-->

02 dezembro 2012

Clannad (TV)





OP:
- Megumeru por Eufonius

ED:
- Dango DaiKazoku por Chata



Preciso de muito cuidado nesta review, pois trata-se do meu anime favorito, que sem dúvidas foi o que mais me fez rir e me emocionar.

Aquele que encerra a trilogia Key pelo Kyoto Animation (e Toei Animation se contarmos o filme) é Clannad. A palavra Clannad, em países que acercam a Irlanda, significa "família" ou "clan", e com isso já dá para se ter uma ideia do que se trata o anime. Sim, se em Air temos abordado as promessas familiares, e em Kanon há a construção de um ambiente familiar no lento decorrer do anime, em Clannad o tema principal a ser abordado são as relações familiares. Explico melhor alguns detalhes disso no andar do post, porém, antes darei uma introdução geral antes, para melhor entendimento.

Clannad é baseado, assim como os outros componentes da trilogia, em uma Visual Novel da Key. Aliás, uma das mais longas Novels da produtora (consumiu mais de 140 horas de minha vida para que eu completasse todas as rotas), tanto é que a versão de TV precisou de duas temporadas para adaptar quase toda a história (uma das rotas não foi adaptada, mas enfatizarei isso em outro post). Diferente de seus "irmãos mais velhos" (Kanon e Air), não há uma estação simbólica em que a história se passa, aqui a cidade em si tem esse papel, como se ela como um todo fosse uma casa, e as pessoas que lá residem são a família.

A cidade 

Mas sem preocupações, a história de Clannad não é das mais complexas, além de que, da trilogia, talvez seja a que tenha mais humor. Há alguns fatores abstratos e fantasiosos que são colocados na mesa em vários momentos, no entanto, isso é algo que Maeda Jun (um dos autores das obras) sempre coloca em suas histórias. O uso de temas reais com um toque de fantasia para amenizar o clima.

Falando da história em si, esta mostra Okazaki Tomoya, um jovem em seu penúltimo ano de escola, que logo na cena de abertura deixa claro o quão infeliz é a vida dele naquela cidade. Ele é considerado um delinquente na escola, vive só com o pai e não possui uma relação muito amigável com este, e não tem meta ou ambição nenhuma para o futuro. Em outras palavras, vive apenas por viver, sem sonhos nem nada. Um certo dia, Tomoya encontra uma garota em seu caminho para a escola, Furukawa Nagisa, em uma cena um tanto estranha, visto que a moça está monologando em voz alta. Tomoya vê nela algo que ele não possui, o amor por aquela cidade, aquela escola e aquela vida, e por isso acaba respondendo ao monólogo. E assim, acaba mudando toda sua perspectiva sobre tudo o que vivera. Após algumas conversas com a moça, Tomoya descobre que ela quer reabrir o clube de teatro na escola, e resolve ajudá-la nisso.

Nagisa é a heroína principal do anime, talvez a que tenha a maior carga simbólica com a temática deste anime, a família. Em primeiro lugar, ela é fan de uma série de bichinhos de pelúcia, "Dango DaiKazoku" (grande família dango), que é uma família daqueles doces japoneses feito de arroz (Dango). Essa grande família possui uma música tema, tocada na ED do anime. Pode parecer só um elemento fofo e engraçado no enredo, tanto pela forma engraçada deles, quanto pela música que lembra muito uma canção de ninar, no entanto, só compreendendo o significado familiar deles que é possível compreender toda a profundidade do anime. Não quero que ninguém ame a música ou eles, mas a união que esta família fictícia é algo que Nagisa tenta ensinar Tomoya no decorrer do anime, a ideia por trás disso não é tão simplória quanto a musica tema delas parece ser.

Nagisa e Tomoya

Falando das heroínas, temos as gêmeas Fujibayashi Kyou e Ryou, ambas representantes de sala, sendo a primeira agressiva e de cabelo longo, e a segunda mais tímida e de cabelo curto; Sakagami Tomoyo, uma garota que possui uma força descomunal e tem como objetivo virar presidente do conselho estudantil, tudo por uma causa nobre explicada mais para frente no anime; Ichinose Kotomi, uma garota gênio que passa o dia todo na biblioteca; Ibuki Fuko, estranha e excêntrica, e tem uma paixão forte por estrelas do mar.

Outros personagens a serem citados são os pais de Nagisa, Furukawa Akio e Sanae, talvez um dos casais mais grudentos e cômicos dos animes, sempre paparicando um ao outro e fazendo declarações de amor exageradas; Sunohara Yohei, o melhor amigo de Tomoya, que sempre está fazendo as mais diversas besteiras pela escola.

Sobre o protagonista, Tomoya não é galante que nem Yukito de Air, nem cínico (não tanto) quanto Yuichi de Kanon. Ele foi dublado por Nakamura Yuiichi, que deu um tom perfeito de jovem revoltado, rude e arrogante, quando necessário. Ele demonstra muita revolta e nervosismo quando se depara com a ingenuidade das heroínas. Um outro detalhe, é o quão desiludido ele é com a própria família, não tendo lembranças felizes dessa palavra, mas no fim, em todos os arcos, ele se depara com situações em que ele não tem escolha a não ser reconhecer a importância disso em sua vida.

Personagens de Clannad

Todos os personagens aqui possuem uma forte e caricata primeira impressão, mas possuem uma construção bem humana no andar do anime. Sunohara, por exemplo, sempre aparece fazendo palhaçada sem mostrar o mínimo senso de responsabilidade, mas demonstra, com o tempo, ser um amigo fiel, disposto a fazer loucuras para ajudar estes

Muitos reclamaram nesta primeira temporada que Nagisa em si só recebeu uma ênfase maior nos últimos episódios, e que muitos dos outros arcos não tem muita relação com a história dela. No entanto, quem jogou a Visual Novel verá que as histórias lá não tem relação NENHUMA uma com a outra, e o anime conseguiu costurar todos eles de forma que pudessem ser contados de maneira linear, como se fosse uma única história.

Não acho que tenha sido algo ruim a adaptação do arco de todas as heroínas, pois todos abordam um tema familiar diferente que será essencial para o entendimento do final da história (na segunda temporada "After Story").

Nagisa e a Dango DaiKazoku

Sobre a parte técnica, Clannad foi o início da fase definitivamente MOE do Kyoto Animation. Aqui já perceptível que as personagens femininas começam a ter um traço que as deixam mais bochechudas (dando aquele ar de "fofura"). Se esse fato é positivo ou negativo, depende do ponto de vista de cada um, já que isso não afeta a qualidade técnica, os detalhes do cenário e a movimentação fluida dos personagens, que sem dúvida continuam magníficos. A trilha sonora é uma das minhas favoritas também, sendo bem cômica na maior parte do anime, mas dramatizando ao máximo nos momentos tristes.

Para fans de romance, drama e comédia, Clannad é imperdível. Possui um ótimo casal principal, bons personagens, boa história e parte técnica ótima.

Nota: Quem gosta de harém, acho que é uma boa também, o anime possui um casal principal, mas há certa "disputa" pelo protagonista por parte das heroínas no arco de Kyou, Ryou e Tomoyo.

Bônus: Para quem não se convenceu, há um canal no youtube chamado RoxFlowz, o autor faz fan-trailers de animes legendados em inglês. Acho bem explicativo o vídeo, contando de maneira bem direta o enredo do anime:


3 comentários:

  1. Ciao Kico7!(1)


    Iria começar mais relaxante,mas mudei de ideia: Clannad VS.Eminem[http://www.youtube.com/watch?v=gSkocU5YsHU].O vídeo é um mashup de várias canções descritas na página+a capela de "When I'm Gone" de Eminem.Originalmente "When I'm Gone",é um rap discursado[http://letras.mus.br/eminem/341637/#traducao] num grupo de auto-ajuda a dependentes de drogas.E se em Clannad se procura a união como numa família,no clip é a vez de juntar os cacos de uma existência miserável.Mas no fim,parte de princípios semelhantes. -Só queria ver sua reação se lhe for desconhecida :P-

    E um número pouco comum para um total de episódios,23.Pondo isso de lado,avante com + falatório da parte musical:
    - OP "Megumeru"(por Eufonius):
    ..1 "lugares e Eles nos lugares" -> Nessa cidade de aspecto bucólico,interiorano e de pouca badalação,as estações do ano passam(inverno,verão,primavera) bem definidas
    e com vigor.Essa urbe,pouco sente as transformações do ser humano sobre ela,no entanto ela os marca em diversas atividades e períodos da vida,exs: Achar algo encoberto pela densa neve;repousar e tirar uma soneca sob a sombra de árvores num dia calmo e ensolarado;se ver deitada(ou seria caída?) durante o nevar;correr num campo florido e verdejante;passear a pé durante o florescer das sakuras;andar acompanhado em ruas pouco íngremes;praticar esportes;por a mesa em locais abertos;fazer uso da claridade aconchegante do Sol;tocar instrumentos;interagir na escola;cuidar de alguém(1:05-1:06min).Enfim,situações banais do cotidiano.
    _Metaforicamente_ Neve e petálas de cerejeira caindo ao sabor da leve brisa e da calmaria do ambiente o tornam semi-paradisíaco.

    ..2 "No que concerne à música" -> Kotomi Ichinose.Pode-se até fazer uma alusão à ela quando o violino começa a aparecer a partitr dos 30 segundos e quando ela tira um som entre 57 e 58 segundos.E na parte 'mais real da coisa',o volume utilizado por Eufonius é de um aparência pessoalizada.O ritmo remete a um romantismo,ao que é meio dançante e ao clássico também.
    O entendimento total da Abertura é de senso de inocência e de responsabilidade.

    - ED "Dango DaiKazoku"(por Chata):
    ..1 "Dango - O retorno" -> Terá alguma coisa eu ainda para falar desse ED?Ah,se tem!Sendo pelúcia ou de arroz,"Dango DaiKazoku" obteve seu espaço em nossos debates com
    o timbre de Chata e as simbologias.Como reflexão,eles seriam,"Dango DaiKazoku",a forma indireta de Nagisa se expressar.além da pretendida no Clube do Teatro.Sua timidez
    a faz infantil e a música é "'tipo dela' e cantada por ela'
    ..2 "A forma de um Dango e de outras coisas mais" -> "Cada dango é feito com a mesma forma(recipiente,também se entenderia)".Ainda que afirmar isso não se aproxima da exatidão,o que diferencia um de outro está na periferia das observações.Suas cores identificam seus humores mais "auto-aplicados";seus olhos tem a invariação de dois traços que mudam de posicionamento em cada um para indicar o olhar,estado de espírito,idade etc.Tudo isso sobre uma cor de fundo que deve mudar uma dezena de vezes e se "movimentar" com animação de outrora.
    A aparência é genérica,arrendodada com achatamento no pólo inferior,porém ao se unirem coisas novas podem surgir,embora soem MÁgicas,a vida de outros seres(vegetais -sendo avore um ser vivo reconhecidamente simbólico para o ciclo vital:semente,muda,queda de folhas,tamanho definitivo etc. - e animais) pode ser cuidada melhor,a diferença na multidão se faz e uma amorosa paz os inunda.
    _Coelho/Usagi_ Acena como dando um tchau,contudo sua expressão intriga porque pode ser um 'oi'.Hora de interperetar como os italianos: Ciao quer dizer Oi/Olá e Tchau.

    ..3 "No que concerne à música" -> Teve sua representação vocal & conceitual de unidade & conjuntos.As vozes e altura das mesmas aumentam em melodia similaríssima ao crescente da tradução de Dango DaiKazoku,Grande Família Dango.


    Ciao Kico7!

    ResponderExcluir
  2. Ciao Kico7!(2)


    Com 'youtube.com/watch?v=HITTbLHBmuc' temos um único instrumento fazendo as vezes de todos da original de Eufonius em Megumeru,sendo que imaginar a canção fica por conta do freguês.A sensação é de um experiência + calmante do que a primeira e de menos 'informação' a se atentar.RELAX...
    Tirando isso,indo ver a questão da Irlanda com o nome Clannad encontrei: A banda familiar irlandesa surgida em Gweedore,Condado de Donegal,Leinster,que compartilha o nome com o anime. Formada em 1970,a banda é veiculada a gravadora BMG e canta nos gêneros Músicas da Nova Era e Celta,tendo um dos maiores destaques a música tema de Harry's Game,youtube.com/watch?v=plun6UuEMOE.Em resumo,as vozes dão a ideia de distância e repetição de cerimonial,a luz é esverdeada e azulada,o show está cheio e a câmera que se move os circundando certamente é uma grua.
    Como curiosidade também,que Harry's Game é um livro de Gerald Seymour,virando série de TV em 3pts a partir de 1982 e narra uma aventura detetivesca dum capitão britânico
    que vai a Irlanda do Norte encontrar provas para prender um atirador do IRA.
    E virou filme em 1997,'The Informant'{en.wikipedia.org/wiki/Harry%27s_Game}.

    Concernente a duração da Visual Novel,mais de 140h roteando para um game parece muito,mas olha só: Jogando sozinho p/ descobrir tudo dum game,leva tempo mesmo.O
    que também aconteceu,além das 140h,é que fica cronometrado e fica tirando nota disso(Ainda + depois de passar das 100h,tenho para mim).

    Com relação ao Trailer[HD] legendado em Inglês,o usuário RoxFlowzX tem uma decisão de deixar na conta do YouTube os trailers de Code Geass,Steins;Gate,Clannad,Higashi no Eden,Toaru Majutsu no Index,Toaru Kagaku no Railgun,Kamisama no Memochou e Baccano!E no Vimeo,vimeo.com/user12823528,Ano Hana,Ao no Exorcist,Clannad After Story{Nesse está com "After Story"} e Angel Beats porque o YouTube bloquearia a exibição desses;ele explica no fim das 'description'!
    E um desses vistos por mim no YouTube,é "Baccano!",o tal ganhou um sombra que paira e engole a todos que são envolvidos em eventos e narrações(essas são familiares aos 'desbravadores' desse anime) que mistificam um evento principal que os agrega cada vez mais de uma forma característica a esse autor.O mérito do vídeo é o foco no horror e sobrenatural para mascarar spoilers.Foi uma escolhida que reduziu,porém dotado de funcionalidade.*Detalhe: Ele diz ter quisto usar uma OST,no entanto pela memória não sei porque não usou.
    Pode ser que não achou?E abaixo uma análise preliminar com base no aúdio do vídeo e das deduções acumuladas de tudo que já foi dito,lido e pormenorizado em vários dos encontros blogosféricos por aqui:
    `1 O cara em depressão grave,Tomoya Okazaki.Às vezes tem intempestivas reações de cunho agressivo ou o uso do cinismo a quem lhe proporia auxílio.
    `2 Nagisa Furukawa é a "menina intrometida","candidata a melhor amiga" que apoiaria no caminho do desfecho que mais confortante e revolucionário seja ao novo BFF(BEST FRIEND
    FOREVER => MELHOR AMIGO PARA SEMPRE).Apoiando e apostando no outro,são as impressões daquela que reunir aquele "Dango" à Grande Família Dango/Dango DaiKazoku.
    `3 Instrumental de atmosfera depressiiiva e pertubadora.Assumiria ser uma das lembráveis OSTs do anime já que informação a respeito fica subentendida.
    `4 Uma fala pausada de um narrador participante,diálogos de revolta ou evasão,de aconselhamento e de assuntos espinhosos a se pensar.Cada um em seu tom de voz,firma-se no tal
    para manter seu equilíbrio/norte que retrata sua personalidade: doce,inconsequente,auto-destrutiva etc.
    `5 BEM mais dramática e reveladora[Será que merece aspas?] que sua intenção de reprimir Spoilers.A descrição vista por alto já tende a revelar bastante;se ou quanto prejudicaria?É uma pergunta conferível numa resposta.
    `6 Não sei bem porquê,porém esse nome de usuário e ao que se dedica não me é estranho.Pensei ter até lhe falado desse trailer,contudo nada achei no blog.Sei lá,parece-me familiar.


    Ciao Kico7!

    ResponderExcluir
  3. Ciao Kico7!(3)


    Como anime music eis,"Town flow of time,people~vocal[youtube.com/watch?v=l19VhFrEV4w]",onde cantarolares: suspirantes,chorosos e sussurrantes se instrumentalizam p/ simbolizar o "Fluxo do tempo e das pessoas da cidade".
    Então chegamos na 1ªpt de 2 ou 3pts,caso fale de Clannad After Story e o Movie.Eis o prefixo 'tri'(trilogia),dedicado à família se sente uma mensagem tangendo ao sentimentalisto,onde Kannon vinha com motivações de convivência parcelada & não-linear,e Air com as pendências sem resolução que ultrapassam limites do tempo impensados até que aconteçam.Voltando a Clannad,o Moe do Kyoto se firmou...e Angel Beats se encaixa em..?

    E especificamente de Clannad: "O Sobrenatural é reconfortante?"É válido pensar quando esse elemento expande as possibilidades em meio as impossibilidades.É bem verdade que o "sobrenatural" agiria em 2 direções distintas,podendo ser considerado também "desconfortante",no entanto que é um potencializador,isso é.

    Tomoya Okazaki é o visto como deliquente dum município que por vários ângulos seria pacato(Não é esse-> morcegos.blogger.com.br/gatoguerreiro.jpg) assim como noutros dos animes,exs: Ichigo[images6.fanpop.com/image/photos/32800000/Ichigo-kurosaki-ichigo-32884531-640-480.jpg]e Yusuke[2.bp.blogspot.com/-_1AvmZKvWxc/TuS_jh_-XFI/AAAAAAAAAX8/MAt2A2Bk-74/s1600/yusuke_urameshi.jpg].Porém a revolta de Tomoya está p/ uma forma "mal direcionada de agressividade(digamos)",diferentemente -e obviamente- da 'deliquência' da maior organização criminosa do país,a Yakuza que existe (bem)antes de 1800 com código tal como o Bushido de samurais;qualquer coisa como obediência+lealdade em troca de proteção aos seus(AFF!).Digo diferente porque no fundo(ou no raso) o responder ao monólogo com desdém seria um crédito -'A família dele não foi boa,porém outras podem ser?'- ao 'idealismo de Nagisa',mas da "posição cômoda" de "não avisei?" ele tinha uma auto-proteção.
    *'Assinalando': O dublador Nakamura Yuiichi tem no MAL vários trabalhos entre "Main/ Supporting",além de séries com continuações e uma diversidade como Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai,Rinne no Lagrange,Natsuyuki Rendezvous...

    - Mais considerações:
    ´1 As gêmeas Fujibayashi-4.bp.blogspot.com/-ymTHAxcC5ug/UApKX2dBKdI/AAAAAAAAAa0/3CHyBdYKMOM/s1600/Ryou+e+Kyou.jpg- nem podem ser confundidas,bivitelinas... =D
    ´2 Nagisa com Temp2 prevista,After Story,feita à alegria dos reclamantes quanto à origem VN.
    ´3 E dentre outras razões,além da parte técnica(Músicas,design,animação etc) e as pessoas/enredo(seus tipos,casal principal que pode agradar a quem também se agrada por haréns etc) é um potencial manifesto & latente pra sua predileção 'clannadiana'.
    '4 A música do trailer de RoxFlowz,vi qual é:[OST]Clannad Disc1~Track4 Town Flow of Time People.

    Sobre o post:
    1º Parágrafo 13,linha 5,'trilha sonora'.Então,procurei e achei essa página no ,youtube.com/watch?v=elR9Yg8FaA4{Ignore o ar de novidade se sabe delas =P ,porém se quiser a usar de alguma forma já sabe onde achar},com a organização a mais na descrição,mas que pode musicalmente parecer 'infinito' ao deixar rolar indefinidamente.Já nesse,youtube.com/watch?v=dbjPL9JexNw&list=PL3EF8B919A5AFEA6F&index=3,não possui uma descrição desse quilate,contudo 'dinamicamente' mais lhe parece.
    2º Arrisquei e vi o trailer,ao invés só de o ouvir.Nele,acho que a pessoa que temendo pelo estado de sáude,1:57-2:5min,e o lugar que Nagisa convida Tomoya,2:21-2:31 min,seriam leves,desavisados e meio leves Spoilers.Vê diferente?Ou tem ou não Spoilers?
    3º Reparei nuns certos padrões:3 parágrafos+1imagem ou no final com 4+1vídeo,nas metáforas 'clannadianas';e no esmero,cuidado para não se esquecer de nada sem precisar dizer de tudo.Marco após sua resposta ao 2º,tendendo ao "Ótimo",entendeu? ;D


    Eis entregue o provável{?} último comment nesse post.
    Ciao Kico7!

    ResponderExcluir