-->

11 dezembro 2012

Tonari no Kaibutsu-kun - Review Prévio

Faltando apenas 2 episódios para o fim da temporada deste anime, já resolvi fazer um post avaliando o mesmo.

Primeiramente, antes ainda da ficha técnica do anime: A corrente no pescoço do Haru (o cara segurando o galo na imagem acima) é só uma metáfora, ela não aparece de verdade durante o anime. Darei mais detalhes ao longo do post.

Ficha Técnica
Título do Anime: Tonari no Kaibutsu-kun
Quant. de Episódios: 13 (já foram ao ar 11 episódios)
Estúdio: Brain's Base (mesmo estúdio de Natsume Yujiinchou, Ixion Saga DT, Spice and Wolf II, entre outros)
Ano: 2012
Gênero: Romance, Comédia , Slice of Life, Drama.

Aberturas e Encerramentos:
Gosto bastante das músicas de abertura e encerramento deste anime, a OP é animada e divertida enquanto que a ED possui uma música bonita e calma que é ressaltada pela ilustrações "À lápis" de personagens e cenas do anime.

OP - "Q&A Recital!" por Tabuchi Tomoya-san!

ED - "White Wishes" por Hoshi no gairoju

Sinopse da série: Mizutani Shizuku é uma aluna do ensino médio com uma personalidade fria e calculista cujo o único objetivo é estudar para que consiga entrar numa faculdade de prestígio. Um dia, a professora de Shizuku pede a ela para entregar notas de aula para Haru, um aluno problemático que nunca vem à escola e por causa disso está prestes a ser expulso da mesma. 
Haru inicialmente só causa problemas para Shizuku...
Shizuku faz o que lhe é pedido e acaba conseguindo que Haru compareça às aulas, o problema é que além disso, Haru passa a gostar de Shizuku, e sua personalidade rebelde, irritadiça e super protetora apenas sucede em tornar mais difícil a vida de sua paixão. O anime então segue com a vida diária de Shizuku e Haru, como ambos fazem mais amigos e como a relação entre os dois evolui (Shizuku logo passa a gostar do Haru).
Amizades que foram sendo criadas ao longo do anime.
Execução
Tonari no Kiabutsu-Kun é um anime bastante original em meio de tantas outras séries que se encaixam nos mesmos gêneros dela. O que contribuí a isso são as personalidades distintas, se não até contraditórias dos personagens principais, Haru e Shizuku. Enquanto que Shizuku é calma, fria, e não gosta de se relacionar com outras pessoas se preocupando apenas com seus estudos; Haru é animado, irritadiço ao ponto de começar brigas por qualquer motivo, e extremamente impulsivo e honesto, não conseguindo controlar suas emoções nem suas ações. 
Haru dando um beijo "surpresa" em Shizuku
Por outro lado, estas características contraditórias fazem com que ambos tenham dificuldade em se aproximar de outras pessoas e de fazer amigos. Haru sempre busca novas amizades mas acaba ficando só, dado que as pessoas tem medo dele por causa de suas brigas constantes e aura ameaçadora. Shizuku por outro lado fica só pois não deixa que outras pessoas se aproximem dela. Inicialmente isso não a incomodava, entretanto mais para frente no anime lhe é contado que "não é possível sentir solidão se você está sempre sozinha, solidão é algo que você sente quando está cercado de pessoas e ao mesmo tempo está sozinho", o que faz com que ela comece a mudar e dar mais valor aos seus amigos (ainda que só um pouco). 

Haru, Shizuku e Natsume na cidade.
O que eu mais gosto desse anime é como a relação entre Haru e Shizuku evolui. Haru não chega a mudar muito no anime, apenas fica mais controlado e sociável; Shizuku por outro lado cresce emocionalmente passando a dar mais importância para suas amizades e para seus sentimentos (e algumas das reações dela no anime são impagáveis).
Um dos vários momentos fofinhos e emocionais da série.
Alguns spoilers a seguir: Haru passa a gostar de Shizuku logo de cara quando eles se conhecem e imediatamente declara seu amor por ela; sua expressão quando ela escuta isso abaixo:
Continuando: Haru a beija de surpresa (gif da cena dois parágrafos acima) e após algum tempo Shizuku percebe que também gosta de Haru. Shizuku se declara para Haru e descobre que ele não gosta dele "desse jeito", e sim apenas como amigos; Shizuku fica "bem bravinha" e quando Haru lhe diz que ele gosta dela "desse jeito" ela lhe diz que mudou de ideia e que uma relação romântica atrapalharia seus estudos. Por fim depois de um tempo pensando sobre a relação entre os dois, Shizuku confessa que gosta de Haru e que ele não tem que se preocupar com ela se apaixonando por outros rapazes (um colega de Shizuku, Yamaken passa a gostar dela), esse momento é muito fofinho e tudo mais mas no dia seguinte Haru passa a ficar ainda mais super protetor em relação à Shizuku o que a deixa muito brava com ele e cá estamos no limbo atual do episódio 11. Tendo dado uma espiada no mangá em que o anime se baseia, Haru e Shizuku vão começar a "namorar" muito em breve (vitória!); coloquei "namorar" entre aspas pois Shizuku fica estudando até quando eles saem em encontros (mas já é algo...). 
Haru e Shizuku após a confissão de amor mais recente de Shizuku.
-Fim dos spoilers

Voltando ao início do Post: a corrente presa em Haru na imagem inicial do post e que aparece no final da OP simboliza a dependência de Haru por Shizuku, que é basicamente o único motivo pelo qual Haru volta a frequentar o colégio, ficando sempre próximo a ela e sendo extremamente protetor dela (ainda que acaba machucando ela por causa disso, literalmente...).
Quando Haru se irrita, muitas vezes Shizuku é quem paga o pato. O resultado é uma garota extremamente brava e Haru implorando por perdão.
Não estou com muita vontade de falar dos outros personagens da série a fundo para não dar muitos spoilers sobre eles, e para não me estender na história do anime além do que eu já o fiz (que vão por mim, foi só a ponta do iceberg). Por isso vou apenas citar brevemente os principais:
Da esquerda para a direita:  Shizuku Mizutani, Haru Yoshida, Asako Natsume, Sōhei Sasahara e Kenji Yamaguchi (ou Yamaken).
Comentários Finais: Tonari no Kaibutsu-kun é um dos animes desse temporada que eu fortemente recomendo pela sua originalidade e humor. Enquanto não tenha mencionado isso no post, esse anime possui muitos momentos cômicos quando não está sendo dramático, é engraçado ver como o Haru (inadvertidamente) irrita ou embaraça Shizuku e as repostas dessa última nessas situações que fogem do seu comportamento frio normal.


O post fica por aqui, até a próxima!

4 comentários:

  1. How are you,Dan-Sama?


    - Perspectiva geral,e nem tanto,sobre pontos que realçaria na Op/Ed:
    1} "Exclamativas até no nome" > Como figuras de autoridade,uma forma normal de ser incisiva.Nas partes 'encontradas' não compreenderia a braveza ou impaciência(Ela tem força de vontade p/ cumprir esse objetivo).Ela está como uma tutora convencional que guia seu protegido;"madrinha & afilhado" são 1 dos exemplos p/se dizer dessa situação,tirando o real relacionamento em construção.
    2} "Palavras velozes" > Refrão da ED ou na totalidade da OP,não chega perto de comparar com o rock do Aqua Timez[youtube.com/watch?v=lVrl5MmvQYM] ou o rap de Diggy-Mo[youtube.com/watch?v=ZEBz9tL3v7s&list=PLZ90JcyAjJUFZ-Uj0r2eydJoaROgB5nO6&index=6],entretanto se assinalaria.
    3} "Vocal feminino" > A Op é mais pro "adolescente" e a ED passa mais pro fim dessa fase,se é que me fiz entender.Tendo na OP,mais vozes adicionais por apresentar,em tese,a
    visão de mais pessoas.E na ED é localizada no refrão como um ponto principal de orientação.
    4} "Efeitos em CG" > Bem mais visíveis na ED ,sendo o que cai no ED= flores,brotos,neve,água etc.Resumindo,"o que não é feito à mão".
    5} "Ritmo Pop" > A OP é puxada pro Rock com batidas rápidas(guitarra,um instrumento de sopro -talvez trompete- e bateria),por muitas vezes em sintonia como numa outra importável voz e mais a bateria.A atmosfera é da sinopse onde a coleira[RSRS -> oglobo.globo.com/in/3893700-823-7ec/FT712A/019carnaval.jpg] é botada em Haru e outros se ajuntam naturalmente,só que é previsto e conhecido onde isso de coleira deu.
    A ED é puxada para o Romântico ao som dos pratos e sons "sinados"(com sonoridade de sinos.Som ficando familiar.).Tem a maior cara de balada romântica e conduz a formação de casais a partir da casa de Shizuku e do prisma dela,ainda que a galera também participe em partes.
    6} "Cores" > "OVERCOLORED" com preenchimento mais pro total na OP e menos na ED,pelo motivo de ser a lápis.E em um contexto,o não ficar uniformizado denota uma liberdade criativa do "pintor"...
    Outro elemento é o degradè,ao fundo na OP e na ED estaria em tudo,pela razão de ser a lápis(Acabado de mencionar).Onde até os efeitos em CG(Item 4) em quase 100% representaria esse estilo.
    7} "Animação" >>
    7.1 Traço > Tem umas 'boas linhas' que se figuram em dobras das roupas,mechas de =cabelo,definições básicas de limite de objetos e das principais ariculações e músculos
    utilizados.À primeira vista,esse traço e a "temática de galera junta" me remeteu a Tsuritama -static.minitokyo.net/downloads/05/47/582355.jpg- numa primeira olhada,
    contudo ao ver apenas o nome do estúdio que o produziu(Tsuritama -> A-1 Pictures) se percebe que teria diferenças visíveis com Tonari no Kaibutsu-kun(Brain's Base).
    7.2 Oposição & Espelhamento > Entre os que aparecem estão so que se definiria com frente/verso,frente a frente,cima/baixo,desenho/silhouette,diagonais opostas,direita/
    esquerda,pintura lisa & a estampada(xadrez,quadriculada,degradè,texturizada etc.).E mais posições e sobreposições que ganhará seu subtópico a seguir.
    7.3 Posição & Sobreposição + O movimento lento da câmera > Combinam-se para que os quadros animados sejam aproveitados e reaproveitados como em mudanças razoavelmente lentas de quadro(s) para dar vez ao seguinte,inversão de quadros,giro de elementos,alteração do conteúdo do contorno etc.

    - Divagando sobre as imagens(pt1):
    0} "Imagem inicial" > Pelo que vejo a galinha já botou,quero ver ele continuar dormindo.Depois que elas botam é comum elas danarem a cacarejar alto.E Asako Natsume vai rebater o quê?Quem?
    1} 'Haru inicialmente só causa problemas para Shizuku...' > A expressão espantada é um elogio? o.O E penso já ter visto um gif inspirado nessa cena noutro blog.
    2} 'Amizades que foram sendo criadas ao longo do anime.' > Abafando no karaoke..!2 acham.


    Ittekimasu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Fui viajar e só voltei anteontem, por isso a demora em responder o comentário, aqui vamos nós:
      Primeiramente: eu adoro o rap do Diggy-Mo que vc destacou (ED do anime Soul Eater cujo nome é Bakusou Yume Uta). De resto da OP e da ED você já falou tudo o que se tinha pra falar.
      Em relação às imagens: Natsume deve estar com o taco naquela posição porque o cara que desenhou a imagem deve ter achado legal, mas o porquê de estar com um taco de baseball é porque o grupo se encontra num Batting Center (lugar onde pessoas praticam rebatimento) o qual o primo do Haru, Mi-Chan é dono.
      Termino na resposta do próximo comentário.

      Excluir
  2. How are you,Dan-Sama?


    - Divagando sobre as imagens(fim):
    3} 'Haru dando um beijo "surpresa" em Shizuku' > Chamando na xinxa.
    4} 'Haru,Shizuku e Natsume na cidade.' > Cada um no seu quadrado.
    5} 'Um dos vários momentos fofinhos e emocionais da série.' > "Free Hugs"
    6} 'Momento Maka' > images3.wikia.nocookie.net/__cb20100808114450/souleater/pt-br/images/9/9e/Maka_Albarn.png
    7} 'Haru e Shizuku após a confissão de amor mais recente de Shizuku.' > 'Congela' de Avenida Brasil.
    8} 'Quando Haru se irrita,muitas vezes Shizuku é quem paga o pato.O resultado é uma garota extremamente brava e Haru implorando por perdão.' > Equivale a 4.bp.blogspot.com/_XDNauAf-ZwM/TQH2Mmc-XYI/AAAAAAAAAmo/SVSmHy7laJ0/s1600/sakura-shippuden.jpg
    9} 'Da esquerda para a direita: Shizuku Mizutani,Haru Yoshida,Asako Natsume,Sohei Sasahara e Kenji Yamaguchi(ou Yamaken).' > cinemaedebate.files.wordpress.com/2012/07/os-suspeitos.jpg

    Ah,a sinopse!Sente-se com "o único objetivo é estudar para que consiga entrar numa faculdade de prestígio",um envio tradicional à "vida adulta",sobretudo em filmes.Os jovens americanos no "3º ano das High Schools" se angustiam com faculdades que o aceitariam,dia do baile,e o passo rumo ao sucesso ou que exorcize tudo o que ficou.

    E a 'CDF' Mizutani Shizuku vai toda solícita ajudar à 'fessora' e o desenvolvimento do envolvimento vira um "Projeto Haru",onde ela salvaria o desajustado antes de sua derrocada no ano escolar.Cá entre nós,as razões primárias de Haru para ajudar Shizuku a ajudá-lo não são das mais desinteressadas.

    Quanto ao casal,Shizuku focada no futuro através de estudos acadêmicos.Enquanto Haru é "focado" em seus ímpetos juvenis.Numa comparação livre,diria-se que Shizuku é o adulto centrado/individualista,e Haru o adolescente em um turbilhão de (sens-)ações.O resultado é a incapacidade realcional,seja por falta de procurar os enxergar(Shizuku) pra distanciar distrações/obstáculos ao sucesso;e de Haru que é muito reativo e "espanta a freguesia" com seu 'bad boy's side' -e claro pouco responsável-.[Penso que goste muito da "impagabilidade" da perda de compostura do briguento e das reações de Shizuku.)

    Complementaria o sentido da sentença adaptando com 'isso é solitude.': "não é possível sentir solidão se você está sempre sozinha,*isso é solitude.*Solidão é algo que você sente quando está cercado de pessoas e ao mesmo tempo está
    sozinho".E como reflexões,2 aforismos: "É a solidão que inspira os poetas,cria os artistas e anima o génio.(Henri Lacordaire,percursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores,entre outras coisas.)" E "A verdadeira liberdade é um ato puramente interior,como a verdadeira solidão: devemos
    aprender a sentir-nos livres até num cárcere,e a estar sozinhos até no meio da multidão.(Massimo Bontempelli,poeta,dramaturgo e romancista italiano)".


    - No que concerne ao post:
    [-]
    1.Não abriria margem a reinterpretação quanto à intensidade da mudança ao dizer '{...}dar mais valor aos seus amigos(ainda que só um pouco){...}'? e depois falar "{...}com Shizuku por outro lado cresce emocionalmente passando a dar mais importância para suas amizades e para seus sentimentos{...}".
    2.A velha legendagem.
    [+]
    IMGs >>
    Entre gifs e IMGs paradas,dão ideia de movimento.
    Provavelmente é o post que colocou + IMGs.
    Equilíbrio entre emoções cômicas e as sérias/dramáticas.Isto se aplicaria ao todo,ou seja,outra vez emparelhou a review com o anime.

    _ Notas:
    (1 'en.wikipedia.org/wiki/Brain%27s_Base' tem poucos dados na mesma página,né?
    (2 'tempestadecerebral.com.br/wp-content/uploads/2012/07/icebergdeepweb.jpg'.Entendedores entenderão. :P
    (3 Acho que vi umas experimentações nos vocábulos. =P
    -> Média Final: Perto de "Very Good!"


    Ittekimasu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuando: Comparações interessantes das imagens; embora algumas tenham divagado bastante mesmo ;)
      "Penso que goste muito da "impagabilidade" da perda de compostura do briguento e das reações de Shizuku." > Sim. Gosto muito!
      Comentários bem poéticos a cerca da "solidão", essa frase no anime também me fez refletir bastante.

      Em relação ao cometário sobre os aspectos negativos: Sim, ficou meio conflitante; O primeiro cometário é mais preciso enquanto que no segundo me referia mais especificamente à amizade de Shizuku com Haru.

      Por fim, Obrigado pelo comentário! Hoje já é dia 31/DEZ então bom ano novo!

      Excluir