-->

22 abril 2013

Rádio do Jeguy Hope (#2)


Olá a todos, sou eu Jeguy Hope. Estou aqui em mais uma edição da Rádio do Jeguy Hope. Hoje trarei para vocês músicas com Vocal.

Post na segunda mesmo já tendo tido post no domingo? O Blog Raiburari agora vai postar mais de uma vez por semana? A resposta para essa e outras perguntas está presente no final desse post.

Após aquela primeira edição repleta apenas de músicas exclusivamente instrumentais, trago agora as músicas com vocal. Assim como no post anterior, a grande maioria das músicas será provavelmente de animes. Dividirei as categorias, dessa vez, em: Músicas mais Animadas, Músicas Emocionais e Músicas Épicas (Imortalizadas pela situação em cada anime no qual elas foram colocadas).

Assim como no outro post: Obviamente, não preciso nem comentar isso, mas de qualquer maneira é sempre bom dizer: Eu não possuo nenhum direito sobre as músicas abaixo. Todos os direitos são reservados aos próprios autores, compositores, gravadoras e pessoas envolvidas na produção, confecção e distribuição delas.

Músicas mais Animadas:

Música "Ignited", do anime Kidou Senshi Gundam SEED Destiny. Ela é tocada durante a Opening 1 do anime.

Música "Tozasareta Sekai", do filme Kidou Senshi Gundam OO Movie: A Wakening of the Trailblazer. Ela é tocada como uma espécie de Opening do filme.


Música "Rap wa Kan no Tamashii da! Muri o Tooshite, Douri o Kettobase!", presente no anime Tengen Toppa Gurren Lagann. Ela foi tocada diversas vezes durante o anime, principalmente em situações de combate (Há uma grande semelhança entre essa música e a Libera me from Hell, que foi baseada nessa aqui.).

Músicas Emocionais:

Música "Shizukana Kono Yoru Ni ~ Retracks", presente no anime Kidou Senshi Gundam SEED HD Remaster. É uma música que foi remasterizada e ligeiramente refeita para o HD Remaster. Ela é tocada em algumas ocasiões, sendo as mais memoráveis durante os episódios 7 e 8, cantada por Lacus Clyne , que estava como prisioneira de guerra na nave da Aliança Terrestre, Archangel.

Música "Fields of Hope", presente no anime Kidou Senshi Gundam SEED Destiny. Ela tocada em várias ocasiões, incluindo durante o fim da batalha final de Jachin Due (Na versão Final Plus).

Música "Remind You (Live)", presente no anime Kidou Senshi Gundam Unicorn. Essa versão em especial não foi tocada durante o OVA, por ser uma versão especial (Live), tocada por uma banda.

Músicas Épicas:

Música "Meteor", presente no anime Kidou Senshi Gundam SEED. Essa música foi tocada no memorável momento em que o ZGMF-X10A Freedom Gundam, vindo diretamente das colônias PLANTs, desce à Terra para auxiliar a nave da Aliança Terrestre, Archangel, na batalha de Josh-A.

Música "Beyond the Time ~ Moebius no Sora o Koete", presente no filme Kidou Senshi Gundam: Gyakushuu no Char. Admito que eu mesmo só vi o filme uma única vez, quando eu era mais jovem, então eu não vou lembrar exatamente o momento no qual foi colocada essa música, mas foi um momento importante do filme. (E por que não reviver esse grande clássico?)

Música "Libera me From Hell", presente no anime Tengen Toppa Gurren Lagann. Ela foi tocada durante a batalha final, no momento em que Simon e o resto da Grande Brigada Gurren conseguem sair do Multiverso Espiral.

E assim acaba meu post de mais uma Rádio do Jeguy Hope. Eu provavelmente ainda verei vocês mais 2-3 vezes essa semana, então até lá! Provavelmente quem posta amanhã será o Kico7.

P.S.: Para você que aguentou até aqui, eu explico agora a razão do post na Segunda-feira. Essa semana é a semana de aniversário do blog. Portanto, até Domingo que vem, teremos posts todos os dias, incluindo aquele post especial no dia exato do aniversário do blog, esperem por isso.

7 comentários:

  1. XD Jeguy Hope!(1)


    Today's Theme > youtube.com/watch?v=5SOiNZ2-IS0.Ed do 2º anime que foi a Corrente de Reviews que é uma música com 2 vozes díspares de Yoko Ueno & Masumi Ito(voz mais de menina).As 2 formam um dueto bem complementar e se intercalam nessa roupagem musical com evidente ritmo medieval e com acreditar no futuro e no sentir do mundo a sua volta.

    .Músicas + Animadas.:
    01
    Em 0-1:06,1:7-1:47-2:42 ou 2:43min até o fim,lembrou-me o bicolorido loiro-castanho de Hasegawa Kodaka[myanimelist.net/character/37512/Kodaka_Hasegawa] dos últimos(a mim) post do Kico7.Com esses há exemplos,demonstra-se uma liberdade de moda capilar,seja na ficção ou no 3D,onde os ícones populares como personagens de anime e cantores experimentam cortes e tinturas nos cabelos.Ainda mais quando há um certo direito ou "obrigação artística" em quebrar paradigmas ou lançar tendências,principalmente com o cabelo liso dos japoneses{O alisamento japonês não tirou esse nome do nada},onde se sabe ou se pratica muito,moldar cabelos de tal textura.
    Na música: É o esperado do vocal vibrato de T.M.Revolution,juntamente com a batida insistente de Tecno Music com Rock.Fico com a impressão da letra ser longa e não ter muito tempo de respiração nas frases e do tema não ser restritivo a um gênero,no caso aqui foi o Mecha.Interessante ritmo.

    02
    A luz é lateral da esquerda à direita,mas nos objetos é percebida em direção oposta,tal como os 'clarões'.No entanto,a maior parte é escuro,exceto pele,objetos etc,observando-se ainda as penas que caem como dentes-de-leão[upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/89/Dente_de_Le%C3%A3o.jpg/1280px-Dente_de_Le%C3%A3o.jpg] e representam uma metamorfose branca no fim.
    Sem consultar a letra,o monitor explodindo,descendo e com imagens inquietas,podem supor críticas à cultura de massa.
    Os instrumentistas se não "em chamas",estão "em brasa".Coisa que o vocalista não denota(propositadamente) com a voz que embarga e 'melancoliza',e noutros se revolta em fôlego.

    03
    Som aqui está + baixo do que me lembrava e ñ foi nesse vídeo da nave,foi num outro com imagens de personagens do anime,porém conheço "A alma do homem é o Rap[Rap Is A Man's Soul]".O de sempre são: os gritos de incentivo do Rap,os vocais com palavras de protesto e motivação e o mix de timbres à la violino + batidas marcadas do Hip Hop etc.
    E a nave da imagem pela sugestão de ritmo,está em pré-batalha e sendo assim,deve ser o 1º dum dos novos amanheceres para o lado dos bonzinhos em revolução.

    .Músicas Emocionais.:
    04
    A representação de um dando as costas(A expressão não sei ter desavença) me remeteu logo ao que é: Gundam Seed,um Gundam predecessor(tô chutando)onde os inocentes recebem os estilhaços da batalha,pois quanto maior a batalha mais difícil é conter os danos(Li a sinopse,como disse na pt 1 dessa postagem).E no geral,da img se infere olhares como retas concorrentes.
    Da música,conclui-se ser um timbre simulando(ou verdadeiramente) uma voz juvenil e pueril(by Tanaka Rie) cuja se imagina o quão otimista e idealista a canção tende a ser com todo esse arranjo clássico ao violino,o qual não parece no momento serem muitos.
    - Obs: Possui lyric na página do YouTube,né? :-)

    05
    É a jovem diva,diva "precoce" do wallpaper que canta esse tema?Ela está bem como se estivesse num momento como esse em que Tanaka Rie reempresta sua interpretação softly.Onde nesse momento pintado as cores são roxas,rosas e douradas,predominantemente,;e com brilho semelhante aos que as estrelas bem distantes ao seu redor lhe emprestam ao seu "momento emoção" para ser ouvido silenciosamente.

    06
    Não é vocal,exceção a ocasião. ;-) E entrando em pormenores,possui prenúncios nos tambores e batidas do tipo com baquetas,desenvolvimentos nos violinos com orquestra e entra numa vibe mais popular quando insere o Rock.É de fator transitivo a colocar na fronteira com as "Músicas Épicas" pelo som e pelo visual combativo dessa Unidade em prata e vermelho na órbita de algum planeta.


    Ja(ne)!(1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo-san, primeiramente, peço desculpas porque eu errei BEM feio quando fui pegar o link do vídeo número #06. Eram dois vídeos similares, e assim o Youtube me enganou. Consertado. Ouça de novo que essa é a verdadeira música.

      Sobre a sua música, é como você mesmo disse: Elas fazem um bom dueto.

      Sobre a música #01, realmente, há uma semelhança entre a cor dos cabelos entre o cantor e o personagem. Sobre a música em si, realmente é uma música que não tem um gênero restritivo, poderia muito bem ser colocada em um anime de gênero diferente sem problemas.

      Sobre a música #02, o vídeo é exatamente como você falou. A música em si fala sobre causalidade, lutar contra o destino e estender as suas "asas", fugindo do desespero e alcançando a liberdade. (Pelo menos ao meu entender das lyrics)

      Sobre a música #03, o problema do som é o próprio arquivo de música do qual saiu essa música. Essa imagem do vídeo é um tanto quanto importante para a história.

      Sobre a música #04, a sua descrição foi relativamente correta. Sobre a música em si, é como você disse. Eu achei que comparado à versão original, essa versão nova com violinos ficou muito melhor. Importante ressaltar que assim como a música posterior a essa, elas são cantadas pela mesma personagem e pela mesma seiyuu.

      Sobre a música #05, sim, é isso mesmo, essa música é cantada pela personagem Lacus Clyne, cuja seiyuu é a Tanaka Rie. Essa música tocou em alguns momentos importantes e em momentos de calma durante o anime.

      Sobre a música #06, como disse acima, acabei colocando a música errada. Espero suas opiniões sobre a música certa logo mais.

      Excluir
    2. XD Jeguy Hope!(Que para todos os efeito é o número 3 ^_^)


      Para melhor situar no Mundo da Blogosfera,repito o trecho anterior:
      . Versão Instrumental >> 06-Gundam Unicorn OST III Track 2 - 15 Remind You Symphonic Event Ver.(High Quality){https://www.youtube.com/watch?v=dZdplH0Fobw}
      " 06 Não é vocal,exceção a ocasião. ;-) E entrando em pormenores,possui prenúncios nos tambores e batidas do tipo com baquetas,desenvolvimentos nos violinos com
      orquestra e entra numa vibe mais popular quando fotos de recife insere o Rock.É de fator transitivo a colocar na fronteira com as "Músicas Épicas" pelo som e pelo visual combativo dessa Unidade em prata e vermelho na órbita de algum planeta. "

      .Versão Vocal(A que teria apontado desde o princípio) >> Gundam Unicorn OST III Track 2 - 15 Remind You Symphonic Event Ver.(High Quality)
      {http://www.youtube.com/watch?v=mykHqj2zLPM&feature=player_embedded}
      Introduz com notas em volume baixo e com intervalos médios chegando até uns 1:5 min,em comparação básico é como a experiência de tocar com garrafas de vidro cheias com volumes diferentes.Após isso os sons de vidro continuam em volume maior a acompanhar a cantora e para passar o bastão sossegadamente aos sond do Rock que pelo apresentado até agora soa como uma Love Rock Song,da mesma forma que continua com mais intensidade e com o auxílio das back vocals.
      Tempos mais tardes,sua entonação se apropria do "modo de cantar em back vocal" e ela se joga na música,acabando apenas para dar fim a música e ser ovacionada com salva de palmas,e se ningúm tinha certeza,evidencia o Ao Vivo que origina o vídeo.
      Se fosse fazer comparações com a voz da cantora: diria que ela quando sussurra é como a brisa,mas quando levanta a voz é como uma ventania.Essa comparação parece uma declaração de new fan,porém só tentando uma sugestão metafórica.

      Os motivo da confusâo foram(pelo que reparei): Mesma imagem,mesmo usuário que upou(ZeheartAsuno),nomes que mudam apenas no meio "Gundam Unicorn OST III Track 2 -
      + 'Nome efetivo da música' Event Ver. (High Quality).Só que a mudança foi da água pro vinho,assim eu percebi,embora em parâmetros gerais tenha Instrumentação de orquestra & Instrumentação de Rock e a já mencionada imagem do Mecha(É esse.Agora com escudo,não é? -> http://25.media.tumblr.com/795fa621c0d15726cf12b742d8128033/tumblr_mhs2xlSV771rei2n3o1_500.jpg.


      Ja(ne)!(3)

      Excluir
    3. Olá novamente Anônimo-san.

      O Mobile Suit em prata e vermelho (Nessa imagem ficou parecendo prata, mas a cor real da unidade é Branco e Vermelho) é o RX-0 Unicorn Gundam (NT-D Mode). Realmente, a versão normal começa a bater na porta da categoria "Músicas Épicas". O que falarei agora é simplesmente minha opinião, mas eu tenho quase certeza que essa música "Remind You", pelo menos na parte musical, é derivada de uma outra música também da OST do Kidou Senshi Gundam Unicorn, a música Unicorn (Deixo a versão Live porque ela é mais legal que a normal): http://www.youtube.com/watch?v=KskWgQlA9Ds

      Sobre a versão Live da música "Remind You", entre todas as versões Live, é uma das que mais se destaca da versão original. A versão Live tem vocal a maior parte do tempo, com direito a um excelente trabalho na parte vocal. Foi uma descrição muito boa do vídeo em si.

      Eu acabei me confundindo exatamente por causa desses fatores que você mencionou.

      Excluir
  2. XD Jeguy Hope!(2)


    Today's Theme > youtube.com/watch?v=2kHBBuckR5A.OP de Scrapped Princess(2003) que expressa o desejo daqueles que tem asa pequena[Little Wing] e não podem combater da forma que procuram,entretanto creem veementemente no milagre de que "As asas que eu desejo para isto virão e com certeza,algum dia,o sol brilhar![Tradução achada para os 2 últimos versos de TV SIZE]".
    A versão apontada é um Live[Para + informações leia descrições do vídeo] com lyrics e apresentação entusiástica com luzes roxas e amarelas + o vigor próprio a esse FEAT e a epicidade da música.

    .Músicas Épicas.:
    07
    E dá-lhe T.M.Revolution!Segunda vez na mesma oportunidade.Sabia que tinha visto esse vídeo no OrientalPoint,orientalpoint.blogspot.com.br/search/?q=Revolution&x=0&y=0,postado por Luigi no blog dos colegas que está parado tem uns meses[Já li matérias de lá. ;)].
    Ao vídeo,quase todo o tempo o rosto de Takanori Nishikawa é focado e iluminado,a imagem não fica indecifrável se extendida[apesar da resolução de 320X240],a iluminação é de um branco,azul escuro,roxo ou um amarelado;a interpretação do cantor é praticamente fixa sem o prejudicar nesse ponto.
    Da música,a letra é poética(& metafórica em contextos não-Gundam) e fala de amor(Vejam só!E o nome é "Meteoro").Gosto da crescência dessa música e da distinção sonora que se pode verificar.

    08
    Da forma que falou "quando eu era mais jovem",recordei-me dos "Oji-san!" dos animes.Lá ninguém gosta de ouvir. :P O filme " Kidou Senshi Gundam: Contra-Ataque dos
    CHARs" é de 1988[Vi aqui-> http://myanimelist.net/anime/87/Mobile_Suit_Gundam:_Chars_Counterattack] e se avalia realmente ele ser duma decáda assim porque esse estilo de rock não toca hoje em dia,apenas versões.Onde a música propriamente,é mais ou menos declamada em sua maioria em japonês[Trivial...] e as sílabas podem ser entendidas sem dificuldade.Já no ritmo,parece-me também semelhante ao tipo de atmosfera criada no rock britânico[britpop].

    09
    A primeira ouvida que dei nessa foi num post de comparações entre versões de menos bits e as originais,o qual não consegui o encontrar mais(ESTRANHO).
    E quanto à legend atual "Ela foi tocada durante a batalha final,no momento em que Simon e o
    resto da Grande Brigada Gurren conseguem sair do Multiverso Espiral.",explica muita coisa de teu nome ser "Libera me From Hell",isto é,"Libera-me do Inferno",sendo o "from" o indicador de origem(o "Multiverso Espiral",no qual na nossa definição costumeira de "Universo" aparenta ser complicado...e fantasie leigamente se o "Espiral" gire.)
    Na música(vejamos o que posso dizer de não dito),evidentemente ela é uma versão de "Rap wa Kan no Tamashii da!Muri o Tooshite,Douri o Kettobase!" com uma cantora lírica em sofrimento & êxtase,a qual não associaria com a expressão irada de Kamina(creio -> http://myanimelist.net/character/2075/Kamina).
    - Nota Curiosa{Trecho inicial de http://www.infopedia.pt/$espiral-%28simbologia%29}:
    "{...}"A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo,normalmente positivo,auspicioso e construtivo,sobretudo na sua forma.Enquanto plana,a espiral pode ter associado o movimento de evolução e de involução.Na sua versão de espiral dupla,traduz o todo,a união dos contrários,o nascimento e a morte.{...}"

    * Ao post(Diferentemente interessante e tipo Muito Bom):
    Continuando bem setorizado(com uns poréns de antes),'#2': Reviveu umas lembranças minhas AND lembranças suas. ^^

    P.S.:
    #1 Nem me lembrei do Aniversário,distrai-me bem. O.o =P No entanto uma hora,chego no ponto anunciado,como na constância da tartaruga da fábula de Esopo.
    #2 http://raiburari.blogspot.com.br/2012/07/viajando-no-youtube-super-robot.html usei os termos,** Quanto ao que tocou na "'Rádio do Jeguy'(Hope)"**,para as músicas em vídeo da postagem.Com esses termos super-origiginais que utilizei,não é de se espantar que coincidisse. :P


    Ja!(2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mais uma vez, Anônimo-san.

      Inesperado foi descobrir que a sua música era cantada pelo JAM Project. Interessante como eles também cantam músicas para outros animes, não apenas para animes/jogos de Mecha. Algo também raro é ver que o lead vocal é feminino. A presença de Hironobu Kageyama no back vocal é mais facilmente reconhecido na versão Live do que a normal.

      Como a banda T.M. Revolution fez várias músicas para Kidou Senshi Gundam SEED/SEED Destiny, não se surpreenda se ver mais músicas deles nesse tipo de post. O blog Oriental Point anda parado faz vários meses, eu me pergunto se eles resolveram dar uma pausa para renovar as energias e as ideias, mas espero vê-los postando de novo num futuro próximo. Eu deixei o vídeo aqui mais pela parte musical, se for para assistir o vídeo, seria mais indicado clicar no botão de YouTube no vídeo para ser levado diretamente ao YouTube e vê-lo lá para uma resolução maior. Eu também gosto bastante dessa música, ela me traz memórias do passado e de uma das melhores cenas do anime.

      Ah, o "Quando eu era mais jovem" foi proposital para ser uma piada mesmo. O filme Kidou Senshi Gundam: Gyakushuu no Char, ou Mobile Suit Gundam: Char's Counterattack, ou ainda, em português, Mobile Suit Gundam: O Contra-ataque de Char, foi um sucesso em sua época, e até hoje é sempre lembrado pelos fans mais tradicionalistas de Gundam. A música em si é bem de época com o rock atual da época, talvez, como você mesmo disse, tendo uma semelhança de ritmo com o rock britânico.

      Sobre o vídeo 09, aquele vídeo daquele post provavelmente foi pego durante aquela caça aos vídeos por causa de copyright. Agora que você comentou, vários links de vídeos se tornaram inválidos, e após uma procura no YouTube, parece que será difícil arranjar outros links, principalmente para as versões 8-bit, que são bem raras. Realmente a imagem do vídeo não bate muito bem com a parte vocal lírico da música, erro da pessoa que criou o vídeo. Essa nota curiosa que você mencionou é mencionada durante o anime Tengen Toppa Gurren Lagann. Sugiro ver o próprio anime, não só porque é um anime excelente, que até agora ninguém a quem eu sugeri ousou dizer que não gostou, mas também porque abstratamente é interessante.

      Sobre o P.S.#2, admito que quando li o seu comentário naquele post, eu até anotei o nome porque achei um nome amigável, que podia muito bem ser usado como nome do tipo de post. E não é que eu acabei usando?

      Excluir
    2. XD Jeguy Hope!(Vale como o nº4: União de partes em resposta aos comentários)


      * Sugestão Musical: youtube.com/watch?v=4aq0uSGyHuo.AB de Abenobashi Mahou Shoutengai[Bairro Comercial Abenobashi,se me lembro bem] ou diminutivamente: Abenobashi.Nesse tema na voz de Hayashibara Megumi e um cantor convidado -ninquém quis me dizer o nome dele- cantam uma letra que heterogeniza tantos termos que parecem com os episódios baseados em múltiplos gêneros.E pegando "emprestando um pouco da relação dessa força com a união de restantes assuntos",curta a animação e tente não estranhar tanto as partes da letra que lhe parecerem malucas,conforme a tradução do Pop/Hip Hop de 2002.

      Escutei por sugestão sua,uma versão Live como essa,mas não era exatamente essa porque não me recordo das cenas de Gundam Unicorn terem aúdio nos diálogos da série.
      Sim,somente aúdio porque a cena traumática & trágica e despedida do pai para com seu filho no espaço conta apenas com o aúdio em original: Japonês.Verfiquei em seguida e vi ser por certo 'http://www.youtube.com/watch?v=7OkZXsJPQzA' com a canção ON YOUR MARK,que já até procurei deixar opiniões sobre o contraste de riquezas,o possível trauma infantil do herói,o romance com a amiga de infância(?) sendo percebido,a orquestra de japoneses terem visual menos rígido e o apelo desse tipo de apresentação.
      Retornando a apresentação indicada -Unicorn Live-,é o contar da história do Unicórnio: Uma explicação(?) duma pintura sobre um unicórnio que nela posava,o que daria origem a mítica introdutória do Gundam Unicorn(Unidade + Piloto) e o Unicorn em ação comumente exaustiva aos pilotos.Já à apresentação em si,é ela que encerra o show e o pianista que se posta na frente para ser o compositor também,não é isso?É uma apresentação das boas.Nada como: Poder ter acesso aos detalhes,presenciar os milagres da acústica e os feitos de quem faz seguramente seu ofício.

      Viu?Te surpeeendi com Hironobu Kageyama,e como back num tema de Abertura prum anime medieval. =D E também é mais reconecido no Live,pois se o cidadão teimar que não,a câmera mostra a cara dele e o do outro back enquanto cantam.

      Sobre T.M.Revolution: O clipe de "Meteor" o assisti na maior resolução possível(Estiquei o player usado ao máximo. ^_^).E quanto às memórias,é como eu disse,lembra-me de quando entrava lá pelas chamadas no espaço destinado aos parceiros do Raiburari e de quando lá tinha umas pausas,retornos e uma evocação ao diálogo.
      Já dos trabalhos da banda,devo sinto ter visto mais exposições deles além dessa em "Meteor" e das dos posts que redigiu,mas também me vem eles num Shounen de "Comedores de Almas" que se lembrar falo melhor outrora.

      E quanto ao "Quando eu era mais jovem" foi para não deixar passar em branco,porém como te foi proposital fazer piada,foi-me proposital a comentar.Devemos saber dessa "tradição" previamente,tais como também são "tradições" os rocks britânicos ou a imaculável idealização dos MANIACS FOR Mobile Suit Gundam.

      Ao vídeo 09,"Tempos de Caça às Bruxas",a "Volta da Inquisição",no qual tudo é visto como lucratividade em cima das grandes empresas do entretenimento.E sendo assim é como imaginei = Postagem inviabilizada e necessitou ser tirada do ar por falta de peças sobressalentes;indisponível nos marcadores de procura.E sobre a imagem do vídeo dividida entre Simon,nem encrespei com a tal,acho até que um sentido direto ela faz,pensando por exemplo que a aparência dele está "possessa" e "o liberar do inferno -esse ou outros que lutavam-" vem a calhar e a nave deve ser da Grande Brigada Guren[?].
      E sobre o gostar dos abstracionismos de TTGL,http://rkotodama.wordpress.com/2012/06/18/tengen-toppa-gurren-lagann/,tem um redirecionamento para gente que desgosta,porém 'o ataque observador' é o "Barraco Vencedor do Troféu Imprensa".

      Você fez isso do P.S.#2?Interessante(rs).Agora tem uma coluna própria,ou ao menos a que 'originaria' o tipo de post musical,caso vire moda.


      Ja(ne)!(4)

      Excluir