-->

03 fevereiro 2013

Sankarea (TV)




OP:
- "Esoragoto" por NANO RIPE
ED:
- "Above your hand" por Annabel


O que o anime oferece?

1-      Zumbis
2-      Triângulo amoroso
3-      Temas pesados
4-      Protagonista amante de zumbis (filmes, desenhos, etc relacionados)



Estava querendo apenas comentar a OP deste anime sem um gênero muito definido. Mas resolvi falar só um pouquinho sobre o que ele se trata. Sankarea é um anime de 2012, não é necessariamente o melhor, mas posso dizer que é um dos que mais chamou minha atenção no ano em questão. Explico isso logo abaixo quando comentar um pouco sobre sua história.


Enredo:

 Furuya Chihiro é um jovem apaixonado por zumbis e tudo relacionado a isso. Após a trágica morte de Babu, seu gato de estimação, Chihiro resolve tentar ressuscitá-lo (sim, estranho). No processo ele conhece Sanka Rea(garota que dá título ao anime), uma garota que sofre de abuso (quase) sexual de seu pai. Tudo isso acaba que ela se torna uma zumbi (o processo deste acontecimento é estranho, por isso, peço aos leitores que assistam pois ver acontecendo é mais legal do que eu os descrevendo)...
Obs: Não se preocupem, o fato dela virar zumbi não é spoiler, isso já fica bem claro logo de cara que vai acontecer (fim do primeiro episódio).


Comentando:

O enredo é cheio de esquisitices e buracos, tal como a origem do livro de magia negra de Chihiro (explicado no OVA/episódio 0 lançado recentemente). E há alguns temas abordados, forçados ou não, que são um tanto perturbadores, tal como o abuso que Rea sofre de seu pai. Mas o que todos que assistiram devem ter notado é a mudança não só física (cor da pele e olhos), mas comportamental de Rea depois de “morrer” e virar uma zumbi. .

Rea era uma garota com ar de “donzela”, contida e quieta, vivendo sua vida apenas por viver. A sua vida familiar e social eram vazias. Após virar zumbi ela se liberta disso, e vira uma garota extrovertida e alegre, entusiasmada para descobrir o mundo. Então, de várias maneiras diferentes, podemos dizer que sua “morte” foi o início verdadeiro de sua vida. Sim, pode ser apenas um efeito colateral da zumbificação, mas é pouco provável que uma pessoa vire um zumbi alegre e cheio de vida não? Afinal zumbis são criaturas com o medidor de vitalidade quase nulo (afinal, estão mortos....)



Gênero – Romance, comédia, drama, terror, zumbis... (são muitos)

Sim, a princípio daria uma boa história de terror com drama, mas acontece de tudo um pouco em Sankarea. Como já disse, Rea (AINDA) não é uma zumbi convencional, apesar de já desenvolver algumas características dos mesmos (como endurecimento das articulações). Isso faz dela, por vezes, uma personagem cômica, que não compreende a própria existência e ainda está aprendendo a sobreviver.

Chihiro e sua atração por zumbis faz dele um personagem muito engraçado também, mas é perceptível que ele já se preocupava e tentava cuidar da protagonista antes mesmo dela virar a criatura de seus sonhos. Combinando tudo isso, temos um casal fofo, bizarro e cômico ao mesmo tempo.

Eles não estão sozinhos também, há outros personagens chamativos, como o avô de Chihiro que vive comendo uma folha que em tese é venenosa, e nunca parece falar ou fazer algo que faça sentido. A irmã inexpressiva de Chihiro, Mero, muito engraçada quando reclama das coisas com sua expressão “morta”.

Há também Wanko, prima de Chihiro, por quem é apaixonada. E com isso temos nosso triângulo amoroso formado, que na realidade é abordado bem seriamente.


Estúdio – Studio Deen

Quem não conhece o estúdio do famoso anime Higurashi no Naku Koro ni? (se não conhece o anime... sugiro que assista, vale a pena) Eu diria que o fato deste ser o estúdio me deixou bem mais na expectativa de algo aterrorizante, mas o clima foi bem leve em Sankarea no quesito TERROR. Dou destaque à trilha sonora, as músicas de abertura e de encerramento são muito boas. Alias, comentarei sobre sua abertura em meu próximo post (não entendi o encerramento ainda).



Elenco:

Temos algumas vozes famosas aqui. Como Kimura Ryohei (Hinata de Angel Beats e Kodaka de Haganai), fazendo o papel de Chihiro, com uma boa atuação em seu tom desinteressado. Há também Iguchi Yuka (Índex de To Aru Majutsu no Índex e Maria de Haganai), interpretando Mero, a irmãzinha inexpressiva de Chihiro, um papel incomum pra ela, que costuma interpretar personagens alegres e avoadas. Dou destaque para Uchida Maaya (Rikka em Chuunibyou), interprete de Rea, que ainda fez tantos papeis quanto seus colegas de trabalho, mas que mostrou atuar muito bem com a donzela zumbi do anime.  


Considerações:

Se gosta de zumbis, romance e um humor diferente. E não se incomoda com temas pesados e alguma bizarrices no enredo, Sankarea é uma ótima escolha de anime. A temática pode não ser abordada de maneira aterrorizante, mas a idéia pelo qual foi usada foi interessante (a vida se inicia após morrer).


OBS: Comentarei a OP (abertura) do anime no próximo post, até lá leitores.

4 comentários:

  1. Oi,TD bem Kico7?(1)


    Uma das primeiras vezes que vi Sanka Rea,foi no já finalizado blog Missão Incubator,e ela estava nessa primeira imagem,a que divulaga a série que ia se iniciar(http://2.bp.blogspot.com/-Qp4KoTA5_Lo/UQ7EQGMFnjI/AAAAAAAABEg/0_wxqtD7EF4/s1600/34623l.jpg).
    E o título já não me era tão claro de o nome Sankarea ser o nome+sobrenome: Sanka Rea.E na época como havia apenas a imagem e poucas informações,pelo fato do anúncio ser recente,fizeram-se teses sobre do que ela se cobria,a quem ela esperara e de ser um
    chamativo pôster.

    Noutra oportunidade que revi falando de Sankarea,mas tematizando agora o primeiro episódio foi em
    "http://coffeeanime.blogspot.com.br/2012/05/sinopse-historia-gira-em-torno-de-um.html",no qual dava bem mais informações se comparada à 1ª vez,sobre: Traço,Trama e Músicas.Sendo a música de encerramento"Above your hand(Acima da sua mão) de Annabel",reflexo direto da vida solitária de Sanka Rea,e por enquanto é isso que falarei da ED.
    - Nota > Segundo a descrição de JotaPê,autor do post,"A harmonia do violão é muito boa,acho que no tom de G#.(Primeiras notas: G#,C#7+,...)"

    E agora sobre o que escreveu,os gêneros de Sankarea para mim são: Sobrenatural,Moe,Romance,Comédia,Ecchi e Drama.E quanto aos episódios,Sankarea: Wagahai mo...Zombie de Aru...{http://myanimelist.net/anime/16694/Sankarea} é dito pelo link ser um episódio extra incluído no BD/DVD vol.6,tendo a mesma abertura e encerramento da série e considerado efetivamente o episódio 13[Deve ser pelo desfecho do 12 e pelo teor dos OVAs].

    E para seguir linha de raciocinio paralela ao post:
    § Enredo:
    Procurando algo para dividir sobre os temas de LOVERS OR GEEKS de zumbis,deparei-me com "Top 15 filmes zumbis[https://www.youtube.com/watch?v=LUL5wLuCvUk]:Enviado em 05/02/2012 pelo usuário Rogerio Ferreira,com uma música que no geral pode agradar fãs de Rock um pouco mais pesado e também aos fãs de uma melodia,"B.Y.O.B.",da banda System of a Down.O ritmo combina;a letra é que destoa por ser um protesto à guerra e aos pobres enviados como peões enquanto outros se esbaldam.
    - Lista dos melhores filmes de zumbis dele:
    10º Quarentena
    09º Dia dos mortos
    08º Terra dos Mortos
    07º Diário dos Mortos
    06º Todo mundo quase morto

    05º 28º days later(extermínio) Vi esse e tem um ritmo legal,uma história que entretem com umas cenas marcantes.Entende-se o porquê do sucesso de crítica e público.
    04º Resident Evil II:Apocalypse
    03º Zumbilândia
    02º REC
    01º Madrugada dos Mortos

    Na ideia de "gato zumbi",provavelmente é porque se ele é aficionado pelo assunto porque um gato vivo(Inviável agora) podendo ter um semi-vivo ou semi-morto(Sim,estranho?)?
    E referente a zumbi ser spoiler,fatalmente pode ser encontrado em qualquer sinopse.O Spoiler seria ver a cena que vi:**Spoiler do episódio1** Em https://www.youtube.com/watch?v=0337SbI_aAA[SankaRea Episode01 2/2 (Eng Sub)] indo de 9:07-10:18min tem toda uma conversa rolando e antes da ação súbita e ilógica de 9:57-10:18min há uma predição da série na forma de "I could never have fathomed what was to happen afterwards.{Eu nunca poderia ter sondado o que viria a acontecer depois.}" **Fim do Spoiler**

    §Comentando:
    A questão dos buracos no enredo é algo quantativamente citado,pelo menos o OVA(episódio zero) respondeu parte.Já a das
    esquisitices,até certo ponto são elas que atraem as pessoas a assistí-lo,como sabemos.

    Quanto à zumbificação me baseando só na parte que assisti,tem lacunas,porém vejo que foi por necromancia que talvez no OVA tenham respondido mais,mas de qualquer maneira a visão tradicional em outras mídias sofre mudanças.E quanto à mudança de personalidade dela,considero-a como uma metalinguagem onde só morta ela realmente pode viver -Captou isso também-,pode ser livre e ter a diferente personalidade à tona,um efeito da zumbificação que foi benéfico no caso dela.


    Tchau!(1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo, muito boa a lista de filmes, um amigo meu já comentou sobre esses filmes. Muitos de zumbis trash mas divertidos (e aterrorizantes por vezes).

      E muito bom ressaltar o post do blog Missão Incubator, pois foi de lá que eu conheci o anime (e inclusive foi o Leandro Nisishima quem me indicou o anime depois).

      E sim, não é spoiler, pois todos já sabiam o rumo que a série tomaria logo no primeiro episódio.

      A questão das lacunas na história, realmente chamam a atenção e acabam até sendo atrativas. Mas alguns buracos no enredo sao grandes demais e acabam por interferindo na compreensão de algumas coisas (que eu esperava que fosse explicado mais para frente no anime...)

      Até logo

      Excluir
  2. Oi,TD bem Kico7?(2)


    §Gênero:
    Os gêneros não são poucos e nas descrições se deduz a alternância na proporção da adaptação das pessoas frente à própria condição de se adaptar a vida que tem ou a que almeja.E sem convencionalidades,uma situação de empedrar parte do corpo é que o convencional.Imagine também se seus membros começassem a cair logo de cara,entretanto isso não seria muito atraente para os fãs de Sanka Rea...A menos que a fixação por "zumbiologia,zumbiomania" se alastrasse pro outro lado da tela e infectasse os curiosos.

    Furuya Chihiro,observei ele observando Sanka Rea;como quando batia um ventinho ele estava procurando o melhor ângulo para espiar a reação do vestido rodado dela.Tinha um certo constrangimento em olhar,todavia não pode desgrudar os olhos.Enfim,só pra botar lenha na fogueira do exótico e futuro casal, relembrei dessa cena maliciosa a ele e ao espectador.

    E o avô de Chihiro,acho que é esse Butler que está mais para lá do que para cá de 'http://myanimelist.net/character/61743/Butler'," que vive comendo uma folha
    que em tese é venenosa,e nunca parece falar ou fazer algo que faça sentido",deve é comer uma folha de propriedades alucinógenas,adquiriu dependência em mascar,ruminar as "folhinhas"(rs O.o)

    §Estúdio
    Hiragushi no Naku Koro ni.Como meninas tão magrinhas conseguem equilibrar um cabeção daqueles(rsrs)= http://2.bp.blogspot.com/_i_DlUm1lKjw/TNGPM8vhLYI/AAAAAAAAB6A/VE2qevYYlIU/s1600/lolipop.jpg & http://m.mhcdn.net/store/spoiler/20121218/1355811199.jpg.Noutro ponto,o Tema de Abertura,https://www.youtube.com/watch?v=3hHKmiRwyBU,é do tipo viciante e mostra o INS-TIN-TO PRE-CO-CE e primitivo.Quem ver o Tema de Abertura sabe o que é.Mas nem precisa dizer que os temas de Sankarea não puxam para essa direção,pois já disse.E veremos uma investida num post próprio de descrição musical cheirando a um Viajando no YouTube para Sankarea.

    §Postagem
    [+]
    -1 Gostei da mensagem subliminar "[...]Mas resolvi falar só um pouquinho sobre o que ele se trata[...]" em conjunto com a fotografia de
    http://2.bp.blogspot.com/-mvVPMLKXCaQ/UQ7HOhws6uI/AAAAAAAABFI/GmCOg_BT6P0/s1600/640px-Sankarea_-_09_-_Large_24.jpg.Ficou como se estivesse receosa em dizer.
    -2 Reparei que está experimentando uso de termos explicativos,opinativos entre parênteses
    -3 Uma vez sugeri que investisse nas comparações com base em seiyuus.Não sei se recorda,porém vejo que esse é o segundo texto no qual está deixando fluir mais nesse sentido com o histórico de quem dubla e a relação com que fez no trabalho que estiver em questão.
    [-] & Conclusão
    - "Estava querendo apenas comentar a OP deste anime sem um gênero muito definido.Mas resolvi falar só um pouquinho sobre o que ele se trata(...)comentar um pouco sobre sua história."Com isso deve ter percebido que deixaria alguns furos na review,como: Número de episódios relevantes incompletos,refiro-me ao
    "Sankarea:Wagahai mo... Zombie de Aru..." que parece adicionar informação à animação;Um pouco de imprecisão no exprimir dos gêneros etc.Entretanto,pegou boa parte do espírito da mensagem da animação,não todo pelo adiamento de OP & ED e das informações já citadas,mas ainda assim deixou sua indicação com a redução de elementos principais vistos na série.
    - Média Final: "Bom"

    §Reflexão
    Em sua segunda resposta da postagem "Temporada de inverno – (poucas) primeiras impressões de 27 janeiro 2013{http://raiburari.blogspot.com.br/2013/01/temporada-de-inverno-poucas-primeiras.html" disse:"{...}Ainda há falhas na formatação,não consegui achar uma marcação e mesmo "tópicos" que me satisfaçam completamente,mas irei tentar adapta-la para ficar ideal para mim,caso não consiga,simplesmente voltarei do zero."Penso que não pode "voltar necessariamente do zero" porque já teria os benefícios dos resultados dessas experiências,porém ao modelo antigo sim.De qualquer jeito,fazendo um modelo e consultando os próprios gostos pode achar o que te satisfaça mais.“Faito daio”


    Tchau!(2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido pela sua avaliação de sempre Anônimo.

      Chihiro é de fato um pervertido por garotas zumbis. (apesar de haver indícios da atração que ele tem pela Rea ter se iniciado antes)

      Sobre a avaliação. Só um parenteses, a foto não é da Rea, hihihi (se quer saber quem é... assista, XD)

      Eu estou tentando separar meu lado fanboy do lado crítico agora. TEr um pouco de liberdade a mais nos textos talvez me faça bem.

      Eu realmente gostei da sugestão sobre seiyuus, o problema é que nunca achava lugar no texto para colocar tal parte. Agora eu me sinto um pouco mais a vontade para falar só sobre isso (mesmo que não aprofundando tanto quanto gostaria).

      Sobre o ponto negativo. Fui incompetente de não ter encontrado o episódio extra... hehe. Estou em busca dele agora mesmo (e torcendo para que tenha ponte para uma pouco provável, porém possível, segunda temporada)

      Minha formatação ainda tem falhas Anônimo, mas estou trabalhando para que melhore...

      Agradecido por tudo

      Até a próxima

      Excluir