-->

27 maio 2013

Aihara Kazuki – O ideal de “homem apaixonado”



Kimikiss não é um anime muito popular, mas isso jamais desmerece sua qualidade. A maneira como adaptaram a Visual Novel homônima sem dúvidas foi muito criativa. Em geral visual novels são adaptadas em animes harém, mas no caso transformaram em um romance bem “água com açúcar”, fazendo uso de dois protagonistas masculinos e formando dois triângulos amorosos. Não vou me prolongar e repetir tudo o que já disse na resenha que fiz dele, estou aqui para falar de um dos protagonistas Aihara Kazuki. Ao contrário de Sanada Kouchi (o protagonista principal da série), que é o convencional protagonista gentil, tímido e devagar, Kazuki é um jovem romântico, decidido e sincero.


Ele segue, até certo ponto, um estereótipo de “mau homem” a princípio. Dizendo coisas como “quero arranjar uma namorada”, etc. Nada fora do normal para alguém na puberdade. Mas após conhecer a garota gênio da escola, Futami Eriko, ele mostra a verdadeira imagem de um “homem apaixonado e devoto”. É claro que o casal se conhece de maneira nada convencional, visto que eles se conhecem com um beijo. Sim, para quem não lembra, Kazuki conheceu sua amada quando encontrou uma prova da moça no chão e resolveu devolver para ela. A jovem o convidou para um “experimento”, que começou com um beijo. Mais tardar ela explica que queria comprovar a inexistência (e falta de necessidade) do amor no mundo.

Nosso mocinho a princípio considerou tal método errôneo, e até rejeitou o “experimento”, por não levar em conta os sentimentos dela e dele ao experimentar com gestos carinhosos. Mas ao perceber que está gostando de Futami, ele admite que seguir tais métodos nada éticos seriam a única maneira de ter alguma chance com ela.


Quem pensa que Kazuki não passa de um fracassado no amor que só ficou obcecado pela única garota que lhe deu alguma (por mais estranha que seja), está muito enganado, Kazuki é olhado por outra garota. Sakino, uma amiga dele do clube de futebol, demonstra gostar dele no episódio 12. Ele a socorreu após esta se machucar em um treino, mostrando fortes preocupações com ela. Tal atitude a sensibilizou e com isso ela percebeu os sentimentos que tinha por Kazuki.

A cena em que vemos Sakino se “apaixonando” por ele é muito interessante, diria eu que é o momento que marca o início das viradas no anime. Kazuki a leva de bicicleta para uma clínica ortopédica com o intuito de tratar a perna machucada da moça. 


Os dois não conseguem sair imediatamente da clínica após o atendimento devido a uma chuva. Kazuki, para matar o silêncio, comenta que o horóscopo dele nesse dia (sorte máxima para “amor”, “saúde” e “finanças”) dizia que seu lembrete de sorte era “proteger-se da chuva”, com isso ele continua brincando “Como isso pode ser sorte?”. Vemos então o rosto corado de Sakino que ficou em silêncio com o comentário.

Isto pode ser considerada uma fatalidade na relação de Kazuki com Futami, pois a garota gênio estava demonstrando corresponder aos sentimentos do protagonista, mas quis negar tais emoções e passou a evitá-lo. À medida que ela se distanciava de Kazuki, Sakino (a jogadora de futebol), passou a querer se embelezar e a tentar se aproximar mais de Kazuki. Pois bem, não foi uma fatalidade, por mais que houvesse outra garota interessada, nosso protagonista continuou sendo direto e sincero, ele correu atrás da garota que amava e até se declarou (de maneira desajeitada) para ela.

O Plano original era ele se declarar da seguinte forma:



“Futami-san, é verdade que nós nos conhecemos por causa de um experimento. Eu podia não estar levando isso a sério antes. Mas agora é diferente. Agora mesmo, eu realmente... Você é um gênio mas tem mal gosto. Você é linda, mas é espontânea as vezes. Eu amo essa Futami-san. Não importa como nós nos conhecemos. Vamos continuar juntos!”

Tudo deu errado e após Futami dizer que ele deve esquecê-la, pois os sentimentos das pessoas mudam, o jovem responde da seguinte maneira:


“Eu não mudarei. Não tenho certeza disso, mas não mudarei. Mesmo que eu esqueça, ou desista, eu irei... (gostar de você)
Ei, como os sentimentos mudam? Eu não sei, pois sou um estúpido.”

Futami passa a aceitar mais os sentimentos do jovem a partir disso, apesar de ainda haver certa insegurança e isso causar certos desandamento na relação. Nos dois últimos episódios ela fica insegura novamente ao perceber os sentimentos de Sakino por Kazuki. É claro que isso o afeta ligeiramente. E é neste momento que temos o clímax de sua história, Sakino se declara para ele.
Kazuki ainda gosta de Futami e somente dela, mas agradece os sentimentos de Sakino e se desculpa em seguida, após isso, volta a ir atrás da insegura garota gênio que tanto ama.



O final é.... (bem, se não assistiu ainda o anime, assista-o... eu recomendo)

Agora, um guia simples de como ser um bom romântico devoto (por Aihara Kazuki):

- Seja sincero e diga tudo o que sente para a garota amada;
- Não hesite;
- Não se desvirtue e perca o rumo ao simplesmente perceber que há alguém que também goste de você;


2 comentários:

  1. xD Kico7!


    Já se referiu ao traço aversivamente infantil -mais ou menos isso-,como um extremo à popularidade.

    Também adaptariam VN em haréns p/ deixar as garotas de steps -Pneus reservas que andam roubando-,levando-as em banho maria(protagonistas incrédulos sortudos) e as pessoas(otakus flertando com heroína(s)).Coisas que conhece e que não cabem como uma luva nas 2 duplas de 3(pessoas) -sabe melhor devido a review-...Contudo como o explica,Aihara Kazuki,pensa-se em 1 luva só,ao invés dum par.

    "Mau homem"...O filme de faroeste(1953),"Os Brutos Também Amam",tem o protagonista Shane que é referenciado direta ou indiretamente.Deve ser o curioso título e Listas,ex: American Film Institute(AFI) que o deixaram em 69º(1997) e em 47º(2007)[pt.wikipedia.org/wiki/Shane],presumo na categoria "100 Anos... 100 Filmes(10º Aniversário) (Os 100 Melhores Filmes Americanos-Edição de 10º Aniversário)".
    E como "um bruto",há de ser destemido.E brincarem com fogo sendo cobaias -não se veem assim ;-)-.Ao menos teriam um lance,seriam peguetes,separariam o amor(canalprogramadoresdejogos.com.br/wp-content/uploads/2010/09/Padre-quevedo.jpg) dos sentimentos carnais.Como vimos antes.

    Quanto aos "fracassados/fracassadas no amor",com execução à sua maneira.Entretanto seguindo um princípio de que "a grama do vizinho é sempre mais verde".Parece que os olhos no lugar de se focarem num ponto-img.photobucket.com/albums/v508/montricot/rango.jpg-,preferem ser independentes -fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/p480x480/528236_345715838861864_1468196679_n.jpg-.Também por motivos como esse,comédias românticas tem aquelas grandes e infalíveis ideias do falso casal para um fazer ciúme no outro.Sempre dá certo para as piadas garantidas,conforme público alvo: mulheres românticas que no raso ou no fundo desejam encontrar o príncipe encantado ou fazerem de seus sapos um príncipe,e sapos ou ogros que anseiam princesas donzelas "boas para casar".

    O horóscopo pode dar aquele impacto,dependendo do momento que a pessoa fala.Pode dar uma curiosidade humana de ver se realmente verdade,uma dica para descobrir no "analfabetismo do amor" o que pode dar certo ou não,e principalmente qual a direção seguir: "O que os astros dizem sobre o seu relacionamento",de acordo com aquelas revistinhas que se pode carregar pra todo lado e na exemplar situação dada de "sorte máxima para “amor”, “saúde” e “finanças” que a fez corar instantes depois -Por um tempo,ela até esqueceu da perna machucada e ele do amor não correspondido,kataomoi(?),quem sabe?-.

    E a ficção costuma também nos mostra trági-cômicos exemplares de declarações daqueles tipos de "A arte imita a vida".É só imaginar no campo das declarações românticas: O cara está nervoso,não lê a reação do público(Sendo somente para uma pessoa ou naqueles momentos na frente de muita gente) para não ficar ainda mais nervoso;ensaia um discurso,mas as palavras vão se embargando,daí a retórica para convencer a amada caminha -tem vezes- para o não-convencimento e uma pagação de mico que a pessoa fica paralisada.No entanto,todas essas hipóteses não funcionariam aos impulsivos personagens e seus angustiados & reprimidos,como
    no caso de Aihara Kazuki para Futami "Futami-san" Eriko.Deixa ele dar suas cabeçadas e aprender,tomara que aprenda,então.

    Ao post,a leitura baseada num personagem e suas interrelações,passa suavemente(e não é pelo "água com açúcar" do romance).Foi uma boa sacada não ficar a requentar a sinopse do post anterior(Vide a inserção de Sakino no texto).Ao fim,a postagem tem graus de spoilers(?) "desavisados" sobre um anime que ressaltou sua impopularidade,o que suaviza mais pela mesma tal impopularidade e razão de fazer assim pra isso numa propagaganda a mais ao anime que deu em tua visão,"um guia simples de como ser um bom romântico devoto" e as razões pra ele 'ter chegado a esse ponto'.MUITO BOM,PENSO EU AO REFLETIR MAIS QUANTO AO POST.


    See you at next time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro TAbibito

      Várias citações em seus textos, diria eu que a parte do "principe" me intrigou bastante, visto que o objetivo de muitos shoujos é exatamente este.

      A cena do horóscopo eu achei muito boa pela reação da Sakino, ela geralmente tem uma personalidade ativa e até rude, e naquele exato momento estava toda derretida pelo jovem já apaixonado por outra. Trágico (naquelas) mas belo.

      E diria eu que os leitores, inclusive o senhor, deveriam assistir para descobrir se foi ou nao spoiler, fica a dica, hihihi

      Excluir