-->

03 março 2013

Esoragoto - Música de Abertura (OP) de "Sankarea"



Como deixei avisado em meu último post, agora comentarei sobre a música de abertura de Sankarea, Esoragoto (fantasia).Este post contemplará apenas a parte da música abordada no clipe da abertura que dura um minuto e meio.


Antes de tudo deixo a letra traduzida pelo Mazui Fansub (que eu tomei a liberdade de traduzir para português).

Primeiro a versão do fansub:

“Perhaps the story I heard
On that sleepless night
Was just a fairy tale.

Perhaps, forgetting eternity,
I’m chasing pleasure
And cursing my life
Because I’m trying to escape
From the shadows that have settled
Deep inside my heart

Even so, If I can
Continue loving myself….

A sun broken in two signals the dawn,
And pierces through my senses, dulled by the darkness.
The emotions that I left behind dared to remain unchanged.
This story is no longer bound by its plot.

Freely, freely
I take the helm
And fly ever higher”


Agora traduzindo manualmente:

“Talvez a história que eu ouvi
Naquela noite de insônia
Era apenas um conto de fadas (fantasia/esoragoto)

Talvez, esquecendo a eternidade,
Procurando pelo prazer
E lamentando o presente
Estou tentando escapar
Das sombras que ficaram
No interior de meu coração

Mesmo assim, se eu puder
Continuar me amando...

O Sol quebrado em dois sinalizará o amanhecer,
E perfura pelos meus sentidos que se acostumaram com a escuridão
As emoções que eu deixei para trás ousaram não mudar
Esta história não está mais preza a seu enredo.

Livremente
Eu assumo o comando e vôo mais alto”


Agora o clipe:



Descrevendo e Comentando:


  • O clipe
O clipe é isento de cenário, sendo tudo basicamente abstrato, não se pode dizer se foi por falta de orçamento ou com alguma idéia por trás disso. Interpretando por partes. A música inicia com Rea comendo a folha venenosa (hortênsia) e afundando em um pano escuro (a morte) e afundando no chão e deixando só o braço de fora (referência as clássicas cenas de zumbis quando saem de suas tumbas).

 Seguimos para Rea expressando seu desespero com um grito inaudível. E Chihiro com seu gato escapando e pulando sobre as cabeças dos familiares deste. Wanko e Chihiro aparecem correndo em direções com tendências a um encontro (esbarro), mas acabam em caminhos separados. Ambos são próximos e parecem ter caminhos semelhantes, mas no fim, Chihiro segue seu próprio caminho, cujo rumo, na música ainda não é mostrado.

Rea e sua família (mãe, pai e empregados) aparecem em uma mesa de jantar. Vemos o pai da família tocando fortemente no ombro de Rea, e esta forçando um sorriso. A mãe ao fundo com uma garrafa, aparentemente de vinho, está com uma expressão de embriagues e revolta ao olhar a cena (pai tocando a filha). Em seguida uma imagem de um frasco (aquele que Rea toma o "veneno"/poção) caindo no chão.







Os amigos de Chihiro aparecem balançando os braços, como se torcessem por algo. Wanko com uma expressão séria atira uma bola de tênis no além, e está quebra o Sol ao meio. Com isso um cenário de um campo a céu aberto aparece. Chihiro encontra seu rumo, correndo sobre seu gato (Babu) gigante neste campo. Rea que emerge do chão (com a mesma posição de braço do início do clipe) e vê Chihiro. Este estende a mão e ela a segura. Babu pula e ambos continuam no ar voando juntos. Rea agora sorridente e feliz segurando a mão de Chihiro, que se mostra surpreso a princípio mas também acaba sorrindo.

Os dois voam sem destino definido, até que Rea entra em um poço (aquele onde ela gritava no primeiro episódio) e isto vira um túmulo com RIP (Rest in Peace = descanse em paz).



  • A música
Esta começa devagar, com um tom fraco e silencioso. Num segundo momento ela é séria e mais badalada. Num terceiro momento fica num momento de quebra, dando idéia de dúvida. E enfim, no refrão, temos a vocalista cantando numa tonalidade esperançosa, ao mesmo tempo em que o casal se encontra e voam rumo à liberdade desta história trágica. Terminando subitamente com a “morte” de Rea.


  • A Letra:
Agora encaixando a letra nisso tudo. Aparentemente há três histórias em questão:

1- O conto de fadas que o eu lírico fica triste no início por poder ser apenas uma fantasia, o que Rea já chegou a desejar para si;

2- A história/cenário trágico cujo enredo no refrão o eu lírico se liberta (“Esta história não está mais presa ao seu enredo”), uma referência a vida de prisioneira que Rea tinha;

3- Por fim a “história real”, afinal, no refrão o eu lírico afirma, que ao continuar se amando, ele(a) pode se libertar dos sentimentos ruins colocados nos primeiros versos (“... as sombras que ficaram em meu coração...”)e, assim, tomar controle de sua vida e viver livremente, voando cada vez mais alto, simbolizando a felicidade, que é quando Rea cai no poço e vira uma tumba.



Interpretando tudo:

Vemos aqui o foco em Rea, tanto na letra, quanto na música, quanto no clipe. Os sentimentos dela estão todos na letra, o desejo de viver o conto de fadas, a tristeza da história ao qual está preza e a sua libertação desta. No clipe vemos, que Chihiro está correndo rumo a ela, pois quem ela quer compartilhar a própria história (livremente) é ele, e quem a libertou na realidade, foi ele também. Ele a conheceu, a compreendeu e a tirou desta vida infeliz, mesmo que para isso ela tenha precisado “morrer”. E a ideia do anime está impressa aqui, a “morte” de Rea, simbolizada na parte final do clipe em que ela vira uma tumba, é o destino final para sua libertação.

A letra diz que não se deve desistir de viver, por mais que os sentimentos obscuros tomem conta de sua existência. O Sol quebrado ao meio no clipe por Wanko representa o nascer do sol (o sol fica pela metade quando nasce), e essa é a esperança de um melhor amanha, que se o Eu Lírico continuar a se amar, poderá vive-lo.



Concluindo:

É uma letra, clipe e música bem simples, no entanto, representam com perfeição toda a idéia e a história (que ironia) do anime. Algo contra se conformar e desistir de si e de um futuro melhor. Pois “A noite é mais escura antes do amanhecer...”(Por Harvey Dent em Batman – o Cavaleiro das trevas), ou seja, por mais que as coisas não estejam dando certo (a noite escura), sempre haverá um amanha, para sonhar e lutar. Não estamos presos a um enredo físico, é possível ser livre e não é errado querer isso.  

4 comentários:

  1. Como que é que está Kico7?(1)


    Não vi a OP tantas vezes,porém a 1ª imagem que não via como cena real dela,era sim da OP.
    Também não lembrava dessas silhuetas(deles;divagando remetem à muitas personalidades,porém não é pra tanto aqui) e da carinha dela de modelo.E ainda na OP,pensei que faria junto da ED,mas vejo preferir o solo dos temas musicais.
    E por fim,já havia me ocorrido comentar dessa OP uma vez,coffeeanime.blogspot.com.br/2012/05/sinopse-historia-gira-em-torno-de-um.html,mas enfim...

    "Algoritmo da OP":
    ..Suicide..
    Sankarea escolhendo onde,como e quando será seu túmulo,os religiosos abominam o metódo a usar,mas ficção é mais fácil de abstrair.E não é que seu "em breve" suicídio provoca coisas boas...se é que virar adubo de hortênsias,upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/40/Hydrangea_macrophylla_Blauer_Prinz_1.jpg,éboa coisa.Já na ortografia,escreve-se mesmo com "S" e por causa dessa ,upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/Hortensiamarcari29122006.jpg,o erro ortográfico vem a mente.Culpa de quem fez o "rezistro de nascimento"(rs).
    *Notas: As hortênsias,achei-as bonitas,não é?E como li antes de ver o clipe,intrigou-me como teria afirmado ser a hortênsia só pela folha.
    ..Cadê o gato?..
    Opa!O gato foge dum jeito pouco sútil a gatos.E sem notar o estardalhaço,a loirinha cruza com o dono do gato e ainda que ambos corressem,só ele lhe causou estranheza.
    ..Família..
    Sankarea's family tem seu ar de nobreza e formalidade.Com o pai que num olhar apenas revela sua vontade que não era incontrariável,por um instante me lembrou um filme onde uma mudança de olhar denotava eminente assassinato: "Mamãe é de Morte[youtube.com/watch?v=ZVEWl6R_ikE]" em que Kathleen Turner(como a mãe-título),e em momentos como o olhar de 14s há de se ficar ligado.
    *Nota: myanimelist.net/character/43297/Danichirou_Sanka.Chamativas essa coluna de pintas na testa.
    ..Saque..
    Após uns "Esforce-se!","Força!" e "Vai!",apresenta-se a jovem tenista dando seu Ace('eici' em inglês).
    ..'Gato montaria'..
    Pelo rabo do gato se nota o atropelo,e por causa da sua disparada Sankarea 'desentalará' do buraco,parando de "comer capim pela raiz";daí voaram como um casal romântico de duetos musicais para "R.I.P.{Rest In Peace = Descanse Em Paz}" ou em outras palavras: L.I.P.{Live In Peace} = Viver Em Paz.

    ** Outras considerações:
    ..'Fundo de tela'..
    Branco,fundo branco com parte,o de um céu azul com primaveris nuvens até o culminar de um pleno e mortal branco.Em comparação,digamos que: o cinza representa o espaço útil{chão,janelas e paredes} dando uma simples noção de localização,e o branco em teoria é o espaço irrelevantemente momentâneo,ilimitado ou indefinido.Já o dia de bom tempo,falariam de novos e bons tempos chegando.
    E em teoria mais abrangente,é aquela boa economia -A qual relembrou- que torna quem tem menos opções,pessoas mais criativas(Aff[?]).

    ..Efeitos..
    CGs bem presentes nos pedaços em que o morrer é diretamente referenciado.Numa intenção de frisar um tanto que artificialmente o estágio intermediário vida-morte,prossegue.Tendo em vista que zumbis e CGs soam "artificiais".

    ..Cores..
    O preto,o roxo{vermelho+azul -> upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/17/Color_icon_purple.svg} e o marrom,são as cores 'menos alegres'.Contudo,comparando com tanto branco,verde,azul,vermelho,amarelo,"cores mais alegres","o viver" é preservado de forma análoga ao ocorrido desde o plot.

    ..'Lyrics's Version(segundo a tradução)'..
    O consciente forçadamente alerta,era alentado pelas fantasias de "estórias de felizes para sempre",mas "o sempre" estaria longe demais,portanto agora necessitava ao menos duma felicidadezinha p/ lhe dar esperanças.
    E em simbologia,a luz solar variável com a rotação da Terra é p/ ser sua futura e iluminada vida,porém ao menos a escolha da própria 'morte' ela se via decidindo já.


    Até a próxima!(1)

    ResponderExcluir
  2. Estou vivendo a vida como sempre (feliz, é claro) Caro anônimo. E o senhor, vivendo tranquilamente?

    Acho engraçado a ênfase que deu no suicídio. Eu pessoalmente deixei isso passar pois não é exatamente o que acontece... apesar da tentativa e intenção estarem lá. O legal dessa OP e do enredo do anime é como eles colocam o "fim da vida" como porta para que a vida da Rea se inicie de verdade. Irônico, paradoxal (e talvez já tenha sido abordado em outras obras), no entanto, genial.

    O que eu gosto na OP é como eles ilustram (sem muitos efeitos, nem muita sofisticação de efeitos, como citado pelo senhor) todo o enredo e a ideia deste, em apenas um minuto e meio... com o uso de um forte simbolismo que (para quem assistiu o anime) fica marcante em como tudo parece se encaixar perfeitamente.

    E que olhar sutilmente assutador dessa senhora Turner, hein?
    Apesar do olhar do Danichirou dar mais ideia de "desejo" e "abuso" em minha opinião, do que assassinato propriamente dito (esse olhar fica mais na "mãe" de Rea mesmo)

    ResponderExcluir
  3. Como que é que está Kico7?(2)


    ** Outras considerações:(Cont.)
    .."Music's Version & Pensamentos"..
    º Até os 11s: Voz chorosa com tons que poderiam ser associados ao trio Chatmonchy(myanimelist.net/people/10025/Chatmonchy),reflete-se numa pergunta implícita:
    "Se o desejo for apenas "Esoragoto(Conto de Fadas)?"
    º Dos 12s aos 22s: Instrumental J-Pop Rock de 10s com picos quase síncronos,baixo+guitarra e aí a bateria(pratos principalmente),com fatos da animação.Simbolicamente,um renascimento em processo.
    º 23s aos 42s: Os problemas da vida mostram crescências,embora a solução para dois deles,exs: Sanka com seu lençol preto e a mãe dela com seu amigo-vinho,foram tomadas numa narração não-linear em tudo e com sonoros ênfases.
    º Dos 43s aos 51s: Em algum sentido Wanko ganha toda a responsabilidade.Até no ritmo que a cantora deu e os amigos apareceram falando/torcendo.
    º Dos 52s aos 1:13min: A entonação vocal e o ritmo ficam mais aventurescos por motivos relatados nos últimos parágrafos de ". O Clipe".
    º Dos 1:14s aos 1:30min: Vai-se desacelerando aos poucos,pois de uma forma não-convencional as coisas entram nos eixos.

    ** Bônus+Nota Inicial: Certamente não serão preferíveis à versão original,entretanto se pode divagar com esses dois covers que linco:
    1 youtube.com/watch?v=Gv0F7d0vPSg > É uma usuária americana do YouTube,MyLovelyServant,com uma letra reconhecidamente diferente da sua(Vide a descrição),
    algo que já deixa a noção de métrica estranha a essa do blog que já é outra coisa em relação a original japonesa.E quanto à sua atuação,diga-se que foi mais comedida que o suficiente.
    2 youtube.com/watch?v=9hZ-6UjQZ78 > Do usuário "kenshin90991",ele deixa a abertura original em 2ª voz e canta em 1ª.Ela tem uma versão de letra ainda mais diferente de todas já faladas,e talvez pelo costume cantante do cara -Pode ver no canal dele- e da métrica,não destoou do ritmo original.
    * Indicação do canal de "kenshin90991" -deve ser a melhor ou uma das dele- para que possa comparar:
    http://www.youtube.com/watch?v=gP1hPybur6s&list=UU-GwbscwM20nIza4_7FqHCA&index=20 -> E a Original Version: http://www.youtube.com/watch?v=BMIsv-AbyXE

    {-}
    1| Não voltar a dizer que os intérpretes são da banda NANO RIPE(http://myanimelist.net/people/12505/nano.RIPE),ainda que tenha lincado com post anterior,não sei se resolve de todo.
    2| Uns poucos erros ortográficos.
    3|(Observação)| Se for numa tradução literal,falta um "livremente" na 1ª linha da última estrofe.
    {+}
    Percebo que "te levei pro lado negro da força" =),avaliar obras a partir de uma parte dela em descrições opinativas,como nessa abertura.Contudo,optando por uma em formato de história decidiu levar em frente a Esagoroto(Fairy Tales) de Sankarea numa sequência de: letra(Versão Inglesa e Portuguesa),clipe,fotos que explanam e que recontam (in-)diretamente o clipe/post,Música(A qual exprimo em ".."Music's Version & Pensamentos"..",contudo "não fizemos os mesmos cálculos,ainda que chegamos a resultados em parte similares",a Letra(roteirizada em 3 suposições,mas que para meu ver passa/e são essas 3[pelo menos 3] com uma aceitação final da última no que concerne aos sentimentos e o "Interpretando tudo" que entendo que terminou se envolvendo pessoalmente com a OP e todo o drama dela com a participação de Chihiro,um tipo de princípe encantado,para numa animação do tipo motivadora,e o "Concluindo" num contexto geral bemtambém remete a http://www.youtube.com/watch?v=-GA3x3PZxo4,e sobretudo em 34s onde a parte citada converge.
    -> Ao post: Muito Bom.

    . P.S.: Na minha exploração de suicídio,percebi que o morrer dela é simbólico TAMBÉM,contudo também a explorei exatamente para não ficar parecido contigo.Da mesma forma,que divaguei quanto à OP independemente de todo o post e do link do 1º comentário,coffeeanime.blogspot.com.br/2012/05/sinopse-historia-gira-em-torno-de-um.html,
    para assim preservar a unicidade de todos,percebeu..? =P


    Até a próxima!(2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo. Acho legal a vocal de NANO Ripe, pois em geral a voz chorosa dela (como dito pelo senhor) soa bem infantil e inocente, e quando ela chega no refrão da música consegue passar uma ideia bem maior de maturidade e de "lutar pelo futuro".

      Belos vídeos. A versão cantada em inglês está realmente com uma métrica e palavras (e até versos inteiros) diferentes, mas o fansub que eu peguei provavelmente traduziu só as falas, sem considerar a métrica, rimas, ritmo, etc. Mas bela canção (apesar do som da vocalista estar apagado)

      Agradecido pelas notas, vou colocar o que faltou na tradução em breve. E sobre não falar da banda NANO RIPE de novo foi justamente falta de atenção minha. Eu acho intrigante a maneira como o senhor sempre fala das OP, mas até então a única OP que me deu tamanha vontade de escrever foi essa. Creio que ela tenha aquela capacidade de atrair pessoas para conhecer melhor a obra.

      SUa intenção com o suicídio era não deixar uma "resenha" muito próxima a minha? (desculpa, sou devagar, hehe)

      Até a próxima

      Excluir