-->

25 novembro 2012

Kanon (2006)




OP:
Last Regrets por Key e Ayana

ED:
- Kaze no Tadori por Ayana




Continuando minha curta série de reviews de séries da Key, agora vou falar de Kanon, contemplando apenas a adaptação de 2006, feita pelo estúdio “Kyoto Animation”. O anime mostra que a ótima qualidade de Air não foi um “golpe de sorte”, pois a qualidade técnica de Kanon foi surpreendente. Não só isso, seu enredo e desenvolvimento das personagens também são muito bons.

Kanon, assim como Air, é adaptado de uma Visual Novel homônima,e é a segunda adaptação da obra. A primeira também foi para anime de TV, feito pelo estúdio Toei Animation (que não contemplarei nessa review).

O anime conta a história de Aizawa Yuichi, um jovem de 17 anos que, por motivos familiares não esclarecidos, se muda para a casa de sua tia, Minase Akiko. Faz 7 anos que ele não retorna àquela cidade, e nisso ele encontra e reencontra muitas pessoas que irão compor parte de sua nova vida.


Kanon é menos dinâmico e direto que Air, apesar de ser um drama romântico assim como seu “irmão mais velho”. Ele é o que mais passa o ar de “slice of life” da trilogia (Air, Kanon, Clannad), mostrando mais a rotina do protagonista, e aos poucos aprofundando em algum ponto chave e iniciando assim os arcos de cada personagem.

Yuichi começa sem conhecer (ou reconhecer) quase ninguém, mas aos poucos ele tem encontros e reencontros com as pessoas que passam a fazer parte de sua vida. À medida que o arco de uma heroína começa, as outras não somem de cena. Pelo contrário, continuam fazendo parte da vida dele, e influenciam indiretamente no andar do arco em questão. E com o fim de cada um deles, algumas personagens deixam de fazer parte da vida de Yuichi, mas esta continua (é claro que com aqueles acontecimentos sobrenaturais de obras da Key).

As heroínas são bem carismáticas, cada uma tendo uma característica peculiar (bordão ou jeito de agir ou falar), e elas são (por ordem de aparição):


MinaseNayuki, a prima de Yuichi e filha de Akiko. Uma das heroínas principais (não dá para dizer com certeza se é ela ou Ayu), ela costumava brincar com ele no passado. Ela é caracterizada por falar devagar e tem como bordão “Faito daio” (uma maneira fofa de dizer “se esforce”).

Tsukimiya Ayu, uma amiga de infância de Yuichi, está à procura de “algo” que perdeu. Ela é baixinha e adora comer Tayaki, seu bordão é “Ugu~”.

Misaka Shiori, uma garota sorridente e calma que aparece eventualmente no pátio da escola (e não freqüenta as aulas, nem usa uniforme), ela não possui bordão, mas é a protagonista do arco mais realista do anime.

KawasumiMai, quieta e misteriosa, Mai vaga pelos corredores da escola durante a noite para caçar “monstros” (parece loucura, mas é verdade.... apesar de tudo ser melhor explicado em seu arco). Ela não possui bordão, mas é de personalidade lembrável.

SawatariMakoto, uma garota infantil e barulhenta, aparentemente odeia Yuichi por razões que nem ela lembra (sim, é loucura, mas é verdade.... e tudo é explicado mais pra frente).

Bonus (por "Anônimo"): Todos os Bordões de Kanon.


Falando do protagonista Yuichi agora, ele é talvez o mais chamativo do grupo, tendo uma personalidade bem peculiar para os padrões de animes. Yuichi é cínico e cruel com as personagens MOE que fazem parte de seu círculo de amizades (e de sua amada...). Ele não perde uma oportunidade para tirar sarro ou fazer alguma piada com relação à ingenuidade ou até mesmo “fofura” delas. Sim, muita maldade desse moço. Mas o jovem tem um bom coração, sempre fazendo o possível e impossível para ajudar seus amigos, e é claro, que sem nunca perder o bom humor.

Esse protagonista "diferente" é um dos altos do anime, ao mesmo tempo em que ele surpreende por não agir de acordo com clichês, ele serve de alívio cômico quando o clima começa a ficar melancólico demais. É claro, sem destruir totalmente o clima pesado do drama. Tiro o chapéu pela brilhante interpretação do seiyuu Tomokazu Sugita (mais conhecido pelo seu papel como Kyon de Suzumiya Haruhi no Yuutsu) em Yuichi, interpretando com perfeição os momentos cínicos e sérios do protagonista.

Sobre os temas abordados em Kanon, temos a questão dos “milagres”, citados em todos os arcos. Como dito no arco de Shiori por ela mesma “Milagres são justamente chamados de milagres por não acontecerem”, mas Yuichi se depara em vários momentos do anime não tendo outra opção.
Outro fator notável, que já foi citado por outros blogueiros é a relação do anime com a música Canon de Pachebell uma música orquestrada que como descrito pela personagem Sayuri: “Você sabe o nome dessa música? É “Canon de Pachebell. Ela repete a mesma melodia, crescendo gradativamente, calmamente e de forma bela. Seria legal se a vida mudasse assim: lentamente, mas precisamente, enquanto aparenta ser igual, dia após dia.”


Não irei me aprofundar muito senão me prolongarei mais do que devo, mas é justamente assim que o ritmo do anime funciona, a vida de Yuichi vai mudando aos poucos junto com a vida de suas amigas, apesar de parecer continuar a mesma.

Kanon é um anime mais delicado e difícil de assistir pelo seu clima devagar, mas se for contemplado corretamente, creio que conquistará todo fan de um bom drama. Ele contém um elenco de tirar fôlego (Só o casal principal sendo interpretado por Tomokazu Sugita e Horie Yui).

O cenário é lindo, assim como Air, mas no caso a estação é outra, o inverno e não o verão, e por isso o uso das cores é diferente também. O traço começa a se focar no MOE, mas isso não é necessariamente um defeito, pois o detalhamento de TUDO no desenho deste anime é fortíssimo. A trilha sonora pode ser mais fraca que a de Air, mas ainda assim chama a atenção e deixa muitos bons animes comendo poeira.

Para fans de dramas e bons slice of lifes com uma pitada de romance, Kanon 2006 é imperdível.

Edit: Encontrei um Bônus, vejam a razão de Yuichi ser diferente de outros protagonistas (melhor parte a partir de "0:40", bom divertimento).

10 comentários:

  1. How are you today Kico7?(pt1)


    Sabe-se lá o porquê,contudo às vezes me peguei pensando que Kanon é Nodaime Cantaible-Nodame Kantaabire-,isto é,achando que a relativamente conhecida história de alunos unidos pela música clássica do anime shoujo de 2007 se chamaria Kanon.No caso,do anime a 4ªTemp apenas disponível somente em manga,Opera-Hen,deve ser o objeto de desejo de muitos que vez ou outra citam o "romance" começado com o anime,que como se poderia dizer:"Essa é a nossa música",por conta do encantamento apaixonado que o público manifesta com a animação.
    Voltando a Kanon,num acaso desses fui pesquisar algo a me interessar.E veja só: Kannon com 2Ns é o 1º nome em sânscrito de Kannon Bosatsu,o qual é um bodhistava(ou Bodisatva,em português) cujo literalmente seria traduzido em "ser(sattva) de sabedoria (bodhi)".E consequentemente é termo budista para seres bem sábios,seguem prática espiritual visando remover obstáculos e beneficiar os demais seres sencientes(ou seja:que sentem) ou se refere a todas forças de pureza dentro da mente,personifica a caridade e representa a suprema compaixão de todos os budas.E em estátua está sob a forma de
    upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/FukuukenjyakuKannon-HourenJi.jpg .No Japão
    [upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/Aomori_Buddha.jpeg] ou assim
    [upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/Jiuhuashan_bodhisattva_image.jpg] na China,diferentemente da 2ª VN da Key adaptada pelo "Kyoto" no ano após Air(TV,de 2005) que veio a "padronizar" a 'imagem' da Key(Personagens que se encontram,descobrem & revivem suas ligações ao som de uma trilha sonora que os fãs venham a memorizar,ao visual do 'deslumbramento' de uma estação do ano e com a reconhecível pitada de sobrenaturalidade.No entanto,o que discorri entre esses parênteses no momento passam de observações em processo.)

    Kanon em 2002(13 epis) e Kanon em 2006(este de 24 epis).Dessa vez o Toei lançou o anime antes que o Kyoto,pois quando foi no caso de Air(TV),o anime da Kyoto(Air(TV)) saiu antes do filme(Air The Movie).Os dois estúdios souberam se aproveitar da capacidade adaptativa das Visual novels(VNs) e com a mesma obra nessas 2 ocasiões e no caso de filme a Toei ficou novamente com o Movie de Clannad(15/09/ 2007,segundo o MAL).

    E a história de Aizawa Yuichi em paralelo com o sentimento daqueles que viverão mais de perto a imigração,tal como o Japão,deve(ou deveria) ter uma empatia maior com o público nipônico por conta de um sentimento passado entre gerações no cotidiano(que o Slice of Life pode se aproveitar).
    Já o "irmão do meio" com os teus arcos de conhecimento/e reconhecimento de protagonistas é uma reconecida maneira de as fazer importante e 'dar camadas a elas',o que me
    lembra "youtube.com/watch?v=Givus6pMYM8 < > Ogros são como cebolas!(shrek)".
    - Umas comentadas a respeito de levantamentos das heroínas:
    Minase Nayuki - "Faito daio! -> Se esforçe! -> Fight da yo!".Em MUGEN significaria: youtube.com/watch?v=CR07KUUJkhk XD
    Tsukimiya Ayu - Seu Ugu~ e suas asinhas são tão copiadas por cosplayers...
    Misaka Shiori - Se menos que 2 pessoas a virem..."suspeito..."
    Kawasumi Mai - É!Tem isso mesmo no Japão,das escolas serem assombradas etc.
    Sawatari Makoto - Junto com Kawasumi Mai paga uma de doida.
    AND Yuichi - No vídeo do Ugu~ é um dos exemplos que viriam a se repetir 'N vezes',levando-se em consideração "You copied me again!".
    O jovem de "Age:17, Eye Color:Amber,Hair Color:Light Brown, Height: 173cm e Weight: 64kg, personificado por Tomokazu Sugita assim
    como Kyon de Suzumiya Haruhi no Yuutsu,a Mary Vanucchi já falou dele uma vez numa coluna no Chuva de Nanquim e por algo passado,ele tinha essa mesma seriedade e cinismo.O peso nas 2 histórias de novo é atribuível em boa parte às peculiaridades personagem masculino.Lista longuinha a de seus trabalhos de seiyuu...
    > Bônus(Se puder 'aguentar' =P)= youtube.com/watch?v=FRLADz0_DOw


    youtube.com/watch?v=MtmrGQkRUZ0 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, senhor Anônimo

      Sempre encontrando umas curiosidades que eu nunca vi na vida, Kannon com 2 Ns pode ser algo tão profundo.

      A série de 2002 falaram ter sido muito boa também, não assisti por não ter simpatizado com o Yuichi "bonzinho". O anime recebeu ótimas reviews, inclusive uma com nota máxima no animehaus (http://www.animehaus.com.br/site/index.php?secao=10&t=kanon&x=0&y=).
      Preciso de força e inspiração para vê-lo algum dia desses. O Movie de Clannad é uma obra muito boa também, talvez eu venha a comentar dele até antes do anime (pois o assisti antes do anime de TV).

      Não sei se "paga de doida" é um termo correto para Mai e Makoto, visto que elas são doidas mesmo (assim como todas as outras heroínas, hehe)

      Yuichi está muito bom nessa série (se compararmos com a de 2002), cínico e sem piedade. Acho que é o estilo de personagem que Tomokazu Sugita faz de melhor, Kyon, como o senhor citou, tem o mesmo sarcasmo que Yuichi, com um pouco de revolta em seu tom, é claro. Mas ele também já brilhou fazendo o narradar em Oretachi ni Tsubasa wa nai, o Kagerou em "Inu x Boku" que é um personagem hilário também.

      Obs: Vários Ugus, Auus, ahaha~, usotsuki, etc nesse bonus, hein?

      Excluir
    2. Ah, fiz um "Edit", com um bônus no post mesmo, assista se der, XD

      Excluir
    3. How are you today Kico7?(pt5-adendo)


      "Yuichi's surprise in a bathroom (w- subs)",o Edit anunciado.Quanto a ele,uma historinha e outras histórias: Chegando de um dia cansativo Yuichi faz uma gentileza à Nayuki Minase e não perde a oportunidade para malhar a escola,o diretor,inclusive o imitando com "You're expellled{Você está expulso(a)}".E bem,recordei-me do filme "A Filha do Chefe(2003)" onde o personagem de T.J.(Michael Madsen) disse-mais ou menos assim-: "Quando se trabalho pra alguém,mais cedo ou mais tarde se vê a bunda(Pode falar essa palavra? o.O) desse alguém".Talvez o mais abrangente seja dizer que "quando se tem tanta intimidade e proximidade,mais cedo ou mais tarde se vê a nudez desse alguém." O.o ANYWAY ESTRANHO o.O Voltando ao banho,foi uma reação esperada de Yuichi,onde os outros se tapariam,desculpariam-se e correriam ruborizados e gaguejantes,ele aproveita e posa de sedutor.E após,foi como se nada constrangedor tivesse acontecido,além dum resfriaaado(KCHU!)..."MOMENTOS CÔMICOS(rsrs)."

      "Bônus(por "Anônimo"): Todos os Bordões de Kanon.".VALEU POR O APROVEITAR E A PARTE QUE ME TOCA! XD


      youtube.com/watch?v=MtmrGQkRUZ0 !

      Excluir
  2. How are you today Kico7?(pt2)


    Start and playing em "http://www.youtube.com/watch?v=4beK7cnAMh0[I've in BUDOKAN 2005/ch12-Last regrets]" e terá Ayane numa extrema proximidade com o público.
    O sentimento que essa multidão reflete é um encantamento respeitoso com uma apresentação de iluminação bem focada em Ayane,essa com uma linguagem corporal receptiva e natural em meio a esse som inspirando algo de "místico" e para quem lá estivera,nostálgico por Kanon.

    Quanto a:
    - Op 'Last Regrets'{Key e Ayana} > A câmera gira ao redor das heroínas enquanto elas se viram jogando o cabelo.A intimidade entre elas é tão grande,elas se procuram,elas se enamoram.E embora seja passado no inverno,a luz marca presença,seja natural ou artificial,a intensidade direta ou indireta é visível.Outra(s) estações do ano aparecem em flashback,mas por certo e por já dito,é o inverno que governa aqui.Governo tal que também se dá na melodia suave para uma voz suave e segura,animação fluindo muito bem e cores relativas à cena tendo sua 'predominância' nas mesmas.
    -Ed ' Kaze no Tadori'{Ayana} > Tsukimiya Ayu correndo alegremente numa planícia infinita como se voo fosse levantar.Tem um som de baladinha pop e muda a de cor reinante aos 29 s(do violeta ao azul claro) quando as outras sorriem em flashes,e aos 1:09 minutos(do azul claro ao laranja) quando ela,Ayu,rumo a algo.CG visto,todavia elegantemente deixado.
    E interessando,achei o ED[HD] = http://www.youtube.com/watch?v=tor0mgwKtKU&playnext=1&list=PL779CC63BD4E105C3&feature=results_video

    O Moe não devia estar tão em discussão naquela época,ou talvez não do tipo que se divulga na internet banda larga desses tempos.O ponto é que Yuuichi Aizawa fazia no ano de 2006 o que se faz hoje em dia,zoar da cara dos("das",em teminologia feminina,cabe mais aqui) participantes "MOE" com a meiguice,infância,inocência,delicadeza,tamanho e outros predicados que lhe são inerentes.Por ventura o que desassemelha a situação dele,Yuuichi Aizawa,com os anos de 2012,seja a visibilidade tida de sua vida particular e nisso se descobrir que a pegação no pé que ele aplica é ternura + o restante do charme[cinismo,sarcasmo e 'antipatia' ao jeito MOE de ser].

    "Milagres são justamente chamados de milagres por não acontecerem".A palavra milagre(do latim miraculum,do verbo mirare,"maravilhar-se")que descreve um fato ou ocorrência que causa comoção,não pode ser cientificamente explicável(explicada ainda),dotado de sobrenaturalidade que vai contra expectativas 'pessimistas/realistas' e se desenlaça num 'fenômeno' de sublimes efeitos e inexplicabilidade.Nas obras com o "selo ISO9001 da Key" não procuraria uma conotação divinal,mas a intenção de se maravilhar do verbo latino mirare é um resultado passível.

    Quanto ao paralelo com "Canon in D(Canon em Ré Maior)" de Johan Pachelbel,tocado por 6 dos 11 integrantes(página do Facebook deles) do grupo Voices of Music.É uma visão calma e idealizada essa que ela -Sayuri- expressa,lembra traços do que é dito por Parmênides de Eleia em teu poema filosófico intitulado "Sobre a Natureza e sua permanência",para por num tópico seria a"Unidade e a imobilidade do Ser".Num paralelo com os arcos do anime: todos participam e estão próximos,no entanto nem todos aparecem sempre juntos;a participação de algum instrumentista[e seu instrumento] é feita para um se sobressair;os instrumentistas são diferenciáveis;só há um homem;e sobre a melodia Sayuri já disse,mas será que sabia Sayuri que "Pachelbel foi professor do irmão mais velho do famoso compositor Johann Sebastian Bach,o qual,por sua vez,ensinou o irmão,que recebeu,assim,influência indireta de Pachelbel.[pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Pachelbel]"


    youtube.com/watch?v=MtmrGQkRUZ0 !(pt3-fim)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O silencio do público, a deixando cantar (ao contrário do que fazem em geral) sozinha nesta música com um tom calmo, é incrível mesmo.

      A ED passa a ideia de mudança também, passar do tempo, devagar, quase imutável.

      Sobre o Moe, verdade, na época não havia uma discussão muito forte sobre o assunto. O que Yuichi faz é aquilo discutido na psicologia "os meninos expressam seu carinho agressivamente", pois amigos do sexo masculino em geral são "grossos" uns com os outros, mas é tudo uma maneira de demonstrar intimidade. No caso, Yuichi faz isso por carinho pelas personagens, realmente.

      O senhor me pegou nessa última parte, não sei o que pensar sobre isso mesmo.

      Excluir
  3. How are you today Kico7?(pt3-fim)


    'http://www.youtube.com/watch?v=_DwHSQSgJtY&feature=related{HIMEKA-Last Regrets}' para acompanhar o último comentário referente a esse post.É "Last Regrets" coverizada por HIMEKA,o qual seu nome verdadeiro é Catherine St-Onge,sua nacionalidade é canadense,sendo mais precisamente dizer que ela é uma franco-canadense;nasceu em 20 de Julho de 1981 na capital Quebec(Canadá) e hoje é cantora profissional.Há um site feito por fãs,http://himeka-sparkles.tumblr.com/story,que conta um pouco da vida e obra dela:

    << Ela era fã de anime,cantava as anisongs e mesmo sem aulas tinha uma voz diferenciada.Se apresentava como AX Idol em Exposições de Anime,depois criou uma conta no YouTube em 2006 para seu fandub e adotou o nome "Himeka",personagem de história de ficção que ela fazia.
    Na infância já sabia o frânces(língua nativa),aí aprendeu inglês pelos filmes da Disney(a qual era fã),e com 15 anos ao assistir Sailor Moon(versão francesa) se enamorou pelo japonês(acreditam alguns que tenha sido que aprendera japonês.Difícil ser só isso...^^).Sonhando em ser cantora se mudou ao Japão em 2008 e após 6 meses ganhou o
    prêmio para se tornar cantora profissional-contrato de gravação- no "Japan’s Animax’s 'Second Annual Anison Grand Prix'”.Agora é cantora de sucesso no Japão -diz o site-,entretanto a conta do YouTube foi excluída,assim que ela se profissionalizou porque pelas leis de direitos autorais,ela não poderia cantar canções sem a permissão do artista original sendo profissional,segundo as diretrizes do YouTube.
    Nessa imagem,http://www.generasia.com/w/images/c/cc/Where_I_belong_promo.jpg,ela promovera o single "Where I belong" de 24/12/2012.E nessa ela está mais 'normal':
    http://i89.photobucket.com/albums/k210/NatureRocks411/HIMEKA610x.png >>

    Sobre o cover propriamente dito,a versão não fica a dever a original de Ayane.HIMEKA pegou o espírito da mensagem de Kanon sobre a representatividade letrada das saudações & cumprimentos de alguém que deseja reprimir o sofrimento,o choro e os prolongados de simbólicos momentos & sensações que dessas vinhas,além de ser resumidamente sobre 'ÚLTIMOS ARREPENDIMENTOS < > LAST REGRETS'.

    Acerca de Kanon,pareceu-me uma oportunidade dada para entreter e pensar sobre 'milagres',Moe,cotidiano(Slice of Life),traços da Key(lembranças,Romance,Sobrenatural e Drama
    com aparições de Comédia),personagens e etapas que fazem um enredo "girar".Mas mesmo assim acho Yuichi 'experiente' demais para elas. :]

    E acerca do post,penso que:
    Devia ter lincado com Air quando o nome surgiu.E a contradição de "[...]À medida que o arco de uma heroína começa,as outras não somem de cena[...]'E com o fim de cada um deles,algumas personagens deixam de fazer parte da vida de Yuichi, mas esta continua...[...]'".E ??'Kaze no Tadori' ou 'Kaze no Tadori Tsuku Basho'??
    Também penso,de forma positiva,cujo desenvolvimento correlativo que deu;fazendo par: a continuidade com Air,ao "jeito arco do anime" quando as descreveu,a outros temas(Kyon,Moe,Slice of Life) quando divagou sobre o 'original' Yuichi e considerações finais(com Canon de Pachebell,"casal principal",dentre outros.).
    Resumindo,muito bom!


    youtube.com/watch?v=MtmrGQkRUZ0 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal essa cantora, ela fez algumas ED pelo jeito de alguns animes (http://myanimelist.net/people/7355/HIMEKA). Achei que ela tem uma ótima voz. Ela também tem uma intensidade ao cantar que lembra um pouco a LiSa, que cantou músicas tema de Angel Beats. (http://www.youtube.com/watch?v=Siqt5kAzPOo)

      Sobre o post:

      -Já coloquei o link de Air, eu esqueci na hora de fazer o texto.
      - Sobre a contradição, deixe-me explicar o que eu quis dizer com isso. Todas entram na vida dele nos primeiros episódios e viram parte da vida de Yuichi. Quando uma se destaca e vira protagonista do arco, ela passa a aparecer muito mais que as outras, no entanto, todas as heroínas continuam fazendo parte do cotidiano de Yuichi e não somem de cena. O único "mas" na história, é que quando o arco das protagonistas acabam, em alguns casos elas saem da vida de Yuichi.


      Obrigado por comentar, senhor Anônimo.

      Excluir
    2. How are you today Kico7?("pt4" <> Reunião da resposta a todos feddbacks)


      Chamativos,não?: Esse homófono sânscrito de Kanon;o entendimento que Mai e Makoto não só faltam um parafuso,como nem os tem para faltar;e os ditos personalizados -Ugus,Auus,ahaha~,usotsuki,etc-,que usei o 'aguentar' pela coletânea;e sem esquecer do currículo de Tomokazu Sugita. =D

      Li o review do AnimeHaus,é curtinho pela forma como estou acostumado a ler(e fazer),também se passaram acima de 9 anos desde que ele foi publicado,09 de Fevereiro
      de 2003.Se fosse resumir a review num termo seria " um (a) das(dos) (?) mais que já vi",e também procura dar a entender que na sua aparente simplicidade,Kanon tem ótimos destaques.E quanto a não o ter assistido,"Faito daio!"

      Numa comparação com uma informação não confirmada,já ouvi dizer que Elis Regina,ícone musical do Brasil(principalmente após morrer),não deixava ningúem cantar junto com ela,ela parava na hora de cantar.Quando li que "Ela foi a primeira pessoa a inscrever a própria voz como se fosse um instrumento,na Ordem dos Músicos do Brasil(OMB)",faz sentido e dá um crédito a esse rumor.Já com Ayane,foi por espontaneidade. ;P

      É!Por certo o encerramento muda devagar,pouco perceptível.Acrescentaria uma reflexão de que a natureza teve seu próprio ritmo,embora Tsukimiya Ayu ou quem quer fosse,corra.

      Sobre o Moe e a ação entre os sexos,é a educação/etiqueta sob os moldes rigorosos de "certo/errado","conveniente/incoveniente"."E assim a humanidade caminhando a passos largos no campo relacional."

      Na última parte que falava de paralelos de Canon in D de Pachelbel,associei a sensação de Sayuri com o conceito de Parmênides,"Nada muda".Depois associei o grupo Voices of Music com os personagens de Kanon: o formato de contar história em arco que dá tempo/importância/proximidade a acontecimentos/gente e a relação de haver só um instrumentista com ter apenas Yuichi como destaque masculino.

      E quanto a Himeka,fui ver um na página do MAL e me pareceu interessante o character design e a sinopse de uma anime de 13 episódios,Senkou no Night Raid,em que ela cantou o encerramento.Lembrou Lisa?Há alguma semelhança...E Lisa me lembra 'Oath Sign',op1 de Fate Zero[http://www.youtube.com/watch?v=GJ4yehnerHQ < > LiSA-Oath Sign Music Clip].*Tegami Bachi não me é um nome muito estranho,alguma hora descobrirei o porquê.Só sei que posso ter ouvido em algum lugar e o design me lembra Zombie Loan{http://www.youtube.com/watch?v=NcSL-T5IG6A}* :D

      E sobre o post,"OU KEI!"

      P.S.: Mudou o avatar,percebi.Lembra Gosick,ex: http://imgs.radioanimix.com.br/redacao/imagensdeanime/animacao-de-gosick-em-andamento.jpg


      youtube.com/watch?v=MtmrGQkRUZ0 !

      Excluir
    3. A reviews do animehaus ficou bem curta mesmo, mas já vi menores. Uma vez achei uma de 3 parágrafos, sendo que o primeiro e o último tinham apenas uma linha. Dizem que Kanon de 2002 é bom sim, só que não é tão marcante quanto o de 2006, eu pessoalmente só vi 4 episódios da série, e achei o começo do arco da Mai lá muito fraco. Por razões que eu mesmo desconheço, eu consigo engolir a sobrenaturalidade do arco dela na versão 2006, mas em 2002 ficou meio... sem sal

      Dependendo da música eu não gosto quando o público canta junto. Algumas até fica legal, como a versão ao vivo (apagado pelo youtube) de Dango Dai Kazoku. Mas no caso da Ayane achei muito legal a atitude do público.

      Sim, mudei, é o casal principal de Hyouka (http://myanimelist.net/anime/12189/Hyouka) Oreki e Chitanda. O anime se parece bastante com Gosick, pequenos casos de mistério recheando o romance sútil entre o casal principal. Entretanto, o casal de Hyouka me agradou mais.

      Excluir