texto e/ou formatação e ressaltando alguns pontos em nossos posts.

      Agradeço pela música de Hajimo no Ippo, muito boa ela, até me comoveu. Anime que ainda preciso assistir (para ver como eu sou pobre em repertório, hihihi)

      Diria que em EVA há MUITAS coisas que envolvem amor de mãe, num ponto em que muitos fans já até criaram teorias ligeiramente assustadoras sobre TODAS as relações da série.
      Em Fullmetal, diria eu que em ambas as versões, a presença da mãe é importante, mas eu adoro lembrar como essa carência de um carinho materno faz falta para ambos os protagonistas e é MUITO enfatizado no anime de 2003 em diversos momentos. Lembra de quando a mestre deles, após lhes dar uma surra, os abraça e ambos ficam com uma expressão confortada? E mesmo o conflito entre eles e a Sloth (nesta versão, semelhante a mãe deles)?

      Deveras dramático foi meu post? hihihi, sinto muito minha falta de exemplos, peguei só tragédias pois são o que meu repertório me permitiu, no entanto, diria que de certa forma veio a calhar visto que é vendo personagens que perderam suas mães ou que vivem conflitos com estas que aprendemos a valorizar as nossas próprias mães, não é?

      Excluir